Cidadeverde.com

PP confirma adesão ao governo

Agora é prá valer. Conversei com o governador Welington Dias, que confirmou adesão completa do PP (Partido Progressista) à base governista no Piauí. Comandados pelos deputados Marcelo Coelho e Ciro Filho, cerca de 30 prefeitos foram recebidos pelo governador no Palácio de Karnak. Até mesmo prefeitos de outros partidos, mas ligados ao deputado Ciro Filho foram ao encontro com Wellington Dias, como Zé Nordeste, de Bertolinea, irmão da deputada Ana Paula e do ex-prefeito de Uruçuí, Chico Filho. Segundo o governador, o PP está no governo até ocupando cargos na estrutura administrativa. O acordo vale também para a eleição do próximo ano.

Limite de idade

O deputado Xavier Neto (PR) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa  para pedir que o Congresso Nacional aprove uma lei definindo limite de idade para quem pretende ser juiz, promotor ou procurador.

Nova lei

Os vereadores de Teresina aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei da vereadora Teresa Britto (PV) que obriga os bancos e instituições financeiras a instalarem câmeras de vídeo nas áreas externas desses estabelecimentos. Teresa Britto garante que, se o prefeito Silvio Mendes sancionar o projeto, vai fazer uma rígida fiscalização junto ao Ministério Público para cobrar o cumprimento dessa lei.

Pé atrás

A preocupação da vereadora é impedir que o projeto não seja atendido pelos bancos, assim como acontece com outras leis municipais, como a que determina o tempo limite dos usuários nas filas.

No calendário nacional

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, aprovou a inclusão do 13 de março entre as datas comemorativas nacionais. A data comemora o dia da Batalha do Jenipapo, ocorrida no Piauí em prol da independência do Brasil, em 1823.

O autor

O relatório da matéria foi do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), que defendeu a Batalha do Jenipapo como um fato significativo para a consolidação da independência do país. É necessário mostrar ao Brasil a importância deste acontecimento histórico",disse o senador . O PLC/09 é de autoria do deputado federal Frank Aguiar (PTB/SP), hoje vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP).

Prosseguir

O presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamotto, o secretário estadual da Fazenda, Antônio Neto, o vice-prefeito Elmano Ferrer, visitam os  pequenos empreendedores da Curva São Paulo, que devem ser beneficiados com o Projeto Prosseguir. O objetivo é ajudar na recuperação das empresas afetadas pelas enchentes. Na área tributária, o secretário Antônio Neto informou que o governo enviará Projeto de Lei à Assembléia na próxima semana para tramitar em regime de urgência.

Tensão em Uruçuí

A destruição de uma emissora de TV comunitária em Benedito Leite, no Maranhão, está deixando a cidade  piauiense de  Uruçuí em situação de extrema tensão. Na noite de quinta-feira,10, o radialista Wellington Raulino, proprietário da emissora, organizou um protesto em Uruçuí. O prefeito Valdir Soares (PT)  denunciou que foi vítima de agressão física e acusa os manifestantes. A Policia Militar tenta contornar o clima tenso na cidade. Nova manifestação está programada para sexta-feira,12.  Benedito Leite e Uruçuí são separadas pelo rio Parnaíba, área de influência da represa de Boa Esperança. Questões políticas podem estar ligadas ao conflito.

Piauí terá mapa eólico

O Núcleo de Estudos e Projetos Especiais, que coordena as ações do PAC(Programa de Aceleração do Crescimento) no Piauí realiza na próxima segunda-feira,15, reunião com a presença de Lauro Fiúza, da Associação Brasileira de Energia Eólica. O governo inicia a elaboração do mapa eólico do Piauí, com a finalidade de orientar investimentos no setor. O primeiro projeto de energia eólica foi implantado em Parnaíba e produz energia "limpa" capaz de atender população de até 60 mil habitantes. O Núcleo de Estudos e Projetos Especiais pretende criar melhores condições para ampliação da oferta de energia produzida a partir do vento.

Casas em Teresina

Na capital, o Programa de Aceleração do Crescimento entrega até o final de agosto as primeiras 500 casas do residencial Jacinta Andrade, considerado o maior investimento do PAC no setor de habitação. Ao todo, estão sendo construídas  4.300 moradias na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.

Posts anteriores