Cidadeverde.com

Prefeitura distribui calcário e fertilizante a pequenos produtores rurais

  • fertilizante_corrente3.jpg Viviane Setragni
  • fertilizante_corrente2.jpg Viviane Setragni
  • fertilizante_corrente1.jpg Viviane Setragni
  • fertilizante_corrente.jpg Viviane Setragni

Produtores rurais das localidades Morro Redondo, Caxingó e Pindaíba foram beneficiados com a distribuição de calcário e fertilizante. De acordo com a prefeitura de Corrente, no mês de janeiro, a distribuição deverá se estender por todo o município.

O Gerente Municipal de Apoio ao Produtor Rural e Agricultura Familiar, Ricardo Lago, realizou reunião na sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Morro Redondo para repassar informações sobre o correto manuseio do material distribuído, assim como a utilização de defensivo agrícola, uma vez que o manuseio da terra para a retirada do capim após a aplicação do calcário, pode atrapalhar a absorção dos nutrientes.

Para a aplicação do insumo, Ricardo Lago conta que a máquina adequada para o procedimento, a calcariadeira, foi cedida pelo ex-prefeito João Barros. “Estamos com certa dificuldade para encontrar esta máquina disponível aqui na região, principalmente nesta época, quando é muito utilizada e o Dr. João Barros, sabendo da necessidade, cedeu o equipamento, deixando inclusive de utiliza-la em sua propriedade", destaca.

Os insumos a serem distribuídos na região foram armazenados na sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Morro Redondo e atenderão aproximadamente 30 pequenos produtores rurais, incluindo a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Pindaíba e da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Caxingó. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Corrente, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com recursos provenientes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Da Editoria de Cidades
[email protected]

PM recebe telefonema anônimo e encontra corpo em decomposição

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na localidade Paraim de Cima, zona rural do município de Corrente, a 874 km de Teresina. A Polícia Militar chegou ao local após um telefonema anônimo na manhã desta quarta-feira (17). Ao lado corpo havia uma certidão de nascimento, roupas e uma motocicleta. 

O caso está sendo investigado pelo delegado João Rodrigo de Luna e existem suspeitas de que a vítima seja Lucas da Silva Santos, ex-presidiário que estava desaparecido e saiu a pouco tempo da penitenciária de Bom Jesus.

"Há indícios de que a vítima seja este ex-presidiário que possuía diversas passagens pela polícia e envolvimento com drogas. Inclusive tinha muita proximidade com o Playboy, morto em confronto com a polícia, que era um criminoso muito perigoso", disse o delegado. 

O corpo havia sinais de ter sido devorado por animais, o que pode dificultar na elucidação da causa da morte. Ainda não há informações sobre possíveis suspeitos.

                               Fotos: Portalcorrente

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Portalcorrente

Sai resultado final do concurso público para a prefeitura

A prefeitura de Corrente, a 874 km de Teresina, divulgou resultado final do concurso público para o provimento de 172 vagas distribuídas em 37 cargos de níveis fundamental, médio e superior. A data limite para interposição de recursos encerra nesta sexta-feira (05).


O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. 

Os aprovados serão lotados em várias secretarias da administração municipal. Os salários variam de R$ 724 a R$ 3 mil. 



Da Editoria de Cidades

OAB inaugura sede própria com solenidade em Corrente

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, inaugurou a sede própria da Subsecção Corrente, nesta sexta-feira (28), que leva o nome do advogado correntino Setembrino Lustosa Messias. A solenidade começou na Câmara Municipal de Corrente e depois todos se dirigiram à nova sede.


O presidente da Susecção da OAB em Corrente, Claudimiro Nogueira, aproveitou o momento para agradecer. “O que antes era um sonho distante, hoje se tornou realidade. Agradeço à diretoria, por resgatar a nossa dignidade, dando aos advogados uma casa digna. Agradeço à prefeitura e à câmara municipal por todo o apoio. Nossas homenagens mais relevantes são para a sociedade. Esse é o momento mais edificante da nossa gestão, pois temos a honra de inaugurar a nossa própria história”.

O vereador Edilson de Araújo representou a família do homenageado. “Setembrino Lustosa Messias foi um advogado combativo que lutou pela aplicação da lei em nossa cidade. Estudou em Teresina, mas voltou à Corrente para defender os interesses de seu povo. Cidadão de honra, moral e conduta. Assim, ficará nos anais de Corrente, Setembrino na sede da nossa OAB”.

O prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcante, reiterou as palavras do vereador. “Não existe homenagem mais justa, por sua retidão de caráter. Ao homenageá-lo valorizamos a classe advocatícia”. E concluiu. “Não existe órgão mais representativo da sociedade civil do que a OAB”.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, lembrou da importância que o curso de Direito tem para a cidade. “É uma honra estar na abertura dessa casa, nós que formamos tantos operadores do Direito. Profissionais que desejamos formar para hoje e para o futuro. A inauguração é um incentivo para os estudantes da UESPI e sonham em portar a carteira da OAB”, disse.

O secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, Joaquim Santana, enfatizou o trabalho da CAAPI para os advogados correntinos. “OAB e CAAPI fazem esse trabalho conjunto não só pela saúde dos advogados, mas pelo seu bem-estar. Vamos continuar trabalhando muito mais”, prometeu.

O conselheiro federal Sigifroi Moreno aproveitou a ocasião para relembrar sua história com Corrente. “Conheci Corrente em 1991. Desde então, todas as vezes que retornei aqui foi para comemorar algo. Não poderia ser diferente agora. Estou vivendo um momento apaixonado e emocionante, que serve para marcar o povo e a grande advocacia dessa cidade. A Ordem é responsável pela defesa do estado de direito, pelos interesses maiores da cidade, e poderá fazer muito mais com essa nova sede”, alegrou-se.

O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, falou da importância que a inauguração terá para a sociedade. “Hoje é a concretização de um sonho. Não só da advocacia de Corrente, mas de toda a sociedade correntina. A sede está localizada nesse ponto de referência, tem a missão de propiciar um trabalho melhor para os advogados que militam, além de mostrar o quanto nos preocupamos com a região. Sem a ajuda do Conselho Federal, não poderíamos entregar a estrutura que estamos entregando hoje”. E finalizou pedindo a ajuda da subsecção para construir uma OAB melhor. “A nossa entidade permanecerá forte com a ajuda de todos os advogados”.

A sede fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Nova Corrente, que abriga os principais órgãos da cidade.

Na ocasião, registrou-se a presença do presidente da Câmara Municipal de Corrente, Flávio Rivelino; dos juízes federais Kelly Cardoso e Derivado Figueiredo; da promotora de Justiça, Gilvânia Alves; do vice-presidente da Subsecção de Corrente, Zadiel Lobato; do secretário-geral adjunto da Subsecção de Corrente, Heráclito Lima; do tesoureiro da Subsecção de Corrente, José Lobato; e da coordenadora administrativa da biblioteca da OAB-PI, representando a Escola Superior de Advocacia do Piauí, Naila Lima; 

Da Editoria de Cidades

Acusado de perseguir garoto de 13 anos é amarrado com corda em cerca

Um homem identificado como Valtecir Moura Castro, 43 anos, foi preso acusado de perseguir um garoto de 13 anos, nas margens do Rio Corrente. Assustado, o menino relatou o caso a um amigo da família que resolveu amarrar o suspeito em uma cerca com uma corda. 

                         Foto: PortalF10

"O garoto andava na margem do rio quando encontrou com o homem. Ele encarou a criança e perseguiu-a. Porém, o menino conseguiu fugir e pedir socorro. Parti no encalço de encontrar o acusado e consegui encontrá-lo. Peguei, dei uns tapas, amarrei o suspeito com uma corda na cerca e fui correndo avisar a polícia", diisse Joaquim Alves da Silva, amigo da família do garoto.

Com Valtecir Moura, não foram encontrados documentos pessoais. Em depoimento, o acusado informou que seria da cidade de Santos, em São Paulo, e estaria no Piauí há dois meses.

O Cidadeverde.com tentou contato com as polícias Militar e Civil de Corrente, mas não conseguiu confirmar a versão do garoto e qual seria a intenção do suspeito, que está preso na 10ª Delegacia Regional de Corrente. 


Com informações PortalF10

Agricultor é espancado e assassinado na zona rural de Corrente

Atualizada às 9h53
O agricultor José Barbosa Fernandes, 49 anos, conhecido como José da Serra, foi encontrado morto na manhã de segunda-feira (24), no povoado Santa Marta, zona rural de Corrente. A vítima estava com marcas de espancamento e de um forte golpe na cabeça. 


Foto: Portal Corrente


A esposa do agricultor Lucimara Rodrigues da Silva afirmou que ele teria saído de casa às 5h para trabalhar na lavoura. Às 8h, começou a procurar pelo marido e o encontrou em um brejo, já morto.

O delegado de Gilbués, João Rodrigo Luna, informou ao CidadeVerde.com que José costumava sair muito cedo de casa, mas também voltava cedo. "Como ele demorou a voltar, a mulher foi procurá-lo e encontrou o corpo perto do rio", descreve.

Ele acrescenta que no mês de outubro, a casa de José e Lucimara foi incendiada e o casal perdeu todos os pertences. "O caso foi registrado pela polícia. Na época ele também disse que havia pessoas rondando a região. Esta será uma das linhas de investigação", declarou o delegado. 


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

OAB inaugura primeira sede própria na região Sul em Corrente

Os advogados do município de Corrente, distante 864 km da capital do Piauí, passam a contar com nova sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil a partir desta sexta-feira (28).  A solenidade de inauguração acontecerá às 19 horas na Câmara Municipal de Vereadores de Corrente, seguida de visita ao prédio, localizado na Avenida Nossa Senhora da Conceição, Bairro Nova Corrente.

A Subseção de Corrente será a primeira com sede própria no Sul do Estado e atende a um pleito antigo dos advogados que militam na região. Contar com um local próprio trará diversos benefícios, tais como a extensão de serviços oferecidos pela Seccional, através da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI).

O prédio possui 190m² de área construída e disponibilizará sala de reunião, sala de aula, consultório odontológico, auditório com capacidade para 40 pessoas e estacionamento. Além destes, haverá um centro de inclusão digital, sala de estudo e área de eventos.

O espaço homenageará o advogado Setembrino Lustosa Messias. Para o presidente da Subseção, Claudimiro Nogueira, a obra refletirá na prestação de um melhor serviço pelos advogados à justiça. “Vai engrandecer a Instituição no sentido de levar o advogado até a sua casa, que é a Ordem, que passará a contar com estrutura de informática, sala de reunião, auditório. Para nós, do sul do Piauí, é um grande prêmio para a advocacia”.

“Este é era um sonho perseguido há muitos anos pela advocacia dessa região. Hoje cumprimos o nosso compromisso, entregando uma sede à altura dos profissionais que lá militam”, finalizou o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura convoca aprovados em concurso para prova prática e de títulos

A Comissão Organizadora do Concurso Público para provimento de cargos da Prefeitura Municipal de Corrente publicou o edital de convocação para realização de provas prática e de títulos para os candidatos aprovados na prova escrita para os cargos de auxiliar administrativo, auxiliar de secretaria, mecânico de máquinas pesadas, motorista classe "C", motorista classe "D", operador de sistema de informática, operador de máquinas pesadas, operador de usina de asfalto e tratorista. 


As provas serão realizadas na próxima segunda-feira, 17 de novembro. Para os cargos de auxiliar administrativo, auxiliar de secretaria e operador de sistema de informática, as provas práticas serão realizadas a partir das 9h, no Polo da Universidade Aberta (UAB), localizada na praça Joaquim Nogueira Paranaguá.

Para os cargos de operador de máquinas pesadas, mecânico de máquinas pesadas, motorista Classe "C", motorista classe "D" e tratorista as provas práticas serão realizadas no mesmo dia, às 9h, na garagem municipal, localizada atrás do Parque de Exposição Alberto Tavares Silva.

Já os títulos deverão ser entregues na sede da Prefeitura Municipal de Corrente, localizada na avenida Manoel Lourenço Cavalcante, nº 600, bairro Nova Corrente, ou na sede da Consep, localizada na Rua Arlindo Nogueira, nº 333 Norte - Sala 310, Centro, Teresina, Piauí.




Da Editoria de Cidades

Prefeitura promove I concurso de decoração natalina

A prefeitura de Corrente, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, promove o I Concurso de Decoração Natalina - Natal de Luz 2014. As inscrições serão realizadas até sexta-feira (14), na Superintendência de Turismo, localizada na rua Antônio Nogueira de Carvalho, nº 627, antigo Sebrae.

O concurso será dividido em duas categorias. A primeira em lojistas, empresas, instituições públicas e privadas, sendo aberta a participação de escolas, bancos, órgãos, repartições e igrejas, que poderão decorar suas vitrines e fachadas. Serão avaliados a criatividade, inovação, beleza e aproveitamento de espaço. 

Na segunda categoria, residencial, serão avaliados o aproveitamento dos recursos, como utilização de materiais ecologicamente corretos ou que possam ser reaproveitados ou reciclados, valorizando recursos tradicionais e da cultura local, além da durabilidade e resistência do material utilizado ao efeito do tempo. A decoração poderá ser feita na fachada ou no jardim, externa ou interna visível (aberta à visitação pública com horário de visitação definido).

"O objetivo do concurso é reavivar as festividades natalinas, bem como movimentar o mercado de vendas de fim de ano e fomentar o turismo na cidade. A decoração será avaliada por uma comissão julgadora e pela votação popular, na proporcionalidade de 50%", disse a secretária Ruamma Lobato

A premiação será de R$ 1 mil e R$ 500, para o 1º e 2º colocados respectivamente em cada categoria, além de divulgação nos meios de comunicação. 


Da Editoria de Cidades

Ex-prefeito e mais seis são indiciados por esquema de lavagem de dinheiro

A Polícia Civil indiciou sete pessoas após descobrir um esquema de lavagem de dinheiro na secretaria de Educação do município de Corrente, a 874 km de Teresina. Foram indiciados pelo esquema o ex-prefeito Benigno Ribeiro, o ex-secretário de Educação Jedson Correa, o ex-secretario de Finanças Carlos Cleiton Rodrigues Nogueira, o então contador da prefeitura Luciano Pereira de Araújo, Dárcio Marquez Cardoso, Francisco das Chagas Lima dos Santos Junior e Maria José Fernandes do Carmo, responsáveis por gerenciar o pagamento dos professores da rede pública municipal.

Ex-prefeito de Corrente, Benigno Ribeiro

De acordo com o delegado Rodrigo Morais Matos, da 10ª Delegacia Regional de Corrente, o inquérito foi aberto em abril de 2013 após denúncias de servidores que estavam recebendo valores superiores aos salários em suas contas e tinham que devolvê-los em espécie.

"Diante dessa informação quebramos o sigilo bancário dos servidores responsáveis pela gerência contábil da secretaria de Educação e descobrimos transações financeiras elevadas em relação a renda dos servidores. Por exemplo, havia um servidor que recebia só um salário mínimo que conseguiu somar em um curto período de tempo R$ 50 mil em sua poupança", explicou o delegado.

Intimados a prestar esclarecimentos, os três servidores revelaram a existência de uma rede de notas frias e lavagem de dinheiro comandada pelo ex-prefeito Benigno Ribeiro e pelo ex-secretário de Educação Joedson Correia.

Como funcionava o esquema

"Empresas e pessoas físicas de Teresina forneciam notas referentes a serviços falsos para a secretaria em valores pequenos como R$ 5 mil e R$ 6 mil que dispensavam uma licitação, a secretaria de Finanças autorizava o repasse desses valores para as empresas, que retinham pequenas quantias como 'pagamento' pelas notas frias. Em seguida as empresas repassavam os valores para as contas de funcionários que eram obrigados a sacar o dinheiro e entregar em espécie para o então prefeito e para o ex-secretário de Educação", explicou o delegado.


De acordo com o delegado o rombo total do esquema pode ultrapassar R$ 300 mil, mas o Tribunal de Contas irá fazer uma aferição para detectar o valor desviado. "Vale ressaltar que isso é só a ponta do iceberg, de com três servidores descobrimos tudo isso, imagine se a gente pegar outros servidores", acrescentou Rodrigo Morais.

Todos os indiciados responderão pelos seguintes crimes: peculato, por furto na administração pública, lavagem de dinheiro, por tentarem dar forma lícita para o dinheiro por serviços que nunca existiram, falsidade ideológica, através da adulteração de informações de documentos e formação de quadrilha, por ter mais de quatro pessoas envolvidas.

Rayldo Pereira

Posts anteriores