Cidadeverde.com

Associação dos Renais pede ao MP que proíba HUT de receber pacientes

Imprimir

O presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Osias Lima está no Ministério Público Estadual e vai pedir para a promotora responsável na área de saúde, que proíba o tratamento de pacientes renais crônicos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).



Segundo ele o HUT não tem estrutura para os pacientes crônicos, somente atenda os pacientes renais agudos. A denúncia será feita no ministério Público Estadual e Federal. Ele disse que passou mal antes de ontem e constatou na própria pele que o pronto socorro municipal não tem equipamentos e médicos especializados na área.

Em nota o HUT disse que quando deu entrada, o paciente Osias Lima realizou vários exames quando esteve internado. Em relação às reclamações feitas pelo paciente, o HUT esclareceu que a máquina de hemodiálise se encontra em manutenção e que só é utilizada nos pacientes internados no HUT considerados pacientes renais agudo e não crônico.



Quanto ao profissional de saúde o HUT dispõe de um nefrologista, 24 horas, sendo que durante a madrugada o mesmo fica de sobreaviso para qualquer chamado. Para as ampolas de glicose o HUT possui permanentemente grandes quantidades no estoque por ser considerada uma medicação de uso freqüente, principalmente para os casos destinados a esta casa de saúde. A direção do HUT esclarece também que de acordo com contrato firmado na última reunião com todas as clínicas nefrológicas e o CGSUS as transferências de pacientes nefrológicos são de inteira responsabilidade das clínicas de origem dos mesmos.



Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais