Cidadeverde.com

Rio transborda e alaga ruas em Corrente; abastecimento de água está suspenso

  • chuva_(4).jpg Ascom/Prefeitura
  • chuva_(3).jpg Ascom/Prefeitura
  • chuva_(2).jpg Ascom/Prefeitura
  • chuva_(1).jpg Ascom/Prefeitura

Atualizada às 11h

O Rio Corrente transbordou devido às volumosas chuvas que caíram sobre a cidade de  Corrente, distante 874 Km de Teresina, nas últimos dias. Nesta sexta-feira (12) ruas do município amanheceram alagadas. 

Em dez anos, é a primeira vez que o Rio Corrente transborda, segundo a prefeitura municipal. Por conta da intensa chuva que começou na madrugada e só acabou na manhã de hoje,  postes caíram, fios de alta tensão estão nas ruas e vários bairros da cidade, inclusive o centro, estão alagados. 

O bairro Nova Corrente está em situação mais crítica. Ainda não há um balanço da situação das famílias atingidas pela chuva. 

“Até agora nenhuma família nos procurou. Mas equipes de assistência social da cidade estão realizando levantamento nas ruas”, informou a assessoria de Comunicação de Corrente. 

Por conta do transbordamento do rio, o abastecimento de água em Corrente foi suspenso. A Agespisa informou  que equipamentos da casa de bombas do sistema de captação foram danificados devido à cheia.

“Com a cheia, dois motores elétricos ficaram comprometidos. O nível do rio subiu muito rápido e não houve tempo para retirar os equipamentos”, afirma o diretor de Operações, José Maria de Carvalho.

Desde ontem equipes da Agespisa estão realizando a limpeza e secagem mecânica dos motores. Em nota divulgada às 11h desta sexta-feira (12), a Agespisa disse que o abastecimento continua suspenso e  o tratamento de água na cidade está "inviável", devido à grande carga de sedimentos e detritos arrastados pelas chuvas

A previsão é de que a turbidez da água diminua, permitindo a retomada da captação de água. “A expectativa é de que ainda hoje possamos voltar a captar e tratar a água do Rio Corrente, iniciando em seguida a distribuição para os moradores”, afirma o diretor de Operações, José Maria de Carvalho.

O motor elétrico que havia sido danificado no transbordamento do rio foi recuperado e reinstalado ontem, 11, conforme o previsto. Devido ao desabastecimento total da cidade, a regularização ocorrerá de forma gradual. 

Para mais informações, os moradores podem ligar para 0800 086 8888.

 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com