Cidadeverde.com

Assaltante invade sala de aula na Uespi e é preso pelos estudantes

Imprimir

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vivenciaram mais um triste episódio protagonizado pela violência dentro do campus Torquato Neto, no bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina. A ação criminosa ocorrida na noite de ontem (21) foi a quarta da semana e resultou em perseguição, tiroteio e um suspeito preso pelos próprios alunos. 

O alvo da vez foram universitários do curso de Administração. Um homem armado - que ainda não teve a identidade confirmada- invadiu a sala de vídeo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e promoveu um 'arrastão' levando pertences dos alunos, principalmente, celulares e notebooks em uma mochila infantil.

O assalto foi presenciado por um estudante que é policial militar, que estava em uma lanchonete, e resolveu agir. O universitário perseguiu o suspeito e houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. O bandido foi imobilizado e preso pelos próprios alunos, antes mesmo da chegada da PM. Um comparsa dava apoio à ação criminosa do lado de fora da universidade, mas conseguiu fugir em uma motocicleta.

"Esses assaltos estão virando rotina, principalmente, às quartas-feiras. Esse supeito que foi pego hoje é o mesmo que assaltou da primeira vez", disse universitária Rivanildo Silva. 

"Nós nos sentimos totalmente inseguros. Se dentro da sala de aula já é assim, imagine aqui na parada de ônibus que é totalmente deserta", disse a universitária Ana Karolina. 

A insegurança tem causado pânico em estudantes e comerciantes que trabalham no campus e temem que a violência dentro do campus tenha um desfecho ainda pior.

                                          Foto: Reprodução/ Facebook

"Vamos fazer um ato de paralisação na Uespi à noite. Ou se faz algo ou vamos parar a Uespi até que o Governo tome providências e coloque policiamento. Só oito seguranças não dão conta de todo o campus. Vai chegar o momento que vão assaltar um segurança e matá-lo ou até mesmo um aluno", disse o vice-presidente do Sindicato dos Professores da Uespi, Josinaldo Oliveira.

O comandante do 9º BPM, coronel Vicente Carlos, informou que suspeito usava tornozeleira eletrônica e já foi preso, pelo menos três vezes, pela acusação de roubo. Ele havia saído do presídio há menos de um mês.

Diante da situação, a Polícia Militar se reunirá com o reitor Nouga Cardoso para definir estratégias de segurança do campus.

 

Uespi envia nota

A Universidade Estadual do Piauí por meio da Pró-reitoria de Administração e Recursos Humanos (PRAD) informa e lamenta o assalto com estudantes e professores do curso de Administração ocorrido nesta quarta-feira (21) no Campus Torquato Neto,  na sala de vídeo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Continuamos executando as medidas de segurança propostas dentro do plano de ações como o reforço no aumento de seguranças armados, que estão mais próximos dos corredores das salas, e a solicitação de contratação de mais seguranças ao poder público. Precisamos, no entanto, contar com o trabalho da segurança pública no entorno do Campus.
 
Estamos providenciando para próxima semana um Seminário sobre segurança no Campus a fim de abrir o diálogo com a comunidade universitária e discutir ações com os órgãos do poder público como Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais