Cidadeverde.com

Festa em Nossa Senhora dos Remédios

O município de Nossa Senhora dos Remédios através da Prefeitura municipal, realizou neste final de semana o XXI Festival Junino. O evento contou com várias atrações. Concurso das rainhas caipiras, danças folclóricas, concursos de quadrilhas juninas local e intermunicipal e uma premiação com mais de R$20 mil.

A festa teve como destaque a decoração e ornamentação da arena, presença de autoridades, além do público  que durante  três dias lotou as arquibancadas.

Ontem (01/07) durante o encerramento, teve apresentação de balé e seis quadrilhas juninas participaram do concurso intermunicipal com premiação de R$6 mil.

Os quadrilheiros da Junina Matuta da cidade de Batalha foram os a campões deste ano, seguido por Mandacaru do Sertão do município de Barras em segundo lugar e Mexe Mais da cidade de Miguel Alves em terceiro.

Para o Prefeito Manoel Lázaro o resultado foi positivo. “Primeiro agradecer a Deus por nos permitir realizar este evento. Mas somos gratos a nossa equipe de governo que durante messes trabalhou para na organização desta festa. Nossa Secretária Municipal de Educação, Professora Lúcia Oliveira e toda sua equipe e a Secretária Municipal de Finanças, Silvânia Brito, outra pessoa que se dedicou muito para realização do evento. Fica nossos agradecimentos também as autoridades do município e do Estado que nos pretigiaram, mas principalmente nosso público que todos os dias lotou nossa arena. O resultado foi bastante positivo”, frisou o prefeito.

O XXI Festival Junino de Nossa Senhora dos Remédios encerrou com muita chuva e show de forró com Manoel Roriz e Leo Cachorrão.

Fonte: Ascom

 

Recadastramento em Floriano

A Prefeitura de  Floriano, através da secretaria municipal de administração, comunica que o período de recadastramento do servidor efetivo ativo e inativo foi prorrogado para até a próxima quarta-feira(05/07). Pelo menos 150 servidores ainda não se cadastraram. O recadastramento, para todas os meses de aniversários é realizado no prédio anexo da Secretaria de Educação de Floriano.

Fonte: Ascom

União: Prefeitura vistoria merenda escolar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está realizando vistorias na distribuição da merenda escolar em União. Nessa semana foram visitadas as escolas José Ricardo (Povoado Divinópolis), Camillo José (Localidade Alto São José) e Raimundo Carvalho (Localidade Santa Rita). Quem esteve à frente da vistoria foi a Auxiliar de Administração e Gestão Escolar da Prefeitura Municipal de União, Helena Sampaio.

"É importante nossa visita para acompanhar e regular distribuição da merenda escolar. Aproveitamos para ver de perto o armazenamento, o funcionamento em todos os aspectos, como está sendo feito em relação a quantidade que não faça para sobrar, mas que também não deixe o aluno sem merendar”, disse Helena Sampaio, durante visita a escola Raimundo Carvalho, na localidade Santa Rita.

No Povoado Divinópolis, o diretor da U. E José Ricardo, Joel Melo, falou sobre o funcionamento da merenda escolar na escola. “A gente entende que início de gestão existe alguns contratempos, mas agora já foi normalizado e temos merenda até meados de agosto. É uma merenda de qualidade, chamei até alguns pais de alunos para experimentarem. A questão de não faltar os alimentos também depende da equipe na escola saber regular de acordo com o necessário para cada dia. Aqui nós temos uma boa equipe, que passou inclusive por um treinamento recentemente". Joel Melo, diretor da U.E. José Ricardo de Sousa.

Distribuição Normal

A secretária de Educação, Edinalva Freitas, informou ainda que a distribuição está normal tanto nas escolas como nos programas: Mais Educação e EJA. “Antes os produtos da agricultura familiar eram distribuídos somente para a cidade, agora está sendo enviado também para a zona rural. Antes a merenda era enviada por quinzena, desde ontem está sendo entregue um volume para um mês. Já fizemos o polo Divinópolis e Novo Nilo e estamos concluindo David Caldas e Buriti Alegre”, destacou.

Fonte: Ascom

Feira solidária em Sigefredo Pacheco

Alunos do povoado Baixinha e a coordenação do programa em parceria com a secretaria de educação de Sigefredo Pacheco realizaram o I seminário de educação do campo e feira solidária, o evento aconteceu na noite de 28 de junho e contou com apresentações culturais e exposição de vários produtos.

Autoridades e a coordenação do programa prestigiaram o evento: Prefeito Oscar Bandeira, secretário de educação Murilo Bandeira, Presidente da Camara Douglas Pereira, vereador Matueiro, vereador Mazim, coordenador do programa Jaelson Carneiro, formadora Desterro Barros, palestrante Raimunda Melo, equipe da SEMED e professores.

O Pro Jovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.

Fonte: Ascom
 

Novo presidente do G13

Os prefeitos que compõem o Grupo de Municípios do Cerrado (G13) reuniram-se nesta terça-feira (27), para escolher o novo presidente do grupo. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak, em Teresina, onde os prefeitos trataram de pautas para aquela região do Piauí.

Os prefeitos da região tiveram a iniciativa de escolher, por unanimidade, o prefeito Ângelo Pereira, do município de Sebastião Leal, para ser o novo coordenador do grupo. O ex-prefeito de Ribeiro Gonçalves, Agamenon Franco, até então desempenhava essa função.

“Estamos certos de que a união dos prefeitos, interagindo e trocando experiências, continuará trazendo benefícios e fortalecimento político para nossa região. Esperamos e acreditamos na força e no apoio de todos para o fortalecimento do G13”, observa Agamenon Franco.

O ex-prefeito destaca ainda que mesmo fora do mandato, ainda continua com o mesmo espírito público. “Me coloco à disposição do coordenador e de todos do G13, naquilo que for possível, para o bem e o desenvolvimento social da nossa região”, completa.

Fonte: Ascom

Obras para o município de Nazária

Em breve a população de Nazária contará com um novo benefício no que se refere a infraestrutura de estradas de rodagem, isso porque já se encontra em fase licitatória a obra de pavimentação asfáltica da rodovia PI-353, no trecho que compreende o entroncamento da PI-130/ povoado Campestre, com 7,759 km de extensão.

A obra será executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (SETRANS).

O prefeito Osvaldo Bonfim comemora a realização do empreendimento, que é muito esperado pela população e vai auxiliar no desenvolvimento da região. “Trata-se de uma obra que vai beneficiar o município, sobretudo a população do povoado Campestre, além de facilitar o escoamento dá produção de brita e dos insumos da atividade agrícola na região”, afirmou o chefe do executivo municipal.

De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes (SETRANS), a licitação para a obra acontece nesta quarta-feira (28) e o resultado será apresentado no mês de julho.

Fonte: Ascom

Shows no aniversário de Palmeirais

Foi uma semana de comemorações, marcadas por inaugurações, apresentações culturais e shows musicais em homenagem aos 123 anos de Palmeirais . No palco da Vila Belém, espaço criado para receber as atrações culturais, Os Meninos de Barão, Jonas Esticado e Avine Vinny fizeram a festa na noite de segunda-feira.

O município de Palmeirais chega aos 123 anos com vários motivos para comemorar, entre eles a reabertura da Biblioteca Pública Municipal, Adriano Rogério da Silva, que ganhou um novo espaço, e a entrega da reforma e ampliação da Unidade Escolar Gonçalo Barbosa Soares, na comunidade Penicilina. A Secretaria Municipal de Ação Social também foi reformada.

A população comemora ainda a chegada de uma ambulância reformada e a compra de um novo veículo, que deve ser entregue nos próximos dias. “ Nós já assinamos o contrato de compra e, agora, estamos só esperando o veículo chegar”, afirma o prefeito Reginaldo Júnior ao destacar que a viatura do SAMU também passa por uma reforma e deve ser entregue em breve.

Para o prefeito, esse resultado é fruto do empenho de toda a equipe administrativa . “Temos muito o que comemorar , materializado por um volume inédito de ações que mudaram a cara da nossa cidade nos últimos seis meses. Escolas ganharam reformas, postos de saúde foram revitalizados e o hospital voltou a funcionar de forma resolutiva. Também reerguemos as finanças do nosso município e o salário dos servidores e comissionados é pago rigorosamente em dia. Eu não tenho dúvidas de que este surpreendente crescimento é fruto do trabalho de uma equipe unida e incansável”, diz.

Fonte: Ascom

Obras em Sigefredo Pachêco

Para alegria dos  moradores de Sigefredo Pacheco foi reiniciada a  complementação da pavimentação   poliédrica no município. O trabalho esta reiniciando depois da audiência que o prefeito Oscar Bandeira e o vereador Matueiro tiveram com o Governador Wellington  Dias e o Senador Ciro Nogueira. 

"Nós redobramos os nossos esforços, renovamos a cada dia o desejo de trabalhar por um município melhor, levando qualidade de vida para população", disse o prefeito Oscar Bandeira. Recentemente ele recebeu o representante da empresa responsável pelos trabalhos  acompanhado do secretário de obras Victor Carvalho e dos vereadores Antônio Matueiro e Albertone Rodrigues.

A retomada do calçamento  vai iniciar na rua Chico Inácio recuperando as áreas não finalizadas e depois seguindo para o Bairro Bela Vista.

Fonte: Ascom

Água Branca completa 63 anos

A partir deste domingo (25), terá início a programação do aniversário de 63 anos da cidade de Água Branca. Além de atrações culturais e festivas, serão inauguradas obras realizadas pela Prefeitura Municipal.
 
Entre elas, estão os calçamentos nos povoados Santo Antônio, Tinguis e Portelinha; a reforma e iluminação da Avenida João Ferreira; a restauração da praça de eventos e da Avenida Neco Teixeira; entre outras.
 
“Essas obras são fruto de investimento do nosso próprio município e trazem melhorias significativas para os moradores e visitantes da nossa cidade”, afirma o secretário de Obras, Valmir Sales.
 
Para o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, “é motivo de orgulho poder dedicar aos aguabranquenses uma semana de homenagens e poder reafirmar o compromisso com a cidade de uma gestão que ouve e atende a população”.

Fonte: Ascom

ZPE Parnaíba é tema de encontro

As oportunidades de investimentos oferecidas pela Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, foi um dos temas do 5° Encontro do subcomitê da Indústria e da Tecnologia da Informação - Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível da China e do Brasil, realizado neste dia 22 de junho na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em Brasília. O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, fez uma exposição sobre a ZPE Piauiense e suas oportunidades de investimentos. A china foi representada pelo seu vice-ministro da Indústria, Xin Guobin; representantes de comércio exterior e empresários industriais, tendo o secretário executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, como anfitrião, Thaise Dutra representando o CZPE acompanhada da equipe técnica do ministério.

O objetivo do encontro realizado no âmbito internacional do Acordo sobre Facilitação de Comércio entre o Brasil e China, fortaleceu o intercâmbio entre os dois países e a troca de experiências relativas ao funcionamento das zonas livres, no Brasil conhecidas como ZPEs. “A  China tem uma experiência exitosa no desenvolvimento de ZPEs e regimes congêneres como estratégia de maior desenvolvimento econômico e social”, disse Paulo Cardoso, presidente da ZPE Parnaíba. Ele fez uma avaliação positiva da participação da ZPE Parnaíba, especialmente pela importância dada ao setor do Agronegócio, que é a principal vertente do perfil industrial do empreendimento piauiense apresentado aos chineses.

Em sua apresentação o presidente da ZPE destacou a possibilidade do aproveitamento dos benefícios do regime de ZPE para o processamento local e posterior exportação de produtos primários já destinados ao mercado consumidor chinês. Explicou ainda que a ZPE do Piauí é um dos principais investimentos do Governo do Estado, sob o comando do governador Wellington Dias, voltado ao desenvolvimento econômico e social das regiões em desenvolvimento, por meio da industrialização. Paulo Cardoso explicou que o Piauí e sua área de influência são ricos em diferentes tipos de commodities possíveis de serem manufaturadas na ZPE piauiense.

Os representantes da Secretaria Executiva do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação ressaltaram o potencial das ZPEs brasileiras no apoio aos investimentos chineses realizados no Brasil com foco em operações de exportação, contribuindo para o incremento das relações econômicas bilaterais, narrou Paulo Cardoso.

Fonte: Ascom

Posts anteriores