Cidadeverde.com

Rios Corrente e Paraim podem secar em breve

Analistas da Codevasf constataram a necessidade de medidas urgentes para proteger as nascentes dos rios Corrente e Paraim sob o risco de secarem em breve. Os dados coletados serão utilizados durante o II Seminário de Revitalização da Lagoa de Parnaguá e da Microbacia do Rio Paraim, que ocorre nesta quinta-feira (23), iniciativa da prefeitura de Parnaguá. 


"A degradação tem diversos motivos, a começar pela ausência de proteção das nascentes de ambos os rios, pela destruição da mata ciliar em todo o percurso e pela falta de conscientização dos moradores ribeirinhos, principalmente, os pecuaristas que insistem em desviar o leito do rio", destaca Wellian Moreira dos Santos, engenheira ambiental e analista de Desenvolvimento Sustentável.




O Engenheiro Agrônomo e analista de Desenvolvimento Sustentável, Francélio Pereira de Souza, ressalta que as duas nascentes ficaram fora da área demarcada do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba e que alguns trechos os rios estão completamente sujos. Ele alerta para a necessidade de medidas urgentes pelo poder público.

O superintendente de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Corrente, Jesy Jr., também participará do seminário, onde serão debatidos a preservação e revitalização da microbacia.

"A prefeitura de Corrente tem tomado diversas medidas paliativas no sentido de recuperar o fluxo dos rios. A situação a cada ano se agrava também devido a forte estiagem que assola a região e exige que medidas mais enérgicas sejam tomadas, desde a promoção de ações educativas nas escolas e nas comunidades até a realização de grandes projetos de revitalização. Todo este processo deve ter a participação ativa da comunidade. É impossível que o poder público sozinho consiga a recuperação destes rios”, finaliza Jesy Jr. 


Graciane Sousa

Amiga é presa suspeita de mandar matar professora

Uma mulher de iniciais E.P.S foi presa, neste domingo (19), acusada de participação no homicídio da professora Cristiane Melo da Cunha, 31 anos, assassinada no último dia 17. A Polícia Civil ainda investiga a motivação para o crime, mas segundo o Delegado Regional Rodrigo Morais há fortes indícios de ligação da acusada com o jovem Emanuel Santos Soares, que foi preso ao ser reconhecido como o executor da vítima. 

Professora foi assassinada dentro do próprio comércio

Rodrigo Morais explica que representou pela prisão temporária da acusada, que era amiga da professora, como medida cautelar, para não atrapalhar as investigações.  A vítima e os dois suspeitos estariam passando por um processo de separação e a Polícia Civil não descarta a possibilidade de crime passional. 

"O Emanuel Santos é de Brasília e estava há poucos dias no Piauí. Ele mantinha uma relação amorosa com E.P.S que estaria bancando todas as suas despesas, até mesmo o hotel. A acusada era amiga da professora e um dia antes a morte teria apresentado o executor a vítima com o pretexto de alugar uma casa. Desde que ocorreu o crime, os dois estiveram ainda mais próximos. Não podemos confirmar ainda se ela seria a mandante, mas há indícios de que ela teria participado", explica Morais. 

A Polícia Civil também pediu a quebra do sigilo telefônico dos suspeitos. Rodrigo Morais acrescenta ainda que não descarta o envolvimento de outras pessoas no assassinato e que o ex-marido da vítima se apresentou, espontaneamente, na delegacia, na manhã desta segunda-feira (20).

"Os álibis apresentados pelos acusados são mentirosos e estão sendo descontituídos. Eles negam qualquer envolvimento e alegaram estar com outras pessoas no momento do homicídio. Porém, quando a polícia apura as circunstâncias descobre que eles não estiveram onde haviam dito. E.P.S está sendo investigada e pode ser a mandante ou a intermediária", reitera o delegado. 

A professora e comerciante foi morta a tiros na cabeça dentro do próprio comércio. A vítima não reagiu e entregou todo o dinheiro, o que levou a polícia a descartar a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte.


Graciane Sousa

Polícia Civil prende suspeito de matar professora e ir ao velório

A Polícia Civil prendeu o suspeito de assassinar a professora Cristiane Melo da Cunha, 31 anos, morta a tiros dentro do próprio comércio, no último dia 17, no município de Corrente, a 874 km de Teresina. De acordo com Delegado Regional Rodrigo Morais, o acusado teria ido ao velório da vítima e foi preso a caminho do município de Gilbués, a 797 km de Teresina. 


O delegado explica que várias testemunhas reconheceram Emanuel Santos Soares como o autor do homicídio. 

"As pessoas o reconheceram através de fotos e não tiveram dúvidas de que ele seria o mesmo que teria assassinado a vítima. Ele foi ao velório e foi preso dentro do carro, quando estava saindo da cidade. Ele tinha certeza da impunidade e por isso não fez questão de se esconder, mas a Polícia Civil já sabia que ele era o principal suspeito", explica Rodrigo Morais. 

O delegado acrescenta ainda que a arma utilizada no crime ainda não foi encontrada e que Emanuel Santos nega ter praticado o crime. A prisão contou com apoio da Polícia Militar.

"Ele foi preso em flagrante delito e facilmente reconhecido pelas testemunhas. Apesar de estar usando capacete, o acusado teria levantado o acessório para efetuar os disparos e neste momento ficou com o rosto a mostra", finaliza Delegado Regional Rodrigo Morais.


Matéria Relacionada



Graciane Sousa

Professora é morta com dois tiros na cabeça em assalto a comércio

A professora Cristiane Melo da Cunha, 31 anos, foi assassinada a tiros dentro do próprio comércio, no Bairro Morro do Pequi, município de Corrente, a 874 km de Teresina. A vítima não teria reagido ao asssalto. O Delegado Regional Rodrigo Morais já descartou a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte, e segue em outra linha de investigação, que não ainda não foi revelada. 




O crime ocorreu por volta das 18h40, desta quinta-feira (17). A professora e comerciante estava no caixa quando foi surpreendida pelo assassino. Cristiane Melo teria entregue todo o dinheiro, mas mesmo assim, foi atingida com dois tiros. 

"Um homem armado parou sua moto em frente ao mercado, anunciou o assalto, a vítima entregou o dinheiro, mas foi alvejada com dois tiros na cabeça", disseram testemunhas. 



No local não há câmeras de segurança, o que dificulta a identificação do acusado. A motocicleta que teria sido usada pelo criminoso foi abandonada e aprendida pela Polícia Militar,  na BR- 135, há 5 km do local do crime. 

"Descartamos a hipótese de latrocínio e estamos trabalhando para identificar o suspeito e a motivação do crime. Detalhes do homicídio só serão divulgados depois para não atrapalhar as investigações", finaliza Rodrigo Morais. 


Graciane Sousa

Prefeito de Corrente quer desviar veículos pesados de centro histórico

O município de Corrente, a 874 km de Teresina, está com um foco em novas obras que irão desviar o fluxo de veículos pesados do centro histórico do município. De acordo com o prefeito, Jesualdo Cavalcante, esse tráfego tem prejudicado as construções e causado um transtorno à população.

Foto: Fábio Lima/ Cidadeverde.com

"Corrente é uma cidade com uma topografia pouco favorável, então estamos tentando abrir ruas para desviar o tráfego que é muito grande pelo Centro Histórico. Queremos proteger esse patrimônio e a avenida já está aberta, agora falta apenas asfaltar", informou o prefeito.

Jesualdo acrescenta que a mobilidade em geral tem sido um dos focos do momento em sua gestão. Segundo ele, a construção de um anel viário também irá resolver definitivamente essa questão.

"Tivemos um grande desafio que foi restaurar o asfalto, mas agora estamos dando um aspecto melhor para a cidade", completou o gestor.


O prefeito declarou ainda que está satisfeito com as vitórias do último pleito e que segundo ele espera que os gestores tenham uma atenção maior com os problemas do município.  "O que se espera é que o Estado resgate dos débitos que tem com o município. Quando tínhamos um deputado mais atuante, se conseguiu muitas coisas para Corrente. Esperamos que os novos gestores assumam essa postura", concluiu.

Jesualdo acrescentou que o município agora se prepara para o aniversário da cidade. Segundo o gestor, este ano o foco será nos eventos culturais. "Nosso foco maior será para a atividade cultural. Corrente tem sua tradição e a gente valoriza muito esse aspecto", completou.

Rayldo Pereira

Prefeitura entrega carnês e IPTU poderá ser pago com desconto até dia 30

Em Corrente, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício do ano de 2014, começaram a ser entregues nesta segunda-feira (14). Os servidores da prefeitura percorrerão os bairros da cidade entregando os carnês nos endereços cadastrados.


A previsão de conclusão da entrega é até dia 28 de outubro. A secretária municipal de Orçamentos e Finanças, Terezinha Cavalcanti, destaca que os moradores que não receberem o carnê no endereço cadastrado junto à prefeitura, poderão retirá-lo no setor de tributos na sede do Centro Administrativo.

“Quando o endereço não estiver completo, o carnê retorna para a prefeitura, onde poderá ser retirado diretamente pelo contribuinte no setor de Tributação de segunda à sexta de 7 às 17h até o dia 28 de outubro”, explica a secretária.

Os contribuintes que efetuarem o pagamento até o dia 31 de outubro terão desconto de 10%. O debito poderá ser parcelado em até três cotas, desde que o valor seja igual ou superior a R$ 90 reais. Após a data do vencimento, haverá cobrança de multa e juro e inscrição em dívida ativa.

IPTU

O IPTU é instituído pela Constituição Federal e declara que recursos advindos de sua arrecadação possam ser revertidos em diversos e importantes projetos no município. 

O imposto é uma das principais fontes de arrecadação municipal e tem função social, principalmente, para a efetiva realização de uma adequada política de desenvolvimento urbano. 

Através do IPTU, a prefeitura realiza melhorias de diversos segmentos como coleta de lixo, iluminação pública, recuperação e abertura de ruas e outros  investimentos que garantem o desenvolvimento da cidade.


Da Editoria de Cidades

Carros-pipas são usados para apagar incêndio em loja de variedades

Uma loja de variedades na avenida Ipiranga, ao lado do Banco Bradesco, em Corrente, ficou completamente destruída após um incêndio na noite desta quinta-feira (09). De acordo com o proprietário do comércio, o fogo começou na parte de trás e se alastrou, rapidamente, por todo o imóvel. O prejuízo foi de cerca R$ 700 mil. 

          Fotos: Viviane Setragni/ Portalcorrente


No município não há Corpo de Bombeiros e dois caminhões-pipa foram acionados para tentar conter as chamas, que após 5h consumiram completamente o prédio.
 
“Não temos ideia do que possa ter provocado o incêndio, mas tudo indica que foi um curto-circuito na parte elétrica, causado pelas constantes oscilações de energia. Populares ainda salvaram parte do estoque da loja, que foi depositado na igreja Assembleia de Deus, localizada a poucos metros e agradeço muito o esforço de todos em tentar conter as chamas”, disse o proprietário.





Com a intensidade da chamas, fios da rede de elétrica também ficaram totalmente destruídos. Ainda não há confirmação sobre a causa do incêndio.


Com informações Portalcorrente

Alunos da APAE de Corrente plantam mudas de árvores no Projeto Verde Vida

Os alunos da APAE de Corrente realizaram, na ultima sexta-feira (03), o plantio de mudas de árvores no terreno onde está sendo desenvolvido o Projeto Verde Vida. A iniciativa é uma parceria entre a Superintendência Municipal de Meio Ambiente e Recurso Renováveis (SUMAR), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a empresa SLC Agrícola.


O Gerente Municipal de Apoio a Pessoa com Deficiência Ubiraci Lustosa afirma que além de possuir um caráter pedagógico, a atividade busca fazer um treinamento prévio para as próximas ações a serem executadas pelos dentro do Projeto “Verde Vida” .“O objetivo foi colocar em prática atividades que colaborem com a prevenção e também a conservação no quesito ambiental, levando os alunos a se familiarizar com o ambiente, obtendo um prévio treinamento para as outras atividades de plantio, que serão mais delicadas por se tratarem de sementes de hortaliças”, esclareceu o gerente.

De acordo com o projeto, a horta, que está sendo construída em terreno próprio da instituição no bairro Nova Corrente terá quatorze canteiros, dois deles suspensos, e uma área coberta para socialização, totalizando 900m², totalmente acessível para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

Da Editoria de Cidades

PRF apreende espingarda e revólver durante busca em Corrente

A Polícia Rodoviária Federal realizou uma apreensão de duas armas de fogo após dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência no município de Corrente, a 874 km de Teresina.


De acordo com o inspetor Fabrício Loiola, o local aglomerava uma grande quantidade de pessoas, mas nenhum material de campanha, ou que identifique compra de votos, foi localizado no local.

Foram apreendidos uma espingarda de calibre 12 e um revólver de calibre 38, cano longo especial.

Rayldo Pereira

Uespi de Corrente promove evento sobre modernização da pecuária

De 13 a 16 de outubro a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus de Corrente, promove II Workshop de Modernização da Pecuária – MODERPEC. O evento, que está sendo organizado pelo curso de Zootecnia, tem o objetivo de disseminar o conhecimento técnico na pecuária. 

Durante esta semana, o prefeito Jesualdo Cavalcanti esteve reunido com o professor Hermógenes Almeida de Santana Júnior e com o Secretário de desenvolvimento rural de Corrente, Hélio Paranaguá, para definir a participação da participação da prefeitura no evento.

Para o gestor, a realização do evento é de grande importância, pois além de preparar os profissionais para a utilização de técnicas que favorecem a produção animal, o encontro contribui para difundir os avanços nos sistemas de produção e seus efeitos sobre a cadeia pecuária, principal economia da região.

A colaboração direta da Prefeitura Municipal de Corrente está confirmada. O evento de nível nacional contará com a participação de renomados palestrantes, com presença confirmada do reitor Nouga Cardoso e diversos pró-reitores da Uespi. 







Posts anteriores