Cidadeverde.com

Detentos recebem palestra sobre saúde bucal em São Raimundo Nonato

A gerência da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, realizou palestra, voltada aos internos da unidade, tratando sobre cuidados com a saúde bucal.

Entre os pontos abordados na palestra, a importância da escovação regular dos dentes e atenção geral à higiene da boca, incluindo frequência ao dentista.

A saúde bucal no sistema prisional tem sido uma preocupação constante para Secretaria de Justiça do Estado, que, de 2015 a 2017, abriu 13 consultórios odontológicos em unidades penais.

Desde então, mais de 12 mil procedimentos básicos relativos à saúde bucal de detentos e servidores já foram realizados, como exames clínicos, profilaxias e raspagens, restaurações e exodontias.

"Além de garantir atenção à saúde do preso,  estamos, assim, evitando motivos de distúrbios na unidade, ao assegurar esse direito ao interno", comenta José de Melo, gerente do presídio. 

A Casa de Detenção de São Raimundo Nonato foi o primeiro presídio contemplado com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

Desse modo, a unidade conta com equipe formada por médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal.

Fonte: Ccom

Justiça manda empossar aprovados em concurso para agente de trânsito em 10 dias

A Prefeitura de São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina) tem um prazo de dez dias para empossar os aprovados no concurso para agentes de trânsito e de seis meses para estruturar a engenharia de trânsito e de educação para o trânsito. A determinação é do juiz de Direito da 2ª Vara da cidade, Ítalo Márcio Gurgel de Castro que considerou procedentes o pedido feito pelo Ministério Público Estadual. 

Na ação, impetrada pela promotora Gabriela Almeida de Santana, foi solicitado que a Prefeitura tomasse providências relativas ao funcionamento do órgão executivo de trânsito do município. Já que o trânsito foi municipalizado há 12 anos e a gestão não adotou nenhuma providência para estruturar o órgão.

“O órgão municipal é ineficaz, uma vez que não possui agentes administrativos para executar os comandos emanados da gestão de trânsito. O Município requerido não vem executando as suas obrigações em relação à organização de trânsito e, embora tenha nomeado candidatos aprovados em dezembro de 2016, não lhes outorgou a posse e não vem administrando as vias públicas”, ressaltou Gabriela Santana. 

“A inércia tem resultado em danos materiais e morais, e também em riscos à saúde e à incolumidade física das pessoas”, pontua a promotora de Justiça.

A Prefeitura pode recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça do Piauí. O Cidadeverde.com tentou contato com a prefeita Carmelita Castro (Progressistas), mas não obteve sucesso. 


Da redação
[email protected]

Arqueólogo do Piauí passa em 1º para mestrado na Europa e pede ajuda

O arqueólogo Iderlan de Souza, 31 anos, natural do Parque Nacional Serra da Capivara foi aceito em primeiro lugar na seleção de mestrado no curso de Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre em uma universidade de Portugal. Mas para cursa vai precisar de ajuda. 

Formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em São Raimundo Nonato (a 500 km de Teresna), Iderlan é o mais novo de nove irmãos, todos filhos de uma lavradora que até 1990 morava dentro do Parque e só saiu quando a área virou de preservação permanente. 

Todos os irmãos de Iderlan trabalharam na roça desde cedo, ele estudou e conseguiu um trabalho na Fundação Museu do Homem Americano aos 18 anos, foi quando conheceu o primeiro sítio arqueológico e se apaixonou pela pesquisa. 

Fotos: Arquivo Pessoal

A monografia de Iderlan sobre a relação entre o homem e a megafauna foi considerada inovadora. Ele defende que algumas pinturas rupestres, realizadas por grupos pré-históricos na Serra da Capivara, são representações de espécies da megafauna. Essa pesquisa não é comum, o que torna mais relevante o trabalho de Iderlan e por isso que ele quer continuar os estudos, para contribuir com o entendimento entre a relação do homem com os grandes animais.

Segundo o pesquisador, a universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal é uma das três melhores da Europa e fica a uma hora de Porto, mas não oferece bolsa a estrangeiros. Por conta disso, ele precisa custear o curso, além da hospedagem e alimentação. As passagens ele já tem a promessa de uma empresa local.  

“Minha aprovação foi ano passado, mas como eu não consegui arrumar o dinheiro, conseguimos que me dessem outra chance esse ano para começar em setembro. Por isso estou pedindo ajuda para conseguir ir. Eu preciso me qualificar porque isso vai mudar muita coisa na área arqueologia, na relação do homem com o mundo animal e contribuir muito com a preservação e divulgação do Parque Serra da Capivara que vem necessitando muito de ajuda”, argumenta o pesquisador.

Hoje ele trabalha como guia do Parque, mas só seu salário não é suficiente. Por isso os amigos fizeram uma vaquinha online para quem puder e quiser ajudar.  

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/mestrado-iderlan-em-portugal

Caroline Oliveira
[email protected]

Jovem que passou 4 dias desaparecido em São Raimundo morre a caminho de Teresina

O estudante Francisco Emanoel de Oliveira Morais, de 25 anos, encontrado na manhã de domingo (24) em São Raimundo Nonato, em uma região entre a Serra Vermelha e a Serra Branca, não resistiu e morreu. Ele estava sendo transferido para Teresina em uma ambulância quando sofreu dez paradas cardíacas próximo ao município de Floriano.

O velório do jovem acontece na Funerária Lotus, na avenida Miguel Rosa. Emocionado, o pai do estudante desabafou sobre à assistência ao filho. "Através da mídia que conseguimos mobilizar a população. Mas o governo não mandou helicóptero, Bombeiros. Uma região como aquela não tem uma ambulância com UTI. Fica aqui a minha indignação", afirmou o músico conhecido como Sulica.

O músico disse que o filho morreu vítima de um acidente de moto. "Ele bateu numa árvore, quebrou a perna e ficou quatro dias na mata. Um morador da região foi quem achou", afirmou ao Cidadeverde.com. 

O enterro vai acontecer no cemitério do bairro Renascença, às 16h desta segunda-feira (25).

Francisco Emanoel de Oliveira Morais estava desaparecido desde a última quarta-feira (20). Ele foi encontrado bastante desidratado e com ferimentos. O primeiro atendimento ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento de São Raimundo.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, no dia 22 de dezembro deste ano, Sulica disse que o jovem saiu para uma festa com os amigos na noite de terça (19), mas desde então não retornou para casa.

Francisco é estudante de Medicina Veterinária na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Bom Jesus e ainda chegou a ser visto na quarta-feira (20) às 9h na casa de um amigo que esteve na festa com ele. O pai ao encontrar com Francisco chegou a pedir que ele retornasse para casa, mas ele teria ido para um bar. Por volta das 10h30 amigos de Francisco procuraram Sulica para checar a chegada do amigo em casa, e desde então começaram as buscas pelo jovem que até então estava desaparecido na região. 

Hérlon Moraes e Carlienne Carpaso
[email protected]

Jovem é localizado após passar 5 dias desaparecido em São Raimundo Nonato

Atualizada às 12h50

O estudante Francisco Emanoel de Oliveira Morais, de 25 anos, foi encontrado com vida na manhã deste domingo (24) em São Raimundo Nonato, em uma região entre a Serra Vermelha e a Serra Branca. A informação foi confirmada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar do Piauí.

Ele estava desaparecido desde a última quarta-feira (20). De acordo com o soldado Carlitos, o jovem foi localizado por uma equipe do 11º BPM e estava bastante desidratado.

“Esse realmente é um presente de Natal para família. O jovem foi localizado bastante desidratado e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento”, disse o soldado.

O pai do jovem, músico conhecido como Sulica, disse que não tem palavras para agradecer por ter seu filho de volta neste dia de Natal.

"O gigante voltou. Obrigada a todos, eu nem sei como agradecer a todos vocês. Foi muita fé. Agora é partir para etapa dele melhorar, ele está na UPA", declarou Sulica.  Até o momento, a família não repassou maiores detalhes das causas do desaparecimento do jovem. 

A UPA informou ao Cidadeverde.com que o estado de saúde do rapaz, que está reagindo aos cuidados iniciais (como a reposição de potássio),  está estável e deverá ser transferido para Teresina.  O jovem precisou ser entubado para uma recuperação mais rápida, ele também está com hipotensão severa. 

Desaparecimento 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, no dia 22 de dezembro deste ano, Sulica disse que o jovem saiu para uma festa com os amigos na noite de terça (19), mas desde então não retornou para casa.

Francisco é estudante de Medicina Veterinária na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Bom Jesus e ainda chegou a ser visto na quarta-feira (20) às 9h na casa de um amigo que esteve na festa com ele. O pai ao encontrar com Francisco chegou a pedir que ele retornasse para casa, mas ele teria ido para um bar. Por volta das 10h30 amigos de Francisco procuraram Sulica para checar a chegada do amigo em casa, e desde então começaram as buscas pelo jovem que até então estava desaparecido na região. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Chuvas causam alagamento no centro comercial de São Raimundo Nonato

  • 98b057fd-eda3-4ac0-b0fe-b1f8bf718205.jpg Cidadeverde.com
  • 0cb687db-2e73-4be7-8033-648f7e5d3d10.jpg Cidadeverde.com
  • 98ea2f9f-90dc-4b31-ae2c-8403c23161d6.jpg Cidadeverde.com
  • aa994907-0f2a-4080-bbae-8ecdd6242b54.jpg Cidadeverde.com
  • 608b71b3-d999-4b16-949a-3f3ffdc9e8bb.jpg Cidadeverde.com
  • 4405a78f-32c0-4765-97a9-7522ad338f14.jpg Cidadeverde.com

As fortes chuvas que caem na região Sul do Estado provocaram um alagamento no Centro Comercial de São Raimundo Nonato, município a 517 km de Teresina. A água corre para as ruas da região onde fica acumulada e acaba invadindo lojas e outros pontos comerciais da região.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a assessoria de imprensa da prefeitura municipal informou que o problema é antigo e já é acontece há mais de 40 anos, sempre que chove. Segundo ela, a falta de liberação de verbas federais impede a realização de um projeto de revitalização da região, que prevê a construção de galerias para o escoamento da água.

Ainda segundo a prefeitura, um trabalho paliativo de limpeza dos bueiros da região para evitar os alagamentos.

Chuvas devem continuar

A gerente do Serviço de Meteorologia do Estado, Sônia Feitosa, informou que as chuvas na região devem continuar por conta da  Zona de Convergência do Atlântico Sul, que são ventos que vêm do oceano Atlântico e se encontram com a umidade amazônica e atravessam o país retornando para o oceano. "Eles demoram em média quatro a cinco dias, por isso vimos tantas chuvas no fim de semana, mas até amanhã ainda deve haver chuvas fortes no Extremo Sul do Estado", explica a meteorologista.

Chuvas na capital

Ao contrário do previsto, as chuvas ainda não começaram com sua maior intensidade na capital. Para Sônia Feitosa, o clima deve começar a esfriar nas próximas semanas. "O período chuvoso na região da capital é dezembro, mas ainda não registramos grandes chuvas neste período. A tendência é de pancadas de chuva isoladas", pontuou.

Rayldo Pereira
[email protected]

Nova diretora do Parque da Serra da Capivara toma posse

Nesta quinta-feira (7), a governadora em exercício Margarete Coelho participou da solenidade de posse da nova diretora do Parque Nacional Serra da Capivara, Luciana Nars. A cerimônia foi realizada na sede do Senac de São Raimundo Nonato.

A nova diretora do Parque Nacional Serra da Capivara Luciana Nars é analista Ambiental, possui graduação em engenharia agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Trabalhou na Reserva Biológica do Jarú, Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto e no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no estado de Goiás. Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara é um parque arqueológico, inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Mundial e é administrado pelo Icmbio.

Para Margarete Coelho, o dever de zelar pelo parque é de todos, inclusive do Governo do Estado. "O Parque Nacional Serra da Capivara é administrado pelo ICMBio. É uma área de preservação nacional, mas o Governo do Estado do Piauí não abre mão das suas obrigações com o parque. Nessa gestão do governador Wellington Dias, nós fizemos um acordo de gestão compartilhada no qual fazem parte a Fundham, o Iphan, ICMBio e o Estado do Piauí, cada um com suas atribuições. No atual momento, nós temos um convênio com a Fundham que nos permite repasse de recursos para manutenção das guaritas e das áreas externas do parque que fazemos através das nossas Secretarias. Hoje, nós assinamos um termo aditivo na cláusula prazo do convênio, o convênio venceu e nós prorrogamos até fevereiro de 2018 onde será disponibilizado os recursos no valor de R$ 555 mil", declarou.

Carmelita Castro, prefeita de São Raimundo Nonato, ressaltou a importância das ações conjuntas para conservação do Parque. "A gente está sempre aberta a negociações em relação ao parque. Com a posse da Luciana, nós estamos construindo um elo muito forte que já existe há muitos anos com o ICMBio. Nosso objetivo é unir forças para conservação desse parque que é patrimônio mundial e que é mais ainda nosso e por isso faremos o possível para zelar por ele", assegurou.

A nova diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Luciana Nars, falou sobre o desafio. "É uma grande responsabilidade que nos assumimos. Nós, inclusive, já planejamos diversas ações. Estamos trabalhando na elaboração do plano de manejo que é todo o regramento e o plano estratégico da unidade. Estamos trabalhando pela revitalização do Conselho, além de ações para aumento da visitação, capacitação de novos guias e também elaboração de estratégias que possam aproximar a população do parque criando um elo que induza essas pessoas também a contribuírem para conservação do Parque", informou.

A chefe regional do Icmbio, Ana Célia, ressaltou algumas ações importantes já realizadas no parque. "O Instituto Chico Mendes tem um trabalho continuado. Nós fazemos a gestão – na verdade, nós temos aqui uma co-gestão com a Fumdham – pela preservação, fiscalização, manutenção das equipes que fazem a limpeza de acervo e conservação. Tem todo um trabalho de logística para a manutenção do parque, além das ações de proteção que são ações de fiscalização que coíbe, principalmente, a caça", descreveu.

Margarete Coelho também visitou as obras do Museu da Natureza e as obras da passagem molhada do povoado Ingazeira.

Da Redação
[email protected]

Livro escrito por Dom Inocêncio é encontrado em residência do Piauí

  • 20170206_172817.jpg Ordem Mercedária do Brasil
  • 20170206_172851.jpg Ordem Mercedária do Brasil
  • 20170206_180245.jpg Ordem Mercedária do Brasil
  • 20170206_180251.jpg Ordem Mercedária do Brasil
  • 20170206_180252.jpg Ordem Mercedária do Brasil
  • 20170206_180329.jpg Ordem Mercedária do Brasil

Um livro escrito por Dom Inocêncio López Santamaria foi encontrado em residência onde viveu em São Raimundo Nonato, município a 517 km de Teresina. A obra estava junto com uma pasta volumosa contendo cartas, documentos e outros registros do bispo que está em processo de beatificação e pode se tornar o primeiro santo a viver no Piauí. 

A pasta foi encontrada em fevereiro de 2017, mas só agora a descoberta foi divulgada pelo provincial da Ordem Mercedária do Brasil, frei Rogério Soares. Ele acompanhou pessoalmente no Piauí, a exumação dos restos mortais de Dom Inocêncio. Após o processo foi instalado no Brasil um Tribunal Eclesiástico e uma comissão histórica que catalogam e investigam todos os registros de Dom Inocêncio pelo Estado. O resultado do processo em sua etapa diocesana será encaminhado para o Vaticano.

“No livro, nunca publicado, ele descreve no Sertão do Piauí. Ele fala da fauna, da flora, da seca do jeito do povo e descreve a caatinga e os animais. É um relato fiel do olhar de quem chega da Espanha em pleno Sertão do Piauí”, explicou o frei.

O livro estava junto a outros documentos em um quarto fechado na casa que os padres mercedários ocupam em São Raimundo Nonato. Entre as cartas encontradas na residência estão solicitações enviadas para órgãos do governo pedindo a construção de estradas, alimento e água para o povo que sofria isolado no sertão do Piauí. “Ele tinha costume de escrever cartas usando papel carbono e ficava com uma cópia dessas cartas que escrevia para entidades governamentais. Isso será um importante registro do seu esforço em prol da mudança na vida das pessoas da região”, reforça frei Rogério.

Congregação nasce no Piauí

Entre os documentos estão ainda cartas enviadas para Madre Lúcia Etchepare, missionária argentina no Brasil que escolheu São Raimundo Nonato para viver. Junto de Dom Inocêncio, os dois fundaram a Congregação das Mercedárias Missionárias do Brasil. A primeira e única congregação religiosa fundada no Piauí. Atualmente a congregação feminina já está presente em boa parte do Brasil, nos Estados Unidos, Cuba e Peru.

Segundo Frei Rogério a ideia é que após catalogados, todos os documentos sejam disponibilizados para consulta na internet. “Os jovens vão poder conhecer esses verdadeiro tesouro da vida de Dom Inocêncio que falam da história de São Raimundo Nonato e do Piauí”, concluiu.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

Cura de câncer e arquivos secretos podem ajudar na canonização de Dom Inocêncio

  • fotohistorica1.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocenciovale33.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocenciofolha.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominicenciofolha.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio15.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio10.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio8.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio2.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • fotohistorica2.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio18.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio17vale.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio16.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio12.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio11.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil
  • dominocencio7.jpg Arquivo- Ordem Mercedária do Brasil

A cura de um câncer diagnosticado no padre Herculano Negreiros pode ser o novo milagre incluído no processo de canonização de Dom Inocêncio López Santamaria. O bispo viveu no sertão do Piauí combatendo a fome, a seca e o analfabetismo e pode virar santo após conclusão do processo iniciado no fim do ano passado.

Em dezembro de 2016, o bispo entrou para lista de “servo de Deus” assim como Dom Helder Câmara, arcebispo de Recife (PE), Odete Vidal de Oliveira (Odetinha) e Zilda Arns. Todos vão passar por uma análise criteriosa da igreja Católica para serem beatos [se houver a confirmação de um milagre], e em seguida declarados santos [se comprovados dois milagres].

Cura do Câncer


Padre Herculano Negreiros

Padre Herculano já foi prefeito de São Raimundo Nonato, e conviveu com Dom Inocêncio no início de sua vida religiosa. Em contato com o provincial da Ordem Mercedária do Brasil, frei Rogério Soares, o padre relatou a cura de um câncer após intercessão de Dom Inocêncio.

“Após ter um câncer detectado ele teria que passar pro 40 sessões de radioterapia. Seu médico pediu que ele viesse a Brasília fazer novos exames e ao retornar para Teresina, padre Herculano repetiu seus exames e para nossa surpresa ele estava dispensado das sessões e livre do câncer. Ele já estava muito preocupado pois teve quatro irmãos que morreram de câncer e atribui essa cura as orações que fez à Dom Inocêncio”, explica frei Rogério.

Em passagem pelo Piauí, Frei Rogério Soares, que acompanha o processo de Dom Inocêncio revelou a descoberta de itens e depoimentos que podem ser levados em conta no processo de canonização. Documentos estão sendo recolhidos no mundo inteiro e cerca de 40 pessoas serão ouvidas, entre bispos, padre, freiras e leigos, dos quais, muitos tiveram contato com Dom Inocêncio em vida. O processo, que será entregue ao Vaticano, deve durar mais de dois anos.

Arquivo secreto do Vaticano


Arquivo secreto do Vaticano

Novos documentos atribuídos a Dom Inocêncio foram encontrados no arquivo secreto do Vaticano e em outras inúmeras fontes em Roma. Segundo o frei Reginaldo Roberto Luiz, postulador Geral da Causa dos Santos da Ordem Mercedária, que veio de Roma para acompanhar o processo no Brasil, uma comissão histórica e um tribunal eclesiástico instalados no dia 20 de dezembro de 2016 pelo bispo dom Eduardo Zielski irão analisar os arquivos.

Membros de várias partes do Brasil como advogados e notários analisam, catalogam e digitalizam esses registos que revelam uma proximidade entre Dom Inocêncio e os Papas Pio XXI e Pio XII e sua fama de santidade.

“Não há nenhum documento encontrado no arquivo que possa ser obstáculo para comprovar suas virtudes e fama de santidade. Esses achados são uma grande pérola no nosso processo. Com certeza eles serão pertinentes para colaborar nas comprovações”, explica frei Reginaldo.

Todas as descobertas devem ser mantidas em sigilo por trazerem menções a pessoas ainda vivas. Documentos de 1939 que já se encontram no processo enfatizam a proximidade com os papas Pio XI e Pio XII, com quem Dom Inocêncio trocava correspondências e tratava de evangelização e matérias econômicas como a construção de catedrais e a sustentação do seminário.

“Nós temos diversos nomes de pessoas que relatam milagres, mas manteremos ainda dentro do sigilo os casos que serão investigados para evitar um impacto. Temos alguns que selecionamos para dar o próximo passo que é encaminhar para análise do tribunal eclesiástico. Caso seja comprovado que não há explicação científica para as curas, sejam elas perpétuas ou duradouras, é que elas serão enviadas para o vaticano”, conclui o frei.

Rayldo Pereira
[email protected]

São Raimundo Nonato registra chuva de granizo e queda de Cruzeiro; assista vídeo

Um temporal com chuva de granizo provocou estragos no município de São Raimundo Nonato ( a 517 km de Teresina). A chuva que ocorreu por meia hora na tarde desta quinta-feira (23) causou destruição e deixou parte da cidade no escuro.

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, que estava à caminho do município foi informada que o Cruzeiro, que fica em um mirante caiu. O local - que fica próximo da catedral - é um dos principais pontos turísticos. De lá é possível ter uma visão panorâmica da cidade. O Cruzeiro tem cerca de 20 metros. 

O forte vento derrubou árvores e uma torre de telefonia. Alguns bairros ficaram sem comunicação. A prefeitura avalia os prejuízos causados. 

"Ainda estávamos levantando os dados  dos prejuízos para adotar as medidas", disse a prefeita.

Forte chuva em São João

O Cidadeverde.com foi informado que parte do município de São João do Piauí (a 486 km de Teresina) estava sem energia, devido um temporal que caiu hoje na cidade. Circulou informação de que choveu granizo na cidade, mas até agora não foi confirmado.

Centro comercial em São Raimundo Nonato

Pode acontecer em outros municípios

A gerente de Meteorologista, Sônia Feitosa, informou que é comum o fenômeno do granizo nas primeiras chuvas e que pode acontecer em outros municípios do Estado.

"Antes da chuva chegar, o clima fica muito quente e ao se encontrar com uma atmosfera fria se forma partícula de gelo e gera o granizo. O vento começa a circular e a partícula de água ou gelo começa a crescer e por isso chove granizo", informou Sônia Feitosa.

Segundo ela, as pessoas pensam que só chove granizo em locais frios, mas não é verdade. "Pode chover granizo em locais frios de acordo com a precipitação atmosférica, mas é comum a chuva de granizo nesse período de altas temperaturas".

Sônia ressalta ainda que as chuvas em Teresina terão início somente em dezembro.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Posts anteriores