Cidadeverde.com

IFPI está com inscrições abertas para professores de Física e História

O Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Corrente, seleciona professores substitutos de Física e História. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (14) e estão sendo realizadas, exclusivamente, pelo site da instituição. 

A remuneração varia de R$ 2.814 a 7.859, 61, de acordo com o nível de graduação do candidato.  As provas estão previstas para o início do mês de abril e o resultado final deverá ser divulgado no próximo dia 13. 

O processo seletivo simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período mediante ato próprio da autoridade.

O valor da inscrição para o cargo será de R$ 50 e o pagamento do boleto poderá ser realizado até o próximo dia 18, obedecendo ao horário do sistema bancário. 

 

Da Redação
[email protected]

Bando arromba cofre de agência do BB em Corrente

Na madrugada desta segunda-feira (8), pelo menos cinco homens invadiram e arrombaram o cofre de uma agência bancária na cidade de Corrente, a 864 km de Teresina. Os bandidos teriam provocado um apagão em parte da cidade para facilitar a ação. Não há pistas dos bandidos.

De acordo com a PM, o fato aconteceu por volta das 2h30 da madrugada, momentos depois de um apagão na cidade provocado por uma barra de ferro lançada na rede elétrica na entrada da cidade. Utilizando maçaricos e diversos equipamentos, eles chegaram ao cofre e levaram uma grande quantidade de dinheiro ainda não informada pela polícia.

Populares teriam visto cinco homens encapuzados saindo da agência de madrugada, no entanto, o crime só foi percebido pela manhã, quando funcionários da equipe de segurança viram o cofre com um buraco e alguns equipamentos deixados no local.

Equipes do 7º Batalhão de Polícia Militar de Corrente iniciaram buscas na região com o objetivo de encontrar os ladrões, mas não obteve nenhuma informação. 

Da Redação
[email protected]

Empresário é preso por suspeita de executar adolescente de 17 anos em Corrente

Leonardo Lobato Oliveira da Silva, 30 anos, foi preso nesta sexta-feira (29), no município de Corrente, a 874 quilômetros de Teresina, sob suspeita de executar um adolescente de 17 anos com 9 disparos de arma de fogo. De acordo com o delegado de Corrente, João Rodrigo Luna, o empresário matou Edilson Santos Nascimento após uma tentativa de furto em sua loja, no início deste mês.

"Durante a madrugada, a vítima estava dentro de uma loja do empresário, na cidade de Gilbués (a 797 da Capital), quando o alarme disparou. Leonardo pediu para uma funcionária ir até o local, ela foi com o pai, mas Edilson não estava mais no local. A Polícia Militar (PM) também foi acionada e Leonardo foi até o local, após algumas rondas, o adolescente não foi encontrado", informou o delegado.

Depois disso, segundo o delegado, a PM encerrou as diligências e o empresário foi deixar a funcionária em casa, dizendo que iria embora também. "Só que ele voltou para a loja, porque o Edilson tinha esquecido uma mochila com os celulares em cima do telhado. Ele ficou na loja esperando e quando o adolescente voltou para pegar ele efetuou sete disparos, a vítima caiu e ele se aproximou, efetuando mais dois disparos", explicou o delegado.

A Polícia Civil utilizou imagens de câmeras de segurança e o testemunho de um irmão da vítima para obter a prisão preventiva do empresário. "Um irmão da vítima estava na esquina esperando ele, o Leonardo chegou a persegui-lo, tentando matá-lo, mas ele conseguiu escapar. Depois disso, Leonardo apagou as imagens das câmeras de segurança e tentou dificultar o trabalho da polícia, mas conseguimos duas imagens que mostram o carro delo voltando para o local do crime, juntando com o depoimento do irmão do adolescente conseguimos o mandado de prisão", finalizou o delegado João Rodrigo Luna.

 

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Pai é preso acusado de estuprar o próprio filho de cinco anos em Corrente

Um homem identificado pela Polícia apenas como Alan foi preso em flagrante acusado de estuprar o próprio filho de apenas cinco anos em Corrente, município a 874 km de Teresina. De acordo com o delegado Moisés Aragão, a Polícia chegou até Alan após denúncia da mãe do menino que desconfiava do comportamento do garoto.

"Ela relatou que há mais de 15 dias estava desconfiando do comportamento da criança. Segundo ela o menino estava arredio pedia socorro e chorava para não ficar em casa", relatou o delegado.

Junto com a denúncia, a mulher apresentou um vídeo feito por ela, onde durante uma conversa o garoto conta as posições que seu pai o obrigava a fazer durante os abusos sexuais. O menino foi submetido a exame de corpo de delito e um inquérito foi aberto para investigar o abuso.

Segundo o delegado, não houve conjunção carnal, mas um calção do garoto sujo de sêmen foi apresentado como prova dos abusos e levado até delegacia. Preso, Alan negou todos os abusos , mas até seu advogado abandonou o caso, ao saber que se tratava de um abuso contra o próprio filho.

"Ele negou tudo, não quis assinar o depoimento e esse é um direito que assiste ele, mas o advogado que contrataram quando soube dos fatos não aceitou nem a causa", relatou o delegado.

Estupro de deficiente

Este é o segundo caso de estupro registrado em menos de um mês no município. Segundo o delegado, há cerca de 15 dias uma deficiente física que possui os membros superiores e inferiores atrofiados foi estuprada também no município.

"A irmã dessa deficiente nos acionou após ela ser estuprada por um rapaz que levou ela para a cozinha, arrancou o short e rasgou toda a roupa dela. Por sorte ela conseguiu quebrar um copo nele e cortar ele", acrescentou o delegado.

O policial relata ainda que familiares do homem chegaram a procurar a própria vítima. "Ele tentaram comprar o silêncio dela, mas ele já está preso e a Justiça já foi comunicada. Ele deve ir para o presídio logo", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Acidente mata cinco pessoas da mesma família de Corrente em Goiás

Um acidente em Goiás terminou com cinco pessoas da mesma família mortos na noite do último sábado (19) em Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, três mulheres de 30, 31 e 33 anos, uma criança de 11 e um bebê de colo morreram na colisão entre o carro que estavam e um caminhão. A família é do município de Corrente, a 874 km de Teresina, onde acontece o velório nesta segunda(21).

Segundo o agente da PRF, Iran Alves, a Polícia não sabe dizer as causas do acidente, mas acrescentou que no local da batida, a ultrapassagem é proibida. 

O acidente aconteceu em uma reta, então pode ser que tenha sido durante uma ultrapassagem, ainda não sabemos dizer", afirmou o agente. Os corpos das vítimas foram levados para o Insitituto Médico Legal (IML) de Formosa, Entorno do Distrito Federal, para identificação. O sepultamento acontecerá nesta segunda-feira (21), em Corrente/PI, conforme informações da família.

Com informações de G1/Goias
[email protected]

MPF inaugura PRM em Corrente

O Ministério Público Federal no Piauí inaugura no próximo dia 16 de dezembro, a Procuradoria da República no Município de Corrente. A cidade receberá a sexta unidade do MPF no Piauí e atenderá a uma área de atuação que abrange mais 19 municípios da região sul do estado. A solenidade está marcada para as 19 horas no Auditório do Instituto Federal em Corrente e contará com representantes da sociedade, do judiciário, das prefeituras da região e de diversos órgãos.
 
A Procuradoria da República no município de Corrente está localizada na BR 135, Km 7, s/n no bairro Nova Corrente. O representante do MPF na região será nomeado no mês de fevereiro e a PRM contará com uma servidora.
 
A inauguração de mais uma unidade do MPF contribui para o processo de interiorização da instituição de se aproximar ainda mais da população para a qual atua, como também permite uma melhor integração com a Justiça Federal, onde tramitam os processos judiciais do MPF.
 
Os municípios dentro da área de atuação da PRM Corrente são: Corrente, Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Cristalândia, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros.

 

Lavrador é suspeito de degolar ex-mulher por não aceitar fim do casamento

Um caso de violência comoveu moradores da cidade de Corrente, ao Sul do Piauí. O lavrador Justino Lopes, 48 anos, teria assassinado a própria esposa e, em seguida, atirado contra si. Segundo o comandante da PM na região, major Hortêncio Santos, o casal estava separado e o suspeito teria cometido o crime porque não aceitava o fim do casamento. 

"Os dois moravam na cidade de Sebastião Barros e após a separação, a mulher se mudou para a casa dos pais, em Corrente. Testemunhas informaram que há cerca de 10 dias, ele estava indo atrás da ex, no sentido de uma reconcialiação. Não sabemos se antes do crime, eles brigaram ou ela não aceitou reatar o casamento. O crime ocorreu na casa dos pais dela e quando ouviram o tiro, encontraram os dois corpos", disse o major. 

A vítima- identificada como Melânia Batista dos Santos, 40 anos- foi assassinada com um golpe de foice. O lavrador morreu com um tiro de uma arma caseira utilizada para caçar tatus. 

"Não houve testemunhas. Quando as pessoas chegaram, encontraram os corpos caídos. Ao que tudo indica, ele foi para matar a ex, porque ela não reatou o casamento. O golpe nela foi muito violento, tanto que quase decepou o pescoço. Ele também foi atingido no pescoço e ficou agonizando, mas estava insconsciente e não resistiu", explica o delegado regional de Corrente João Rodrigo Luna. 

O delegado explica ainda que o inquérito policial foi instaurado, mas deverá ser arquivado, uma vez que foi extinta a punibilidade com a morte do suspeito. 


Graciane Sousa
[email protected]

Saúde garante instalação de mamógrafo no Hospital Regional de Corrente

No sentido de fortalecer a rede hospitalar, o secretário Francisco Costa garantiu a instalação de um mamógrafo e reforma do centro cirúrgico, no Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, em Corrente, durante reunião no Ministério Público do Estado (MPE).

“A Secretaria reconhece a importância daquele hospital, localizado no extremo sul do estado e, por entender que ele fica a uma distância muito grande da capital, precisamos elevar e ter a sua capacidade de serviços e atendimentos, como disponibilizar um aparelho para a realização de mamografia”, disse Costa. E acrescenta, “o nosso desejo é ver o hospital funcionando em sua plenitude e oportunizando as mulheres da região o direito de ser realizar um exame de mamografia no seu município”.
 
A unidade conta com duas salas de centros cirúrgicos, entretanto, uma delas encontra-se atualmente desativada devido às condições estruturais. “A proposta do Governo do Estado é de que seja realizada uma reforma geral no hospital, bem como a implantação de um Centro de Parto Normal (CPN)”, concluiu o secretário.

Além disso, também foram pautas da reunião o Núcleo de Educação Permanente aos profissionais da unidade, a Classificação de Risco nas Redes de Urgência e Emergência, assim como a segurança do paciente.

Estiveram presentes na audiência, a Promotora de Justiça que atua no município Gilvânia Viana, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Karla Carvalho e representantes do Sindicato dos Médicos e do Conselho Estadual de Saúde.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Secretário de saúde morre ao sofrer infarto durante reunião

O secretário de saúde de Corrente, Edivaldo Cavalcante Reis, morreu na manhã desta sexta-feira (9) após sofrer um infarto durante uma reunião com enfermeiros na prefeitura do município, localizado a 874 km ao sul de Teresina. Ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu. O SAMU aéreo chegou a ser acionado.

Foto: Portal Corrente

O primeiro atendimento foi feito por um médico que estava em um complexo de saúde em frente ao Palácio 2 Irmãos. Após a chegada de uma equipe do SAMU, o secretário foi encaminhado ao hospital.

O velório do gestor acontece na Igreja Matriz de Corrente e o enterro, ainda sem horário, acontece neste sábado.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura de Corrente, o prefeito Jesualdo Cavalcanti decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do secretário, que deixa mulher e filhos.

"Pessoa da mais alta expressão social do nosso meio e que prestou relevantes serviços a este município no referido cargo, destacando-se como um dos melhores Secretários de Saúde do Brasil", disse o prefeito em nota.

Hérlon Moraes
[email protected]

Polícia prende homem suspeito de matar e enterrar a esposa há dois anos

  • corpo-corrente-6.jpg Foto: Polícia Civil
  • corpo-corrente-5.jpg Foto: Polícia Civil
  • corpo-corrente-4.jpg Foto: Polícia Civil
  • corpo-corrente-3.jpg Foto: Polícia Civil
  • corpo-corrente-2.jpg Foto: Polícia Civil
  • corpo-corrente.jpg Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil e a Polícia Militar de Corrente prenderam na manhã desta quarta-feira (16) um homem de 42 anos acusado de assassinar e enterrar o corpo da esposa no quintal de casa. Além de efetuar a prisão, os policiais também encontraram os restos mortais da vítima, que estava desaparecida desde dezembro de 2013 e deixou dois filhos.

Adir Farias da Silva foi preso acusado pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. A vítima foi identificada apenas como Clemaria. De acordo com o delegado de Corrente, João Rodrigo Luna e Silva, a Polícia está tendo problemas para concluir a identificação da mulher porque o acusado sumiu com seus documentos após o crime.

"Ela tinha 35 anos na época do crime. Eles estavam juntos há muito tempo. Nos últimos tempos, porém, ele pagava para ter relações sexuais com ela. Há várias histórias de traições por parte dela. Até o filho já teria flagrado uma dessas traições", relatou o delegado sobre a dona-de-casa assassinada.

João Rodrigo afirmou que Adir confessou o assassinato da companheira - na época do desaparecimento, a informação é que Clemaria teria pego uma van na BR-135 e nunca mais retornado. "Ele confessou tudo. Quando chegamos próximo ao local onde ele tinha enterrado a mulher, o acusado ficou nervoso, começou a chorar e contou os detalhes", revelou o delegado.

"O acusado falou que tinha feito um jantar para ela e que ela jogou tudo no chão e partiu para cima dele. Eles travaram uma luta corporal até que ela foi derrubada, bateu a cabeça no chão e não acordou mais. Ele ainda tentou reanimar a mulher, mas não conseguiu", complementou João Rodrigo.

Em depoimento à Polícia, Adir afirmou que aproveitou um buraco que havia sido aberto anteriormente ao crime e jogou o corpo dela e uma lona. "Em seguida, ele enterrou a mulher", finalizou João Rodrigo, antes de informar que os restos mortais de Clemaria foram encontrados a três metros de profundidade.

Preso na casa localizada no Povoado Beco, na zona rural da cidade, Adir está detido na Delegacia Regional de Corrente e, em breve, deve ser encaminhado para o sistema penitenciário piauiense.

Hérlon Moraes e Flávio Meireles
[email protected]

Posts anteriores