Cidadeverde.com

Em gesto simbólico, novo reitor da UFDPar é empossado por marisqueira do Delta do Parnaíba

Por Roberto Araujo

A cerimônia de posse do reitor João Paulo Macedo e do vice Vicente Borges na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) aconteceu na noite desta sexta-feira (4) e teve um gesto simbólico: a marisqueira Luzia Santos, que é presidente da Associação das Marisqueiras de Ilha Grande, foi quem levou o capelo, que simboliza a posse do novo reitor. 

A solenidade contou também com a presença do reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alverto, e do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes.

Foto: UFDPar

Em seu discurso, o novo reitor ressaltou o papel da instituição para a reconstrução da educação pública superior. "São apenas seis anos de um futuro que não temos dúvida, é promissor diante de um projeo de longa duração, desafiantes, por certo, em condições de propor alternativas ao desconserto do tempo vivido", disse.

João Paulo Macedo e Vicente Borges assumiram a reitora da instituição em janeiro de 2024 após nomeação no Diário Oficial da União. Eles se tornam, dessa forma, os primeiros reitor e vice para um mandato de quatro anos. Até então, João Paulo era reitor pró-tempore da instituição. A posse em Brasília ocorreu em 24 de abril com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Foto: UFDPar

O processo de escolha do reitor e do vice-reitor teve início em 2023, seguindo os padrões estabelecidos para as Universidades Federais do Brasil. A consulta pública comunitária, abrangendo discentes, docentes e servidores técnico-administrativos (TAEs), ocorreu em outubro de 2023, resultando na eleição de João Paulo Macedo e do vice-reitor, Vicente Borges, com 40,90% dos votos.

Após a fase da Consulta Pública, o Conselho Universitário da UFDPar (CONSUNI) elegeu os nomes que integraram a lista tríplice enviada para o Ministério da Educação (MEC) e posteriormente ao Presidente da República. Na lista tríplice, o atual reitor recebeu 34 dos 46 votos válidos.

Raio cai em residência durante velório na zona rural do Piauí e deixa sete feridos

Foto: Ascom/Sesapi 

Por Rebeca Lima e Darival Júnior

Um raio atingiu uma residência onde estava ocorrendo um velório e deixou sete pessoas feridas nesta quinta-feira (02), no povoado Vermelha, zona rural do município de Caraúbas do Piauí, Norte do estado.

As vítimas foram encaminhadas em ambulâncias para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba, e o estado de saúde delas é estável.

A reportagem apurou que começou a chover muito forte no local do velório e algumas pessoas se abrigaram na varanda da residência, quando, em certo momento, elas ouviram um estrondo do raio na casa e logo em seguida cerca de 15 pessoas caíram ao chão.

Com a descarga elétrica, algumas pessoas chegaram a desmaiar e foram levadas ao Heda. As outras foram atendidas em unidades de saúde mais próximas.

“Quando a gente chegou lá começou a chover, deu uma parada e nessa parada deu um relâmpago muito forte e caiu o raio bem no cantinho da casa do velório e apagou tudo. As sete pessoas caíram e vieram para cá. A gente pensou que o mundo estava se acabando porque foi uma pancada tão grande que ficou tudo preto dentro de casa, foi uma coisa terrível”, contou a dona de casa Maria do Rosário.

Em nota, o Heda destacou que os pacientes estão em observação e sem risco de morte. Caso continuem evoluindo, podem receber alta ainda na manhã de hoje. Confira a nota na íntegra.

Sete pessoas receberam cuidados médicos no Heda após serem afetadas por uma descarga elétrica proveniente de um raio. Felizmente, todas foram medicadas, estão conscientes e em observação, sem risco de morte. Os detalhes do incidente e o estado atual dos pacientes estão sendo monitorados de perto.

Três detentos fogem da penitenciária de Parnaíba no litoral do Piauí

Foto: Reprodução/Google Maps 

Por Rebeca Lima e Darival Júnior

Três detentos fugiram da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, localizada em Parnaíba, litoral do Piauí, na manhã desta quarta-feira (1º), por volta das 07h30. Os foragidos foram identificados como Jonatha Araújo Vidal, Jefersson Costa Alves e Carlos Bruno Nascimento

A reportagem apurou que os detentos são do pavilhão M e que aproveitaram o momento de troca de turno dos agentes penitenciários para fugir.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) e aguarda posicionamento do órgão. 

 

 

Foragido da Justiça do Distrito Federal por estupro de vulnerável é preso em Parnaíba

Foto: PM-PI

Por Bárbara Rodrigues

Um foragido da Justiça do Distrito Federal, identificado como José Rosa da Luz Filho, de 28 anos, foi preso na segunda-feira (29) na cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina, pelo crime de estupro de vulnerável.

A Polícia Militar informou que na tarde de ontem recebeu a denúncia de que um homem, que tinha mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável, estava trabalhando em uma madeireira no bairro Pindorama.

Uma equipe foi ao local, e descobriu que o foragido havia saído para fazer uma entrega. Os policiais então aguardaram o retorno dele, e por volta das 17h30 fizeram uma abordagem a José Rosa.

Em posse dos documentos de José Rosa, os policiais fizeram uma consulta no sistema, e constataram que realmente existia um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro.

O mandado foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal em novembro de 2021. José Rosa foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, e posteriormente deve ser recambiado ao Distrito Federal.

Drogas e pássaros silvestres são apreendidos em ponto de venda de entorpecentes no litoral do Piauí

Fotos: Polícia Militar 

A Polícia Militar apreendeu diversas porções de drogas e seis pássaros silvestres presos em gaiolas em um local conhecido como ponto de venda de entorpecentes neste domingo (28), no bairro Nova Parnaíba, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com o 2º BPM, a guarnição se deparou com um grupo reunido em frente ao local e, ao se aproximar, um deles empreendeu fuga para dentro do imóvel, deixando cair algumas porções de droga.

"Seguimos o mesmo, no entanto, não obtivemos êxito em sua captura. Porém, no interior do local, aparentemente abandonado, encontramos diversos materiais de origem ilícita, como droga, dinheiro, pássaros silvestres, etc.", descreveu a polícia em nota.

Ao todo, foram apreendidas 90 porções pequenas de substância análoga a crack, uma porção grande (188g) de substância análoga a crack, duas porções pequenas de substância análoga a cocaína, uma porção pequena de substância análoga a maconha, a quantia de R$ 244,30, um celular e seis pássaros silvestres.

O material apreendido foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos cabíveis.

Da Redação 

Criminoso entra em luta corporal com policial militar e rouba arma em Parnaíba

Por Roberto Araujo

Imagens de uma câmera de segurança mostram a ação de criminosos que abordam um policial e roubam a arma dele na manhã desta sexta-feira (26) no bairro de Fátima, em Parnaíba. O policial chegou a travar luta corporal com um dos suspeitos, que foi baleado.

As imagens mostram o momento em que uma motocicleta com duas pessoas se aproximam do policial, que parte para cima do assaltante que estava na garupa do veículo. O condutor da motocicleta sai do local, por cima da calçada, enquanto o outro trava luta corporal com o policial. Nesse momento, o policial efetua um disparo que atinge o criminoso. Ele tenta se sair da luta corporal, o suspeito de motocicleta retorna e ambos conseguem fugir.

A ação ocorreu por volta das 8h30 no cruzamento da rua Benedito dos Santos Lima com a avenida Nossa Senhora de Fátima. O policial militar que foi vítima dos criminosos é lotado no Batalhão da PM de Luís Correia. De acordo com a PM, as diligências ainda estão em andamento para tentar localizar os criminosos. Não há informações se os suspeitos tentaram intencionalmente levar a arma do policial ou se faziam um assalto aleatório.

Segundo a PM, a moto usada na ação havia sido roubada há dois dias. O veículo foi localizado no início da tarde entre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o conjunto Brotherville, já na saída de Parnaíba para Buriti dos Lopes. Na moto, havia manchas de sangue, possivelmente do assaltante baleado.

Interditados: operação recupera 30 celuares e prende três suspeitos no litoral do Piauí

Foto: Ascom/SPP-PI 

Cerca de 30 aparelhos celulares foram recuperados durante a ação de intimação em massa da 17ª fase da Operação Interditados, realizada nesta quinta-feira (25), na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com a polícia, as pessoas em posse de aparelhos roubados ou furtados foram convocadas a fazer a devolução.

“Já estamos trabalhando para a realização da terceira etapa do projeto, que será a ação de restituição dos aparelhos para seus legítimos proprietários”, pontuou o superintendente de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zanatta.

A operação, realizada em conjunto com a Delegacia Seccional de Luís Correia, Polícia Federal e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), também resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, onde três lojas foram alvo e três suspeitos presos.

“A iniciativa reforça o compromisso das autoridades em combater o crime e garantir a segurança da população. Além disso, alerta para a importância de evitar a compra de produtos de origem duvidosa, contribuindo assim para a redução da criminalidade na região”, descreveu a polícia em nota.

 

Da Redação 

Reitor da UFDPar toma posse em cerimônia em Brasília

Foto: UFDPar

O reitor da UFDPar, João Paulo Sales, tomou posse no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na noite desta quarta-feira (24). Ele assume como primeiro reitor efetivamente escolhido por meio de consulta à comunidade da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) para um mandato de quatro anos. Ele já era reitor pro-tempore da instituição desde janeiro de 2023. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, que empossou quinze reitores e reitoras de Universidades Federais e dez reitores e reitoras de Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia.

A nomeação do Professor João Paulo Macedo para o cargo de reitor da UFDPar foi oficializada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decreto emitido em 24 de janeiro de 2024 no Diário Oficial da União, para o quadriênio 2024-2028.

O processo de escolha do reitor e do vice-reitor teve início em 2023, seguindo os padrões estabelecidos para as Universidades Federais do Brasil. A consulta pública comunitária, abrangendo discentes, docentes e servidores técnico-administrativos (TAEs), ocorreu em outubro de 2023, resultando na eleição de João Paulo Macedo e do vice-reitor, Vicente Borges, com 40,90% dos votos.

Após a fase da Consulta Pública, o Conselho Universitário da UFDPar (CONSUNI) elegeu os nomes que integraram a lista tríplice enviada para o Ministério da Educação (MEC) e posteriormente ao Presidente da República. Na lista tríplice, o atual reitor recebeu 34 dos 46 votos válidos.

Confira as instituições federais que tiveram seus reitores empossados: 

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) 
Instituto Federal Goiano (IF Goiano) 
Instituto Federal do Paraná (IFPR) 
Instituto Federal Catarinense (IFC) 
Instituto Federal Fluminense (IFF) 
Instituto Federal da Bahia (IFBA) 
Instituo Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) 
Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) 
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) 
Instituto Federal do Amapá (IFAP) 
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape)  
Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT) 
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  
Universidade Federal do Rondonópolis (UFR)  
Universidade Federal de Jataí (UFJ)  
Universidade Federal do Pampa (Unipampa)  
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)  
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)  
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)  
Universidade Federal de Roraima (UFRR) 
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) 
Universidade Federal de Rondônia (Unir)  
Universidade Federal de Catalão (Ufcat)  
Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) 

Da Redação

3 pessoas presas e 3 lojas de celular alvos de operação no litoral do Piauí

  • 1.jpeg Ascom SSP-PI
  • 2.jpeg Ascom SSP-PI
  • 3.jpeg Ascom SSP-PI
  • 4.jpg Ascom SSP-PI

Por Marina Sérvio com informações da SSP-PI

Atualizada às 11h40

Na manhã desta quinta-feira (25), 3 pessoas presas e 3 lojas alvos de mandados durante a Operação Integrados, que visa suspeitos dos crimes de receptação qualificada de aparelhos celulares e associação criminosa. Dentre os presos, está um policial militar investigado por venda de informações para lojistas. O PM, que é membro da Força de Segurança, foi preso em Parnaíba (a 337 km de Teresina). 

"Esse policial tinha acesso ao nosso sistema, como qualquer servidor da Força de Segurança tem acesso ao nosso sistema para consulta de e-mail, no entanto ele cobrava os lojistas por essa consulta de e-mail, e por isso que ele foi preso preventivamente, foi enquadrado no crime de corrupção e prevaricação" descreve delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações integradas da SSP-PI. 

Dessa vez a ação aconteceu nos municípios de Buriti dos Lopes, Luís Correia, Parnaíba e Teresina. 

Leia também:

Ao todo foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão durante a 17ª fase da operação. Além de empresários, a polícia apura ainda, durante a ação, o envolvimento de uma pessoa por violação de sigilo funcional e corrupção passiva. 

“A polícia apura o envolvimento de  H.K.S.T. na venda de informações sigilosas para lojistas que trabalham com a venda de celulares na capital” descreve a Secretaria de Segurança Pública em nota divulgada hoje.

Mandados de busca e apreensão por cidade:
Buriti dos Lopes - 03 
Luís Correia - 01 
Parnaíba - 01 
Teresina - 02 

Pessoas presas por cidade:
Buriti dos Lopes – 02 
Parnaíba - 01

A 17ª fase da Operação Interditados foi uma ação da Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com a Delegacia Seccional de Luís Correia, Polícia Federal e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

Lagoa do Portinho transborda e água invade bares e restaurantes

A Lagoa do Portinho, no município de Parnaíba, litoral do Piauí, transbordou com as fortes chuvas que atingem a região e invadiu bares e restaurantes localizados às margens.

O proprietário de um desses estabelecimentos, Luís Carlos, contou que a situação não impediu os clientes de frequentarem o local.

“Eu coloquei umas tendas aqui para afastar as mesas da água, mas mesmo assim tem cliente que vem, que quer colocar a mesa na água para ver os peixes batendo nos pés”, disse.

Luís Carlos pontuou que esse já é o terceiro ano seguido que seu bar é invadido pelas águas, mas que fica feliz em ver a lagoa cheia após a seca que assolou o local nos anos anteriores.

 

Com informações de Darival Júnior 

Posts anteriores