Cidadeverde.com

Dezenas de veículos fazem fila para abastecer em posto na BR-343 em Teresina

Vídeo enviado com exclusividade ao Cidadeverde.com

 

Atualizada às 13h01

Com a maior parte dos postos de combustíveis fechados neste domingo(28), cumprindo os decretos municipal e estadual de medidas restritivas, muitos veículos fizeram fila para um estabelecimento aberto na BR-343, próximo à rotatória do bairro Tancredo Neves, zona Sudeste de Teresina. 

O flagrante foi feito no final desta manhã. Segundo o internauta, que enviou o vídeo, com exclusividade para o Cidadeverde.com, este era o único estabelecimento aberto entre a ponte do Tancredo até o Mercado do Peixe. No momento, cerca de 50 carros esperavam para serem atendidos. 

De acordo com o decreto estadual, apenas postos de combustíveis localizados nas rodovias, inclusive nos trechos urbanos, podem funcionar neste domingo.  Em Teresina, a maioria dos postos estão fechados desde ontem, inclusive em trechos urbanos de rodovias, como na avenida João XXIII. 

O presidente do Sindicato dos donos de postos de combustíveis do Piauí (Sindipostos), Alexandre Cavalcanti Valença, divulgou uma carta aberta neste sábado, onde repudiou a decisão da Prefeitura de Teresina de proibir o funcionamento do setor de distribuição e comercialização de combustíveis. Ele considerou a “atitude intempestiva” e disse que não foi levada em consideração que é um serviço essencial para a população. 

“Tal fato deverá sobrecarregar o sistema de distribuição de combustíveis, quando de sua reabertura na segunda-feira dia 29/06 e que acarretará um grave problema de abastecimento dos postos na cidade de Teresina, pois hoje contamos com uma base de distribuição muito antiga e pequena para atender uma demanda reprimida de dois dias sem atendimento”, argumentou o presidente do Sindipostos. 

Ele alerta que o se fechamento total acontecer, na próxima semana, de quinta(02) a domingo (05), o desabastecimento será ainda maior e as consequências atingirão vários setores essenciais de Teresina, do estado e também em algumas regiões do Maranhão.

“Entendemos o momento que estamos vivendo, mas não podemos concordar com o modo com que a Prefeitura de Municipal de Teresina, trata assuntos de tamanha relevância, sem o envolvimento dos setores produtivos do município, sem vislumbrar as consequências futuras destas ações e sem planejar medidas concretas, para que haja a possibilidade de decisões coerentes e que atinjam resultados reais, para o fim proposto que é o distanciamento social, a não aglomeração e a redução dos índices de contaminação”, ressalta Alexandre Cavalcanti.

Nota da Prefeitura 

A Prefeitura de Teresina esteve em contato direto com representantes das grandes distribuidoras de combustíveis que se utilizam do terminal da cidade, nesta última sexta, 26 de junho, para discutir sobre as questões de abastecimento dos setores essenciais durante este final de semana. Além disso, agendou para esta segunda, nova reunião com as distribuidoras para discutir sobre as ações de restrição dos dias 02 a 05 de julho.

Veja carta na íntegra

Caroline Oliveira
[email protected]

Índice de isolamento aumenta 10% entre sexta e sábado em Teresina

Cerca de 50,2% dos teresinenses cumpriram as regras de isolamento social neste sábado (27), segundo dados da startup InLoco. O número representa um acréscimo maior que oito pontos se comparado com o sábado anterior, dia 20, quando o índice registrado foi de 41,8% e de dez pontos em relação à sexta-feira(26). Este aumento está ligado a uma série de medidas adotadas em Teresina para intensificar o isolamento social e conter a disseminação da Covid-19.

Apesar da alta, o percentual continua baixo, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a taxa seja acima de 70%. “O isolamento social em Teresina precisa ser ainda mais rigoroso para conter a disseminação do vírus e preparar a cidade para o início gradual da retomada das atividades econômicas”, destaca o prefeito Firmino Filho.

O levantamento da capital é baseado no monitoramento dos celulares de 217 mil usuários. Pelo levantamento, a zona Leste registrou o maior índice de isolamento social no sábado, marcando 50,7%. A região Centro-Norte aparece em seguida com taxa de 50,57%. Na sequência, a zona Sul apresentou índice de 49,83%. A zona Sudeste foi a região com pior desempenho, com 47,94% das pessoas cumprindo as recomendações de isolamento social.

Até o momento, Teresina contabiliza 7265 casos e 346 mortes pelo novo coronavírus. Foram registrados 167 casos nove óbitos por Covid-19 neste sábado (27). Os dados são do Painel Epidemiológico de Teresina, atualizados diariamente pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

[email protected]

PM encerra rally de motos em Cristalândia por descumprir decretos; mais 9 mil pessoas foram abordadas

Fotos: Divulgação PMPI

Equipes da Polícia Militar e da vigilância sanitária de Cristalândia (a 900 km de Teresina) dispersaram populares que participavam de um rally de motos, que acontecia na zona rural do município, neste sábado(27). Em todo o Piauí, mais de nove mil pessoas foram abordadas durante a sexta e o sábado por policiais militares. 

A aglomeração de pessoas, segundo a polícia, descumpria os decretos de isolamento social e medidas restritivas do governo do estado determinados para este fim de semana. A maioria das pessoas não usavam máscara de proteção individual. 

Os policiais do 17º BPM, sediado em Corrente (a 20 km de Cristalândia), foram acionados para dar apoio aos agentes da vigilância que já se encontravam no local, orientado as pessoas sobre os cuidados necessários e solicitando que retornassem às suas casas. 

Atuação em todo Piauí

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, foram realizados 1857 atendimentos entre a sexta e o sábado, sendo que 9039 pessoas abordadas, 5849 veículos, 942 estabelecimentos comerciais orientados. 

Também foram apreendidas 16 armas de fogo e 45 pessoas foram conduzidas até um distrito policial e 17 veículos recuperados. 

Foram lavrados 33 termos circunstanciados de ocorrências por medidas sanitárias e 17 por perturbação do sossego alheio, além de 66 autos de infração de trânsito.


Caroline Oliveira
[email protected]

Teresina registra 167 novos casos e nove óbitos por Covid-19 no sábado (27)

Foto: Roberta Aline

Teresina registrou mais 167 casos nove óbitos por Covid-19 neste sábado (27). Os dados são do Painel Epidemiológico de Teresina, atualizados diariamente pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Agora, a cidade contabiliza 7265 casos e 346 mortes pelo novo coronavírus.

Os óbitos notificados ocorreram nos dias 26 e 27 de junho (sexta e sábado). Foram registrados cinco homens e quatro mulheres, com idades entre 43 e 92 anos. Todos eram portadores de comorbidades, sendo as mais prevalentes hipertensão e diabetes, além de doenças renais, obesidade e tabagismo. Cinco pacientes eram moradores da zona Norte, três da zona Sul e um era residente na zona Sudeste.

Com o aumento constante dos casos, a principal preocupação dos órgãos de saúde é com a capacidade de assistência da rede hospitalar. “O número de leitos de UTI continua com ocupação acima de 70%. A Covid-19 é uma doença extremamente grave e é transmitida com facilidade. Por isso, acreditamos que as medidas de isolamento ainda sejam as mais efetivas para o controle da pandemia”, alerta a infectologista da FMS e membro do COE, Amparo Samito.

A importância do isolamento para conter a disseminação do novo coronavírus também foi ressaltada pela diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba “Nós precisamos cumprir as regras da ciência. Você precisa usar máscara, lavar sempre as mãos e precisa ficar em casa. Não fazer festa, não fazer reuniões em casa, almoço, jantar, café. Precisamos evitar mortes dos nossos amores, dos nossos parentes. O vírus é democrático, ele não olha o contracheque nem o grau de instrução”, enfatiza ela.

 

[email protected]

Número de casos confirmados de Covid-19 ultrapassa 10 milhões no mundo

O número de pessoas diagnosticadas com Covid-19 ultrapassou a marca de 10 milhões, segundo monitoramento da universidade americana John Hopkins, que acompanha a evolução da doença no mundo todo.

Neste domingo (28), o total de casos confirmados chegou a 10.001.527. Até o momento, foram registradas 499.124 mortes em decorrência do novo coronavírus ao redor do mundo.

No sábado, a universidades havia informado que foram registradas 191,7 mil novas infecções na sexta, número mais alto desde o começo da pandemia. Com isso, o mundo soma 9,9 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, com 497 mil mortes registradas até agora. O número real tende a ser bem maior, no entanto, porque é alta a subnotificação da doença.

O Brasil ocupa a segunda posição entre os países tanto com mais casos quanto com mais mortes (esse total passa agora dos 57 mil). Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia até agora, com 2,5 milhões de infectados e 125 mil mortes.

Já em total de mortes, atrás dos Estados Unidos e do Brasil estão Reino Unido (44 mil), Itália (35 mil) e França (30 mil). Peru e Chile, apesar do alto número de infecções, registram menos mortes (9.135 e 5.347, respectivamente).

 

Fonte: Folhapress

Em um mês, cidades do Piauí com casos da Covid saíram de 141 para 199

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O avanço do novo coronavírus pelo interior do Piauí é comprovado pelo aumento do número de municípios com casos confirmados da Covid-19. No dia 25 de maio de 2020, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou que 141 cidades tinham moradores positivados para a doença. Já no dia 25 de junho, o número de cidades com a presença do novo coronavírus subiu para 199. No boletim deste sábado(27), o número aumentou para 201 municípios. 

Em 25 de junho, dos 224 municípios, apenas 25 estão fora do mapa da Covid-19, sem registro de casos.  De acordo com a Sesapi, 88,8% dos municípios piauienses estão com casos confirmados.  

Até o dia 25 de junho, o percentual de municípios com óbito é de 33,9%; outros 66,1% ainda não registraram.  Eram 76 municípios com casos confirmados e mortes. Dois dias depois, aumentou para 78 cidades. 

Os últimos municípios a entrarem para a lista de casos positivos foram Currais e Miguel Leão, no dia 24 de junho. Já neste sábado(27), entraram Jacobina do Piauí e São João da Varjota.

Em 25 de maio, o Piauí estava com 3.720 casos confirmados e 119 mortes. Já em 25 de junho, o Piauí alcança 18.023 positivos para o novo coronavírus e 574 mortes em decorrência da doença. 

Cinco cidades contam com mais de 500 casos confirmados: Teresina (6.899), Parnaíba (2.440), Campo Maior (622), Barras (505) e Picos (503).

Em relação ao número de mortes por Covid-19, a lista dos cinco municípios com maior mortalidade são: Teresina, Parnaíba, Barras, Água Branca e Campo Maior. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Brasil registra 994 novas mortes por Covid-19 e total passa dos 57 mil, mostra consórcio de imprensa

Foto: Sandro Pereira/Folhapress

 

O Brasil registrou 994 mortes pela Covid-19 neste sábado (27), e 35.887 novos casos da doença. Assim, o país atinge a marca de 57.103 óbitos causados pelo novo coronavírus e 1.315.941 casos.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais, e o balanço é fechado sempre às 20h.

São Paulo segue com o maior número de mortes registradas (297 novas mortes, o que eleva o total a 14.263 óbitos pelo novo coronavírus), seguido pelo Rio de Janeiro (9.789, com 202 novas mortes mortes). Em seguida na lista aparecem Ceará e Pará.

Também neste sábado, o Ministério da Saúde informou que a primeira morte confirmada laboratorialmente por Covid-19 no país aconteceu em 12 de março, quando uma mulher de 57 anos morreu num hospital da zona leste de São Paulo.

Antes, acreditava-se que o primeiro óbito no país ocorrera em 16 de março. Na nota deste sábado, o ministério confirma também uma outra morte anterior a essa data, no dia 15. As informações estarão no próximo boletim epidemiológico da pasta.

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a quarentena no estado de São Paulo foi prorrogada até o dia 14 de julho.

Minas Gerais, e estados do Centro-Oeste e Sul têm registrado aumento de casos, o que fez com que poderes locais recuassem no processo de reabertura. Em Belo Horizonte, por exemplo, um mês depois de avançar na flexibilização, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou que só poderão abrir serviços essenciais, a partir de segunda-feira (29). A capital segue outras cidades de Minas Gerais que também adotaram medidas mais rígidas durante a semana.

Em Mato Grosso, a ocupação de leitos de UTI, que há duas semanas era de 13%, subiu para 76% na semana passada e 87% nesta semana.

Bahia, Paraná e Distrito Federal também continuam em rota de crescimento no número de pacientes graves.

O Brasil tem taxa de cerca de 26,8 mortos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortos, e o Reino Unido, ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 38,2 e 65,4 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 2,6 mortes por 100 mil habitantes.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam 38.693 novos casos e 1.109 novas mortes confirmadas pela Covid-19 no Brasil neste sábado. O total já chega a 57.070 mortes e 1.313.667 casos pelo novo coronavírus.

Os dados mostram ainda que há 715.905 pessoas recuperadas da doença e 540.692 em acompanhamento.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

 

Fonte: FOLHAPRESS

 

Piauí ultrapassa 19 mil casos e chega a 615 mortes confirmadas por covid

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Ampliada às 19h49

Com 23 mortes confirmadas neste sábado (27), o Piauí chegou a marca de 615 óbitos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os dados atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também apontam 493 novos casos de infecção - 19.158 no total acumulado desde março. 

São 346 mortes de Teresina, que teve 11 confirmações neste sábado: seis homens (43, 59, 83, 87 e dois de 92 anos) e cinco mulheres (54, 59, 77, 87 e 88 anos).

Na sequência da lista, Parnaíba (58), Barras (14) e Água Branca (13) não tiveram novos óbitos confirmados neste sábado.  

Com número de casos crescente em junho, Picos registrou sua 11ª morte - uma mulher de 67 anos. Cinco desses óbitos foram confirmados desde a última segunda-feira (22). A administração do hospital Justino Luz vê relação entre a reabertura do comércio na região com aumento dos registros

Esperantina chegou a marca de 10 óbitos confirmados - um homem de 69 anos.  

Luzilândia registrou duas mortes - dois homens de 53 e 73 anos - e acumula nove vidas perdidas para a covid-19. 

Também foram confirmados o oitavo óbito em Luís Correia (mulher, 81 anos), o sétimo de Piripiri (homem, 68 anos), o sexto de Uruçuí (homem, 70 anos), a sexta morte de Pedro II (homem, 50 anos), a quinta de Miguel Alves (mulher, 73 anos), e mais a terceira vida perdida de Oeiras (mulher, 61 anos). 

Com a primeira morte de um homem de 93 anos de Santo Inácio, e uma mulher de 84 anos de São João da Varjota - que não tinha casos confirmados - subiu para 78 o número de municípios com pessoas que faleceram após infectadas pelo novo coronavírus.

 

 

Crescimento de casos na semana
O sábado marca o fim da 26ª semana epidemiológica, período usado pelos órgãos de saúde para avaliar a situação de diversas doenças, entre elas a covid-19. Durante o período, foram 4.894 casos confirmados, um crescimento de 19% em relação aos sete dias anteriores (4.111 casos). 

Esse aumento semanal de casos é menor que no comparativo anterior, o que pode indicar uma redução no ritmo das infecções pelo novo coronavírus. Entre a 24ª e a 25ª semana, o crescimento de casos no Piauí havia sido de aproximadamente 54%.

Com os primeiros registros em Jacobina e São João da Varjota, chegou a 201 o número de municípios com casos confirmados - apenas 23 ainda não tiveram moradores infectados pelo coronavírus. 

Situação hospitalar
Pela segunda vez na semana, o número de altas médicas (28) superou o de internações (25) nas últimas 24 horas. 

O impacto nos leitos para tratamento de covid-19 foi pequeno. A ocupação caiu de 898 para 895. 

São 563 pacientes em leitos clínicos, 25 em estabilização e 307 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

 

Fábio Lima
[email protected]

Fundação diz que número de óbitos em Picos quase dobrou após flexibilização

Foto: GoogleStreetView

 

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos registrou aumento do número de casos e óbitos registrados nos últimos dias e a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, que administra a unidade, aponta que o crescimento está relacionado à reabertura do comércio na cidade e demais municípios da macrorregião. 

Há mais de duas semanas liberando o funcionamento do comércio, a Prefeitura de Picos autorizou a reabertura de academias de ginástica no município, um dos setores mais polêmicos.

O presidente da Fundação de Serviços Hospitalares, Pablo Santos alertou que até o dia 9 de junho, quase três meses desde o início da pandemia, foram registrados apenas 9 óbitos no hospital, mas que, após a reabertura do comércio, num período de apenas 13 dias, ocorreram outros 8 falecimentos.

 “Tivemos quase o dobro de óbitos em apenas treze dias após a flexibilização do isolamento social, por isso é importante que todos continuem fazendo o distanciamento social, pensando na sua proteção, além de fazer uso de máscara e higienização das mãos e ambientes”, ressalta Pablo

Desde o início da pandemia, o hospital recebeu 72 pacientes clínicos que testaram positivo para o novo coronavírus, com sintomas leves. Destes, 33 que foram para as UTIs e17 vieram a óbito.

Mesmo com o reforço na estruturação do Hospital de Picos, que passou de 10 para 30 leitos de UTIs, sendo 20 exclusivas para o tratamento da Covid-19, o presidente da Fundação adverte que o número de pessoas infectadas na região, assim como o número de óbitos, disparou nos últimos dias.

Fotos: Edvar Junior

Para o secretário de Saúde de Picos, Júnior Santos, o aumento está relacionado a ampliação do atendimento de saúde na região voltado para a identificação da doença. 

“Eu acho que nós vamos sentir o pico na próxima semana. No momento, eu acho que este aumento se deve ao crescimento no número de testagem. Com a abertura do Cien, ambulatório aberto no início de maio que é porta de entrada para as síndromes gripais em toda a região, nós já atendemos mais de 2.700 pessoas’, disse o gestor. 

O secretário destacou que ainda com o aumento no número de mortes, o município possui índice de letalidade menor que o índice estadual e nacional. “Deixa a gente preocupada. Temos que ter muita precaução”, avaliou Júnior Santos que também informou que apenas na próxima semana será possível mensurar os impactos da flexibilização na cidade. 

 

Até esta sexta-feira (27) Picos possuia 518 casos notificados de Covid-19 e 10 óbitos. As outras 8 mortes registradas no hospital regional são de pacientes de municípios vizinhos. 

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Teresina registra menor índice de isolamento social em uma semana

Mesmo com a adoção de medidas mais rigorosas para manter a população em casa, Teresina registrou índice de isolamento social de 40,2% na sexta-feira (26). O dado da startup InLoco aponta que a taxa foi a menor dos últimos dias e representa uma queda de mais de 13 pontos em comparação com o domingo (21), quando a capital apresentou índice de 53,4%.

O desrespeito ao isolamento vem crescendo na cidade, apesar de ser fundamental para o início da retomada das atividades econômicas. “É preciso que a população entenda a importância de cumprir rigorosamente o isolamento social para conter mais ainda a disseminação desse vírus e termos condições de um retorno gradual e seguro das atividades, destacou o prefeito Firmino Filho.

O monitoramento da InLoco revela ainda que a região Sudeste teve o pior desempenho, quando atingiu apenas 37,4% de isolamento social na sexta-feira. Em seguida, a zona Leste (39,77%), depois a região Sul (39,98%). Na outra ponta da tabela, aparece a zona Centro-Norte, com 41,55% das pessoas seguindo as orientações de permanecerem em casa.

Além do sistema da startup InLoco, que se baseia na localização de 217 mil celulares na cidade, a Prefeitura de Teresina também está acompanhando o índice de isolamento social através de informações cedidas pelas operadoras de telefonia. Segundo essa base de dados, que leva em consideração o monitoramento de mais de 1,4 milhão de linhas telefônicas, 51,39% das pessoas ficaram em casa ontem.

Os números de isolamento social das últimas semanas estão bem abaixo dos 73% recomendados pelos órgãos de saúde para evitar uma proliferação em massa do novo coronavírus. Enquanto isso, Teresina tem apresentado novos casos da doença. Dados atualizados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), apontaram que a capital registrou mais 12 óbitos por Covid-19 e mais 199 novos casos confirmados da doença na sexta-feira (26). Agora, o município possui um total de 337 mortes e 7.098 infectados pelo novo Coronavírus.

Da redação
[email protected]

Posts anteriores