Cidadeverde.com

Projeto Escola Cidadã atenderá quatro mil pessoas em Piracuruca

A Comissão Organizadora do evento Escola Cidadã se reuniu nesta semana para definir o planejamento geral do evento, que irá iniciar no próximo dia 07 de fevereiro, nas escolas da rede municipal, a programação se estende por todo o mês.

O projeto Escola Cidadã se baseia em 4 eixos de ação: Emissão de RG e CPF, ações de saúde, como avaliação oftalmológica, odontológica e vacinal, além da emissão do cartão do SUS, irá oferecer corte de cabelo, será realizado a atualização do cadastro único e consultas sobre o Bolsa Família.

O Projeto tem previsão de atender cerca de 4 mil pessoas, entre alunos e pais piracuruquenses. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Piracuruca através de todas as Secretarias Municipais. O Projeto beneficiará seis escolas nas zonas urbana e rural. As escolas contempladas na zona urbana são CIEF, Monsenhor Benedito e Hermínio Conde. E na zona rural Doca Ribeiro( Fura Mão), José Cardoso de Brito( Angical) e Josias Gomes Fontenele( Jacareí de Baixo).

Fonte: Ascom

Em fase de conclusão, nova arena esportiva de Piracuruca recebe primeiro corte no gramado

Gradativamente o gramado da Arena Esportiva da Localidade Jacareí de Baixo, zona rural de Piracuruca, ganha forma e cor. Com finalização da parte do plantio e início de uma nova etapa no processo, foi realizado o primeiro corte da grama nesta terça-feira (30). Este é o primeiro procedimento, de uma série de medidas que serão executadas, visando elevar a qualidade do gramado, de modo a torná-lo apto para a prática do futebol.

Construído com recursos próprios da Prefeitura de Piracuruca, os serviços de infraestrutura da Arena Esportiva estão praticamente concluídos. O local faz parte do plano de ações da gestão municipal para a revitalização dos espaços esportivos. De acordo com o secretário municipal de Esportes, Luciano Sousa, o gramado alcançou altura suficiente e a fixação necessária no solo, e o primeiro corte é essencial para o entrelaçamento da grama.

“Após o plantio e tempo necessário de germinação, fizemos o primeiro corte para adensar a grama, ou seja, deixá-la mais forte. Além dos cuidados especiais com o corte, trabalhamos muito com prevenção, pois a grama precisa de cuidados diários. A manutenção é o segredo do sucesso para termos um gramado de qualidade”, explica o secretário.

Luciano Sousa destaca que após o primeiro corte da grama, o próximo passo será o de ajustar o nivelamento do gramado. Ele afirma que o clima ajuda, mas seguir as técnicas recomendadas de cada etapa do plantio é fundamental para obter os melhores resultados.

“Acompanhamos cada etapa do processo, dando a devida atenção a todos os procedimentos que serão adotados, para que a grama atinja seu potencial. Mais ou menos 20 dias após esse primeiro corte, devemos realizar o segundo corte para retirar as pontas da grama e nivelar o gramado. Em breve, os piracuruquenses vão dispor de mais uma arena para a prática esportiva. Modelo que deve ser copiado por outros municípios de nossa região," finaliza Luciano.

Fonte: Ascom

Piracuruca receberá prova de bikes do Cerapió 2018 nesta sexta-feira(26)

A cidade de Piracuruca , Norte do Piauí, faz parte do roteiro da prova de bikes do Cerapió 2018. A largada  na frente do SESC Piracuruca acontece nesta sexta-feira(26) a partir das 8h00min. Evento conta com apoio da Prefeitura de Piracuruca através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer-SMEL.

A cidade de Trairi (CE) parou para ver a largada promocional do 31º Rally Cerapió na noite desta terça-feira (23). Bikes, motos, carros 4x4, quadriciclos e UTVs passaram pela rampa oficial do evento, instalada no Centro de Informações Turísticas, e deram o start para o maior rally de regularidades das Américas. Nos próximos quatro dias, 391 competidores de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, irão cruzar cenários de belezas naturais dos estados do Ceará e Piauí.

Mesmo com pouco mais de três décadas de histórias, desafios e aventuras, muito ainda há o que se revelar no Cerapió. Em 2018, por exemplo, Tulio Malta trocou as motos pelo UTV. Mas, dessa vez, ele não terá um parceiro, e sim uma parceira: Luana Buscaroli. O mineiro e a paulista, integram a equipe TerraBela Racing e estão na prova com o intuito de conquistar um lugar no pódio.

"Nós viemos mesmo com o objetivo de vencer. Há muitos anos tinha vontade de participar do Cerapió e agora cheio a vez. Sempre ouvi amigos falarem muito bem da prova e espero que seja desafiadora e divertida", afirmou a piloto Luana, única mulher a competir nos UTVs.  
Tulio garantiu estar preparado para esse novo desafio. "Sou meio que um novato veterano nesse ano. É algo diferente e que estou pronto para encarar e repassar o que sei da prova para a Luana", arrematou o navegador.  

Para o diretor da prova Ehrlich Cordão a largada promocional superou todas as expectativas. " A largada foi uma festa! Um momento  de agradecer a comunidade de Trairi pela excelente receptividade, à toda nossa equipe da organização e aos competidores que sempre dão um show durante todo o rally". completa.

Nesta terça-feira, 24, os competidores de motos, carros, Utvs e Quadris partem de Trairi e os atletas de bike de Itapipopa, todos rumo a Sobral para primeira dia de disputa.

Programação Cerapió 2018 
24/01/2018 - 1º dia - quarta-feira
Trairi (CE) a Sobral (CE) - Carros, Motos, Quadris, UTVs
Itapipoca (CE) a Sobral (CE) - Bikes 

25/01/2018 - 2º dia - quinta-feira 
Sobral (CE) a Parnaíba (PI) - Carros, Motos, Quadris, UTVs
Barra Grande (PI) a Parnaíba (PI) - Bikes

26/01/2018 - 3º dia - sexta-feira 
Parnaíba (PI) a Piripiri (PI) - Carros, Motos, Quadris, UTVs 
Piracuruca (PI) a Piripiri (PI) - Bikes 

27/01/2018 - 4º dia - sábado 
Piripiri (PI) a Teresina (PI) - Carros, Motos, Quadris, UTVs 
Circuito Teresina (PI) - Bikes 
20h - Premiação - Teresina Shopping

Fonte: Ascom

Piracuruca está fora da área de risco para febre amarela

A cidade de Piracuruca, localizada a 196 da capital Teresina, não faz parte da área de risco da febre amarela. Diante dos últimos boletins com a notificação de casos de febre amarela no país, inclusive com óbitos já registrados em território nacional, a Secretaria de Estado da Saúde, emitiu Nota Técnica para os municípios acerca das ações de vigilância da doença, como medidas preventivas, além de intensificar a cobertura vacinal, especialmente nos municípios que fazem fronteira com o estado da Bahia.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Miriane Araújo, cerca de 57 municípios piauienses sugerem maior cuidado pelo fato se limitarem com estados que apresentaram notificação de casos da doença. “Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Caracol, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Julio Borges, Sebastião Barros são exemplos de municípios que fazem fronteira com a Bahia, estado que já registrou casos, portanto, devem intensificar suas ações na prevenção da doença”, explica.

Miriane Araújo diz ainda que, em 2017, o estado vacinou 27.314 pessoas o que representa uma cobertura média de 57,14% da faixa de indivíduos a serem vacinados, segundo orientação do Ministério da Saúde. Entretanto, ela alerta para que cada município precisa se manter vigilante quanto à cobertura vacinal. “A Nota Técnica sugere atenção para a análise da cobertura vacinal, mas também traz orientações para profissionais de saúde quanto às ações e procedimentos acerca dos cuidados para tratar do agravo”, afirma.

Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos registrados de febre amarela no país, seguem de forma sazonal, ocorrem principalmente nos meses de verão, sendo o espaço temporal analisado de 1º de julho a 30 de junho. Durante o período de monitoramento atual, que começou em julho de 2017 e vai até junho de 2018, foram confirmados 35 casos de febre amarela no país, sendo que 20 vieram a óbito, até 14 de janeiro deste ano. Ao todo, foram notificados 470 casos suspeitos, sendo que 145 permanecem em investigação e 290 foram descartados.

Fonte: Ascom

Solenidade que recorda Batalha da Lagoa do Jacaré será realizada em Piracuruca

O Governador do Estado Piauí, Wellington Dias, e  o prefeito de Piracuruca Raimundo Alves Filho  convidam a população de Piracuruca e de todo Piauí para solenidade que lembra a Batalha da Lagoa do Jacaré ocorrida em Piracuruca, no dia 22 de janeiro de 1823. 

A cerimônia de outorga da referida Medalha do Mérito Renascença acontecerá durante solenidade, a realizar-se no dia 22 de janeiro de 2018 (segunda-feira), às 10h, no Grêmio Recreativo Piracuruquense, por ocasião das comemorações alusivas ao 195º. Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Fonte:piracurucanews

 

Município de Piracuruca não faz parte da Sub-sede do TCE-PI em Parnaíba

Piracuruca não será atendida pela nova sub-sede do TCE-PI. E continuará subordinada à sede de Teresina. A primeira sub-sede do Tribunal de Contas do Piauí começará a funcionar no próximo dia 08, provisoriamente no Parnaíba Shopping, em Parnaíba. A Unidade atenderá Parnaíba e os municípios da região (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Cajueiro da Praia, Murici dos Portelas, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Joaquim Pires e Cocal dos Alves).

Assim, inicia-se a estratégia de interiorização do TCE-PI em polos regionais que objetiva facilitar o acesso de gestores e da população em geral aos serviços do Tribunal.  Outras duas novas sub-sedes serão implantadas, a próxima será em Picos (310 quilômetros ao sul de Teresina) e em seguida em Bom Jesus (619 quilômetros ao sul da capital).

As sub-sedes aproximarão o TCE-PI dos gestores e do cidadão em geral e ampliarão o alcance do trabalho de fiscalização e orientação, melhorando, portanto, a eficácia dos serviços.

Fonte: TCE-PI

Agespisa executa melhorias no abastecimento de água em Piracuruca

A Agespisa segue realizando melhorias no abastecimento de água do interior do estado. A cidade de Piracuruca, localizada a 210 quilômetros ao norte de Teresina, foi beneficiada com investimento de R$ 2,2 milhões, recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com contrapartida da Agespisa.
A cidade recebeu um novo reservatório de água, semienterrado e com capacidade para armazenar 500 mil litros e teve a rede de abastecimento ampliada em 18 mil metros. A empresa construiu ainda uma estação elevatória que vai solucionar a intermitência no abastecimento das áreas altas e bombear água para um reservatório de 800 mil litros. Com a obra, haverá um reforço na vazão e pressão da água na rede.

O bairro Guarani e comunidades vizinhas contam, agora, com um complemento no abastecimento após a instalação de uma tubulação de ferro fundido na travessia da Ponte Metálica. Para assegurar o bom funcionamento do sistema após o reforço na rede, a tubulação de 50 mm do bairro Guarani foi substituída por uma de 100 mm.

“A estação de tratamento da cidade está sendo totalmente recuperada e, com as melhorias realizadas nos floculadores, filtros e decantadores, a água distribuída à população vai ganhar ainda mais qualidade”, destaca o presidente interino da Agespisa, Genival Sales.

“Com investimento de recursos próprios, o escritório da empresa na cidade também teve toda sua estrutura reformada para melhor atender aos clientes”, completa o gestor.

Os benefícios também incluem a substituição de mais de 100 hidrômetros e execução de novas ligações de água. Ainda no primeiro semestre de 2018, o sistema de captação de água da cidade receberá duas novas bombas com vazão de 60 litros por segundo. Os equipamentos serão utilizados de forma alternada para prolongar o tempo de vida útil, evitando desgaste e problemas no abastecimento.

Fonte: Ccom

Piracuruca celebra chegada do Ano Novo com queima de fogos e show na Prainha

  • Piracuruca_virada_3.jpg Ascom
  • Piracuruca_virada_1.jpg Ascom
  • Piracuruca_virada_2.jpg Ascom
  • Piracuruca_virada.jpg Ascom
  • Piracuruca_virada_4.jpg Ascom

A chegada de 2018 foi celebrada, em Piracuruca, com show pirotécnico na orla do Rio Piracuruca na Prainha que teve duração de aproximadamente doze minutos. O espetáculo de pirotecnia aconteceu pontualmente à meia noite. Para garantir a festa da virada a Prefeitura utilizou muitos fogos de artifício. 
Cerca de 10 mil pessoas compareçam ao local para ver a queima de fogos. O show foi animado pelo piracuruquense Edu Carvalho( Edu Safadão) que surpreendeu o público presente na virada do ano.

Tradicionalmente, a Prefeitura de Piracuruca realiza a queima de fogos da virada do ano, destacando-se como a maior atração do réveillon da cidade Piauiense. A queima de fogos foi um requisito a mais que incrementou a beleza do evento.

O secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Piracuruca, Fernando César, fez uma avaliação positiva das ações da administração neste ano de 2017. “Chegamos ao final deste ano com índices de crescimento favoráveis à nossa administração, tanto na área social quanto na econômica. Piracuruca é um município bem avaliado por instituições de pesquisa que possuem credibilidade nacional, em todos os setores da administração, tendo como exemplo a educação, a saúde o esporte e o lazer. Por tudo isso, as perspectivas são de investimentos e crescimento ainda maiores em 2018”, declarou César.

Enfrentamos diversos desafios neste ano. A forte crise política e econômica que atingiu o Brasil, a queda na arrecadação que afetou todas as prefeituras no Brasil e o início do trabalho de minha reeleição à frente da prefeitura de Piracuruca. Mais a avaliação que faço neste final de ano mesmo com a forte crise conseguimos superar os desafios de manter os serviços públicos de alta qualidade que Piracuruca oferece aos seus cidadãos e posso afirmar que em vários setores no nosso governo houveram avanços importantes. É importante destacar que Piracuruca foi muito bem administrada nesses 13 anos em que fui o gestor e estamos dando continuidade a esse trabalho em benefício da cidade e do povo de Piracuruca. Também é preciso ressaltar a capacidade de trabalho dos nossos secretários e dos servidores da prefeitura que tem compromisso com esse governo e com o povo Piracuruquense, destaca Raimundo Alves Filho, prefeito de Piracuruca. Tenham todos um feliz ano novo.

Fonte: Ascom

Piracuruca recebe investimentos de mais de R$7,5 milhões em pavimentação asfáltica

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI), investiu cerca de R$ 80 milhões em obras de mobilidade urbana em todas as regiões do estado, somente no ano de 2017. São obras de pavimentação asfáltica e poliédrica de ruas, asfaltamento de rodovias, construção de pontes, aeroportos e equipamentos públicos que estão melhorando a qualidade de vida dos piauienses.

Só na capital, foram entregues mais de R$ 15 milhões em obras de mobilidade urbana e equipamentos públicos, como o complexo da Ponte do Meio, com passeio e praça, os postos de fiscalização da PM-PI, além do programa de pavimentação de ruas e bairros, que está levando asfalto e calçamento de qualidade a todas as regiões da cidade.

Já no interior, as obras de pavimentação beneficiaram mais de 20 municípios de Norte a Sul do estado, como Piracuruca e Floriano, que também receberam investimentos, que somados ultrapassam R$ 15 milhões.

O secretário Guilhermano Pires destacou que este foi um ano de plenas realizações. “2017 foi um ano de muito trabalho, planejamento e concretização de projetos. Conseguimos concluir várias e importantes obras, que estão melhorando a qualidade de vida da população. Em 2018, vamos avançar ainda mais na execução de obras de mobilidade urbana e infraestrutura, gerando emprego e renda para o povo do nosso Piauí”, afirmou o gestor.

PIRACURUCA: (130.000,00 m² de vias asfaltadas):

- Inauguração da pavimentação asfáltica de ruas do bairro Baixa da Ema, totalizando mais de 43 mil m² de vias pavimentadas. 
- Inauguração da pavimentação asfáltica de ruas do Bairro de Fátima, totalizando mais de 53 mil m² de vias pavimentadas.
- Obra em andamento: Implantação de mais de 33 mil m² de pavimentação asfáltica em ruas dos bairros Aquidaban, Três Lagoas, Guarani, Colibri, Esplanada e Centro.
Investimento de R$ 7.509.541,34 com recursos provenientes de operação de crédito numa parceria com a Prefeitura de Piracuruca.

Fonte: Ccom

Empresa paulista instalada em Piracuruca quer investir em Porto de Luís Correia

Representantes de duas empresas paulistas apresentaram nessa terça-feira (19), ao governador Wellington Dias, interesse na promoção de um estudo para implantação, manutenção e operação do Porto de Luís Correia. A empresa se propõe a investir R$ 690 mil para levantar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto para torná-lo o primeiro porto brasileiro especializado em transporte de gado-vivo.

“É a primeira proposta lógica para a região. Nas anteriores tínhamos propostas que concorriam com outros portos, com a desvantagem de termos um calado mais baixo. O que vimos aqui é real”, avaliou o governador Wellington Dias.

Os estudos devem se estender por 4 meses e ficarão a cargo da DTA Engenharia (especializada em engenharia portuária e ambiental) e a CNAGA (especialista em gestão/operação de portos). O presidente da DTA, João Acácio Gomes, explicou que o transporte de bovinos vivo é uma tendência mundial, capaz de agregar mais valor ao produto do exportador. Países islâmicos são os principais compradores.

“Lá o gado tem um valor diferenciado pela forma de processar e matar. Isso agrega 40% em cima do calor que a gente vende aqui. A câmara árabe em São Paulo vai comprar cinco milhões de cabeças de gado em 2018. É uma oportunidade singular para aproveitar o porto de Luís Correia”, explicou o empresário que também é engenheiro.

Com o porto, os empresários apostam que o Piauí se tornaria referência para os pecuaristas na exportação de carne atraindo demanda de vários estados brasileiros. A estrutura permitiria também atracar navios roll-on/roll-off, que transportam veículos e outras mercadorias.

“A proposta de estudo será apresentada ao Conselho Gestor de PPP’s. Se aprovada, a iniciativa privada inicia os investimentos e em 4 meses teremos pronto o estudo de Viabilidade Técnico-Econômico-Financeiro e Ambiental e depois disso teremos uma proposta factível para licitação”, esclareceu Viviane Moura, superintendente da Suparc.

Fonte: Ascom

Posts anteriores