Cidadeverde.com

Operação flagra venda de bebidas para menores e fecha clube em Parnaíba

Deflagrada na noite deste sábado (22), a "Operação Insônia" flagrou cerca de cinco adolescentes em uma festa de um clube no bairro João XXIII em Parnaíba. Os menores foram encaminhados para o Conselho Tutelar e o local foi fechado por falta dos alvarás da prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Além das cinco notificações ao Conselho foram conduzidas duas pessoas por porte de drogas, um preso em flagrante por conduzir veículo embriagado e dois veículos foram apreendidos com restrição por roubo.

Participaram da operação Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Perícia Criminal. De acordo com o delegado de Parnaíba Eduardo Aquino, a ação foi motivada pelas inúmeras denúncias e registros da população de barulho e pequenos crimes registrados todos os fins de semana na cidade.

"A população não aguentava mais os boletins de ocorrência na delegacia por conta desses paredões e festas. As pessoas pegam um terreno qualquer, bota um paredão e uma banda e não se preocupa com nada e nem ninguém. No decorrer da semana eu oficiei os órgãos e resolvemos fazer essa ação que durou a noite inteira", explicou o delegado.

A autuação dos menores e o fechamento do clube ocorreram na primeira parada da operação, que encerrou uma festa na localidade Tabuleiro, onde também não havia autorização para o evento.

"A população de Parnaíba teve uma noite tranquila depois de muito tempo", concluiu o delegado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Presos são flagrados escondidos em forro na penitenciária de Parnaíba

Fotos: Portal Costa Norte

Na tarde desta sexta-feira (21) dois detentos foram flagrados escondidos no forro da Penitenciária Mista de Parnaíba. Os dois se preparavam para fugir pelo telhado da unidade.

Segundo a direção do presídio a Polícia percebeu uma movimentação suspeita e alertou aos agentes  que interceptaram a dupla por volta das 14h.

Os detentos foram identificados como Bryan de Araújo Veras (preso por roubo) e Alexandro Alves do Carmo. Segundo os agentes penitenciários, este último é natural de Teresina e é acusado de ter participado de um homicídio dentro da unidade prisional há cerca de sete anos. 

Com os bandidos foram apreendidos armas confeccionadas artesanalmente e duas cordas de lençóis provavelmente para serem usadas pelos presos para deixar o local.

Os funcionários tiveram que destelhar parte do local para achar os presos.


Com informações de BlogdoPessoa

Presidente da ZPE em Parnaíba alerta: 'é preciso desmistificar a exportação no país'

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é uma oportunidade investimento e de desenvolvimento econômico no Piauí, que fica em Parnaíba, no litoral piauiense. Esse espaço é dedicado a instalação de indústrias.  O presidente da ZPE em Parnaíba, Paulo Cardoso, em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta terça-feira (18), disse que a zona veio para desmistificar a questão da exportação no Estado. 

Cardoso destaca que a ZPE é um empreendimento que trará grandes negócios ao Estado, além da geração de renda e empregos. O local permite a instalação de 100 indústrias. No próximo ano, em Parnaíba, ocorrerá a XI União Nacional das ZPE's. 

Para Cardoso, o tema "exportação" ainda é considerado um tabu no Brasil. "A ZPE vem com essa oportunidade de desmistificar isso e a aproximar o tema do pequeno, médio e grande empreendedor, daquele empreendedor que tem um produto regional, piauiense, e que tem interesse de ver o seu produto sendo consumido lá fora, no exterior, e que nunca teve a oportunidade desse negócio. Então, a ZPE traz uma infraestrutura física, lógica e de apoio", comentou o presidente.


Presidente da ZPE em Parnaíba, Paulo Cardoso (Fotos: Roberta Aline)

Questionado sobre a pequena quantidade de indústrias instaladas, apenas duas, Cardoso esclareceu que "depende muito do empresário". 

"O Governo do Estado tem apoiado com a infraestrutura, mas acontece, de fato, é que o  empresário precisa despertar a vocação que o Piauí, que a região tem, na sua natureza.  Nós estamos diante de um Estado que produz muitos alimentos naturais e orgânicos, estamos próximos de canais irrigados, que é muito apreciado pelo comercio exterior, temos o mel, a castanha.  Podemos processar e exportar através da ZPE", disse Cardoso.

Sobre os benefícios, além da infraestrutura de apoio logístico, e o canal de negociação dos empresários aqui instalados e no exterior, Cardoso destaca ainda a isenção tributária. 

"A ZPE de Parnaíba está funcionando, duas indústrias já estão instaladas, e temos autorização para o funcionamento desde o ano passado. De fato, o país, nesse momento, a economia precisa alavancar a sua economia. Nós vimos com essa ZPE uma possibilidade de investimento", disse Cardoso. 


 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

 

Presos fogem da Central de Flagrantes de Parnaíba; 2ª fuga em uma semana



A fuga de presos mais uma vez foi registra na Central de Flagrantes de Parnaíba, a 338 km de Teresina. Após seis dias da primeira fuga somente em abril deste ano, cinco presos chegaram a fugir da local na madrugada de ontem (16). Desses, dois foram recapturados e três permanecem foragidos.  Eles serraram as grandes das celas em que estavam alojados. 

Os foragidos foram identificados como Antônio Welisson Aguiar, Antônio Helio Rodrigues e Marcos França Oliveira. Os recapturados foram Francisco Lima dos Santos, conhecido como "Chiquinho do Sofá", e Manoel de Jesus Medeiros. Essa é a terceira vez que Francisco Lima tenta fugir da Central. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta segunda (17), o delegado de Parnaíba, Eduardo Ferreira, disse que a superlotação no local devido a presença de presos, que deveriam estar em uma penitenciária,  facilita a fuga. 

"É normal, natural que o preso queira fugir. o local onde eles estavam não é adequado, aqui na Central de Flagrantes; eles deveriam já estar na penitenciária, mas infelizmente aconteceu e nós estamos tomando todas as previdências para recapturar todos os presos", disse o delegado. 

Eduardo também ressaltou que um  público diversificado é atendido diariamente pela  Central de Flagrantes.

"Nós atendemos um público diferenciado. nós temos que atender a Polícia Militar, as testemunhas, os acusados, os advogados, a família do preso. então, é quase impossível dentro de uma Central de Flagrantes - com esse atendimento a todos - ainda assim evitar as fugas", acrescentou o delegado.

Atualmente, a Central de Flagrante disponibiliza 17 vagas para detentos, mas abriga 30 presos. A superlotação já chegou a atingir 75 detentos. 


Central de Flagrante de Parnaíba (Foto: Jornal de Panaíba)

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

DPE realiza 5ª Força-Tarefa Defensorial na Penitenciária de Parnaíba

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) iniciou a quinta etapa do Projeto Força-Tarefa Defensorial com atendimentos na Penitenciária Mista de Parnaíba. Oito defensores públicos estão envolvidos na ação que encontra-se em fase de análise dos processos.

O desenvolvimento da Força-Tarefa Defensorial nas penitenciárias do Piauí é feito pela Defensoria Pública, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A interiorização da ação foi acertada em reunião no dia 24 do mês de março, da qual participaram a defensora pública geral, Hildeth Evangelista; o subdefensor público geral e coordenador da Força-Tarefa, Erisvaldo Marques; o secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira; e a chefe de Gabinete da DPE-PI, Patrícia Monte.

Erisvaldo Marques explica como se dará o atendimento. “Estamos atualmente na fase de análise dos processos de todas as pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Mista de Parnaíba e que são assistidas pela Defensoria, que deve ser concluída até o fim deste mês. Em seguida, do dia 03 ao dia 05 de maio será feito o atendimento presencial que consiste no contato direto do defensor público com o preso, para que este seja informado sobre a sua real situação e as providências que foram ou poderão ser tomadas por parte da Defensoria Pública”, informa o subdefensor público geral e coordenador da Força-Tarefa.

A Força-Tarefa Defensorial  prevê o atendimento global de um determinado presídio, objetivando dar agilidade ao andamento processual, sem prejuízo aos atendimentos normalmente realizados pela DPE-PI nos demais presídios do Estado. A ação já foi desenvolvida na Casa de Custódia de Teresina, Casa de Detenção Provisória de Altos e nas penitenciárias Feminina e Irmão Guido. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de interiorização, devendo ser levado, após Parnaíba, para outras unidades prisionais do interior do Piauí.

Participam desta etapa do atendimento, os defensores públicos Erisvaldo Marques, Sílvio César Queiroz, Arilson  Malaquias, João Batista Viana, Manoel Mesquita, Robert Júnior, Leonardo Fonseca e Gervásio Pimentel.

Fonte: Ccom
cidades@cidadeverde.com

Lei municipal proíbe corte de água e energia em Parnaíba

A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou o projeto de Lei nº 4.187/2017, que dispõe sobre a proibição do corte no fornecimento de água e energia elétrica, aos consumidores em geral, por motivo de atraso no pagamento das contas no município de Parnaíba. O projeto de autoria do vereador André Neves (PDT) segue agora para sanção do prefeito Mão Santa.

Com isso, ficará proibido o corte no fornecimento de água e energia elétrica - por parte das concessionárias responsáveis pelo serviço - em finais de semana, feriados em que não haja expediente bancário, bem como na véspera dos referidos dias. A inobservância da lei acarretará ao infrator multa de 100 Unidades Fiscais do Município de Parnaíba.

O projeto de lei determina ainda que a aplicação da multa ficará sob responsabilidade do Procon Municipal, Ministério Público ou outra instância de defesa do consumidor. “Fomos procurados por consumidores que tiveram o serviço cortado em finais de semana, feriados e até em dias normais após o horário de funcionamento de bancos e/ou loterias. Isso impossibilita o pagamento das contas para que o fornecimento possa ser restabelecido”, explicou André Neves.

A expectativa agora, segundo o autor do projeto, é evitar que consumidores sejam prejudicados com o corte de serviços considerados essenciais, em horários indevidos. “Antes as concessionárias enviavam às casas dos clientes primeiro um aviso em cobrança aos valores devidos, para só depois efetuar o corte. Hoje muitas vezes nem isso fazem mais”, argumentou o vereador.

Fonte: Ascom

Parnaíba inicia legalização da profissão de mototaxistas

O prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa, junto com o secretário de transporte e trânsito, Mauricio Machado esteve reunido, nessa segunda-feira (10), no auditório da Prefeitura de Parnaíba, para fazer a entrega simbólica dos alvarás de funcionamento de 131 mototaxistas que foram legalizados através do Decreto 028/2017.

 Na ocasião foi feita a entrega simbólica do alvará e do colete nº 001, ao primeiro mototaxista, Raimundo Nonato Frota, que reuniu todos os pré-requisitos para exercer com segurança a profissão.

A secretaria de Transporte e Trânsito, disponibilizou 700 vagas que deverão ser preenchidas pelos mototaxistas vinculados ao sindicato, habilitados, que participem de treinamentos de reciclagem e estejam aptos a prestar  serviço à população de Parnaíba.

Todos os 131 mototaxistas cadastrados deverão fazer a retirada de seus alvarás e coletes, na secretaria de Transportes de Parnaíba.

Fonte: Ascom

Eletrobras Piauí fará recadastramento de clientes em Parnaíba

Para conhecer melhor os consumidores de energia elétrica do Estado, a Eletrobras Distribuição Piauí realiza, desde setembro de 2016, o recadastramento de clientes. Nesta semana, os recadastradores seguem visitando consumidores de Parnaíba para atualizar dados como endereço, nome, telefone, email, e outras informações pessoais. Nesse Município, a previsão é visitar 61.126 clientes até dezembro de 2017. 

O gestor do projeto Márcio Rubens, explica que, dentre os objetivos do recadastramento, estão a melhoria da qualidade dos serviços em relação à eficiência na leitura, entrega das faturas e na agilidade em atender as solicitações de serviços e ocorrências. “Todas as informações coletadas irão auxiliar na elaboração da expansão e modernização da malha energética. Além dos benefícios técnicos, o recadastramento proporcionará para a Distribuidora a identificação daqueles consumidores que têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica e ainda não o recebem por desconhecimento”. 

Em caso de imóveis fechados, o recadastrador deixa um formulário para ser preenchido pelo consumidor e entregue em uma das agências de atendimento da Distribuidora ou enviado, por whatsapp, para o número (86) 9 8142 0593. 

Até o fim de março, foram visitadas 139.407 unidades consumidoras dos 1,3 milhão de clientes da Eletrobras Piauí. Atualmente, os recadastradores estão atuando na capital e nos Municípios de Oeiras, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Altos, Alto Longá, Barras, Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Pedro II, Piracuruca, Parnaíba, Luiz Correia, Picos e Fronteiras.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Câmeras de segurança flagram suspeito de matar taxista no litoral

Policiais civis e militares de Parnaíba fazem buscas pelos suspeitos de assassinarem o taxista identificado como José Benevaldo da Silva, 72 anos, na tarde de ontem (05), em Parnaíba. Câmeras de segurança flagraram o momento em que um dos suspeitos desce do táxi e sai caminhando tranquilamente pela avenida São Sebastião, principal via da cidade de Parnaíba, no litoral piauiense. Ele aparece de camisa verde e bermuda.

O comandante da Polícia Militar de Parnaíba, coronel Adriano de Lucena, conta que ainda não há informações sobre a motivação do crime. 

"Não há confirmação sobre a causa. Se foi um homicídio ou um latrocínio (roubo seguido de morte). Temos a identificação do suspeito que aparece no vídeo de camisa verde, mas não podemos repassar mais detalhes para não atrapalhar a investigação. Estamos em diligência desde ontem", explica o comandante. 

José Benevaldo foi atingido com pelo menos 15 facadas e teve morte imediata. A faca usada no crime estava no táxi e foi apreendida. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Taxista é brutalmente assassinado a facadas no litoral piauiense

O taxista identificado como José Benevaldo da Silva, 72 anos, foi assassinado dentro do próprio veículo na avenida São Sebastião, principal via da cidade de Parnaíba, no litoral piauiense. A vítima fazia ponto na Praça da Graça, quando os dois suspeitos, fingindo serem passageiros, pegaram o táxi e seguiram viagem por cerca de 4 km. Momentos depois, anunciaram o assalto e desferiram várias facadas no aposentado. 

O crime ocorreu na tarde de quarta-feira (05), em frente a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A informação é que a vítima havia acabado de sacar dinheiro em uma agência bancária. Antes de embarcar com a vítima, os suspeitos teriam tentado pegar outro táxi, mas o motorista teria dispensado a corrida. 

Após o crime, os bandidos abandonaram o veículo. Uma pessoa que passava pela avenida viu o corpo ensaguentado e acionou a Polícia Militar.

José Benevaldo foi atingido com pelo menos 15 facadas e teve morte imediata. A arma usada no homicídio estava no táxi e foi apreendida. Câmeras de segurança devem auxiliar a Polícia Civil na identificação dos suspeitos.  


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)

Posts anteriores