Cidadeverde.com

Wilson assina decreto criando comitê de proteção do rio Gurguéia

O governador Wilson Martins e o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semar), Dalton Macambira, assinaram neste sábado (22), às 8 horas, no auditório da Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus, decreto de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia. Em reunião na última terça-feira (18), os membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) aprovaram a indicação dos nomes dos membros que farão parte do comitê que tem como presidente o secretário do meio ambiente de Bom Jesus.


Para o governador, a criação deste segundo comitê possibilitará um melhor planejamento e uso da água no Estado. "A ideia é uma gestão compartilhada dos recursos hídricos do Estado, envolvendo toda a sociedade. A perspectiva também é que, apartir do comitê e das outras ações que o Governo vem desenvolvendo no setor, possamos tanto resolver os problemas relacionados à utlização da água, como preservar os manaciais e bacias", explica Wilson Martins.   

O comitê de bacia tem como finalidade reunir órgãos do poder público, sociedade civil e usuários de Água para planejar o uso dos recursos hídricos na área de abrangência da bacia. Formado em igual número por representantes governamentais e da sociedade, constitui-se de um verdadeiro parlamento das águas, onde os usuários de recursos hídricos, instituições de ensino e pesquisa, associações comunitárias, empresas operadoras de sistemas de saneamento, prefeituras e órgãos estaduais com atuação na área de recursos hídricos debatem e decidem sobre a melhor forma de resolver as dificuldades envolvendo o setor e também apontem os meios de preservação da bacia.

Segundo Dalton Macambira, “o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia faz parte de nossas ações em busca de melhorias na região do Semiárido, onde existe muito desperdício de água. O comitê é o espaço onde a sociedade, poder público e usuário de águas são consultados sobre toda e qualquer obra hídrica, seja na esfera estadual ou federal, envolvendo a bacia hidrográfica. Também é onde se debate e se propõe soluções para a preservação da bacia e também decidir sobre o uso das águas acumuladas nas barragens existentes no estado”.

O Estado do Piauí apresenta uma divisão hidrográfica em 12 bacias ou regiões hidrográficas que deverão ter comitês de bacias, cuja ordem de prioridade em sua criação e instalação depende do diagnóstico das condições hídricas, do nível de conflitos pelo uso da água e das demandas da sociedade civil, usuários e instituições públicas com atuação local. Este é o segundo comitê de bacia criado no Piauí. O primeiro foi o dos Rios Canindé-Piauí, no Semiárido do estado. Também está em processo de discussão, a criação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba.

Este é o segundo comitê de bacia criado no Piauí. O primeiro foi o dos Rios Canindé-Piauí, na região do Semiárido. Também está em processo de discussão, a criação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba.

Na programação da Semana da Água, o secretário Dalton Macambira e equipe técnica realizarão, na cidade de Oeiras, nesta sexta-feira (21), na Câmera Municipal, às 8h, reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí. No dia 23, na cidade de Gilbués, a Semar realizará, às 8h, no Núcleo de Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade), a solenidade de conclusão da segunda etapa do trabalho de recuperação de áreas degradadas.

Na oportunidade, a Semar e Fundação Agente prestaram uma justa homenagem ao professor Luiz Gonzaga Carneiro. “O professor Luiz foi um dos idealizadores deste projeto. Seu trabalho foi primordial para conquistarmos êxito no Nuperade. O auditório do núcleo receberá seu nome”, ressalta o secretário.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais