Cidadeverde.com

Presidente do PSTU lança hoje livro sobre a trajetória do PT

Imprimir

Nesta sexta, às 20h, no Salão de Eventos da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí será lançado o livro "PT: de oposição à sustentação da ordem", de Cyro Garcia, presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) do Rio de Janeiro.


A obra é fruto de tese de doutorado em História na Universidade Federal Fluminense (UFF) e analisa a trajetória do PT desde o início, como oposição, até as últimas campanhas eleitorais que levaram o PT à presidência da República. O estudo contribui para se compreender como o PT passou de oposição de esquerda a um partido que aplica, com radicalidade, a política neoliberal no Brasil.

 
Nesta sexta-feira, pela manhã, no Rio Poty Hotel, Cyro Garcia ministra palestra sobre a História do Movimento Sindical em atividade promovida pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes SN). Durante a tarde, o autor tem agenda livre.

 
 
Além de doutorado concluído em 2009, Cyro Garcia também fez mestrado em História na UFF, cuja pesquisa analisou a trajetória do PT, da fundação à até 1994. A obra que será lançada em Teresina trata do início do PT


Cyro Garcia foi fundador do PT e da CUT. Em 1992 sua corrente, a Convergência Socialista, foi expulsa do PT. Participou em 1994 da fundação do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), integrando-lhe até os dias hoje. Em 2003 rompeu com a CUT e participou da fundação da Conlutas, atualmente CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular. O prefácio do livro é de Valério Arcary, professor Dr. em História, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).


"Cyro foi presidente de um dos maiores sindicatos do país (Sindicato dos Bancários) e não se deixou corromper pelas pressões do aparelho sindical. Foi deputado federal e não cedeu às pressões parlamentares. Cyro voltou para a Universidade para estudar e concluiu um doutorado na UFF, e hoje é professor universitário de história.  Este primeiro livro de Cyro Garcia testemunha que o trabalho intelectual pode se unir à militância política com resultados estupendos. Porque a trajetória pessoal de Cyro é indivisível da história da CUT e do PT do Rio de Janeiro", afirma Valério Arcary.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais