Cidadeverde.com

São João do Piauí: quase 24% da população recebeu a 1ª dose da vacina da covid-19

O último Vacinômetro aponta que 23,96% da população de São João do Piauí foi imunizada com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Os dados são de 30 de maio e revelam ainda que a cobertura vacinal está acima do Piauí, que é de 18,07%, e do Brasil, de 21,3%.

"A cada remessa de vacina, há um grande envolvimento da equipe da Imunização da Saúde, para aplicação das vacinas, aos grupos prioritários do Plano Nacional e as orientações da Secretaria de Saúde. Esta semana, teremos vacinas para os professores, que vai aumentar a cobertura da primeira dose, trazendo tranquilidade e esperança para nossa população", comentou o prefeito Ednei Amorim.

Ao todo, foram 6.754 doses aplicadas(entre a primeira e segunda doses), para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos, população quilombola, deficientes, policiais, pessoas com comorbidades e puérperas.

Nesta semana, São João do Piauí deve receber as doses referentes aos professores da rede pública ou privada, que atuam no Ensino Básico: Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental, Profissionalizante e EJA, além do  grupo das comorbidades acima de 40 anos

Com informações- Ascom

Número de testes de Covid aumenta 500% em São João do Piauí

A Secretária de Saúde de São João do Piauí, Inaiara Coelho, informou, nesta quinta-feira (27), que o número de testagens para casos suspeitos de Covid-19 no município aumentou 500% no último mês. 

Os casos na cidade têm aumentado tanto que a prefeitura determinou a suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de maio de 2021 para conter a disseminação. Decreto também alterou o horário de funcionamento do comércio e manteve a realização de celebrações com capacidade reduzida nas Igrejas.  

O documento também determina toque de recolher das 21h às 5h da manhã, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade. 

A secretária Ianaiara  explica que  as medidas foram adotadas em decorrência de “aumento considerável” de pessoas com sintomas gripais procurando os centros de testagem do município. Em janeiro o município realizou 366 testes. Agora em maio, foram mais de 1600. 

“Em maio realizamos 1628 testes em pessoas com sintomas  gripais. Já chegamos a fazer 170 testagens em apenas um dia”, afirma.

O município realiza testes rápidos e PCR.

O boletim da Prefeitura de São João do Piauí informa que a cidade já confirmou 1.986 casos do novo coronavírus e 29 mortes pela Covid-19. 


Com informações do Jornal do Piauí
[email protected]

Covid: São João do Piauí suspende aulas e restringe comércio até dia 31 de maio

Foto: instagram/ednei.sj

Em novo decreto, a Prefeitura de São João do Piauí determinou a suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de maio de 2021 para evitar o aumento do número de casos de Covid-19 no município. O decreto também alterou o horário de funcionamento do comércio e manteve a realização de celebrações com capacidade reduzida nas Igrejas. O decreto é assinado pelo prefeito Ednei Modesto Amorim, com data de 24 de maio de 2021. 

O documento também propõe toque de recolher das 21h às 5h da manhã, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade. 

 VEJA DOCUMENTO COMPLETO

O boletim da Prefeitura de São João do Piauí informa que o município já confirmou 1.986 casos do novo coronavírus e 29 mortes pela Covid-19. Nas ultimas 24 horas, a cidade detectou três novos casos. 

Na semana passada, o prefeito usou as redes sociais para anunciar que um novo decreto seria publicado, após reunião com gestores municipais, empresários, vereadores, policiais militares e promotores.

O prefeito  Ednei Modesto citou que no dia 17 de maio o município chegou a notificar 42 novos casso, o que preocupou todas as autoridades.

“Nossa equipe de Vigilância Sanitária, juntamente com o Comando da PM, vai continuar a fazer o trabalho de fiscalização, para coibir os abusos, notificar e autuar quem descumprir o decreto. Não vamos baixar a guarda para proteger a população. E faço um apelo aos sanjoanenses: usem máscara e álcool em gel. O distanciamento é imprescindível. Fiquem em casa. A vida é o mais importante”, postou. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Prefeitura de São João do Piauí repudia agressão a profissional de comunicação

A Prefeitura Municipal de São João do Piauí repudia toda e qualquer forma de violência e agressão aos sanjoanenses. Neste momento, solidariza-se e presta toda assistência necessária ao fotógrafo Fábio Araújo, após sofrer ameaças do vereador Moacyr Rocha, durante atividade laboral na noite de 18 de maio, no bairro Parque de Exposição. 

A ameaça ocorreu durante fiscalização diária da Vigilância Sanitária para o cumprimento do decreto municipal que trata de medidas para enfrentamento da covid-19 e que restringe horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes em períodos noturnos. Para se ter ideia, somente neste mês de maio, foram mais de 200 abordagens feitas, como foi amplamente divulgado em imagens, nos portais locais e redes sociais. 

A fiscalização é feita para o fiel cumprimento à legislação vigente, estendida a todos, sem distinção de raça, cor, gênero, cargo exercido ou renda social. A lei vale para todos.

Numa dessas abordagens em um bar, após às 21h, portanto, em horário proibido, o fotógrafo Fábio Sousa, cumprindo seu dever de cobrir as atividades da equipe de Vigilância Sanitária, fora ameaçado pelo vereador Moacyr Rocha, por simplesmente exercer sua atividade laboral, numa tentativa de apagar as imagens colhidas. 

Para se resguardar e fazer valer seus direitos, Fabio Araújo registrou um Boletim de Ocorrência, no dia seguinte ao ocorrido, aguardando com muita tranquilidade e consciência limpa, o desfecho da ação.

Em nota, o vereador esclareceu os fatos. Confira:

O vereador Moacyr Carlos Rocha Neto, Presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vem a público esclarecer sobre os fatos veiculados na imprensa, nos dias 20 e 21 maio de 2021.

De forma inicial, cabe registrar que o vereador Moacyr Rocha tem plena consciência do momento delicado enfrentado por todos em razão da pandemia provocada pela proliferação do Novo Coronavírus (Covid 19), motivo pelo qual, obedece a todas regras sanitárias impostas pelas autoridades competentes, o que não podia ser diferente, já que é pessoa pública e que influencia os cidadãos do município de São João do Piauí. No tocante ao mencionado nas notícias veiculadas, cabe registrar que o nelas relatados não condiz com a realidade dos fatos.

Tal assertiva é feita considerando que o vereador Moacyr Rocha não estava em qualquer bar no momento em que uma equipe da Vigilância Sanitária do município de São João do Piauí estava realizando fiscalização e no momento em que o fotógrafo Fábio Araújo de Sousa tirou fotos suas, sem qualquer autorização.

Em relação ao relatado pelo Sr. Fábio Araújo de Sousa, no Boletim de Ocorrências por ele registrado, mais uma vez se está diante de uma distorção da verdade, haja vista que o vereador Moacyr Rocha não o ameaçou ou o agrediu fisicamente. Na realidade, o vereador Moacyr Rocha, ao observar que estava sendo fotografado, sem sua permissão, e, por conseguinte, tendo sua privacidade invadida, solicitou que as fotos fossem apagadas, ou teria que adotar as providências legais cabíveis, uma vez que, como já dito, não tinha dado qualquer tipo de autorização ao citado fotógrafo.

Destaca-se ainda que tudo o que foi praticado pelo Sr. Fábio Araújo de Sousa é fruto de perseguição política ao vereador Moacyr Rocha, com o intuito de macular sua imagem perante à sociedade são joanense.Por derradeiro, o vereador Moacyr Rocha reitera o seu compromisso com a população de São João do Piauí no sentido de continuar trabalhando em prol de melhorias para o município, mesmo diante das inúmeras perseguições políticas que vem sofrendo, porém sempre que tiver sua imagem desabonada adotará as providências legais que forem cabíveis e necessárias.

Com informações - Ascom

São João do Piauí mobiliza ações em defesa das crianças e adolescentes

O dia 18 de maio é marcado nacionalmente pelo Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em São João do Piauí, uma série de atividades marcam a data, onde informações, disseminação de conhecimento e divulgação dos serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania são intensificados junto à sociedade. 

Juliana Sena, secretária da pasta e primeira-dama do município, está à frente das atividades, juntamente com a equipe do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

As ações iniciaram hoje(18), com blitz educativa realizada na avenida Cândido Coelho e teve a participação do prefeito, Ednei Amorim. Também foram distribuídos adesivos, e nas ruas, carros de som com informações sobre a temática, na zona urbana e rural, programa de rádio e vídeos educativos nas redes sociais.

A secretária reafirmou o compromisso em atender as crianças e adolescentes, em qualquer situação de vulnerabilidade, também no que diz respeito à data de hoje, que é de combate ao abuso e violência sexual. "Nossa estrutura conta com equipes multidisciplinares destinadas a acompanhar e garantir seus direitos, com serviços de suporte com assistentes sociais, psicólogos e advogados". 

'É importante que as pessoas saibam que tipos de abusos a criança ou adolescente sofre, ficarem atentas se há mudança de comportamento, e, se for o caso, denunciar, daí a nossa preocupação em disseminar conhecimento, em divulgar as informações", afirma.

As atividades seguem até o dia 21 de maio.  

O que é violência sexual?
É uma violação pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes, seja pela força ou outras formas de coerção, ao envolver meninas ou meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A violência ou abuso pode ocorrer dentro ou fora de casa:
Ambiente intrafamiliar - relação de parentesco entre vítima e agressor 
Ambiente extrafamiliar - não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima

O que é abuso sexual?
Qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de estimulação à satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução.

O que é exploração sexual
Pode ser relacionada a redes criminosas mais complexas e podem envolver um aliciador, que lucra ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie, e ocorre principalmente de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
 
Denuncie 
Disque 100
Conselho Tutelar (89) 99467-7822
CRAS (89) 99440-0495
CREAS (89) 99451-8452

São João do Piauí: Ednei sanciona lei salarial dos agentes de saúde e endemias

O prefeito Ednei Amorim, de São João do Piauí,  sancionou lei que atualiza o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, fixado agora em R$1.550,00. A lei 466/2021 foi sancionada no dia 12 de maio e terá efeito referente ao mês de  janeiro de 2021.

Com isso, os Agentes, de acordo com o Nível ou Referência da tabela, podem ter salário base de até R$2.422,78. Ao todo, 42 agentes efetivos da Secretaria Municipal de Saúde serão contemplados.

O prefeito comentou da valorização e conquista da categoria, que pode contar com salário base como estabelecido pelo Governo Federal e lei municipal. "São profissionais que visitam as pessoas, de casa em casa, que conhecem a realidade e sabem da necessidade de saúde dos moradores de São João do Piauí. Certamente, é uma grande e merecida conquista".

O salário já será atualizado referente ao mês de maio. Os valores atualizados de janeiro, fevereiro, março e abril serão pagos vinculados ao mês vigente: o de maio virá com o referente a janeiro. O de junho, com fevereiro. O de julho, com março e o de agosto com abril.

João Bandeira
com informações Ascom

Ednei articula mais investimentos para São João do Piauí

O prefeito Ednei Amorim cumpre agenda administrativa em Teresina, tratando de projetos e ações para São João do Piauí. Em reuniões com gestores estaduais, o prefeito tratou sobre mobilidade urbana, reforma da rodoviária, melhoria na organização de trânsito e saúde. As reuniões estão sendo feitas nesta semana, com a presença do coordenador do Pró Piauí, Gil Carlos.

Em reunião na Secretaria de Transporte, com o secretário Hélio Isaías, a pauta foi a reforma da rodoviária, que "deve ter ordem de serviço autorizada pelo governador Wellington Dias na próxima visita a São João do Piauí. O governador e a deputada Rejane Dias têm nos apoiado e garantido mais investimentos para nossa cidade", afirmou o prefeito.

 No Departamento de Trânsito(DETRAN), com o diretor geral Garcias Junior, Ednei recebeu o projeto final do tráfego municipal, onde consta a implantação de semáforo em um trecho da avenida Cândido Coelho, além da sinalização horizontal e vertical de ruas e avenidas, e construção de ciclovias. 

Com o coordenador do Pró Piauí, Gil Carlos, o prefeito esteve na Secretaria de Saúde, com Florentino Neto. Na pauta, mais investimentos para a Maternidade Mãe Elisa, com equipamentos e reforma "para nos consolidarmos como uma referência regional", além de ter solicitado equipamentos para o Centro de Zoonoses e uma ambulância para o município.

Da Redação
[email protected]

São João do Piauí terá reabilitação para pacientes com sequelas da Covid

O prefeito Ednei Amorim recebeu o secretário Estadual para Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, oportunidade em que foi agendada a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER)para o  dia 31 de maio.

A unidade vai funcionar para atendimento aos pacientes com sequelas da Covid-19, com oferta, inicialmente, de fisioterapia respiratória. Posteriormente, serão atendidos os serviços para pessoas com deficiência auditiva e física.

Para o prefeito Ednei, "a unidade vai tornar São João do Piauí uma referência nos atendimentos de reabilitação para todo o território da Serra da Capivara, cuidando inicialmente do pacientes que tenham tido sequelas por conta da covid-19".

Mauro Eduardo reforçou a importância da parceria com o Prefeitura, quando será discutido um termo de Cooperação Técnica entre Estado e Município.

O CER é uma obra do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São João do Piauí e emenda parlamentar da deputada Rejane Dias, e que vai atender pacientes de todo o território da Serra da Capivara.

Participaram da visita, a secretária Municipal de Saúde, Ynaiara Coelho, a diretora do Cerimonial do Governo, Mara Beatriz Raulino, a gerente do CEIR, Raquel Brito, e a diretora do Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros, Vilma Batista.

João Bandeira
com informações- Ascom
 

Busca Ativa realiza 101 testes, com 25 positivos em São João do Piauí

Foto: Ascom

Em mais uma ação do programa Busca Ativa, a Secretaria Municipal de Saúde identificou 25 casos positivos de covid-19 em São João do Piauí. A ação foi realizada nesta manhã de sábado(8), no Centro Educacional Liberalina, quando foram feitos 101 testes rápidos.

 Dos positivos, três apresentaram IgM, ou seja, com vírus ativo e 22 em IgG, com pacientes que já tiveram a doença e atualmente estão com anticorpos.

 No Boletim Epidemiológico divulgado ontem(7), São João do Piauí apresentou dez novos casos de Covid-19. Ao todo, desde o início da pandemia, o município já notificou 1.567 casos, com 27 óbitos.

 A ação foi realizada em parceria com a 12ª Regional de Saúde.

 Dados atualizados pela Coordenação de Imunização neste sábado(8) revelam que foram aplicadas 5.517 doses de vacina contra a covid, para profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos de idade, deficientes, população quilombola e policiais. 

 Também seguem sendo vacinados os públicos prioritários contra a Influenza. Até o momento, foram vacinadas 1.250 pessoas, entre profissionais de saúde, crianças(entre 6 meses e menores de 6 anos), gestantes e puérperas.

 Para ser vacinado contra Influenza é necessário um intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a covid-19 e a Influenza.

Com informações- Ascom

Vigilância Sanitária fiscaliza comércios em São João do Piauí

Na manhã desta terça (27) a equipe da Vigilância Sanitária Municipal intensificou a fiscalização nos estabelecimentos comerciais para identificar se estão seguindo o protocolo de recomendações higiênicos sanitários contra o novo coronavírus.

A ação, que foi feita através de um check list, verificou se os locais possuíam lavatórios e álcool em gel para higienização das mãos, profissionais e clientes utilizando máscara, delimitação de espaçamento e controle do fluxo de pessoas.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Rita de Cassia Lavor, cerca de 95% dos estabelecimentos estão cumprindo as normas que são exigidas.

João Bandeira
com informações -Ascom

Posts anteriores