Cidadeverde.com

Governo autoriza revitalização do Complexo Porto das Barcas

Um dos principais pontos turísticos do Estado, o Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, vai ganhar revitalização em todo o seu conjunto arquitetônico. Após vistoria da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria Estadual de Cultura, foi constatado o comprometimento da estrutura do prédio. O governador Wellington Dias decretou estado de emergência nessa terça-feira (20), com isso, a Secult tem até 180 dias para executar a obra.

O relatório e vistoria técnica apontaram danos à estrutura devido aos impactos ambientais sofridos ao longo dos últimos 10 anos, principalmente na área onde fica atualmente o Museu Náutico e seu entorno.  A Secult já possui projeto elaborado para recuperação do espaço e o valor estimado da obra é de aproximadamente R$ 8 milhões.

“Além de revitalizar, o projeto também objetiva a valorização do conjunto arquitetônico e instalação do Museu do Mar e do Ponto de Cultura”, conta a coordenadora de registro e conservação, arquiteta Patrícia Mendes.

O projeto também contempla instalação de ateliê, livraria, restaurante e parque das ruínas, que funcionarão no local. O complexo também ganhará novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística.

“Nós vamos fazer a obra parcialmente, vamos priorizar primeiro os pontos críticos para evitar danos ao patrimônio e depois expandimos para as outras áreas”, conta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.  

PORTO DAS BARCAS

Localizado na cidade de Parnaíba, às margens do rio Igaraçu o local foi construído no século XIX. De grande importância histórica, é constituído de antigos prédios da alfândega; cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em centro cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a arte santeira de Teresina.  

Suspeitos de homicídio em Parnaíba são presos no Distrito Federal

Foto: Folha de Parnaíba

Dois suspeitos de participação na morte de um jovem no mês de maio, em Parnaíba, foram presos na tarde deste sábado (17) em Ceilândia (DF). A ação envolveu a Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba e o Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal.

Gilvan Oliveira Marques, conhecido como "Biscoito", e Diego Maradona dos Santos Barros, foram presos pela morte do 
jovem Rômulo Santos Vieira, ocorrida no dia 2 de maio no bairro Piauí, em Parnaíba. O adolescente foi assassinado a tiros por um homem que passava no local em uma moto. 

A investigação policial aponta que Diego Maradona seria o motoqueiro autor do crime, cometido a mando de "Biscoito". O crime teria sido motivado por uma dívida do adolescente relacionada ao tráfico de drogas. 

A dona da moto, Najala dos Santos Barros, irmã de Diego, já havia sido presa na semana passada em Parnaíba, quando tentava fugir para o Distrito Federal. 

Diego Maradona já foi indiciado por tráfico de drogas em processo que tramita desde 2011. Já Gilvan tem pelo menos três processos na Justiça, que vão de tráfico de entorpecentes a até corrupção de menores. Os dois serão recambiados para Parnaíba nos próximos dias. A juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, expediu mandados de prisão por 30 dias para os dois. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Sem energia, Detran de Parnaíba funciona com gerador alugado

Atualizada terça-feira (13) as 13h45

A sede Detran de Parnaíba está há pelo menos uma semana dependendo do fornecimento de energia feito por um gerador alugado. O equipamento tem provocado reclamações da comunidade por conta do barulho e está instalado próximo da  entrada do prédio.

O PPtran da Polícia Militar que fica ao lado do Detran e que também depende da mesma energia, sofre com o gerador que é desligado após o expediente a uma hora da tarde e todos ficam no escuro e sem ar-condicionado.

A assessoria de imprensa do órgão esclareceu que o uso do gerador só foi necessário por conta de intermitência no serviço de fornecimento de energia. Ainda segundo a assessoria do Detran, a Eletrobras já foi notificada do problema e o órgão aguarda o serviço da empresa. O detran alega que havia risco de queima de equipamentos caso o gerador não fosse instalado.

O órgão afirmou ainda não ser possível esclarecer o valor gasto com o aluguel do equipamento. O Cidadeverde.com fez contato com a Eletrobras que se posicionou através de nota esclarecendo que realizou a substituição do transformador. A empresa acrescenta ainda que não foi notificada pelo Detran. 

Veja a nota na íntegra:

A Eletrobras Distribuição Piauí esclarece que substituiu, na manhã desta terça-feira (13), o transformador que atende à sede do Detran em Parnaíba.

Uma equipe mediu, hoje, a tensão da energia elétrica no transformador que estava instalado e foi detectada normalidade no equipamento. “Não foi encontrada irregularidade na qualidade da energia que justificasse utilização de gerador nesta unidade consumidora. Mesmo assim, instalamos um transformador com maior potência”, garante o líder de Serviços Técnicos da Região Norte, Ladmo Gurgel.

A Distribuidora destaca ainda que não há registro de solicitação de serviço para sede do Detran em Parnaíba.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

ZPE Parnaíba representa oportunidades para os cerrados

 

A ZPE Parnaíba foi a principal referência do “Seminário ZPE – Zona de Processamento de Exportação: Oportunidade de Investimento para o Agronegócio do Piauí” realizado neste dia 2 de junho no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), numa iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE), em parceria com a Associação de Produtores de Soja e Milho do Piauí (Aprosoja Piauí), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE Parnaíba). O governador do Piauí, Wellington Dias, foi representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e tecnológico, José Icemar Lavor (Nerinho), que reforçou o compromisso do governador com o fortalecimento da economia do Estado.

“O seminário esclareceu muita coisa sobre o regime de ZPE.  E podemos de repente está perdendo oportunidade de utilizar esses benefícios que foram apresentados aqui pela Sudene ou pela própria ZPE de Parnaíba”, disse Altair Fianco, diretor-presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho do Piauí(Aprosoja/PI), e que foi um dos palestrantes do evento. Ele fez esta declaração se referindo às experiências sobre ZPE, apresentadas pelo coordenador do ministério Leonardo Santana e pelo presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso. Fianco acredita que a distância física entre os cerrados piauienses e a ZPE Parnaíba não será impedimento para as oportunidades de negócios. “Hoje todo o setor agrícola roda em cima de pneus. Toda a nossa produção aqui do cerrado é exportada pelo porto de Itaqui, por ser um porto graneleiro... essa distância está dentro da nossa realidade de negociação”, ponderou.

As duas palestras reuniram informações específicas sobre o regime de ZPE e as formas de acesso dos empresários aos benefícios tributários, cambiais e logísticos garantidos pela legislação vigente no país, e também sobre as oportunidades de negócios oferecidas pela ZPE Piauiense. “O seminário atendeu os seus objetivos de divulgar o regime de ZPE, especialmente por ter acontecido dentro da Universidade Federal do Piauí, onde muitos estudantes ouviram falar neste assunto pela primeira vez”, explicou Leonardo.
 
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e tecnológico, Nerinho, ressaltou que o seminário realizado pelo MDIC e a ZPE Parnaíba esteve de acordo com as recomendações do governador Wellington Dias para que haja intercâmbio entre a ZPE e os Produtores dos Cerrados, além do relacionamento com outros setores produtivos.

Em sua fala o presidente da ZPE Paulo Cardoso destacou o bom momento em que passa o agronegócio no país e no Piauí. "O setor do agronegócio brasileiro, e em destaque do Piauí, está em ótima fase, batendo recordes de produção e aumentando os investimentos no setor. Isso significa que é um momento de oportunidades para industrializar e agregar valores a essas matérias primas, permitindo assim maior geração de empregos e riquezas para o estado", disse.

O coordenador-geral de incentivos da Sudene, Silvio Carlos Silva falou sobre as isenções e outros incentivos oferecidos pelo órgão através das suas linhas de financiamento, como o FNE e o FNDE, todas através do Banco do Nordeste. No tocante ao regime de ZPE, Paulo Cardoso e Leonardo Santana reforçaram que as empresas têm suspensão de todos os impostos federais e estaduais, contribuindo com a viabilidade dos empreendimentos.

Fonte: Ascom

Segundo envolvido em execução de taxista é preso em Parnaíba

A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios/Tráfico de Drogas/Latrocínio de Parnaíba, prendeu Gabriel Henrique do Nascimento Cavalcante, de 18 anos de idade. Gabriel é o segundo suspeito de envolvimento no latrocínio do taxista Francisco Benevaldo de Sousa e Silva, ocorrido no dia 05 de abril. A prisão ocorreu no final da manhã desta segunda-feira(05), onze dias após a apreensão do adolescente coautor do delito.

Gabriel foi encaminhado para a sede da Delegacia de Homicídios onde prestou esclarecimentos através de interrogatório. Ele confessou participação no evento, porém negou ter desferido qualquer golpe de faca contra a vítima ou qualquer ato violento contra esta, afirmando que apenas acompanhou o adolescente.

"Segundo o relato do primeiro preso, ele teria segurado o pescoço do taxista durante o assalto, mas não esperavam reação do idoso, que acabou morto com 15 facadas desferidas pelos dois", acrescenta o delegado Eduardo Aquino.

O indivíduo será encaminhado ainda hoje à Penitenciária mista de Parnaíba, após a realização de exame de corpo de delito no IML, e ficará a disposição da justiça local.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

PRF prende funcionário suspeito de usar veículo de prefeitura para tráfico


Fotos: divulgação/PRF

Atualizada às 10h38
O funcionário público da Prefeitura de Parnaíba (318 km de Teresina) Cláudio Veras foi preso na noite de ontem (3) por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspeito de tráfico de drogas. Na apuração, a PRF constatou que ele utilizada um veículo licenciado pela prefeitura de Caraúbas do Piauí (255 km de Teresina) para a ação criminosa. 

No momento da abordagem, os policiais encontraram R$ 3,1 mil em dinheiro e drogas, sendo 170g de crack e 140 g de cocaína. A polícia descobriu ainda que ele cumpria, em regime aberto, pena por tráfico de drogas também na comarca de Parnaíba. 

O homem informou à PRF que o veículo havia sido adquirido em uma sucata e apenas a documentação ainda não havia sido devidamente transferida, mas a situação será apurada pela Polícia Civil. 

Pelo horário (23h), o homem estava descumprindo medidas restritiva relativas à progressão para o regime aberto. Segundo a PRF, Cláudio confessou estar descumprindo a progressão de regime e transportando as substâncias apreendidas, porém não se manifestou em relação à quantia em dinheiro encontrada.

Cláudio seria funcionário da prefeitura de Parnaíba. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde permanece detido. O veículo que usava é um Fiat Doblô de placas NHY-4093. 

 

Maria Romero 
redacao@cidadeverde.com

Detran leiloa 204 veículos em Teresina e Parnaíba

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realiza, nesta quarta-feira (31), o 12º leilão 2017 de veículos, disponibilizando 62 lotes na cidade de Parnaíba e 142 em Teresina. Na capital, os arremates serão no pátio da Vip Leilões, localizado na Av. Doutor Josué Moura Santos, zona leste da cidade, e, em Parnaíba, ocorre no pátio da 1ª Ciretran.

Para participar do leilão, o interessado deverá fazer inscrição prévia, caucionando um cheque assinado em branco e nominal ao leiloeiro ou nota promissória devidamente preenchida e assinada.  Já para os arremates online, será enviado imediatamente após a arrematação um e-mail com os dados para pagamento do lote. A inscrição pode ser realizada pelo endereço eletrônico: www.vipleiloes.com.br.

Do total, serão 62 motocicletas, na cidade de Parnaíba, e 138 motocicletas e 4 automóveis, na capital – todos em condições de circulação e bom estado de conservação.

Os lotes leiloados pelo departamento foram todos apreendidos em blitzen de fiscalização e estão há mais de 60 dias no pátio do Detran. Os veículos serão entregues aos compradores livres de multas e as taxas de licenciamento relativas a anos anteriores são anistiadas pelo órgão.

Após o leilão, os arrematantes terão prazo de até 30 dias para proceder a transferência dos veículos para a sua propriedade, sendo condicionada à entrega, feito o emplacamento/transferência de propriedade junto ao órgão de trânsito, no caso o Detran-PI, correndo por sua conta as despesas com seguro e taxa de transferência.

Fonte: Ccom

Uespi promove XIV Jornada Jurídica em Parnaíba

Entre os dias 2 e 3 de junho, a Coordenação do Curso de Direito e Centro Acadêmico do Campus Alexandre Alves de Oliveira (Uespi), Parnaíba, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), promove a XIV Jornada Jurídica . O evento tem como tema “O direito em evidência” e pretende promover debates sólidos envolvendo a presença de grandes personalidades da área e aprofundar os diversos temas do mundo jurídico na atualidade.

Esta edição tem o objetivo de apresentar aos acadêmicos do curso de direito e outros interessados em geral os assuntos de maior repercussão envolvendo a área jurídica no contexto atual, possibilitando explorar oportunidades e novas experiências no mundo profissional. Serão realizados debates, apresentação de artigos científicos e palestras.

O evento está com inscrições abertas e podem ser feitas exclusivamente na coordenação do curso (Parnaíba), e será realizado no auditório da Uespi no próprio campus. A taxa de inscrição para estudantes é R$ 50 e para profissionais R$ 80.

Cada participante terá o direito de garantir certificação com carga horária de 40 h/aula. O certificado estará disponível no site da ESA-PI em 20 dias. Durante os dois dias da jornada, serão propostas metodologias para identificação de problemas e oportunidades, assim como o desenvolvimento de ideias de soluções sobre as discussões.

Confira a lista de Palestrantes:
Palestras: “Direitos Humanos em tempos sombrios”, com Marcelo Mascarenhas (PI) – presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB-PI;
Palestra: “Dignidade da pessoa humana: uma reinvenção do Estado”, com Alessander Mendes (PI) – advogado criminalista. Professor de Direito Penal do Centro de Ensino Unificado de Teresina (Ceut);
Palestra: “A racionalização da intervenção do Estado no Direito das famílias”, com Rubem Valente (BA) – advogado, professor e autor da obra “Direito Civil Facilitado”, editora Método;
Palestra: “(In)constitucionalidade da Operação Lava-jato: prisões preventivas, conduções coercitivas, delações premiadas e interpretações telefônicas”, com Rodrigo Menezes (RJ) – advogado, professor de Direito Constitucional do Saber Direito – TV justiça e do Cers;
Palestra: “Os impactos da reforma da Previdência Social”, com Auricléia Melo (PI) – especialista em Direito Previdenciário e docência do ensino superior.

Para mais informações, acesse as redes sociais do evento: Instagram e Facebook ou envie email  para: xivjornadajuridicauespi@gmail.com.

Fonte: Ccom

Corpo é encontrado em avançado estado de decomposição em Parnaíba

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado por populares ontem (27), mas, somente na manhã deste domingo (28), os policiais militares conseguiram localizar e acionar o Instituto de Medicina Legal (IML) e a perícia criminal. 

De acordo com o perito criminal, Cristiano Cesar, o corpo é de um adulto do sexo masculino. Ele disse ainda que o corpo foi encontrado em um matagal, próximo a um motel, no bairro Reis Veloso. 

“A Polícia Militar recebeu a informação, chegaram a fazer uma busca ontem, mas não conseguiram localizar, pois o local é uma área e extenso matagal. Hoje que vieram a encontrar. O corpo já está com uns 4 ou 5 dias em decomposição. Ele estava sem roupa”, disse.

Sobre a identificação do cadáver, ainda não é possível revelar de imediato. 

“O corpo está em avançado estado de decomposição e ainda estamos estudamos o melhor método para ser identificado”, acrescentou o perito. 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Governo vai contratar empresa para fazer cateterismo e angioplastia no Norte do PI

Foto: Google Maps

O secretário de saúde, Florentino Neto, assinou neste sábado (27), autorização para contratação de empresa especializada para a realização de cateterismo e angioplastia aos pacientes da urgência e emergência no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba.

Segundo o governo, a oferta desses procedimentos em Parnaíba, pela rede privada credenciada, proporciona uma chance a mais de vida a pessoas com agravos cardíacos e circulatórios. Os casos de pacientes eletivos ainda serão regulados e encaminhados para atendimento na capital, Teresina. 

Além disso, o laboratório do hospital será dotado com aparelho analisador automático para realização de testes bioquímicos, aparelho de hematologia automatizado e também com aparelho de hemostasia semi-automatizado.

“Esses instrumentos proporcionarão a realização de diversos exames em caráter de urgência para os pacientes do hospital, funcionando 24 horas por dia com bioquímicos de plantão, proporcionando mais celeridade e autonomia nos diagnósticos, além da redução de custos”, diz a Secretaria de Saúde.

Segundo a Sesapi, outros serviços foram implantados no Heda, como a neurocirurgia na urgência. 

Equipamentos

O secretário Florentino Neto também assinou a autorização para aquisição de novos equipamentos para o Hospital Dirceu Arcoverde, incluindo um tomógrafo. O investimento é de R$ 3 milhões, aproximadamente, com recursos do Ministério da Saúde, de acordo com o programa de captação de recursos pela Secretaria de Estado da Saúde em 2016.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores