Cidadeverde.com

Dia do Piauí tem Desfile Cívico e Missa em Ação de Graças em Parnaíba

No Dia do Piauí, o governador Wellington Dias participou de solenidades em alusão à data, que marca os 196 anos de adesão do estado à Independência do Brasil. Logo cedo, o chefe do executivo estadual, participou da solenidade Cívico Militar em homenagem aos heróis do 19 de outubro de 1822, em Parnaíba. Em seguida, a comitiva celebrou o Te Deum Laudamus de Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

“Hoje celebramos a Deus, homenageamos pessoas e fazemos aqui esse momento cívico para também lembrar os heróis do passado. Aproveito para deixar meu abraço a cada piauiense que faz esse estado ser assim, enorme e grandioso em todos os sentidos”, disse o governador. 

Para o Coronel Lindomar Castilho, que participou da solenidade cívica, é uma grande alegria participar das festividades. “A adesão representa a luta de várias pessoas do nosso estado que contribuiu para a independência do Brasil. Reverenciar essa história é lembrar de homens e mulheres que não se curvaram às arbitrariedades da época”, enfatizou.
 
Durante a missa, o Pe. Edimar Lima, em suas palavras, celebrou a data. “Peço hoje, no Dia do Piauí, que Deus abençoe nosso estado e que ele continue crescendo. Que nossos representantes tenham sabedoria para governá-lo. Com fé e alegria certamente nós podemos fazer muito mais. Nesse dia também louvamos a Deus e agradecemos por todas as graças alcançadas. Tenho orgulho de dizer que sou do Piauí”.

A deputada federal e secretária de Educação, Rejane Dias, aproveitou para reforçar todos os ganhos que o Piauí teve nos últimos anos e todo trabalho que ainda será realizado. “Agradecemos a Deus pela oportunidade de fazer parte do desenvolvimento do nosso estado. Deixo minha mensagem de esperança e otimismo a todos meus conterrâneos, e que possamos ser agraciados por Deus na nossa jornada pelo bem do Piauí”, conclui.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Sebrae promove palestra sobre empreendedorismo para estudantes da UFPI

Na próxima segunda-feira (22) acontecerá em Parnaíba uma palestra sobre Empreendedorismo para alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí, UFPI. A palestra será ministrada por Ricardo Leão, analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

“Fomos procurados por professores da UFPI que vêem no Sebrae uma instituição de vanguarda no que se refere a despertar e motivar o empreendedorismo jovem. Esses professores querem incentivar os universitários a pensarem e irem além da academia, buscando oportunidades no mercado local”, ressalta a gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro.

Ainda segundo Isabela, um dos setores com mais potencial na região norte do Estado é a piscicultura e o Sebrae tem realizado trabalhos no sentido de alavancar esse segmento. “Fizemos um estudo em 2016, no qual detectamos a relevância dessa cadeia produtiva para a economia do litoral. Quando incentivamos os jovens a investirem nesse segmento, estamos dando a nossa contribuição para que novos negócios se constituam e mais emprego e renda sejam gerados na região”, acrescenta.

O litoral piauiense tem condições favoráveis para a produção de pescado, devido à abundância hídrica de seus rios e lagoas, à temperatura adequada da água e do solo argiloso, que permitem o desenvolvimento dessa cultura tanto em tanques escavados como em tanques rede. A produção de peixes nessa região é de cerca de mil toneladas por ano, incluindo espécies como tambaqui e tilápia.

O Sebrae atua diretamente junto a produtores dos municípios de Parnaíba, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Buriti dos Lopes e Luzilândia. Entre as ações realizadas estão capacitações e repasse de conhecimento técnico para garantir a competitividade e sustentabilidade das propriedades aquícolas.

Além da piscicultura, o estudo do Sebrae realizado em 2016, intitulado de Diagnóstico Qualificado do Território do Litoral, identificou outras cadeias produtivas e serviços relevantes para a economia daquela região, como é o caso da bovinocultura, agricultura, extrativismo vegetal e do turismo, que é bastante trabalho através da Rota das Emoções.

 

redacao@cidadeverde.com

Vídeo: homem é baleado na frente de crianças em assalto

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi atingido com um disparo de arma de fogo durante um assalto na cidade de Parnaíba, distante 338 quilômetros de Teresina.

O homem estava sentado na porta de casa, no bairro João XXIII, quando dois homens em uma motocicleta o abordaram. O caso aconteceu no fim da tarde dessa terça-feira (16).

O comandante da Polícia Militar de Parnaíba, tenente coronel Antônio Pacífico, informou ao Cidadeverde.com que o homem teria reagido ao assalto. “Os assaltantes estavam em uma motocicleta de cor preta. Chegaram pedindo o celular dele e atiraram”, conta o comandante. 

O caso aconteceu na frente de um idoso e de duas crianças, que correm , assustadas, após a ação.  

Ainda de acordo com o tenente coronel Pacífico, o homem atingido pelo disparo foi socorrido e passa bem. 

A Polícia Militar está em diligência para tentar capturar os suspeitos do crime. 


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com

MPPI obtém liminar que suspende processo seletivo para dentista em Parnaíba

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Piauí, por meio do Promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto, responsável pela 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, ingressou na última quarta-feira (10), com uma Ação Civil Pública contra o município de Parnaíba, por conta de irregularidades em dois editais, um para concurso e outro destinado a teste seletivo, lançados pela administração pública do município para o cargo de cirurgião dentista. O Sindicato dos Odontologistas do Piauí (SOEPI) encaminhou representação ao Ministério Público sobre a existência de irregularidades nos editais.  

O membro do Ministério Público do Piauí, após analisar os editais lançados pela gestão municipal, verificou que há anos a Prefeitura de Parnaíba procede com a contratação de profissionais da área de odontologia, em regime de seleção pública temporária, com duração de um ano, conforme os últimos editais de testes seletivos.

Em setembro, o representante do MPPI expediu recomendação ao prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, com a finalidade de orientar a correção do Edital nº 01/2018-SESA, que regulamentava o concurso público para cirurgião dentista. No teor da recomendação, o promotor de Justiça explicava que a Prefeitura de Parnaíba lançou outro edital para realização do Processo Seletivo Nº 01/2018-SESA, no qual ofereceu 19 vagas; enquanto no edital do concurso, a administração municipal ofertou apenas uma vaga.

Diante dos fatos narrados na Ação Civil Pública, a juíza da 4ª Vara da Comarca de Parnaíba deferiu a liminar suspendendo a realização do Teste Seletivo, até o final da apuração sobre eventuais irregularidades no certame e requisitou um levantamento sobre a existência de profissionais com vínculos precários na área da saúde municipal, especialmente cirurgiões dentistas.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Suspeito é flagrando transportando porta roubada em bicicleta

Foto: Portal do Catita

O suspeito identificado pela Polícia como Bruno Santos Pereira, de 19 anos, foi preso em flagrante enquanto transportava de bicicleta, uma porta roubada de uma construção em Parnaíba, município a 318 km de Teresina.

Ele foi abordado pela Polícia na madrugada deste sábado na BR 402 e acabou confessando o furto. A residência em construção fica no bairro Dirceu Arcoverde. 

Bruno foi encaminhado a Central de Flagrantes onde foi autuado por furto. A vítima denunciou ao delegado que o suspeito quebrou uma janela de vidro para ter acesso ao imóvel de onde foi extraída a porta.

Com informações de Portal do Catita
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Motoqueiro embriagado é preso em flagrante após bater em viatura

Um motoqueiro embriagado foi preso em flagrante após bater em uma viatura da Polícia Militar no bairro Primavera em Parnaíba, município a 218 km de Teresina. A viatura estacionou com sinal de alerta ligado (giroflex) e os faróis ligados para atender uma ocorrência de roubo quando um motoqueiro colidiu na traseira do veículo. 

O condutor, identificado pela Polícia como F.A.S., de 43 anos, que conduzia a moto foi submetido ao teste de alcoolemia que deu positivo (0.41 MG/L) e foi conduzido para a Central de Flagrantes.

Flávio foi autuado pela Lei Seca e sequer apresentou CNH ao se apresentar no cartório criminal. O delegado Rodrigo Mello, titular da delegacia arbitrou uma fiança de R$ 954 e o suspeito foi liberado.

Com informações de PortaldoCatita
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Suspeito é preso duas vezes no mesmo dia e tenta fugir de delegacia

O suspeito identificado como Kayo Henrique Campos de Sousa de 23 anos foi preso duas vezes no mesmo dia em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Pacífico pela manhã ele foi levado à delegacia por policiais e à tarde foi preso novamente por furto.

"Pela manhã uma vítima o identificou por receptação e foi feito um TCO. Não sabemos quais os procedimentos adotados na delegacia, mas a tarde ele foi preso novamente", relatou o coronel.

Kayo foi levado à Central de Flagrantes por estar com uma máquina de corte furtada há cerca de dois meses de uma loja. No depoimento, ele afirmou ter comprado a máquina por R$ 100. Após registrado o termo ele foi liberado.

Por volta das 16h30 ele foi preso por roubar quatro relógios e um aparelho celular. Segundo a Polícia ele entrou em uma loja se fazendo de cliente. Em seguida ele fingiu usar uma arma de fogo por baixo da blusa para praticar o assalto mas acabou preso por populares.

Ao ser levado para a Central de Flagrantes Kayo ainda tentou correr mas os policiais conseguiram prendê-lo novamente. Kayo foi autuado por roubo, furto e receptação.

Foto: Portal do Catita

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Colisão frontal deixa 5 feridos e um morto na BR-343 em Buriti dos Lopes

Foto: Portal Boca do Povo

A colisão entre dois veículos no final da tarde desta quinta-feira (11), na BR-343, deixou 5 pessoas feridas e uma morta. O acidente aconteceu no Km 38, nas proximidades do município de Buriti dos Lopes, quando um veículo modelo Ford Ka colidiu com uma caminhonete S-10.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ka tentava uma ultrapassagem em faixa contínua quando bateu de frente com a S-10, que ia no sentido Parnaíba-Buriti dos Lopes.

"Foram 5 feridos leves e uma passagareira saiu em estado grave para o hospital", disse a PRF de Parnaíba. A vítima, identificada como
Neide Furtado Melo da Cunha, foi levada ao Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, mas não resistiu aos ferimentos. 

Ainda de acordo com a PRF, a S-10 levava três pessoas. " O Ford Ka vinha fazendo uma ultrapassagem em faixa contínua, quando aconteceu a colisão", explicou.

O acidente aconteceu por volta das 17h. Motoristas que passavam pelo local ajudaram no socorro às vítimas.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Colisão entre motocicletas deixa três feridos em Parnaíba

Uma colisão envolvendo duas motocicletas deixou três pessoas feridas na manhã desta terça-feira (9), na estrada da Pedra do Sal, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba.

Um dos envolvidos no acidente ficou aparentemente inconsciente. Duas ambulâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) fizeram os primeiros socorros às vítimas, que foram levadas com fraturas e escoriações para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda).

Populares afirmam que o local é bastante perigoso, pois muitos condutores não respeitam o limite de velocidade e o trecho facilita as colisões. Uma das motocicletas foi retirada do local após o acidente.

*Com informações Blog do Pessoa

Jovem é assassinado a bala no João XXIII em Parnaíba

Um jovem de 24 anos, identificado por Nildemar Conceição Lima, conhecido por "Mazinho" que residia na Quadra 7 do Residencial Colina da Alvorada  foi morto por arma de fogo nesta noite de segunda-feira (08/10), por volta das 20h, na Rua G casa 970, Bairro XXIII, em Parnaíba. A reportagem entrou em contato com Copom - Centro de Operações Policiais Militares que confirmou o homicídio e que uma ambulância módulo avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local, mas o jovem baleado já estava sem vida.

Uma viatura da Força Tática do 2º BPM foi até o local para fazer o isolamento do corpo e da cena do crime enquanto aguardava a realização da Perícia Técnica Criminal e a retirada do corpo pelo IML (Instituto Médico Legal) para a realização da autopsia.

De acordo com as primeiras informações, a vítima teria sido atingida com cerca de 03 disparos. Entretanto, populares informaram ter ouvido seis estampidos. Informações de moradores é que a vítima foi surpreendida por rivais que efetuaram os disparos que lhe atingiram as costas e o tórax. Ele foi perseguido por dois homens que estavam em uma moto e o garupeiro fez os disparos. 

A Patrulha da Força Tática que atendeu a ocorrência era coordenada pelo sargento Fabriciane Rodrigues. Ao chegar no local, os militares encontraram em frente ao nº 970, o corpo do jovem. A polícia ainda não tinha informações concretas sobre o atirador, mas não descarta que a motivação tenha sido acerto de contas, já  que "Mazinho" era envolvido com drogas e tinha passagens pela polícia por furtos.

Segundo a mãe da vitima, o assassinato de seu filho já era esperado, pois ele já vinha sendo ameaçado e já tinha sido perseguido por rivais em outras oportunidades.

Fonte:  Jornal da Parnaíba/blogdopessoa

Posts anteriores