Cidadeverde.com

Dona de casa é presa no litoral do Piauí com 13 kg de drogas e R$ 6 mil

A dona de casa identificada como Francimar Meneses da Silva foi presa em flagrante e autuada por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. A ação da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) ocorreu nesta segunda-feira (20) no bairro São Vicente, na cidade de Parnaíba, litoral piauiense. 

Na residência foram encontrados seis tabletes de crack, três de maconha, várias porções grandes de maconha e crack, duas balanças de precisão, uma pistola .40 de propriedade da polícia de São Paulo e cerca de R$ 6 mil em dinheiro.

"Ela é uma traficante de médio a a grande porte. No momento da abordagem estava com 13 kg de drogas, mas chega a movimentar cerca de 30 a 50 kg por mês. A apreensão de todo esse dinheiro é um golpe no tráfico de drogas do Piauí", disse o delegado Menandro Pedro, coordenador do Depre.

Francimar Meneses já era monitorada pela Polícia Civil que fez o flagrante após denúncia anônima de que o carregamento de entorpecentes havia chegado na residência. 

O material apreendido foi apresentado nesta terça feira (21), na sede da Secretaria de Segurança Pública.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Presidente do TJ-PI anuncia melhorias para Comarca de Parnaíba

O Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, participou na manhã desta segunda-feira (20/03), de reunião com o Conselheiro do CNJ, advogado Norberto Campelo, com o presidente da OAB-PI, Chico Lucas e demais advogados da região Norte do estado.

Na pauta, a apresentação de demandas por parte da advocacia com relação à ausência de uma melhor prestação jurisdicional nas Comarcas do norte do Piauí, sobretudo, em Parnaíba e Cocal.

Após ouvir os relatos, o Presidente do TJ-PI, que estava acompanhado dos juízes auxiliares da Presidência, Antonio Oliveira e Manoel Dourado, fez algumas ponderações e se comprometeu a ter uma atenção especial quanto aos pleitos apresentados. Ele apresentou também algumas ações que já estão sendo realizadas e outras que serão implementadas no sentido de melhorar a prestação o atendimento da Justiça na Comarca de Parnaíba. 

“Primeiramente vamos fazer o cálculo para sabermos se por meio dos critérios objetivos se justifica a criação de uma vaga de juiz auxiliar. Isso é feito a partir da média de processos distribuídos nos últimos três anos. Também faremos um estudo sobre a redistribuição de competências, porque pela sistemática atual algumas Varas estariam sobrecarregadas de processos e ouras com déficit. Assumimos o compromisso ainda de fazermos um esforço concentrado para que mais processos sejam julgados. Neste sentido vou demandar junto à Justiça Itinerante para que nas folgas sejam encaminhados para Parnaíba juízes leigos e conciliadores no intuito de reduzir o acervo no Juizado Especial. Outro compromisso que assumimos foi o de publicarmos todas as pautas de audiências dos juízes do Piauí no Portal da Transparência. E por fim, vamos estudar a possibilidade de antecipar a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) naquela Comarca, que está previsto apenas para o final do ano”, destacou o Presidente Erivan Lopes.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Helicóptero resgata tripulantes de lancha à deriva no Delta do Parnaíba

  • 68b99355-3678-480f-b1aa-cf0f25b14ddd.jpg Divulgação
  • 3459757c-753f-4887-9bf8-b77682334726.jpg Divulgação
  • 8a06675d-b960-4c84-bb89-618cbdb4654d.jpg Divulgação
  • delta.jpg Divulgação

 

Atualização às 12h30

A embarcação foi encontrada por volta do meio-dia e os tripulantes estão sendo resgatados por um helicóptero do Grupamento Aéreo de São Luís-MA. Eles serão levados para Barrerinhas-MA, onde há uma estrutura aguardando eles. A lancha deve ser rebocada posteriormente por um barco maior, provavelmente da Marinha. As informações foram confirmadas pelo major Rivelino Moura. 
 
Atualizada às 11h

O major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, informou que a embarcação continua à deriva e que foi localizada apenas a possível área em que ela está, no Delta do Parnaíba. Ele disse que barcos tanto do Maranhão quanto do Piauí estão em busca de pistas da embarcação. 

Um dos tripulantes da A lancha NX 250, batizada de 'João e Maria' é o empresário Júnior Campos, que teria saído ontem de Barrerinhas-MA, nos Lençóis Maranhenses com destino ao Porto dos Tatus, em Ilha Grande do Piauí pelo Delta. A viagem duraria cerca de cinco horas, mas até esta manhã não haviam chegado ao destino final. 

Além de Junior Campos, mais dois tripulantes estão na lancha. 

Matéria original modificada

Uma embarcação com três tripulantes está desaparecida desde a tarde de ontem(19) no meio do Delta do Parnaíba. O barco teria saído de Barrerinhas-MA às 11h, com destino ao Porto dos Tatus em Ilhar Grande do Piauí.  

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, a embarcação de esporte e lazer era para ter chegado por volta das 16 horas em Ilha Grande, como não chegou, amigos começaram as buscas. 

“As informações que nos chegam é que eles foram encontrados no meio do Delta, por volta das 7h às 8h, por uma embarcação pequena e está sendo rebocada até o Porto dos Tatus. Ainda não sei informar se eles estão bem, somente quando chegarem aqui”, declarou major Rivelino Moura.

A embarcação teria sido localizada próxima ao Farol de Atins que é uma região distante da rota comum das embarcações que fazem o percurso turístico da região.

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Chuva causa alagamentos e rua vira 'piscinão' em Parnaíba

  • 390cc43d-f32d-46ca-98d6-4d908d145eda.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • 71e5f4c9-0580-43c2-8259-37dae35c6dd2.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • f062f918-5be3-4fa2-b75a-0de6d4e8753c.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • 8c5bc720-0033-4d30-8e38-30ebcb47ab4e.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • a602a5c2-12ba-4423-a24d-30c84e532ecf.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • 0b2de905-901c-40bf-8908-3ee298f68eec.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • 1695efe0-2e36-4732-8b9a-54986b022dbb.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • arvore_006.JPG Darival Júnior e Portal do Catita
  • arvore_007.JPG Darival Júnior e Portal do Catita
  • arvore_011.JPG Darival Júnior e Portal do Catita
  • alagamentos.jpg Darival Júnior e Portal do Catita
  • aguas_de_março_067.JPG Darival Júnior e Portal do Catita
  • aguas_de_março_074.JPG Darival Júnior e Portal do Catita

A chuva começou por volta das 21h e ainda provoca estragos em Parnaíba. A tempestade – que foi intensa - logo alagou pontos críticos da cidade. Em imagens feitas por celular é possível ver a força com que as águas correm  na avenida São Sebastião. Pela manhã, as águas baixaram e deixaram muitos estragos pelas ruas onde passaram.

No bairro Piauí a situação foi pior onde quarteirões ficaram alagados na região do piscinão. A situação é mais crítica, por exemplo no cruzamento das ruas Carpina e Oeiras no Bairro Piauí, a zona mais crítica de alagamentos em Parnaíba.

Foram mais de 4 h de chuva que registraram 120 ml. As 9h da manhã a situação no bairro continua a mesma. Os moradores aumentaram a barreira de proteção das casas que já eram altas. É o caso do casal de aposentados que tem um comércio na região e passaram a noite inteira tentando salvar a mercadoria e no meio da madrugada, na chuva, tiveram que aumentar o tamanho da parede que impede a entrada da água em sua casa.

"Construí porquê senão a água invadia e acabava com tudo. Aqui do jeito que a gente tem os freezers, não podemos trabalhar no comércio. A situação é triste porquê não tem condição da gente viver em um lugar desse", disse a comerciante Lúcia Silva.

Foto de Jota Araújo

No bairro Frei Higino, onde há risco de mais inundações, o Corpo de Bombeiros construiu uma barreira usando areia. "Foram mais de 40 chamados que tivemos no decorrer da noite por conta do índice de chuvas que tivemos para o período. Precisamos usar uma máquina para construir esse dique provisório para que não haja a inundação de casas nas redondezas", explicou o major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros da região.

Ainda no Frei Higino, a prefeitura enviou uma equipe da secretaria de Assistência Social e Cidadania para fazer um levantamento das famílias que estão em situação de risco. "Nós estamos preocupados com as pessoas, vamos fazer esse levantamento das famílias em risco, das que precisam ir para o abrigo e das que precisam dessa assistência", disse a representante da Secretaria.

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, convocou uma reunião de emergência para tratar de mais de doze pontos iminentes de alagamentos.

Reportagem de Darival Júnior
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Mão Santa entrega aos parnaibanos 2 novos Postos de Saúde

O prefeito  Mão Santa, juntamente com o Secretário Municipal da Saúde, Valdir Aragão, entregam nesta sexta-feira à população parnaibana, dois novos postos de saúde.

Um dos Postos de Saúde está localizado na Rua Afonso Pena, nº 1057, em frente à APAE de Parnaíba e terá o nome do médico piauiense falecido recentemente, Antônio Dib Tajra. “Ele, (Dr. Dib Tajra) sem dúvida está na história da Medicina do Piauí. Em mais de 50 anos de carreira, o cirurgião participou de grandes marcos da trajetória da saúde no Estado, como a criação dos Hospitais Casamáter e Hospital Santa Maria, este último esteve sob o seu comando por muito tempo. Dr. Dib Tajra foi responsável por importantes marcos na evolução dos serviços médicos oferecidos no Piauí, como, por exemplo, a primeira UTI da cidade de Teresina e realizando cirurgias pioneiras, como as de transplantes renal e cardíaco”, justificou Mão Santa.

Quanto ao Posto da Baixa do Aragão, que recebeu o nome “Adaltro Parentes Sampaio”, em homenagem a um grande farmacêutico parnaibano, foi construído na gestão do ex-prefeito Florentino Neto, com recursos do Governo Federal.  “Lá haviam roubado tudo: portas, pias, sanitários, até o forro caiu e tivemos que refazer tudo para poder entregá-lo à população. O posto funcionará de forma completa, com médicos, enfermeiros, técnicos, atendente de regulação, dentista, etc. Os moradores da Baixa do Aragão já sofreram muito com a ausência de uma unidade de saúde na localidade porque eles tinham que sair de lá para irem para outros bairros e isso já dificultava bastante para eles. Agora tudo será diferente”, pontuou o secretário de saúde de Parnaíba, Valdir Aragão.

As inaugurações estão marcadas para às 17 horas: inicialmente o Posto de Saúde “Dib Tajra” e, em seguida, o da Baixa do Aragão. 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Espaço da Cidadania fecha e Parnaíba deve ter "centro adminstrativo"


Foto: ProParnaíba

O secretário estadual de Administração, Franzé Silva, informou hoje (15) que a cidade de Parnaíba deverá ganhar em breve um "centro administrativo", semelhante ao existente em Teresina. A obra será uma solução a longo prazo ao fechamento do Espaço Cidadania na cidade. De forma emergencial, o governo ainda estuda soluções. 

Segundo o secretário, o prédio que abrigava o Espaço da Cidadania precisou ser interditado por diversos problemas estruturais. O local foi reformado no governo anterior, segundo ele, mas não tem mais condições de atender a população. 

"O pior problema é a acessbilidade, lá existem dois pavimentos, mas não há uma rampa sequer. Outro problema é de estacionamento. Desde o início da nossa gestão, em janeiro de 2015, vimos que precisaríamos mudar isso. Agora, com as chuvas e mais problemas aparecente, resolvemos interditar para não oferecer riscos nem à população nem aos servidores", disse. 

Devido ao fechamento, a população está precisando buscar alternativas. Para a emissão do RG, somente o Instituto de Identificação está funcionando e as pessoas precisam chegar ao local por volta das 6h da manhã para conseguir atendimento, às vezes aguardando em longas filas. 

Segundo o secretário, o novo prédio abrigará não apenas o espaço para expedição de documentos, mas também sub-sedes de secretarias estaduais, sem atendimento ao público. Como a construção de um novo espaço deve demorar, técnicos da Sead buscam uma alternativa emergencial. 

"Ainda hoje devo ter uma resposta. É possível que a antiga regional da Sefaz ou no antigo prédio do BEP, na Praça da Graça. Será algo emergencial, mas seguro", informou. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Espaço da Cidadania de Parnaíba fecha as portas

A Secretaria de Administração e Previdência informou, nesta terça-feira (14), que devido a problemas estruturais, o prédio do Espaço da Cidadania de Parnaíba foi fechado temporariamente.

Cinco órgãos prestam serviços no Espaço da Cidadania (Sefaz, Sine, Defensoria Pública, Junta Comercial e Secretaria de Segurança), mas, nesse momento, apenas o serviço de emissão de RG continua funcionando no Complexo Delegado Evaldo Dias de Farias, da Polícia Civil.

A SeadPrev comunica que já está providenciando novo local para abrigar o Espaço da Cidadania.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Processo de iluminação da BR 343 até Luís Correia será finalizado hoje (03)

A etapa final do trabalho de restabelecimento da iluminação pública da BR 343, no trecho que liga Parnaíba a Luís Correia, deverá ser finalizada ainda nesta sexta-feira (03). Funcionários da Secretaria de Infraestrutura, através da secretária Maria das Graças Nunes, terminaram a primeira etapa que vai até a entrada da Lagoa do Portinho, antes do Carnaval.

O projeto para iluminar o acesso à praia foi anunciado pelo prefeito Mão Santa no dia 04 de fevereiro durante a inauguração do Arrey Hotel Beach. Conforme ponderou o prefeito, era inconcebível a estrada permanecer às escuras, sendo que a via recebe um grande fluxo de turistas e de pessoas que moram na região.

A iluminação da BR 343 no percurso de Parnaíba até a divisa com Luís Correia, foi implantada por Mão Santa na época em que ele era governador do Piauí. No entanto, após o final do seu mandato, os demais governantes não deram manutenção na via e com o tempo, os equipamentos foram se desgastando, chegando ao total sucateamento. 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Hospital de Parnaíba registra cerca de 400 atendimentos por dia, durante o carnaval

O reforço na assistência hospitalar definido pela Secretaria de Estado da Saúde para atendimento aos foliões durante o carnaval mostra êxito na ação. Somente o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, registrou uma média de 400 atendimentos por dia, da clínica médica a acidentes automobilísticos. Os dados preliminares referem-se ao período de sexta, 24, até esta terça, 27.

O HEDA, hospital de referência no litoral para os casos de média e alta complexidade, teve uma média de 400 atendimentos por dia, não registrando nenhuma transferência de urgência para o Hospital de Urgência de Teresina(HUT) no período, afirma a diretora do HEDA, Adrizia Fontenele. “Não encaminhamos nenhum paciente de urgência, ou seja, aquele paciente que deu entrada na urgência e que precisava ser transferido. Foram realizadas somente transferências de pacientes que aguardavam a regulação”, explica a diretora, enfatizando que os principais atendimentos foram na clínica médica, além de acidentes automobilísticos, e pacientes vítimas de ferimentos de armas brancas e de fogo. 

Ainda no litoral, a Secretaria de Saúde definiu a assistência de urgência e emergência como estratégica para o agilizar o atendimento, triando os casos mais graves para o HEDA. Para isso, montou cinco equipes de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, distribuídas em pontos distintos.

Uma equipe fixa presta assistência no Hospital municipal de Luiz Correia e outra na praia de Barra Grande. Durante o dia, três equipes se revezam em ambulâncias nos locais de maior concentração de foliões: as praias do Coqueiro, Maramar e Atalaia.  À noite, as equipes se deslocam para arenas carnavalescas. 

Segundo dados preliminares, cerca de 100 atendimentos são realizados diariamente, principalmente por conta do uso abusivo de álcool, seguido de pequenos acidentes por objetos perfurantes. Também foi atendido um caso de crise convulsiva e um caso de edema pulmonar, disse o coordenador da equipe e técnico de Organização Hospitalar da Secretaria de Saúde, o enfermeiro socorrista Carlos Farias.

Carnaval com saúde em todo Piauí
A Secretaria de Estado da Saúde também reforça a atenção aos foliões durante o carnaval 2017 com ações educativas em vários municípios, como em Água Branca, que recebeu as equipes de vigilância e atenção em saúde.

Os cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chickungunya, foram reforçados em Água Branca. Desde a sexta, 24, até hoje, 28, a Vigilância Ambiental levou o Laboratório Móvel, com a exposição do ciclo biológico do mosquito. De acordo com o técnico em Vigilância, Antônio Carlos dos Santos, “é uma grande mobilização social em educação e saúde para que mantenhamos nossos espaços limpos, sem acúmulo de água”, afirma. As ações naquele município ocorrem no mercado público e em frente ao hospital municipal, juntamente com a Prefeitura e as equipes de Saúde.

A ação educativa também é feita em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito(DETRAN), e o projeto Vida no Trânsito, com distribuição de material e orientações aos condutores de veículos. Se beber, não dirija, além de uso de capacetes, cintos de segurança e manter documentação, tanto do veículo como do condutor, em dia, são recomendações permanentes, para qualquer época do ano.

A Secretaria também disponibilizou mais de dois milhões de preservativos, entre femininos e masculinos, e gel lubrificante, aos municípios. As equipes que atuam nessas ações reforçam a distribuição aos foliões, alertando para o uso dos preservativos e a prevenção de doenças transmissíveis, como HIV/Aids.

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Assaltante morre e outro fica ferido após assalto em Parnaíba

Um assaltante morreu e outro ficou ferido após praticarem uma série de assaltos em Parnaíba, na noite dessa segunda-feira (28). De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, o coronel Adriano Lucena, eles foram atingidos a tiros ou por uma vítima que reagiu uma possível tentativa de assalto ou foi um “acerto de contas entre gangues rivais”.  Até o momento, não existem suspeitos de praticarem o crime e o sobrevivente, que está no hospital de urgência do município, não repassou detalhes sobre a ação. 

“Esses dois assaltantes estavam em uma moto quando foram alvejados. Estamos trabalhando com duas suposições: acerto de contas ou uma vítima que reagiu a um assalto, pois ficamos sabendo que eles estavam assaltando na região com uma moto branca. Os dois estavam sem documentos para dificultar a identificação pela policia”, explicou o coronel.

Lucena disse ainda que com a dupla foi apreendida um revolver. O crime ocorreu no bairro Piauí, por volta das 20 horas. “A população ouviu os disparos e ligou para a polícia. Nós chegamos aqui e nos deparamos com a situação. Ligamos para o Samu (Serviço Móvel de Urgência) que fez o atendimento em um e depois chamamos o IML (Instituto de Medicina Legal) porque o outro veio a óbito no local”, declarou.

O coronel destacou que essa ocorrência não se insere na 
Operação Carnaval e, até o momento, não houve ocorrências. “Nós estamos com um carnaval tranquilo, essa morte não entra na Operação Carnaval porque não foi com um folião e nem nos locais de festas, não foi um evento ligado ao carnaval em si”.


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Posts anteriores