Cidadeverde.com

O novo Estádio Presidente Vargas para o futebol cearense

Imprimir
Inaugurado em 1941, o Estádio Presidente Vargas foi o principal palco dos maiores acontecimentos do futebol cearense até 1973.O Rei Pelé, no auge da carreira, atuou no PV em um amistoso do Santos. O repórter Aluísio de Castro esteve lá fazendo a cobertura para a Rádio Pioneira de Teresina.

O futebol piauiense esteve lá várias vezes. Vale lembrar o jogo histórico pela Taça Brasil: Ceará 7 x 5 River, em 1962. No ano de 1968 estive lá trabalhando para a Rádio Pioneira e a Rádio Clube do Pará nas finais do Torneio Nordestão entre Ceará e Clube do Remo, com vitórias dos cearenses por 3 x 2 e 3 x 0. Foram jogos sensacionais.



Agora a Prefeitura de Fortaleza conseguiu transformar o velho PV em um estádio moderno e que será de extraordinária importância para o futebol cearense. O custo total da obra ficou em 52 milhões de reais,assim distribuidos:  10 milhões da Prefeitura de Fortaleza, 5 milhões e 500 mil reais de emendas parlamentares, 20 milhões do Governo do estado e 16 milhões e 500 mil reais do Ministério do Esporte.

São características do novo Estádio Presidente Vargas:

- Capacidade para 18 mil pessoas, todas sentadas.
- Placar eletrônico com displays de leed, com tecnologia que permite a atualização das informações em tempo real.
- Monitoramente de segurança através de 102 câmeras.
- Novos banheiros, bares e assentos.
- Ligação entre as arquibancadas, antes separadas.
- Colocação de vigas metálicas.
- Impermeabilização da estrutura.
- 18 saídas de ar entre as estruturas de concreto.
- Substituição de muros por gradis, para que o estádio seja visto por quem passa por fora.
- Cobertura para as cadeiras especiais.
- Ampliação da pracinha do PV.
- Área para funcionamento da sede da Federação Cearense de Futebol.
- Ampliação dos túneis,com 4 vestiários.
- Ampliação do número de acessos.
- De 12 a 15 cabines de rádio e TV.
- Criação de lojinhas dos clubes.

O novo Estádio Presidente Vargas está totalmente adequado ao Estatuto do Torcedor e pronto para receber outros tipos de eventos, além do futebol.

Uma reunião entre Prefeitura de Fortaleza, Federação Cearense de Futebol, representantes dos clubes, Secretaria Regional IV, vai definir um calendário de jogos para o PV, compreendendo Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Campeonato Brassileiro.

O PV vai também servir de apoio, como campo de treinamento, para a Copa do Mundo de 2014.

E o Estádio Plácido Castelo - Castelão - fica fechado para as obras recomendadas pela FIFA para a Copa do Mundo de Futebol. A capital do Ceará passa a ter dois estádios modernos, impulsionando o futebol cearense.

E EM TERESINA ?

Na capital piauiense estão "fuçando" há três anos no Estádio Lindolfo Monteiro, até com enxada e facão para corte de grama. Uma vergonha. É o "Linddolfinho" da rodoviária rural. No lugar de lojinhas para os clubes,temos bodes, cabras, pirus e botecos de variedades. E os piauienses ainda ficam furiosos quando fazem piada com o nosso Estado.


Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais