Cidadeverde.com

Piracuruca: área externa da Unidade de Saúde do Bairro Três Lagoas recebe limpeza

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou, nesta terça-feira (7), a limpeza do pátio e do entorno da Unidade Básica de Saúde do Bairro Três Lagoas. O prefeito Raimundo Alves Filho acompanhou o início dos trabalhos.

Uma equipe de cinco trabalhadores está atuando na limpeza do Centro de Saúde. O secretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Filho, explica que esse é um trabalho contínuo.

“Os centros de saúde precisam de uma atenção especial quanto à limpeza, assim como os demais órgãos públicos. Essa manutenção é constante e cumpre uma sistemática elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente”, comenta Manoel Filho.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Irreverência e alegria marcam o terceiro dia do carnaval

  • DSC_1032.jpg Divulgação
  • DSC_0894.jpg Divulgação
  • DSC_0892.jpg Divulgação
  • DSC_0884.jpg Divulgação
  • DSC_0856.jpg Divulgação
  • DSC_0818.jpg Divulgação
  • DSC_0816.jpg Divulgação
  • DSC_0755.jpg Divulgação
  • DSC_0739.jpg Divulgação
  • DSC_0707.jpg Divulgação
  • DSC_0670.jpg Divulgação
  • DSC_0649.jpg Divulgação

Milhares de foliões agitaram a terceira noite do Pirafolia 2017, nesse domingo (26), em Piracuruca. Seja durante os desfiles dos Blocos de Rua ou com as atrações musicais no Complexo Turístico Prainha, o evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem atraído uma multidão neste carnaval.  
 
Marcado principalmente pela presença de famílias e crianças, a felicidade estampada em cada sorriso dos foliões dá a tônica da festa. Os Blocos de Rua ditam o ritmo com uma série de sucessos, atraindo um público diversificado, que dançam e brincam no circuito, em mais um dia de alegria.
 
“Nosso carnaval é sucesso, pois apresenta uma festa da diversidade, contemplando os diversos públicos, das mais variadas idades. Durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais tem contagiado o público, que, respondendo à  altura, está abrilhantando ainda mais nossa festa”, enfatiza o secretário de Cultura de Piracuruca, Fernando César.
 
Irreverentes, moradores e turistas fantasiados formavam o arrastão mais plural e divertido do Pirafolia, contagiando a multidão de foliões. A noite seguia com muita animação, marcando a festa, onde os foliões receberam no palco do Complexo Turístico Prainha a atração Os Dragões, que, com muita empolgação e energia, levou o público ao delírio com grandes sucessos.
 
Para o prefeito Raimundo Alves Filho, é necessário manter o investimento nas festas de rua. “Essa movimentação linda em nossa cidade reforça que estávamos certos em investir no carnaval de rua. O sucesso do Pirafolia traz retorno para a cidade, pois trabalhamos firme com todas as equipes para que tivéssemos uma festa grandiosa e digna dos melhores carnavais, como o povo de Piracuruca sempre gostou e merece”, destaca.
 

redacao@cidadeverde.com

Prefeitura de Piracuruca realiza reunião com blocos de Carnaval

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou, na terça-feira (21), reunião preparatória com os líderes dos blocos de rua para a realização do Carnaval na cidade.

Durante o encontro, foram tratadas questões sobre a organização do Carnaval, bem como o esclarecimento de dúvidas a respeito, por exemplo, da utilização dos paredões e horários de disponibilização dos espaços públicos.

Os blocos, que neste ano contam com estimativa de 1.500 a 2.000 foliões inscritos, poderão circular das 17h até as 03h pelas vias da cidade.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Fernando César, as festas contarão com todo o apoio necessário para a alegria do folião. “Nós teremos um carnaval lindo, tranquilo, com o apoio dos órgãos de Segurança, como a Polícia Militar e a Ditran, e da Secretaria de Saúde, fornecendo todo o amparo aos cidadãos”, diz Fernando. 

Para o carnavalesco Ítalo Amaral, a reunião traduz a preocupação da gestão com os preparativos. “Foi uma reunião excelente, estou maravilhado com a organização da Prefeitura de Piracuruca. Para mim, será um carnaval maravilhoso, pois está sendo muito bem organizado”, afirma o carnavalesco.

Os 17 blocos que participam do carnaval 2017 de Piracuruca são: Os Humildes, Que Pirados, Trapos e Farrapos, Os Inocentes, Vale toda forma de amor, Luxúria, American Pie, Lobo Solitário, Tamo Junto, Pedala + não cai, Pirarucu de bigode, Empurra o burro, Bartira, Os caça-cachaça, A Firma, Tome uísque e Só nós.

O secretário de Cultura destaca, ainda, que o Corso será realizado no dia 24 de fevereiro, com concentração a partir das 17h, no Calçadão da Esplanada. 

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Acidente com kombi deixa seis feridos e uma pessoa morta

Um acidente na zona Urbana de Piracuruca, Norte do Piauí, resultou na morte de uma pessoa e deixou outras seis feridas. O motorista de um veículo modelo Kombi, com placa de Minas Gerais e que transportava sete pessoas, capotou na Avenida Anderson Ferreira, próximo ao posto São Francisco, na cidade de Piracuruca. 

De acordo com testemunhas, a Kombi trafegava no sentido Conjunto Expedito Resende e estava em alta velocidade. Com a pista molhada, o veículo teria tentado desviar de uma motocicleta e subiu o meio fio, derrubando três árvores antes de capotar. 

Os ocupantes eram vendedores do estado de Minas Gerais e estavam hospedados em um hotel no centro da cidade. 

Uma mulher morreu e outras 6 pessoas foram socorridas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levadas as Hospital Regional Chagas Rodrigues. 


Com informações do PortalR10
redacao@cidadeverde.com

Idosos de Piracuruca ganham baile de Carnaval

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), realizou o 1º Grito de Carnaval da Casa do Idoso de Piracuruca. A festa aconteceu nesse sábado (18) e foi animada pelo Grupo Cultural Xandanga com as tradicionais marchinhas de carnaval.

Júnior Magalhães, assessor técnico da Semtcas, ressalta que o evento é importante para envolver os idosos nas festividades de carnaval realizadas no município. “A autoestima dos idosos é nossa prioridade, por isso promovemos essa festa. As demais atividades da Casa acontecem todos os sábados e os idosos participam assiduamente. Até o final desse semestre iremos implantar novos projetos para os nossos idosos", afirma.

Maria da Paz Mendes, gestora da Semtcas, ressalta que os idosos de Piracuruca aprovaram a realização do 1º Grito de Carnaval. “É uma satisfação promover essa festa para que os nossos idosos também participem das comemorações alusivas ao carnaval. Tivemos as tradicionais marchinhas e também um pouco de forró, que é o ritmo preferido dos nossos idosos”, pontua.

Um grupo de idosos dos municípios de Brasileira e de Piripiri também prestigiou a festa. De acordo com a Semtcas, no sábado de carnaval o bloco da Casa do Idoso também irá se apresentar no corredor da folia, na Avenida Senador Gervásio de Oliveira.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura inicia ornamentação do Carnaval de Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou, nessa segunda-feira (13), a ornamentação das ruas do corredor da folia para o Carnaval, que inicia na Praça Dr. José de Brito Magalhães, no Centro da cidade, e segue até o Complexo Turístico Prainha pela Rua Senador Gervásio.

O secretário municipal de Cultura, Fernando César, explica que, além do corredor da folia, outros três pontos ganharão ornamentação para a Folia de Momo, que são as Praças da Usina e Dr. José de Brito Magalhães e o Complexo Turístico Prainha. A ornamentação de todos os pontos deve ser concluída até este sábado (18).

“Estamos organizando essa ornamentação no período da noite para não atrapalhar o trânsito dessas vias. Acreditamos que até sábado (18) tudo será concluído e a cidade estará preparada com uma semana de antecedência para o Carnaval”, comenta Fernando César.

O Carnaval de Piracuruca tem início no dia 24 de fevereiro, com a realização do tradicional Corso, a partir das 17h. Entre sábado (25) e terça (28), a programação da festa de Momo tem início a partir das 18h, com a realização de desfile de blocos de ruas, onde serão ofertadas premiações para os foliões em diversas categorias.

Confira a programação de atrações do Carnaval:

Dia 24 – Sexta-feira

CIA do Pagode

Dia 25 – Sábado

Claudia Lemos

Dia 26 – Domingo

Os Dragões

Dia 27 – Segunda-feira

Edu Safadão

Dia 28 – Terça-feira

Banachica 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Prefeitura de Piracuruca abre edital para leilão público

Está aberto o edital de leilão público nº 001/2017, realizado pela Comissão Permanente de Licitação de Piracuruca. Os bens consideráveis inservíveis ou de recuperação antieconômica poderão ser arrematados pelo melhor e maior lance oferecido.

O leilão Público será realizado no dia 18 de fevereiro, às 08h30, na garagem da sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Manoel Divino-PI, s/n, bairro de Fátima.

Compõem o lote de bens a serem leiloados veículos em situação de sucata: caçamba, Fiat Mile, Iveco, trator, L200 e celta. Também serão leiloados materiais como canos, carcaça de motor, carcaça de ar-condicionado, mesas, cadeiras, portas, armários de aço, peças de palco e outros materiais em desuso. 

De acordo com o edital, os bens poderão ser visitados e vistoriados na garagem da sede da Secretaria Municipal de Educação de Piracuruca, localizada na Avenida Manoel Divino-PI, s/n. Bairro de Fátima, das 07h às 12h. Será permitida, exclusivamente, a avaliação visual dos lotes. Não será permitido quaisquer outros procedimentos como a retirada de peças, manuseios ou experimentações.

Poderá participar do leilão qualquer pessoa física ou jurídica, portadora de documento de identidade RG, CNPF ou CNPJ. Os servidores da Prefeitura de Piracuruca não podem participar do leilão.

Os interessados podem obter o edital na Sala da Comissão Permanente de Licitações, localizada na sede da Procuradoria Geral do Município, localizado na Rua Senador Gervásio, 598, das 07h às 13h, mediante apresentação de 1 CD ou pendrive. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (86) 3343-2759. 

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Espaço Jovem oferece serviços variados à população de Piracuruca

Com a diversificação de serviços para melhor atender à comunidade, a Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, tem ampliado as políticas sociais e de cidadania no município. No Espaço Jovem, a população dispõe de local para lazer, entretenimento e emissão de carteira de trabalho, RG e reservista.

Além de trabalhar com a emissão de documentos, o Espaço Jovem estimula o desenvolvimento de competências sociais e pessoais, estimulando atividades para atender aos gostos e interesses de crianças, jovens, adultos e idosos. O local oferta à população acesso à academia popular, biblioteca, entre outros serviços, de forma gratuita.

“Trabalhamos para oferecer acesso a direitos essenciais ao cidadão, a exemplo da emissão de documentos, que funciona de 7h30 às 13h30. Também temos disponível o Curso de Informática, convênio com a Secretaria de Educação, entre outros. Possuímos alguns instrumentos e nossa meta é reativar a Sala de Música”, destaca o secretário da Juventude, Pergentino Firmo.

Estimulando o conceito de vida saudável, o Espaço Jovem oferece, também, atividades gratuitas na academia de ginástica. Com a orientação de profissionais de educação física, os interessados em participar das aulas podem escolher entre os turnos manhã, tarde ou noite.

"Procuro sempre a minha saúde e o Espaço é um local muito bom. Os instrutores são ótimos, sabem ensinar e têm qualidade. Fazendo as atividades na academia, passei a ter mais disposição. Como esse mês é de eventos na cidade, tenho malhado bastante e estou satisfeita com os resultados", explica a aluna da academia, Neta Trindade.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Piracuruca amplia estratégias de combate ao Aedes aegypti

Dando continuidade às ações de enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Piracuruca reuniu profissionais, no auditório do Centro Médico do bairro Esplanada, para a ampliação da mobilização social e formatação de ações de vigilância epidemiológica – que acontecem durante todo o ano – relacionadas ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
Em 2016, dados do Ministério da Saúde apontam Piracuruca como um dos 53 municípios do Piauí que foram analisados pelo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) e apresentam índices satisfatórios no combate ao vetor. O mapeamento feito pelo LIRAa auxilia no direcionamento e intensificação das ações, pois apresenta a dimensão e a distribuição por tipo de criadouro, em diferentes regiões do município.
 
“Definindo ações para o controle de endemias, políticas sistemáticas de monitoramento, entre outras, temos avançado no controle e combate ao Aedes aegpity. O combate ao mosquito talvez seja um dos maiores desafios da saúde pública atualmente, por isso, não podemos descansar no trabalho de vigilância e, acima de tudo, de conscientização da população na participação deste processo”, enfatiza a secretária de Saúde de Piracuruca, Conceição Veras. 
 
Adriana Fontenele, uma das coordenadoras da ação, acrescenta que reuniões sistemáticas têm sido realizadas como parte do plano de enfrentamento contra o Aedes aegpity em Piracuruca. “Nos encontros, juntamente com a coordenadora de Atenção Básica, Franciele Castro, buscamos discutir e orientar os profissionais sobre as ações em curso, acompanhar o andamento das visitas domiciliares e a importância da capacitação de agentes”, destaca.
 
Com inspeções em micro áreas e na promoção de educação em saúde, a exemplo de palestras realizadas em escolas do município, as ações da Secretaria de Saúde de Piracuruca têm mobilizado enfermeiros, agentes comunitários de saúde,   agentes de endemias e demais secretarias de Piracuruca no combate aos focos do Aedes.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com
 

Prefeitura instala duas academias de saúde em Piracuruca

Com objetivo de estimular a população a cuidar mais da saúde, a Prefeitura de Piracuruca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou e colocou em funcionamento duas academias de saúde. O serviço, que conta com acompanhamento de profissionais de Educação Física, é gratuito e acessível a qualquer pessoa da comunidade.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, Conceição Veras, as academias estão funcionando nos bairros de Fátima e Três Lagoas desde o início da nova gestão, dispondo do apoio de educadores físicos que dão instruções às pessoas na hora da atividade física.

A secretária informa que as academias têm dois espaços: o externo, onde as pessoas encontram os equipamentos mais voltados para a atividade física e o espaço interno onde fica o setor de alongamentos.

O prefeito Raimundo Alves Filho destaca que essa é mais uma ação da Prefeitura para promover a política de saúde preventiva junto aos munícipes. “É um serviço gratuito para a comunidade que chega, nesse primeiro momento, a dois bairros de nossa cidade. Estamos muito satisfeitos em ver a população presente e apoiando o nosso trabalho”, frisa.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores