Cidadeverde.com

Piauí Fomento e bancos oficiais oferecem crédito para amparar empresas

Foto: Roberta Aline

O Governo do Estado vai divulgar, por meio de seus canais oficiais, todas as linhas de crédito disponíveis pelos bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste) e pela agência Piauí Fomento para ajudar as empresas que estão em dificuldades em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A intenção é reduzir o desconhecimento dos empresários sobre as diversas operações de créditos oferecidas aos negócios desde o início do isolamento social, no mês de março.

Uma pesquisa do Sebrae-PI revelou que 31% dos empresários do estado não conhecem os empréstimos lançados pelos bancos e 52% apenas ouviram falar. Apenas 17% conhecem bem as linhas de crédito. “Por isso, é papel do Governo do Estado levar essas informações ao nosso empresariado. As taxas de juros oferecidas são acessíveis e há operações de crédito em que o banco dispensa garantias, como avalista, por exemplo. É preciso que essa novidade chegue a todos”, explica o secretário de Planejamento Antônio Neto.

A divulgação das linhas de crédito envolve, além da Seplan, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Coordenadoria de Comunicação (CCom) e o Sebrae. Estão sendo marcadas várias reuniões virtuais entre integrantes do Governo e gerentes dos bancos nas agências da capital e do interior do Piauí para esclarecimento de dúvidas. 

“Orientamos também que os presidentes dos conselhos dos 12 Territórios de Desenvolvimento se comunicam entre os empresários locais por meio de canais como telefone e WhatsApp. Precisamos ajudar as empresas que foram obrigadas a fechar as portas por conta do isolamento social”, afirma Neto. O dinheiro servirá para quitar algumas despesas que são fixas, como aluguel, energia, água e pagamento de funcionários.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Igor Neri acrescenta que o a SDE está à disposição dos empresários para tirar dúvidas e facilitar a comunicação entre eles e as instituições financeiras, de modo que agilize a análise da documentação e reduz a burocracia na operação de crédito. “Os bancos estão com atendimento por meio digital também, para acelerar mais ainda o processo. Vários empresários do Piauí estão conseguindo ter acesso ao crédito”, comemora o secretário.

Ao mesmo tempo que tenta facilitar o crédito para empresas, a SDE também criou o aplicativo Piauí Delivery, uma plataforma que permite a compra online de mercadorias de várias empresas piauienses. Atualmente, estabelecimentos de 10 cidades, organizados por 26 segmentos, estão cadastrados no app.

Piauí Fomento
O Piauí Fomento está oferecendo uma linha de crédito destina exclusivamente aos segmentos do setor turístico, um dos mais afetados com a pandemia. Com recurso do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), o empréstimo dispensa a exigência de vários documentos comuns em outros bancos e dispensa garantia até R$ 50 mil. 

“Além disso, o tempo entre o início do cadastro da empresa e a liberação do crédito é rápido e prático, demorando em média uma semana. Nos demais bancos, o crédito só é liberado em dois meses”, afirma o diretor-presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Everton de Farias. Podem solicitar recursos do Fungetur empresas de todos os 224 municípios do Piauí, como bares, restaurantes, pousadas, hotéis, agências de viagens, entre outros.

Dependendo do valor financiado, a Piauí Fomento oferece taxa de juros que varia 1,1% ao mês até 6% ao ano mais o INPC, com carência variando de 6 a 12 meses e pagamento de 24 a 120 meses.

Caixa Econômica
A Caixa tem linhas de crédito de 0,80% a 1,39% ao mês, com carência de 60 dias a 12 meses e amortização de 24 a 120 meses. Além disso , há a pausa comercial de 90 dias para pagamento de parcelas de contratos adimplentes; o Caixa Giro Instantâneo Múltiplo, que prevê a antecipação das vendas com cartão de crédito; e o Cartão Empresarial Caixa com redução das taxas de crédito rotativo (10,02% a.m) e parcelado (2,09% a.m) das faturas de pessoas jurídicas. 

O banco também está disponibilizando outras linhas de crédito, além da prevista no Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, Fampe, que é gerido pelo Sebrae. O crédito será concedido pela Caixa, com taxas de juros reduzidas em mais de 40%, maior prazo de pagamento e melhor carência. “O Sebrae, através do Fampe, concederá garantia financeira complementar aos pequenos negócios, que não têm todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, não tendo qualquer interferência sobre a aprovação do crédito”, explica Delano Rocha, diretor técnico do Sebrae-PI.

Banco do Brasil
O Banco do Brasil tem duas linhas de crédito para os pequenos negócios: BB Giro Digital e BB Giro Empresa, além da campanha Prorrogação Especial Covid-19, que prevê a prorrogação extraordinária do vencimento de duas parcelas para os clientes adimplentes. Os juros são de 0,84% ao mês, carência de 90 dias e prazo de pagamento de 24 e 36 meses.

Banco do Nordeste
Já o Banco do Nordeste conta com mais de dez opções de linhas de crédito para os pequenos negócios, sejam eles urbanos ou rurais. Os juros variam de 2,5% ao ano até 2,4% ao mês, com carência de 30 dias até 7 anos e prazo de amortização de 24 meses a 20 anos.

Mais informações sobre limites das operações, garantias e outras condições podem ser obtidas nos canais digitais das respectivas instituições financeiras. No caso da Piauí Fomento, o telefone é 3216-6277. A agência está aberta, recebendo clientes de segunda à sexta, de 9h às 12h.

Da Redação
[email protected]

Distribua afeto para os profissionais de saúde; veja como participar

  • hut4.jpg Arquivo pessoal
  • hut3.jpg Arquivo pessoal
  • hut2.jpg Arquivo pessoal
  • hut1.jpg Arquivo pessoal
  • saopaulo1.jpg Equipe de enfermagem do hospital São Paulo
    Arquivo pessoal
  • saopaulo.jpg Equipe de enfermagem do hospital São Paulo
    Arquivo pessoal
  • HSP8.jpg Equipe de enfermagem do hospital São Paulo
    Arquivo pessoal
  • HSP6.jpg Equipe de enfermagem do hospital São Paulo
    Arquivo pessoal
  • HSP5.jpg Equipe de enfermagem do hospital São Paulo
    Arquivo pessoal
  • HSP4.jpg Equipe de enfermagem do hospital São Paulo
    Arquivo pessoal
  • HSP3.jpg Equipe de enfermagem do hospital São Paulo
    Arquivo pessoal
  • HSP2.jpg Equipe de enfermagem do hospital São Paulo
    Arquivo pessoal
  • Samia-Raquel-afeto.jpg "Minha homenagem vai para a enfermeira mais linda, minha filha Samia Raquel e também aos médicos" Vani
    Arquivo pessoal
  • Diva-afetocoletivo.jpg "Gostaria de homenagear a todos os profissionais da área de saúde do HU, em especial a minha esposa Diva, que nesse momento está distante da família no enfrentamento ao Covid 19", Clodoaldo Melo.
    Arquivo pessoal
  • almeidajr-afeto.jpg Homenagem ao fisioterapeuta Almeida Júnior, que está incansavelmente contribuindo para a recuperação funcional dos pacientes vítimas de COVID19!
    Arquivo pessoal
  • NiguelAlves.jpg "Gostaria de homenagear os profissionais de saúde de Miguel Alves", Ana Célia.
    Arquivo pessoal
  • Laysboiba-afetocoletivo.jpg Afeto coletivo para Lays Boiba nutricionista #barreira sanitária Luzilandia Piauí
    Arquivo pessoal
  • gracilene-afetocoletivo.jpg "Quero homenagear minha irmã Gracilene, da cidade de Amarante, que atua na linha de frente contra a coronavírus na capital federal Brasília. Que Deus proteja minha irmã e todos os profissionais da saúde vocês são guerreiras. Parabéns!" - Varni
    Arquivo pessoal
  • anasarah-afetocoletivo.jpg "Nós da família, temos orgulho de ter uma da grande profissional da saúde como a Sarah. Inteligente, esforçada, dedicada e que honra todo dia a escolha da enfermagem como sua profissão! Abençoada por Deus. Todo dia que vai para o plantão no HEDA fica um a
    Arquivo pessoal
  • homenagem6.jpg As técnicas em enfermagem Leila Monteiro, Neurivania Sousa e Socorro Costa e a enfermeira Carol Loiola são as plantonistas do setor de internamento hospitalar do Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia. As profissionais posaram para a foto
    Arquivo pessoal
  • homenagem5.jpg Homenagem a essa profissional incrível, guerreira, uma profissional admirável. parabéns. #AfetoColetivo
    Arquivo pessoal
  • homenagem2.jpg Gostaria de homenagear minha irmã, Jeanyne Seba, gerente da vigilância sanitária do município de Teresina, por incansavelmente percorrer Teresina alertando dos perigos da covid-1919. #Fiqueemcasaporeles #AfetoColetivo
    Arquivo pessoal
  • homenagem4.jpg Todo carinho para a equipe de mulheres que trabalham no combate a covid-19 no município de Joaquim Pires. #Fiqueemcasaporeles #AfetoColetivo
    Arquivo pessoal
  • homenagem1.jpg Gostaria de homenagear meu sobrinho, Breno Noah, piauiense, formado na Ufpi e fazendo residência em São Paulo. Está na linha de frente no combate a Covid, trabalhando em UPA. #Fiqueemcasaporeles #AfetoColetivo
    Arquivo pessoal
  • homenagem3.jpg Abraço aos profissionais de saúde que trabalham no município de Ipiranga. #Fiqueemcasaporeles #AfetoColetivo
    Arquivo pessoal


Você pode homenagear os profissionais de saúde enviando fotos, vídeos sugestões de matérias pelo whatsapp (86) 99902-2937 ou entrando em contato com o portal Cidadeverde.com pelo telefone (86) 3131-1767.

Outra iniciativa é você publicar em suas redes sociais uma foto, usar a #AfetoColetivo e publicamos no portal.

Da Redação
[email protected]

Sesapi libera cirurgias de urgências e emergências em clínicas e hospitais

Foto: Roberta Aline

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) publicou nesta sexta-feira (08) protocolo liberando os hospitais e clínicas a realizem cirurgias de urgência e emergência em pacientes durante a quarentena.

O protocolo foi elaborado pela Vigilância Sanitária do Estado e aprovada pelo COE (Comitê de Operações Emergenciais de combate a Covid-19). 

A diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, disse que o protocolo tem todas as recomendações para evitar o risco de contágio em ambientes de sala de cirurgia.

Veja portaria aqui

"São orientações de prevenção ao vírus desde a triagem de pacientes até o procedimento", informou Tatiana Chaves.

A diretora de Vigilância Sanitária cita por exemplo pacientes que tem AVC (Acidente Vascular Cerebral), apendicite aguda  e outras comorbidades que precisam de cirurgia de urgência.

"São somente para cirurgia de urgência. Não podemos achar que é uma janela aberta e colocar em risco a vida de pessoas. Temos os procedimentos específicos que poderá funcionar em hospitais e clínicas". 

Veja os procedimentos autorizados: 

Atendimentos clínicos e/ou cirúrgicos em situação de urgência e emergência em qualquer especialidade médica e em qualquer cenário de atendimento (hospitais, pronto atendimentos, clínicas e consultórios);

Procedimentos e exames para o suporte aos atendimentos realizados (laboratórios de exames e clínicas de imagem);

Afastar funcionários do grupo de risco e daqueles que apresentarem sintomas sugestivos de COVID-19;

Dar preferência sempre que possível para consultas por telemedicina, durante a Pandemia;

Permitir consultas presenciais somente com obediência das normas sanitárias e com agendamento prévio;

Recomendar que o paciente busque atendimento desacompanhado, mas se a presença de acompanhante for estritamente indispensável, só permitir no máximo 01 acompanhante por paciente;

Recomendar que pacientes informem desde primeiro atendimento se estão com sintomas respiratórios (por exemplo, tosse, coriza, dificuldade para respirar);

Atender casos de Síndrome Gripal prioritariamente,incluindo os casos de COVID-19, principalmente dos pacientes idosos com mais de 60 anos, para se evitar o contágio local com outros pacientes, no caso de estabelecimentos assistências de saúde que estiverem recebendo pacientes suspeitos ou confirmados de COVID19;

Pacientes com sintomas suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) ou outra infecção respiratória não devem aguardar o atendimento entre os outros pacientes;

O estabelecimento de Saúde deve reservar um espaço separado e ventilado que permita que os pacientes sintomáticos em espera fiquem afastados e com fácil acesso a suprimentos de higiene respiratória e higiene das mãos.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Nadal faz críticas a Djokovic por postura sobre vacina obrigatória para tenistas

Muito afetado em seu calendário por conta da pandemia do novo coronavírus, o tênis busca alternativas para retomar a sua temporada. Uma delas é os tenistas se vacinarem de forma obrigatória para poderem voltar a entrar em quadra e disputar competições pelo mundo afora. O sérvio Novak Djokovic, líder do ranking da ATP, já declarou ser contrário a essa ideia e foi criticado por um de seus maiores rivais, o espanhol Rafael Nadal

O atual número 2 do mundo vê a situação bem menos problemática que o sérvio. "É uma questão de seguir as regras", resumiu o tenista em entrevista ao jornal espanhol La Voz de Galicia. "Cada um é livre, mas se você participa de um circuito, talvez tenha que se sujeitar a regras impostas por ele. Se a vacinação for obrigatória e para proteger todos, Djokovic terá que ser vacinado se quiser continuar jogando tênis no mais alto nível", observou.

"Cada um terá que cumprir as regras. Se ATP ou ITF (Federação Internacioal de Tênis, na sigla em inglês) nos forçar a tomar uma vacina para jogar tênis, teremos que tomá-la. Assim como também temos restrições em relação a muitos medicamentos, que não podemos tomar para evitar problemas óbvios no controle de doping", complementou Nadal.

Outro assunto abordado na entrevista foi sobre a sua conversa com Bill Gates em fevereiro, na partida de exibição na África do Sul contra o suíço Roger Federer, na qual o magnata norte-americano teria o avisado sobre as complicações que o novo coronavírus iria trazer. "Foi uma conversa particular que infelizmente mais tarde meu tio resolveu falar sobre", disse o espanhol aos risos.

"Foi uma conversa particular que tive e não sinto vontade de falar sobre isso. Ele entende como o mundo funciona e levei o que disse muito a sério. Estávamos trocando ideias e a certa altura ele disse: ‘Bem, não sei se viajaremos em três meses ou não’. Foi a única coisa que me disse, fiquei pensando que seria exagero, mas a realidade é que infelizmente não", concluiu Nadal

Fonte: Estadão Conteúdo

Futebol sul-coreano volta com gritos de torcida em caixas de som e faixa de apoio

Após cerca de dois meses suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus, o futebol na Coreia do Sul foi retomado nesta sexta-feira. O Jeonbuk Motors venceu o Suwon Bluewings por 1 a 0 em um estádio completamente vazio na cidade de Jeonbuk. Cerca de 42.000 lugares vagos preenchiam o horizonte dos televisores, que transmitiam o pontapé inicial do Campeonato Sul-Coreano (a K-League 1).

Mas, se dentro do Jeonju World Cup Stadium poucas pessoas acompanhavam a partida, boa parte dos amantes do futebol, ao redor do mundo, compensaram essa escassez. Isso porque nenhuma outra liga desse calibre está acontecendo, o que fez com que o interesse pelo Campeonato Sul-Coreano disparasse nos últimos dias e, até mesmo, nas últimas horas. A emissora britânica BBC foi uma das últimas a comprar os direitos de transmissão do torneio nacional da Coreia do Sul.

Para espantar o silêncio das arquibancadas, em uma tentativa de dar outra atmosfera ao jogo, o Jeonbuk Motors instalou caixas de som ao pé do gramado, que emitiam canções de seus adeptos. Nos assentos, placas com mensagens de incentivo dos torcedores também tentavam quebrar a sensação de vazio.

Segundo a K-League, outros 35 países adquiriram os direitos para transmitir a temporada. A partida também pode ser acompanhada no YouTube e no Twitter oficial da liga, o que rendeu uma explosão de audiência. Para se ter ideia, a palavra Jeonbuk estava nos Trending Topins (Assuntos do Momento) no Twitter do Brasil.

Por conta do atraso para o seu início, previamente marcado para o dia 29 de fevereiro, o torneio sul-coreano terá 27 rodadas ao invés das tradicionais 38 e segue diretrizes estritas de precaução ao novo coronavírus (covid-19). Antes de entrarem no estádio, por exemplo, os jogadores tiveram as suas temperaturas aferidas e todos os que estavam no banco de reservas usaram máscaras.

O isolamento social, adotado no cotidiano da população da Coreia do Sul, também foi cumprido dentro das quatro linhas. Jogadores foram proibidos de falarem com colegas de equipe, adversários ou árbitros. Apertos de mão também não foram tolerados.

Fonte: Estadão Conteúdo

Ex-ministro da Saúde, Mandetta acha que é cedo para volta do futebol no Brasil

Foto: Isac Nóbrega/PR

 

Com autoridade para falar sobre saúde, Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro até o mês passado, acredita que ainda é cedo para a retomada das competições de futebol no Brasil, paralisadas desde o início de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Para ele, o momento é de crescimento da curva de contágio da covid-19 no País e cita diferenças entre Alemanha e Itália neste quesito.

"Quando você quer acelerar a volta, um debate que eu tive com vários empresários, você corre o risco de acelerar, em nome da atividade econômica ou do esporte... Esses argumentos são muito fortes, aí a pessoa cai na tentação de acelerar. Essa aceleração pode levar a um quadro de transmissão desordenada, que leva a cidade ao que chamam de 'lockdown'. Não gosto de palavras inglesas, eu chamo de quarentena", disse Mandetta em entrevista à ESPN Brasil.

"Muita gente está achando que quarentena é aquilo que nós experimentamos nos meses passados. Não! Nós só fizemos a recomendação (do distanciamento social) pelo bom senso, orientação. Mas não paramos ninguém. Quando você determina quarentena ou 'lockdown', aí é uma coisa muito mais dura. É ficar em casa, sair no máximo para 50 metros da sua casa sob pena de multa ou prisão", explicou o ex-ministro.

Mandetta chegou a comparar a situação do futebol brasileiro com a da Alemanha, que terá o retorno do Campeonato Alemão no próximo dia 16. Para ele, porém, o Brasil ainda está muito longe de chegar ao mesmo patamar do país europeu.

"Tenho acompanhado a discussão na Alemanha sobre a volta da Bundesliga (Campeonato Alemão). Eles vão fazer um protocolo muito rígido, tenho pedido qual é o protocolo que vão adotar. A Alemanha é um dos poucos países que tinham capacidade instalada porque trabalha nos hospitais com redundância: tudo o que tem ativo também tem no depósito do hospital em dobro. Quando teve necessidade, expandiu a rede muito rápido e tem profissionais bem formados", disse.

"O Brasil tem problemas de equipamentos de proteção individual (EPI), respiradores e profissionais de saúde. O que seria razoável seria administrar duas variáveis: velocidade de transmissão e vulnerabilidade. Melhorando a performance do sistema e controlando ao máximo a transmissibilidade, a gente passaria por esse estresse de maneira um pouco mais lenta. Em dois ou três meses, passaríamos, mas com muito menos perdas", comentou o ex-ministro.

Sobre a situação na Itália, Mandetta lembrou que a região da Lombardia, a mais afetada do país pela covid-19, tem discutido últimos meses qual seria a parcela de culpa do futebol sobre o crescimento da epidemia. "A região da Lombardia colocou na conta dele os jogos de futebol como um dos prováveis vilões da proliferação", afirmou. Um duelo da Liga dos Campeões entre Atalanta e Valencia, no início de fevereiro, com mais de 40 mil pessoas no estádio San Siro, em Milão, seria uma dessas partidas

Fonte: Estadão Conteúdo

Barcelona volta aos treinamentos no CT com atividades individuais dos jogadores

Dois dias depois de todos os jogadores realizarem testes de covid-19, o elenco do Barcelona treinou nesta sexta-feira pela primeira vez no seu CT em quase dois meses, com a primeira atividade sendo individual, como parte do plano de quatro fases da LaLiga, a organizadora do Campeonato Espanhol, para a retomada dos jogos depois da flexibilização das medidas do governo para conter a pandemia do novo coronavírus.

O craque argentino Lionel Messi estava entre os que foram vistos no complexo de treinamento Joan Gamper, em Barcelona, realizando exercícios individuais de drible e corrida. Todos os jogadores treinaram, com exceção do atacante francês Ousmane Dembélé, que está se recuperando de uma lesão muscular e não está registrado para jogar o resto da temporada devido à contratação de Martin Braithwaite em fevereiro.

O treinamento individual dos jogadores é a segunda fase do protocolo detalhado pela LaLiga para o retorno às atividades do futebol no país projetado para evitar que os atletas sejam infectados pelo coronavírus.

"Acho que é hora de nós, protagonistas do futebol, darmos um passo adiante", afirmou o meia croata Ivan Rakitic em entrevista ao jornal espanhol Marca. "Temos que tentar fazer as pessoas gostarem de futebol novamente, para que nós, jogadores, possamos ser um exemplo. Dando apoio a todos os trabalhadores que nos mostraram essa força. E eu quero me juntar a isso".

Os jogadores começarão a treinar em pequenos grupos nas próximas duas semanas e seguirão para o treinamento completo antes da retomada das partidas, que a LaLiga espera ocorrer em junho, embora ainda não tenha confirmado as datas dos jogos.

Outro grande clube da Espanha, o Real Madrid também já realizou testes de covid-19 em seus jogadores, mas a reapresentação aos treinamentos em campo será apenas na próxima segunda-feira. "Precisamos seguir as diretrizes de saúde. Estou ansioso para jogar e competir novamente. Disputar o Campeonato Espanhol, a Champions (Liga dos Campeões da Europa) e terminar as competições... porque eu tenho essa ambição e o desejo de terminar a temporada com um título. Mas é preciso esperar que as pessoas que sabem sobre isso tomem as decisões, contanto que não haja risco de contágio ou recaídas futuras", disse o zagueiro e capitão Sergio Ramos.

O Barcelona lidera a tabela de classificação com 11 rodadas restantes e detém uma vantagem de dois pontos (58 a 56) sobre o Real Madrid. Sevilla e Real Sociedad completam o grupo dos que hoje teriam vaga na próxima edição da Liga dos Campeões.

Fonte: Estadão Conteúdo

Quinta substituição no futebol é aprovada para volta de torneios

Foto: Henrique Marques / MoWA Press

 

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (8) que a International Board (Ifab), órgão responsável por regulamentar as regras do futebol, autorizou uma mudança na 3ª Lei do Jogo que permite que times façam até cinco substituições.

As equipes, porém, só terão três oportunidades por partida, incluindo o intervalo, para realizar essas alterações. A justificativa é a manutenção da fluidez do jogo, evitando excesso de interrupções.

Competições que permitem uma substituição extra nas prorrogações continuarão autorizadas a manter essa regra, e os jogos desses torneios poderão ter até seis alterações em um jogo.

A medida, que é temporária e vale para competições que terminem até 31 de dezembro deste ano, foi tomada para tentar reduzir a probabilidade de lesões dos atletas, que terão de disputar mais jogos em menos tempo com a paralisação das ligas por conta do novo coronavírus.

A Bundesliga, por exemplo, retomará a atual temporada a partir do próximo dia 16 de maio e quer encerrá-la até 27 de junho. Faltam nove rodadas para o fim do campeonato.

Fifa e Ifab discutirão a possibilidade de estender a alteração na regra das substituições para 2021.

Fonte: FOLHAPRESS

 

Moradores do Dirceu rezam da porta de casa em oração coletiva devido à pandemia

  • terço_nas_ruas_-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-29.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-28.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-27.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-26.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-25.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-24.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-23.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-22.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-21.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-20.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-19.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-18.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-17.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-16.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-15.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-14.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-11.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-9.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-8.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • terço_nas_ruas_.jpg Roberta Aline / Cidade Verde

Moradores do bairro Novo Horizonte, na zona Sudeste de Teresina, literalmente, transformaram a rua em uma igreja. Com as missas suspensas devido à pandemia, os vizinhos se unem  todos os dias, no início da noite, em oração coletiva devido à pandemia. De máscaras, respeitando o distanciamento, os vizinhos rezam o terço e o rosário da porta de suas casas. 

"Era um dia de domingo e estava muito triste devido ao isolamento e a tudo o que está acontecendo. Então, saí na porta de casa para rezar, vi alguns vizinhos e no dia seguinte saí convidando as pessoas para rezar, pois só assim a gente faz a igreja na nossa rua", conta a dona de casa Marileuza Costa. 

Da iniciativa de uma vizinha, hoje mais de dez moradores participam do momento de oração que se mantém há mais de um mês. 

A decoradora de festas Kátia Ribeiro reforça a importância de manter a fé diante da atual crise e diz que o momento é de reconhecimento de novos heróis.

"Na verdade, nós pedimos por todo mundo. Não sai uma oração que seja pessoal. Todas são voltadas para o mundo inteiro, pra tudo o que estamos vivendo hoje. Vejo nossos heróis sendo reconhecidos no mundo inteiro e não quem calça chuteiras, mas que usa jaleco, farda, coturnos e os profissionais da imprensa que transmitem o que acontece e como podemos nos proteger", disse Ribeiro. 

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Ela acredita que a pandemia veio para diminuir a diferença entre as pessoas e diz que alguns vizinhos encontraram na fé a saída para o início de quadros depressivos.

"Vivemos em um momento de igualdade. Não tem rico, não tem pobre. Estamos no mesmo patamar e temos uma única pessoa a clamar: Deus. Quem tem fé confia, espera e acredita em Deus. Tudo isso vai passar", reitera a decoradora de festas. 

 

Entre os vizinhos há pais e mães de família que têm filhos na linha de frente da luta contra o novo coronavírus. 

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

"Temos um filho que é militar do Exército e está na linha de frente em Curitiba. Rezamos todos os dias para pedir por ele, meus outros filhos, meu neto e também por pessoas deconhecidas, que estão nos hospitais precisando de ajuda", relatou o casal Eunice Gomes e Vicente Vieria, casados há 40 anos. 

O terço é rezado todos os dias, por volta de 18h, na Quadra J, do bairro Novo Horizonte, região do Grande Dirceu.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Governador inaugura hospital no Verdão e funcionará na segunda quinzena de maio

  • 20200508101612_IMG_9932.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508101641_IMG_9935.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508101655_IMG_9938.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508101929_IMG_9946.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102002_IMG_9949.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102046_IMG_9952.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102349_IMG_9964.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102459_IMG_9971.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102529_IMG_9974.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102618_IMG_9982.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102632_IMG_9985.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102639_IMG_9986.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102731_IMG_9992.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508102731_IMG_99921.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508103005_IMG_9997.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508103016_IMG_9998.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508103035_IMG_0001.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508103111_IMG_0005.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508110347_IMG_0011.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508110542_IMG_0029.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508110754_IMG_0058.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508111009_IMG_0083.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508111140_IMG_0090.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508112055_IMG_0107.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508112143_IMG_0115.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508112154_IMG_0119.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508112225_IMG_0127.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508112640_IMG_0135.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508112813_IMG_0149.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • 20200508114833_IMG_0152.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias (PT) vistoriou, nesta sexta-feira (08), as instalações do hospital de campanha no Verdão, uma das três unidades de saúde que estão sendo construídas em Teresina para pacientes diagnosticados com a Covid-19. Acompanhado do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, o chefe do executivo estadual inagurou a estrutura, que estava prevista para ser concluída em abril. Com os ajustes o hospital comece a funcionar até o início da segunda quinzena de maio.

O hospital de campanha tem 103 leitos para atender pacientes de baixa complexidade, infectados pelo novo coronavírus. São 94 leitos clínicos e 09 leitos de estabilização, que ajudarão a desafogar a rede hospitalar do Piauí. O governador Wellington Dias explica que o atendimento será modular, conforme haja necessidade, as unidades “porta de entrada” irão regular os pacientes para o Hospital de Campanha. 

“Claro que gostaria de ninguém vir, ninguém adoecer aqui, mas se precisar  o hospital já está disponível . Já na próxima semana teremos uma quantidade de pacientes sendo atendidos com dignidade, que é isso que queremos em todas regiões do Piauí. O objetivo é garantir que, na velocidade em que a doença aconteça, ali mais perto tenha um local com condições de atendimento. Objetivo é salvar vidas, a meta  é que o Piauí não entre em colapso”, disse o governador. 

A parceria entre UFPI e Secretaria de Estado da Saúde contará a atuação da Fundação de Apoio (Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação - FADEX), que ficará responsável pela gestão administrativa do Hospital de Campanha. 
O médico Jefferson Campelo vai dirigir o setor hospitalar.

“Estamos entregando  o hospital de campanha pronto, equipado, já agora com essa parceria com a FADEZ, que nos garante as condições de profissionais qualificados que a partir de hoje já estão autorizados a fazer atendimento", garante Wellington Dias.

O Piauí chegou a 37 mortes e 1.131 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Dos 189 leitos com UTI disponíveis para pacientes com o vírus, 43% estão ocupados com vítimas da covid-19. Porém, dependendo da velocidade de novas contaminações, a capacidade do sistema de saúde pode ser alcançada rapidamente e, assim, podem faltar leitos.

100 leitos para casos grave no HGV 
O governador Wellington Dias anunciou que a  inauguração do Hospital de Campanha do Verdão vai possibilitar a abertura de 100 leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas para atender os casos de alta complexidade de Covid-19.

“Vai permitir abrir vagas no HGV onde ali naquele local é uma enfermaria a gente possa colocar 100 UTIs. São 100 UTIs que vamos abrir no Hospital Getúlio Vargas, se Deus quiser, para gente atender pacientes mais graves evitando um colapso com aconteceu em outros lugares”, afirma o governador. 

O secretário de Saúde, Florentino Neto, explica que a Sesapi e a Fundação Hospitalar buscam cumprir a meta estipulada pelo governador. Ele afirma que os leitos estão de UTI estão reservados e aguarda a chegada de equipamentos nesta próxima semana.

“Temos uma estrutura no HGV que permite. Temos 100 leitos lá com monitores, respiradores. O governador determinou isso e estamos buscando de todas formas cumprir essa meta que é importante e visa que a gente tenha um sistema  capaz  a prestar assistência a todos com necessidade”, garantiu.

 

Izabella Pimentel e Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores