Cidadeverde.com

E-mails revelam que guarda da Serra da Capivara havia alertado sobre risco de morte

E-mails revelam que um dos guardas ambientais do Parque Nacional da Serra da Capivara, ferido em uma atentado na semana passada, havia denunciado as condições de trabalho e a invasão de caçadores armados na região. Nas correspondências eletrônicas, enviadas no início deste ano, o guarda João Leite literalmente pedia 'socorro' ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que faz a fiscalização do parque. 

"Nossos contratos foram modificados, nossas armas foram tiradas, nossos salários reduzidos e quatro amigos de trabalho serão demitidos....o desequilíbrio ambiental será visível nos sítios arqueológicos", escreveu João Leite, um dos guardas ambientais que acabou ferido no atentado.

O e-mail foi enviado em fevereiro, mas a resposta do ICMBio só veio no mês de março. 

"Os serviços de vigilância e vigia, limpeza, motorista e apoio adminsitrativo da unidade estão sendo mantidos, mas para que a medida seja efetivada, garantindo a continuidade dos serviços ao longo do ano, sem cortes ou interrupção, considerando os ajustes de racionalização de serviços que passa o Governo Federal, foram necessários pequenos ajustes nos contratos", respondeu o órgão. 

Um dia após a correspondência eletrônica, mais uma vez, João Leite relatou a sensação de medo. 

"Desde o dia 1º de março, os caçadores invadiram o parque. Nas bases que têm funcionários da Fumdham. Os relatos são infinitos de avistamentos de caçadores... Não posso desistir de lutar por um patrimônio cultural que pertence ao povo brasileiro e que eu aprendi a amar e respeitar. Se o ICMBio não puder proteger, eu vou fazer ou morrer tentando", escreveu Leite por email.

Apesar dos sucessivos apelos do guardas, a situação não foi resolvida e as ameaças concretizadas. No última sexta-feira (18), caçadores armaram uma emboscada para os guardas, o que resultou em feridos e um morto.

"Eu vi que o órgão ambiental tinha sido avisado, inclusive por um dos guardas que sofreu o atentado. O órgão sabia o que poderia acontecer, sabia que os guardas estariam desarmados, sem coletes a prova de bala. Acho isso uma responsabilidade muito grande. É um crime. O Governo Federal precisa responder por isso", desabafa o fotógrafo André Pessoa, que tem mais de 25 anos de convivência com o parque. 

O fotógrafo destaca ainda que os guardas ambientais se sentem ameaçados e temem perder os cargos. 

"Existe um medo muito grande das famílias em São Raimundo, uma insegurança de que eles continuem desenvolvendo esse trabalho sem ter a garantia e segurança necessárias. Por outro, eu já tenho notícia de que tem uma equipe do órgão na cidade e a decisão é de acabar totalmente com a fiscalização", finaliza André Pessoa. 


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Alunos de São Raimundo Nonato recebem revisão do Enem

Alunos do município de São Raimundo Nonato e cidades vizinhas tiveram, nesse domingo (20), a oportunidade de reforçar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio no Pré-Enem Seduc. Durante quatro horas, o Ginásio Poliesportivo da cidade recebeu alunos das redes pública, privada e federal de ensino da região.

A ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu aos alunos a revisão das disciplinas de Química, Física, Matemática, Linguagens, Biologia e Redação. As revisões tiveram o suporte do Canal Educação. Presente à revisão, a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, destacou o esforço da Seduc para estar em todos os municípios visando descentralizar as ações do Pré-Enem Seduc.

"Iniciamos as grandes revisões no ano passado com uma quantidade significativa de alunos e este ano praticamente dobramos, e é isso que temos percebido. Cada vez que lançamos o Pré-Enem Seduc em uma determinada cidade, tem sido num sucesso. Temos feito parcerias com os municípios e as gerências mobilizando os nossos alunos dando condições com o transporte escolar para que eles tenham acesso à sede da cidade onde são realizadas as revisões", disse Rejane.

Os alunos tiveram à disposição a mesma estrutura presente nas revisões de Teresina com a entrega, gratuita, de material didático e lanche no intervalo. Ainda em alusão ao "Mês do Estudante", foram realizados sorteios de brindes aos presentes no ginásio.

A aluna do Cemti Moderna, Mikaelly dos Santos, que sonha em cursar medicina, foi a ganhadora de um dos brindes sorteados na revisão. Para ela, o Pré-Enem Seduc está sendo importante para auxiliar no estudo diário e incluir o acesso aos conteúdos.

"No dia a dia, sofremos com os conteúdos, às vezes estudando por 10 horas e, quando chegamos aqui, percebemos que não estamos só nesta situação. Os professores ajudam muito nas dúvidas. Esse projeto é importante para a gente e dá uma motivação a mais para estudar, correr atrás e ver que é possível. Para quem sonha cursar medicina e competir com alunos das escolas privadas, temos que estar muito à frente e este método de estudo facilita. Por exemplo, eu gosto de matemática e química, e com as dicas do professor ficou bem mais fácil estar atenta e resolver as questões", disse a aluna.

Pré-Enem Seduc PPL
Simultaneamente à revisão Pré-Enem Seduc, foi realizado, na Casa de Detenção Provisória de São Raimundo Nonato, o Pré-Enem Seduc PPL, iniciativa que prepara as pessoas privadas de liberdade para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

A ação se dá por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), cujo objetivo é ampliar as oportunidades de educação para esse público.

Fonte: Ccom

Guarda-parque sobrevivente de emboscada descreve "chuva de bala" e momentos de terror

Após a morte do guarda ambiental Edilson Aparecido da Costa Silva, o Cidadeverde.com entrevistou com exclusividade uma das vítimas da emboscada armada por caçadores no Parque Nacional da Serra da Capivara. O guarda, que prefere ser identificado apenas como João, era companheiro de trabalho de Edilson e foi baleado na perna durante a ação dos criminosos. Temendo por sua segurança, ele prefere manter seu sobrenome em sigilo. Ele afirma que os criminosos estavam a sua procura e descreve os momentos de terror vividos pelos quatro guardas na mira dos bandidos.

"Foi uma verdadeira chuva de bala. Tanto que fui baleado na perna e outro colega também foi baleado no calcanhar. Eles me identificaram pelo nome. Essa emboscada era para mim e quem acabou morrendo foi o meu amigo Edilson", relatou João.

João conta que os quatro colegas estavam em uma das bases de apoio para os guardas na região da cidade de João Costa, quando perceberam a presença de pessoas no parque. "Fomos averiguar ao longo da trilha e durante uma caminhada de 2km conseguimos encontrar oito armadilhas. De repente conseguimos avistar um deles e durante a abordagem ele acabou reagindo contra nós. Ele estava com uma espingarda e um revólver. Nesse momento apareceu outro armado e já investindo contra a gente. Rapidamente, conseguimos tomar a espingarda e o revólver desse rapaz porquê estávamos em quatro. No momento que estávamos algemando o primeiro, apareceram outros dois mascarados e com duas espingardas. Foi aí que a negociação foi por água abaixo. 'Nós viemos para matar você' diziam eles. O caçador que estava rendido sem a arma conseguiu pegar ela de volta. Foi quando saímos correndo e um tiro acertou o Edilson nas costas", relembra o guarda.

Segurança desarmada

Os guardas do parque não possuem armamento para realizar as rondas. João conta que os guardas haviam apreendido o revólver de um dos caçadores e chegaram a atirar contra eles como advertência, no entanto,os caçadores continuaram perseguindo os vigias que precisaram fugir do local para sobreviver. "Corremos por dentro do mato para pedir socorro, foi aí que eu fui atingido na perna esquerda, e o nosso companheiro no calcanhar. Mesmo feridos tivemos que caminhar  2 km até conseguir pedir socorro. Como a equipe do parque é bem organizada, eles conseguiram dar apoio e o Samu veio até a base. Edilson foi levado ainda com vida para o hospital, mas acabou falecendo. Os caçadores já tinham fugido com tudo, mas ainda conseguimos apreender uma espingarda, um facão, um revólver de calibre 38 e seis armadilhas", completa.

Segundo o guarda, a ação dos caçadores é comum na região e eles buscam qualquer tipo de animal como tatus, porcos do mato, entre outros. 


Guarda-parque morto com tiro durante emboscada

Guarda morto era ex-caçador

A história que mais comove João era de que seu amigo Edilson já esteve do outro lado pois já foi caçador. Edilson agora prestava seus serviços e com sua experiência ajudava a preservar o parque ambiental. "Por ser um ex-caçador ele era o melhor guarda-parque que já existiu. Tanto que acabou dando a vida pelo parque", lamenta o colega emocionado.

João teve que passar por cirurgia para retirar fragmentos da bala que ficaram alojados em sua perna. O outro colega baleado também passou por procedimentos cirúrgicos. Ambos estão em processo de recuperação.

Edilson, que morreu baleado, deixa cinco filhos, entre eles, gêmeos de cinco anos de idade. Sua esposa estava viajando e foi comunicada por telefone do falecimento do marido.

Caçadores se entregam

Dois dos quatro caçadores que armaram a emboscada contra os guardas do Parque Nacional da Serra da Capivara se entregaram à Polícia na noite desta sexta-feira (19). De acordo com o delegado regional de São João do Piauí, Herberth Hugo, os dois foram baleados durante a troca de tiros e após o cerco policial decidiram se entregar.

ICMBio

Em nota à imprensa o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lamenta profundamente o falecimento de Edilson Aparecido da Costa Silva, vigia contratado da empresa Thor, que presta serviços no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

O vigia, assim como dois outros, foi surpreendido por um ataque de caçadores dentro do Parque, tendo sido baleado. Edilson foi transferido para o hospital de São João do Piauí, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer. Os outros dois vigias feridos estão sendo atendidos e, segundo informações médicas, estão fora de risco.

O ICMBio informa que acionou a Polícia Federal que já está apurando o incidente juntamente com a Polícia Civil do Estado do Piauí. Tanto o ICMBio quanto a empresa Thor estão tomando providências no sentido de prestar apoio aos funcionários e suas famílias e estão colaborando com as autoridades policiais no esclarecimento dos fatos.

A direção

Rayldo Pereira
[email protected] 

Após emboscada em parque, caçadores baleados se entregam à Polícia

Dois dos quatro caçadores que armaram a emboscada contra os guardas do Parque Nacional da Serra da Capivara se entregaram à Polícia na noite desta sexta-feira (19) no município de João Costa, distante 514 km de Teresina. De acordo com o delegado regional de São João do Piauí, Herberth Hugo, os dois foram baleados durante a troca de tiros e após o cerco policial decidiram se entregar.

"A Polícia tinha localizado eles e já havia fechado o cerco. Eles iam morrer no mato por causa dos ferimentos mas acabaram se entregando e foram levados para o hospital de São João do Piauí onde foram prestados os primeiros socorros e eu fiz a autuação deles", relatou o delegado.

Os dois foram autuados pelo homicídio do guarda Edilson Aparecido, mas segundo o delegado um inquérito será instaurado para averiguar todos os detalhes da situação. Os guardas sobreviventes serão ouvidos, assim como os caçadores acusados do crime.

Após o primeiro atendimento em São João do Piauí os caçadores foram levados para o Hospital Regional de Floriano onde estão internados e custodiados pela Polícia Civil. "Havia um ferido na perna e outro no tórax. Não podemos confirmar o estado de Saúde porquê a princípio não tivemos essa posição dos médicos, mas ao se recuperarem vamos saber quais serão as próximas medidas", explica o delegado.

A autuação foi encaminhada a Justiça que deve decidir se pede a prisão dos caçadores, ou eles responderão ao processo em liberdade. "Eu acredito que o juiz deva conceder alguma medida cautelar para que eles sejam acompanhados, mas ele vai deliberar. Como eles também estão em situação difícil por conta dos ferimentos talvez possam responder em liberdade, ou não", conclui o delegado.


Guarda-parque morto com tiro durante emboscada

O crime

O vigilante Edilson Aparecido da Costa e Silva do Parque Nacional da Serra da Capivara foi morto a tiros por caçadores durante uma emboscada. O crime ocorreu por volta das 13h na localidade de Cambraia, território do município de João Costa, distante 514 km de Teresina. Outros dois vigilantes do parque também ficaram feridos durante a troca de tiros no início da tarde desta sexta-feira (18).

Rayldo Pereira
[email protected]

Vigilante do Parque Nacional da Serra da Capivara é morto a tiros por caçador

O vigilante Edilson Pereira dos Santos do Parque Nacional da Serra da Capivara foi morto a tiros por caçadores durante uma abordagem. O crime ocorreu por volta das 13h na localidade de Cambraia, território do município de João Costa, distante 514 km de Teresina. Outros dois vigilantes do parque também ficaram feridos durante a troca de tiros no início da tarde desta sexta-feira (18).

O delegado regional de São João do Piauí, Heberth Hugo, foi notificado por policiais militares que se dirigiram imediatamente ao loca. Segundo o delegado, o vigilante chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital de São João do Piauí. Os outros dois feridos de menor gravidade foram levados para São Raimundo Nonato.

"Informações preliminares são de que eles trabalhavam e no momento em que abordaram caçadores houve uma troca de tiros e ele acabou vindo a óbito. A delegacia já está tomando conta da parte técnica e dando os encaminhamentos necessário, mas a Força Tática de São Joãod o Piauí permanece em campo na tentativa de capturar os criminosos", explicou o delegado ao Cidadeverde.com

O corpo de Edilson Pereira será encaminhado para perícia no município de Picos e outra perícia está sendo realizada no local do crime. Após os primeiros levantamentos, um inquérito deve ser aberto para investigar a morde do vigilante. 

Fundação confirma

A coordenadora da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Rosa Trakalo, confirmou o falecimento do funcionário que presta serviços para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas explicou que ainda não há muitas informações sobre o ocorrido.

"Por enquanto não temos detalhes porquê as pessoas saíram para socorrer e ainda não retornaram. Os funcionários atingidos se ocupam da fiscalização. A Polícia de São João do Piauí foi acionada", explicou.

Rayldo Pereira
[email protected]

São Raimundo Nonato recebe ação itinerante do Minha Casa Legal a partir desta quinta (17)

 

A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) instalará, nos dias 17 e 18 de agosto, um escritório itinerante do Programa Minha Casa Legal para atender todos os mutuários da cidade de São Raimundo Nonato. A ação tem como objetivo convocar as pessoas que moram nos conjuntos da extinta Cohab: Cândida Macedo e São Raimundo para promoverem a regularização dos seus imóveis. Os mutuários que moram nos loteamentos do Iapep: Gavião, Santa Fé, Santa Luzia e no bairro Almeida também receberão os serviços jurídicos do programa de regularização.

O atendimento será prestado das 8h às 18h, na Unidade Escolar Maria Ribeiro de Castro, localizada no bairro Santa Luzia, em São Raimundo Nonato. De acordo com a Diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, a ação tem como finalidade de levar aos mutuários dos conjuntos habitacionais os serviços e benefícios que o Programa Minha Casa Lega está oferecendo para as pessoas que aindam não possuem a titularidade definitiva e individual das suas casas.

“Os mutuários dos conjuntos Cândida Macedo, São Raimundo e aqueles que residem nas unidades habitacionais dos loteamentos construídos pelo Iapep também poderão acessar, de forma mais cômoda, os benefícios que o Minha Casa Legal oferece, incluído os descontos de até 90%, sobre juros e multas, para quem desejam pagar seus débitos à vista”, disse a diretora.

Durante os dias de atendimentos, todos esses mutuários poderão fazer negociação de dívidas existentes em seus contratos de financiamentos habitacionais, atualizar cadastros, poderão quitar débitos em condições mais favoráveis, com descontos previstos por lei. Para aquelas pessoas que já pagaram os débitos das suas casas e que residem em empreendimentos já averbados, terão mais uma oportunidade para solicitarem a liberação de hipotecas para que, posteriormente, recebem a titularidade individual dos seus imóveis.

A equipe técnica da Emgerpi explica que a ação itinerante é resultado das reivindicações dos próprios mutuários do município, feitas durante a solenidade de entrega da regularização fundiária do conjunto Cândida Macedo, ocorrida no mês de julho deste ano. O conjunto Cândida Macedo possui 100 imóveis, construídos há 35 anos pela antiga Cohab. Nesta ação itinerante, mais mutuários da cidade receberão ofícios de liberação de hipotecas. A equipe técnica da Emgerpi será composta pela Diretora de Processos Imobiliários da empresa, Ana Lúcia Gonçalves, da Coordenador do Serviço Social, Josenice Pires, do Assessor jurídico, Orlando Segundo e do Técnico Administrativo, José Franciso.


