Cidadeverde.com

Donos de auto escolas protestam e denunciam reprovações no Detran

Imprimir

Dezenas de proprietários de auto escolas se reuniram em frente ao Detran na manhã de hoje (27) protestando contra a resolução que limita o número de alunos por carro durante o processo para habilitação. De acordo com o presidente do Sindicato dos Centros de Formações de Condutores, Francisco Magalhães, antes da resolução havia entre 35 e 40 alunos por carro. Agora, o número é restrito a 20.


Thiago Amaral/Cidadeverde.com



"Hoje, muitas empresas estão fechando por falta de alunos. Tem auto escola que está um mês e 15 dias com salários atrasados. Se continuar assim até o final do ano, 50% das empresas estarão fechadas", declarou o presidente.





Magalhães diz ainda que outra reivindicação é que se acabem as aulas noturnas. Muitos alunos e instrutores já foram vítimas de assaltos.





O diretor geral do Detran, José Antonio Vasconcelos, foi até a frente do órgão durante a manifestação para falar com a imprensa. Nesse momento, os manifestantes o cercaram e começaram a vaiar e gritar palavras de ordem.





Ele explicou que as resoluções são nacionais e haviam sido discutidas anteriormente com os próprios donos de centros de formação. Segundo Vasconcelos, as empresas tiveram tempo para se adequar antes que a medida entrasse em vigor.





"Não estamos fazendo nada aleatório, só cumprindo a legislação. Foram divulgadas pesquisas de que a qualidade do condutor brasileiro é ruim. No Piauí, a situação é pior. Antes, se reprovavam apenas 10% dos alunos. Hoje a média está em 50%", disse.


Denúncia


O presidente do sindicato, Francisco Magalhães, afirmou que os instrutores de auto escolas produziram um vídeo no qual avaliadores do Detran estariam combinando reprovações de alunos.





"Um deles gravou dois avaliadores conversando que iriam reprovar 60% dos alunos", afirmou.


O diretor do Detran respondeu que acusações como essas são comuns e pediu que a queixa fosse formalizada para que o Detran apure.


“Precisamos nos adequar a legislação e chegamos a um consenso de 20 alunos por carro. Não é possível que uma auto escola que tenha dois carros, matricule 100 alunos, não dá conta de dar as aulas e  coloca culpa no sistema do Detran. Estamos modificando vícios culturais”, destacou o Vasconcelos. 



Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais