Cidadeverde.com

Joaquim Pires adere ao Piauí Saúde Digital.

O prefeito Genival Bezerra acompanhado da secretária de saúde Joseanne de Albuquerque e o Diretor da Unidade Mista de Saúde Leôncio Neto estiveram nesta terça-feira dia 16 de janeiro de 2024, na Secretaria de Estado da Saúde - SESAPI em Teresina, para assinatura do termo adesão ao Piauí Saúde Digital.

A assinatura do contrato possibilitará que o programa seja executado no município de Joaquim Pires com dez especialidades médicas e exames, que possibilitará acesso mais rápido as consultas garantindo assim, a redução de filas de esperas via regulação.

De acordo com a SESAPI,  o Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

Ascom

Previdência dos servidores efetivos de Luzilândia tem rombo de 32 milhões

O Município de Luzilândia está sendo citado pela Justiça Federal, precisamente através da 4ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, sobre o débito na previdência dos servidores referente ao ano de 2019, gestão de Ronaldo de Sousa Azevedo.

Os débitos previdenciários vencidos e não pagos apurados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) no exercício de 2019, demonstram  atos de improbidade que podem gerar a inelegibilidade de Ronaldo Gomes e apuração de possíveis ilícitos praticados.

Atualmente, Luzilândia é administrada por Fernanda Marques, que derrotou o ex - prefeito que estava no primeiro mandato. Fernanda Marques disse que assim que receber a comunicação oficial da justiça a respeito do problema irá se manifestar. O rombo na previdência atinge mais de 1300 servidores efetivos municipais.

O blog está aberto ao ex prefeito para se pronunciar a respeito.

(Com informações da Ascom Luzilândia)

Descanso

O titular do blog tira uns poucos dias de descanso e em breve retorna com novas e atualizadas informações das cidades piauienses.

Hospital de Oeiras recebe equipamentos para a Linha de Trauma

O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, começou a recebeu, na última terça-feira (26), os materiais ortopédicos que possibilitarão que a unidade de saúde integre a Linha de Trauma da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e passe a ofertar o serviço de cirurgias ortopédicas para a população da região.

Foram enviados para a unidade de saúde implantes ortopédicos, placas, parafusos, fios de titânio, além de insumos que serão utilizados durante os procedimentos cirúrgicos. “Com a implantação da Linha do Trauma, no Hospital Regional Deolindo Couto, a Sesapi busca descentralizar e tornar mais eficaz o tratamento das vítimas de trauma e pacientes ortopédicos do estado”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo. 

O hospital é referência para mais de 17 municípios na região de saúde do Vale do Canindé e atende 125 mil habitantes. Com este programa, a Sesapi mais uma vez trabalha a ampliação e descentralização dos serviços de saúde no estado, garantindo assim o acesso mais fácil da população para o atendimento especializado em diversas áreas.

“Com fraturas de fêmur sendo corrigidas no próprio hospital, vamos evitar a transferência para outros locais, além de reduzir o tempo de espera por essa cirurgia”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

A próxima etapa é a realização de cirurgias de fraturas mais complexas, como explica Samuel Machado Martins, coordenador da Linha de Trauma da Sesapi. “O início dessas cirurgias vai nos possibilitar a implementação de procedimentos mais complexos, o mais breve possível, como fraturas de úmero (ombro) e quadril”, destaca.

Da Redação

Município de Pedro II registra novos casos de Covid-19

Após um período considerável sem casos ativos de Covid-19, o boletim oficial divulgado pela Prefeitura de Pedro II nesta terça-feira (26) trouxe a confirmação de cinco novos casos da doença. Atualmente, os pacientes estão em isolamento domiciliar, e o boletim subsequente, divulgado nesta quarta-feira (27), indica um aumento nos casos positivos, inclusive com pacientes hospitalizados.

Segundo o boletim mais recente, Pedro II registra 5.890 casos confirmados desde a identificação do primeiro caso positivo em abril de 2020. Destes, 5.762 receberam alta médica, 5 estão em isolamento domiciliar, 3 estão hospitalizados, 17.102 casos foram descartados, e houve 120 óbitos. O último falecimento decorrente da Covid-19 no município foi registrado em 07 de dezembro de 2022.

O enfermeiro Rodrigo Sotero, coordenador do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II, destacou a importância de manter as medidas protetivas. "Precisamos continuar vigilantes. Quem ainda não completou o ciclo vacinal deve procurar o serviço de saúde para atualizar sua vacinação. Além disso, é fundamental manter a higiene adequada das mãos e, em caso de sintomas gripais, usar máscaras e evitar aglomerações", alertou. 

O município reforça o compromisso com a saúde pública e a necessidade de precaução diante do ressurgimento dos casos de Covid-19.
 
Ascom

Apicultura do Piauí recebeu mais de 4,3 milhões em investimentos

Em 2023, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu mais de R$ 4,3 milhões em iniciativas que fomentam a apicultura no Piauí, uma das atividades produtivas de maior destaque no estado. Ao todo, com ações diretas e indiretas no setor, foram beneficiados seis mil produtores em diversos territórios de desenvolvimento.

O principal equipamento para a apicultura é a colmeia. Neste ano, por meio da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, foram entregues 10 mil unidades a associações e prefeituras municipais. Em plena produção, as caixas de abelhas representam um aporte de, no mínimo, 200 toneladas de mel para ofertar ao mercado.

Com tecnologia inovadora no Piauí, a Codevasf também investiu na doação de três Casas de Mel em containers, estruturas que oferecem melhores condições higiênico-sanitárias em comparação aos moldes convencionais. Além disso, foram entregues 75 equipamentos entre centrífugas elétricas, mesas desoperculadoras, bandejas e tanques decantadores.

Atividade produtiva que mais recebeu apoio desde a instalação da Companhia no Piauí, em 2001, a apicultura tem trazido bons frutos às famílias que vivem da atividade. “Nosso estado é um dos maiores produtores e exportadores de mel do país e a cultura desse ‘ouro do sertão’ já é realidade em 142 municípios piauienses. Então, os produtores locais, com o fomento da Codevasf, conseguem alcançar novos mercados, incrementar a renda e melhorar de vida, o que reflete no fortalecimento da economia solidária”, explica o superintendente regional no Piauí, Marcelo Castro Filho.

Destaque nacional na apicultura, o Piauí apresentou, em uma década, o maior crescimento na produção de mel do país, segundo Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, divulgada neste semestre. Parte considerável deste cenário positivo vem do apoio da Codevasf com a construção, reforma, adequação e instalação de Casas de Mel, unidade de produção de pólen, entrepostos, além da aquisição de equipamentos, capacitação de produtores e realização de eventos.

Ascom

Hospital de Campo Maior teve aumento em cirurgias e exames

O Hospital Regional de Campo Maior, gerido pela Santa Casa de Chavante, registrou um aumento de 33% na quantidade de cirurgias realizadas entre 2022 e 2023. O número saltou de 2.563 para 3.430 no período analisado (janeiro a novembro).

O número de exames realizados também aumentou de forma considerável em todas as áreas: ultrassom, análises clínicas, raio-X e eletrocardiograma. No total, o crescimento foi de 83% na comparação entre 2022 (9.898) e 2023 (18.191), entre os meses de janeiro a novembro.

O presidente da Santa Casa de Chavantes, Anis Gatthás Mitri Filho, afirma que o principal objetivo desde o início do processo de gestão do Hospital Regional de Campo Maior era beneficiar a população com atendimento rápido aliado à qualidade nos serviços de saúde.

“Os números mostram que estamos no caminho certo para melhorar e expandir cada vez mais o acesso da população à saúde de qualidade com atendimento rápido e humano. É momento de comemorar, mas também de olhar para o futuro. É só o começo de um projeto de longo prazo que tem muito para avançar”, avalia Anis.

Novos procedimentos

São diversos os fatores que colaboraram para o crescimento no número de cirurgias e exames no Hospital Regional de Campo Maior. Desde setembro de 2023, quando a unidade passou a contar com um ambulatório de ortopedia, o hospital realiza cirurgias ortopédicas de alta complexidade – fêmur e úmero. 

Em agosto, o hospital passou a oferecer uma nova especialidade médica para a população da região dos Carnaubais. A unidade hospitalar inaugurou o atendimento em proctologia e, desde então, a população não precisa mais ir até Teresina para ter acesso à especialidade.

No mesmo mês, dois médicos iniciaram atendimento simultâneo na clínica médica para agilizar consultas e exames, investimento que aumentou a rapidez nas avaliações dos pacientes e deu mais fluxo para o atendimento do hospital. A unidade de saúde também iniciou em novembro exame de ultrassom de alta definição na maternidade.

Além disso, o Hospital Regional de Campo Maior também passou a oferecer fisioterapia na Maternidade e no pronto-socorro no mês de setembro deste ano.

“A contratação de funcionários e a inauguração e ampliação de laboratórios e outros espaços foram fundamentais para os resultados positivos que vemos agora nesse final de ano. Em 2024, a expectativa é de ainda mais avanço”, finaliza o presidente da Santa Casa de Chavantes.

O Hospital Regional de Campo Maior oferece atendimento de emergência 24 horas, leitos especializados em clínica médica, cirurgias, ortopedia, maternidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“É um hospital importante, que agora gerido por OS, expande sua capacidade de atendimento na região, evitando transferências para Teresina”, afirma o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.

Ccom

Governador inaugura reformas de Ceti e rodovias em Campo Maior

Após inaugurar obras de mobilidade em Altos, Coivaras e Alto Longá, o governador Rafael Fonteles cumpriu agenda no município de Campo Maior nesta quinta-feira (21). Em sua visita à cidade, Rafael realizou a inauguração da reforma e modernização do Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti) Raimundinho Andrade, além da entrega da pavimentação asfáltica da PI-320 e da PI-331.

As obras de reforma e modernização da escola abrangeu 14 salas de aula, biblioteca, laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, banheiros, almoxarifado, diretoria, salas de AEE, sala dos professores, coordenação e secretarias, refeitório, auditório e quadra poliesportiva, além da climatização e instalação de subestação no espaço educacional. Ao todo foram investidos R$ 4.428.560,41 nesta obra.

O secretário de educação, Washington Bandeira, explica que a modernização dessa e de outras escolas visam dar equidade e melhores oportunidades para todos os estudantes da rede pública estadual de educação. “Esse modelo de infraestrutura de escola de tempo integral será levado a todas as escolas do Piauí em um processo gradativo,para que todas as escolas, seja capital ou interior, tenham a mesma infraestrutura, as mesmas ações pedagógicas, portanto, todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de crescer, de avançar, de conquistar os seus sonhos seja no ingresso ao ensino superior e no mundo do trabalho”.

O governador realizou, ainda, a entrega da pavimentação asfáltica de duas importantes rodovias daquela região; a PI-320, num trecho de 44 km entre Jatobá e a BR-343, e da PI-331, um trecho de 51 km entre o entroncamento desta rodovia com BR-343 e com a PI-111.

O governador comemorou que 90% da malha rodoviária está em boas condições e declarou que este trabalho irá continuar em todas as rodovias restantes. “Esse é mais um capítulo neste grande programa de restauração de todas as PIs já existentes e que também está completando todas as rodovias que estavam parcialmente concluídas e iremos seguir até recuperar todos. Dados do DER apontam que 90% da malha rodoviária do Piauí está em estágio bom ou ótimo, ainda temos cerca de 700 km para restaurarmos e iremos continuar com esse trabalho”, apontou Rafael.

Durante o dia, Rafael realizou também a entrega de benefícios aos municípios de Altos, Alto Longá, Coivaras (Território Entre Rios) e Campo Maior (Território Carnaubais), que terão ligação por estradas estaduais, o que vai reduzir a distância entre eles, sem precisar usar a BR-343. Foram entregues também, obras de mobilidade, que somam mais de R$ 20 mil em asfaltamento urbano.

Ccom

Natal da Suíça Piauiense tem apresentações e encanta crianças

  • PII_NL_4.jpg ascom
  • PII_NL_2.jpg ascom
  • PII_NL_6.jpg ascom
  • PII_NL_5.jpg ascom
  • PII_NL_7.jpg ascom
  • PII_NL_3.jpg ascom
  • PII_NL_1.jpg ascom

Nesta quarta-feira (20), o município de Pedro II celebrou o último dia de programação do Natal Família na Suíça Piauiense. O evento, promovido pela Prefeitura de Pedro II, teve início às 18h, com visita à Casa do Papai Noel, na Praça Deputado Milton Brandão, contando com a presença da prefeita Betinha Brandão, sessões de fotos e vídeos ao som de música natalina.

O destaque da edição foi a distribuição de cerca de 2 mil caixas de chocolates em dois pontos estratégicos: Clube 11 de Agosto e Memorial Tertuliano Brandão Filho (MTBF), trazendo alegria às crianças pedrossegundenses.

Às 19h, o público dirigiu-se à Praça Domingos Mourão Filho, a Praça da Matriz, para apreciar o restante das apresentações, culminando com a chegada do Papai Noel e sua comitiva às 19h30. O momento emocionante da noite foi a mensagem da prefeita Betinha Brandão e do Papai Noel, ressaltando votos de um Natal iluminado por paz e amor para as famílias do município.

As apresentações no palco iniciaram às 19h55, começando com um vídeo animado da história de superação do estudante Antônio, da comunidade Flores. A programação continuou com performances artísticas, incluindo voz e violão com Ana Vitória Costa Uchôa e Diego Ramires Pereira de Oliveira, a peça teatral "O Verbo", da Escola Manoel Nogueira Lima, o poema cantado "Escola da PAZ", da Escola ASOP, a coreografia-teatral do Grupo Escolar da Lagoa do Sucurujú, a apresentação do Ministério de Música Luz e Salvação e a atuação musical do Conjunto de Música do Grupo de Oração Maranatha.

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, expressou sua gratidão por todos que participaram das atividades que ocorreram entre os dias 17 e 20 de dezembro. “Nós agradecemos a todos os envolvidos na realização do Natal Família na Suíça Piauiense, estendendo o agradecimento ao público local, visitantes de cidades vizinhas e turistas que escolheram Pedro II para passar o final de ano. A decoração natalina continuará iluminando a cidade até janeiro”, ressaltou a prefeita.

Ascom

Cidade de Pedro II recebe Orquestra Emoções e realiza Feira Cultural

  • PII_NF_8.jpg ascom
  • PII_NF_3.jpg ascom
  • PII_NF.jpg ascom
  • PII_NF_10.jpg ascom
  • PII_NF_5.jpg ascom
  • PII_Natal_novo.jpg ascom
  • PII_NF_9.jpg ascom
  • PII_NF_4.jpg ascom
  • PII_NF_1.jpg ascom
  • PII_NF_7.jpg ascom

A Prefeitura de Pedro II deu continuidade à programação do Natal Família na Suíça Piauiense nesta terça-feira (19). As ações se concentraram na Praça Domingos Mourão Filho, conhecida como Praça da Matriz, e também com atividades acontecendo na Praça Deputado Milton Brandão, a Praça do Recanto.

Visando trazer diversão e atender aos interesses das crianças pedrossegundenses, a equipe do Papai Noel esteve presente na Praça do Recanto, onde está localizada a Casa do Papai Noel. Na ocasião, os jovens puderam tirar fotos e entregar suas cartinhas natalinas para “o bom velhinho”.

A partir das 18h, a Praça da Matriz foi palco da Feira Cultural – Lei Paulo Gustavo (LPG), com o tema “Natal Família na Suíça Piauiense”. O evento premiou projetos e apresentações artísticas e culturais nas categorias artesanato (redes), artes visuais e gastronomia. 

No palco da Praça da Matriz, houve, de início, uma apresentação do corpo de balé da Associação Casa de Compadre. Além disso, o público pode visitar o presépio Natal Família na Suíça Piauiense, montado ao centro da praça, que representava a Sagrada Família e o nascimento do menino Jesus, com seu cenário característico.

Logo após, às 19h, o público teve a oportunidade de presenciar a apresentação da Orquestra Emoções. O espetáculo durou cerca de 1h30, com repertório musical, que deu ênfase às canções de Roberto Carlos, foi executado ao som da orquestra e com os vocais de Luana Campos, Flávio Moura e outros artistas. 

Por fim, a noite da terça-feira ainda contou com a apresentação de bandas e artistas locais, na continuidade da Feira Cultural no mesmo palco da Praça da Matriz. A programação do dia foi finalizada com as apresentações de Márcia Rejane e Leone Rodrigues.

Confira os premiados nas categorias da Feira Cultural – LPG:

 Na categoria Artesanato (redes), foram:
•    1º lugar: Maria Rodrigues Pereira (Comunidade Mamoeiro)
•    2º lugar: Associação Xique-xique

Na categoria Artes Visuais (Fotografia/Pintura), os premiados foram:
•    1º lugar: Juandersson Lopes
•    2º lugar: Carlos Henrique Benigno Costa
•    3º lugar: Neto Santos
•    4º lugar: Juliana Rodrigues – Garota do lápis

Já na categoria Gastronomia, os premiados foram:
•    1º lugar: Lara Benício (prato Dadinho de tapioca)
•    2º lugar: Dona Expedita Alves (prato Panelada)
•    3º lugar: Raiani Barroso da Silva (prato Arrumadinho)

Ascom

Posts anteriores