Fonte: Ccom

Casa de Detenção reforça segurança com sistema de câmeras

 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, entregou, nesta segunda-feira (14), sistema de monitoramento com 86 câmeras de segurança à Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato. O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, visitou a unidade prisional e conheceu as novas instalações do sistema, que irá reforçar a unidade modelo nacional de segurança.
 
Além do reforço no sistema de monitoramento, a Secretaria de Justiça também entregou um gerador de energia para auxiliar no trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários da unidade penal.
 
“Significa mais um passo dentro da modernização do sistema penitenciário do Piauí. Dentro desses avanços, um dos focos é a tecnologia a favor da gestão, dos recursos humanos que nós temos e aliar isso à qualificação e capacitação dos servidores. Hoje, a inauguração desse novo sistema contribui, ainda mais, para elevar o nível de segurança, garantindo novas estratégias de trabalho”, diz o gestor. 
 
A visita à Casa de Detenção de São Raimundo Nonato faz parte da programação de aniversário de 34 anos da Secretaria de Justiça, comemorada no mês de agosto. 

Para o gerente da unidade prisional, José de Melo Pereira, o investimento foi de suma importância para o trabalho realizado pelos agentes penitenciários em São Raimundo Nonato. “Tem sido um avanço, uma vez que, antes, o monitoramento era feito com apenas cinco câmeras. Hoje, são mais 86 com imagens em alta definição. Veio para valorizar e reforçar nossa segurança", ressalta.
 
Além da entrega de novos equipamentos, o secretário de Justiça participou da entrega de medalhas a detentos que se sagraram campeões dos torneios de futebol e xadrez organizados pela unidade prisional. O reeducando Ivan, campeão no xadrez, valorizou a atitude. “Para muitos parece ser pequeno, mas para nós que estamos atrás das grades é uma ocupação bem legal”, diz.


Da Redação
[email protected] 

Detran executa obras de sinalização viária em São Raimundo Nonato

O município de São Raimundo Nonato, a 524 km de Teresina, receberá obra de sinalização viária, do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). O serviço tem como intuito a melhoria na organização do trânsito e tráfego da cidade, contribuindo significativamente para a redução do índice de acidentes na região.

De acordo com o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, será implantada sinalização horizontal e vertical com instalação de placas nas vias, pintura de faixas de pedestre, de estacionamento e advertências. “A obra proporcionará, além de segurança, o desenvolvimento da cidade. E o trânsito organizado melhora a vida da população e preserva mais vidas”, pontua o gestor.

A prefeita de São Raimundo, Carmelita Castro, destaca que a prefeitura está em processo de renovação do convênio de municipalização e acredita que a obra de sinalização chega para somar e auxiliar no combate à violência no trânsito, otimizando e facilitando o tráfego aos munícipes e visitantes.
“Precisamos fortalecer o vínculo com o Detran para a reorganização do trânsito local. São Raimundo é uma cidade histórica e costuma receber muitos turistas durante todo o ano e acredito que essa união vai beneficiar o nosso município que só tem a ganhar com um trânsito mais organizado”, comentou Carmelita.

As obras de sinalização são planejadas e executadas de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com demarcações nas vias, instalação de novas placas de trânsito em diversas ruas, pintura de faixas, dentre outros serviços.

Fonte: Ccom

Rodoanel de São Raimundo Nonato será entregue hoje

O governador Wellington Dias visita, nesta quinta-feira (27), a obra de pavimentação da estrada que liga o município de Dom Inocêncio a São Lourenço do Piauí.  A obra, que é uma reivindicação antiga da população, está sendo executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e deve ser entregue até o fim deste ano.

De acordo com a secretária da Infraestrutura, Janaínna Marques, a obra vem sendo realizada por etapas, uma vez que, devido ao período chuvoso na região, a construtora responsável pelo serviço foi obrigada a parar as atividades. “É com muito empenho que estamos trabalhando para concluir essa obra que é uma reivindicação antiga da população da região, assim como um grande desejo meu e do governador Wellington Dias, que essa pavimentação seja concluída. A estrada possui cerca de 80 quilômetros e já foram realizados mais de 25 quilômetros de terraplangem e 18 de pavimentação em TSD”, destacou a gestora.

A pavimentação consiste na terraplanagem, técnica construtiva que visa aplainar e aterrar terrenos; pavimentação em TSD e construção de cinco pontes. A expectativa é que a conclusão da obra ocorra até o fim deste ano.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual dará por inaugurada as obras de pavimentação asfáltica que também foram executadas pela Seinfra em diferentes ruas do município de São Raimundo Nonato, beneficiando os moradores dos bairros Alto São Félix, Baixão da Guiomar, Paraíso das Aves, dentre outros.  
 
Rodonael
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, executou, ainda na cidade de São Raimundo Nonato, o rodoanel do município. São 2,5 km de extensão asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), evitando que os carros de grande porte passem pelo Centro da cidade.

De acordo com o engenheiro civil sãoraimundense, Silverson Negreiros, uma obra como essa contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento da cidade. “Sem dúvida alguma, essa obra vem somar, uma vez que vai conservar as vias do Centro, pois os carros grandes e pesados evitam passar por dentro da cidade e trafegam pelo rodoanel, facilitando a viagem, assim como, de alguma forma, veio para movimentar a nossa economia, pois um grande empresário da região aproveitou a obra para colocar um depósito nas proximidades, o que vai gerar mais emprego e renda para a população, sem falar que estão sendo realizados vários loteamentos ali nas proximidades do rodoanel. Então, sem dúvida alguma, essa obra veio para somar”, afirmou Silverson.

O rodoanel do município será inaugurado nesta quinta-feira (27), pelo governador Wellington Dias.

Fonte: Ccom

Festival Ópera Serra da Capivara é lançado e impulsiona turismo no Piauí

  • d730d833-c2b9-4047-81b9-c6120d3ef9ea1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • fe4123b7-73ae-4d25-b9f5-0856ff4d1e71.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dfb05d50-43e5-41a9-bd9c-a942cf52ba75.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • de72bd9a-d05c-46bb-9c09-92451e54e5a2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • d730d833-c2b9-4047-81b9-c6120d3ef9ea.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • c1ff4c70-e146-4ada-811d-d670360501a1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • b529ceaa-61b0-49c1-99a4-37060126d3c3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • ae699a20-c346-44f7-8e37-b12e3426f618.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 2419826f-52bc-497d-bbef-0af646255c49.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 282ca12b-1b3a-42a5-918e-920096929519.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 86fd3bd2-53f6-4555-b2c2-08481863457d.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 9f877040-c18d-423c-94a4-1ed4e354877c.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 8dcddc20-a19c-4cf2-a99b-3cc44e933215.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 7eaf0604-2e89-4192-a3b2-2f8d5a735744.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 7d00b365-68ea-4af7-98c0-0e2b99263f91.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 6b2088ad-4a2c-403c-b480-7a0a9a83b69b.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 4c89d2fc-5053-46a1-9ecf-4ac3cd1045bd.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Um espetáculo gratuito como nunca antes visto no Piauí com várias linguagens artísticas acontecerá em São Raimundo Nonato; a Ópera Serra da Capivara. Pelo menos é o que garante a organização do evento, que acontecerá ao redor do cenário da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara. 

A prefeitura de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, garante que será um espetáculo belíssima como nunca aconteceu no estado. "É uma apresentação de muita grandeza. Maravilhosa, que não deixa a desejar para nenhuma outra no mundo, que vai mesclar teatro, música, dança e circo", disse a prefeita.
  
O lançamento oficial do evento cultural, que está sendo retomado pelo governo, aconteceu nesta segunda-feira (17) no Palácio de Karnak. A governadora em exercício Margarete Coelho (PP); o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo (PT) e do governo. Merlong Solano (PT) acompanharam a solenidade.

A primeira edição da Ópera, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de julho, reunirá apresentações de música, dança, teatro, imagem, luz e cores, tendo como palco o anfiteatro da Pedra Furada, localizado coração do Parque Nacional da Serra da Capivara, sertão piauiense. 

O site do evento também foi lançado hoje: www.operadaserradacapivara.com.

Na página, os interessados poderão emitir o ingresso para participarem de forma gratuita. Também terão acesso a informações sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, sobre o evento, programação e atrações, como chegar, onde ficar.

Cada noite de apresentação tem capacidade para 150 pessoas, no anfiteatro da Pedra Furada.

 

Flash Lyza Freitas
[email protected] 

 

Posts anteriores