Cidadeverde.com

SEMAN participa da culminância do projeto 'Lixo : O problema é meu'

A secretária municipal de Meio Ambiente, Haila Oka, e equipe de educação ambiental da secretaria e vereador e presidente da Câmara Municipal de Floriano, Joab Curvina, participaram, nesta sexta-feira (12), da culminância do projeto "Lixo : o problema é meu", desenvolvido por alunos do CETI Bucar Neto. 

O projeto foi coordenado pela professora Deylange Oliveira, e teve o objetivo de compreender e avaliar as questões relativas ao lixo no município de Floriano. 

O projeto  aborda o ponto de vista ético do trato com o lixo; busca despertar as pessoas a exercerem sua cidadania com responsabilidade, integridade e respeito, articulando, integrando e sistematizando o conhecimento científico no enfrentamento de situações-problema, propondo alternativas de soluções para reduzir a produção de lixo, de reaproveitá-lo e de acondicioná-lo de maneira eficiente. 

"É um projeto inovador.  Parabenizo a direção da escola e os professores que estiveram rotineiramente ligados à ele para que fosse bem desenvolvido  pelos alunos, formando multiplicadores de conhecimento", disse  Haila Oka.

Da Redação

População amarra avô suspeito de estuprar a neta de 11 anos em Floriano

Foto: PC-PI

Um homem de 58 anos foi preso em Floriano, distante a 246 km de Teresina, suspeito de estuprar a neta de 11 anos. O suspeito identificado pelas iniciais V. D. de A. trabalha como pedreiro e foi flagrado por um casal cometendo abuso. A população imobilizou o homem e o amarrou até a chegada da Polícia. 

Ao delegado do 1º Distrito Policial de Floriano, Roni da Rocha Silveira, a vítima relatou que o suspeito foi até sua escola na sexta (12) por volta das 18h. Lá, teria chamado ela para comprar um chocolate. No entanto, parou no matagal e a puxou, onde teria cometido o abuso. 

Um casal que passava pelo local, viu a moto estacionada e foi averiguar se alguém precisava de ajuda. Segundo relato do cabo Gilson Sousa do 3º BPM, o casal presenciou a cena e o homem travou uma luta corporal com o avô da vítima, que acabou sendo imobilizado e amarrado a uma cerca. 

A vítima relatou aos policiais que há um ano o homem teria começado a pegar em suas partes íntimas e a ameaçar de morte, caso contasse algo. 

O homem foi preso e conduzido ao Distrito Policial, onde teve a prisão preventiva decretada. 

Nataniel Lima
[email protected] 

Prefeito decreta luto pela morte do ex-secretário Maurício Miranda

O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto decretou, nesta quinta-feira, 11, luto oficial de 3 dias por causa do falecimento do ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Floriano, Maurício Silva Miranda de Souza. Ele faleceu nesta quarta-feira, vítima de infarto, aos 40 anos de idade.

Maurício foi secretário na gestão do ex-prefeito Gilberto Júnior, até dezembro de 2014. Ele era empresário e já foi jogador profissional de futebol em grandes clubes, como o São Paulo, quando levou o nome de Floriano para fora do Piauí e até do Brasil. Maurício também jogou em clubes do nordeste e do Piauí, entre eles o Corisabbá de Floriano, onde também foi técnico.

Atualmente Maurício se dedicava ao ramo empresarial e administrava um posto de combustíveis.

Da redação

Ex-jogador Maurício Miranda, ex-presidente do Corisabbá, morre aos 40 anos

Foto: Reprodução/Facebook 

 

O ex-jogador de futebol Mauricio Miranda morreu nesta quarta-feira (10), aos 40 anos, vítima de um infarto. O Cidadeverde.com apurou que ele estava em casa, no município de Floriano, quando passou mal e foi levado para o Hospital Regional Tibério Nunes, mas não resistiu e morreu durante o atendimento. 

Maurício Miranda teve passagens por grandes clubes do futebol piauiense e nacional, entre eles o São Paulo, onde chegou atuar ao lado do também ex-jogador Kaká. 

Após deixar o futebol, Maurício Miranda se dedicou a atividades empresariais. 

Ele também foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Floriano, sua terra natal. Também chegou a assumir a presidência do Corisabbá, tradicional clube de futebol do município. 

Nas redes sociais, amigos e fãs lamentaram o falecimento precoce do ex-atleta. 

O velório do ex-jogador acontece no Memorial Floriano. 

 

 

Assista entrevista que concedeu a TV Cidade Verde: 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Maratona ADECOS da cidade de Floriano teve percurso de 42 quilômetros

Foi realizado neste domingo (07), a II Maratona da Associação Desportiva Corredores do Sertão- ADECOS, com um percurso de 42km, entre Itaueira e Floriano.

Os atletas saíram para o local da largada às 2h da manhã. A prova contou com o apoio da Prefeitura de Floriano,  por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que forneceu o transporte, apoio e a logística para a realização do evento, que encerrou às 9h, na avenida Santos Dumont, com a presença dos secretários de Governo, Marcony Alisson e de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos. 

A maratona foi organizada pelo desportista e professor, Ângelo Saraiva. "O evento esportivo tem o objetivo de democratizar o bem-estar e o desenvolvimento de hábitos saudáveis, proporcionando lazer aos atletas profissionais e amantes pelo esporte", disse, Elineuza Ramos  secretária de Cultura, Esporte e Lazer.

Da Redação

Antônio Reis e padre João Schmit fazem visita técnica a comunidade

O prefeito, Antônio Reis Neto, realizou uma visita técnica ao residencial Alto da Cruz, na companhia do padre João Schmit, do assessor de governo, João Raimundo e de agentes comunitários de ação social, Umbelina Delmondes e José Antônio de Carvalho.

A finalidade foi avaliar uma área que será destinada à construção de uma horta comunitária na região. A horta será implantada através de uma parceria entre a prefeitura municipal e a ação social do padre João Schmit, cujo objetivo é beneficiar as famílias do residencial com a geração de emprego e renda, a partir da produção de hortaliças.

Da Redação

UFPI reabre exposição ao público da maior coleção de história natural do Piauí

Fotos: Divulgação/UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reabriu a Exposição Itinerante de Coleção de História Natural da instituição no Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, para o público em geral. A exposição passou dois anos fechada em decorrência da pandemia e as visitas aos exemplares era permitida apenas para alunos e funcionários da Universidade.

Daniel Fortier, pesquisador e paleontólogo da UFPI, falou sobre a reabertura e a coleção que possui cerca de 30 mil peças expostas, reunindo espécies da fauna e da flora brasileira, além de rochas, minerais e alguns organismos impressos em 3D em plástico biodegradável.  “Nossa expectativa é receber visitas não só da comunidade acadêmica, mas do público em geral. Estamos trabalhando, desenvolvendo nosso papel social e nos esforçando para promover essa experiência para as pessoas. Temos mais de 30 mil peças científicas, entre vertebrados invertebrados, fósseis e minerais que são materiais essenciais de pesquisa e que ficam na sala de exposição”, relatou.

A coleção também conta com exposição de animais contemporâneos empalhados, nativos do Piauí e de outras partes do Brasil. Réplicas em 3D também podem ser vistas impressas por meio de plástico biodegradável. Daniel afirma que a exposição é fundamental para as pessoas terem acesso à informação de forma clara e expositiva, desenvolvendo, principalmente, o papel de conscientizar as pessoas para a importância da preservação da natureza. “Esse espaço permite que as pessoas tenham uma noção mais próxima de como era a vida no passado e os visitantes passam a conhecer e valorizar mais a nossa biodiversidade”.

O projeto conta com a ativa participação de alunos de graduação e de mestrado do Campus, que auxiliam no desenvolvimento da exposição.  “A participação dos alunos nesse projeto é fundamental. Eles são responsáveis por receber os visitantes e apresentar toda a exposição. Temos alunos de PIBIC, PIBEX, PET que são voluntários do projeto. Esses alunos estão envolvidos com os professores da coleção e recebem treinamento para repassarem essas informações aos visitantes. Sem eles não conseguiríamos tocar o projeto”, disse.

Daniel citou também a importância da extensão para a Instituição. “Desenvolvemos muitas atividades de pesquisa. Temos recentemente aberto, o mestrado em Biodiversidade e Conservação, o primeiro mestrado da área no estado do Piauí. Então, demos um grande passo nesse atendimento à comunidade acadêmica, já que essa exposição é essencial para esses alunos de mestrado”, afirma.

O pesquisador falou também sobre a diversidade de peças que se encontram na exposição. “Nossa exposição é dinâmica. Ao longo do ano fazemos coletas e preparamos novos materiais. Também produzimos novos materiais na impressora 3D. Sempre estimulamos as pessoas a estarem visitando, porque ao passar do tempo vamos tendo várias novidades”, finalizou.

Quem desejar visitar o espaço no campus da UFPI de Floriano pode ir ao local de segunda a sexta-feira, em horário comercial, sem precisar agendar.

Para pesquisadores, instituições ou escolas que queiram agendar a visita, ela pode ser feita por meio do contato (89) 9 99366446 ou por e-mail no endereço [email protected]. Essas visitas podem ocorrer de segunda-feira a sábado em horários comerciais a combinar.

Da Redação
[email protected]

 

 

Reestruturação do Centro de Zoonoses de Floriano vai melhorar cuidado animal

O Centro Controle de Zoonoses de Floriano está recebendo reparos na sua estrutura. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde foi até o local conferir o andamento da obra que será visitada pelo prefeito Antônio Reis na próxima semana. As restaurações compreendem o pátio de canil, área administrativa e pátio externo. Além de reparos no muro de proteção do estabelecimento.

Ainda em abril, a secretária de Saúde, Caroline Reis, solicitou um estudo para a reforma do local que já está em andamento. "Debatemos outras demandas e como gestão, temos o compromisso de melhorar não só a estrutura, mas as condições de trabalho", explicou a gestora. 

O Centro de Controle de Zoonoses tem papel fundamental na saúde pública do município, pois coordena ações de prevenção e controle de doenças provocadas por animais, dengue, febre amarela, raiva, entre outras.

Os agentes realizam a vacinação animal (cães e gatos) e há também uma campanha voltada à adoção responsável de acordo com a disponibilidade de cães alojados no centro, orientando a população sobre os cuidados necessários ao se adotar um animal.

Da Redação

Prefeito Antônio Reis visita UBS referência na Planificação do SUS

O prefeito, Antônio Reis Neto, foi conhecer de perto o trabalho da Planificação do SUS na unidade básica de saúde Viana de Carvalho, que é referência para a região dos Vales dos Rios Piauí e Itaueira. A visita aconteceu na última quinta-feira, dia 28 de julho. A unidade teve toda a sua equipe capacitada e passa agora por um processo de novas metodologias de trabalho que agilizam o atendimento, prioriza o tempo e a humanização, além de fomentar políticas de saúde para a comunidade local.

A secretária de Saúde, Caroline Reis, afirmou que o trabalho realizado na UBS Viana de Carvalho está sendo implementado em todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família de Floriano. "É um caminho longo, mas totalmente possível e com o apoio das equipes, vamos conseguir. Quem ganha é a comunidade", disse.

A unidade básica de saúde Viana de Carvalho fica localizada no bairro Sambaíba Velha. O local é a unidade referência do processo de Planificação pelo Ministério da Saúde e consultoria do Hospital Albert Eistein e SESAPI. O atendimento desta UBS é base para a implantação em outras unidades de saúde do município. 


Segundo Meyrilene Ferreira, coordenadora do Planifica em Floriano, a reunião teve como objetivo principal a apresentação dos avanços da unidade ao prefeito Antônio Reis. “Na oportunidade, mostramos ao gestor o que vem dando certo, quais as principais demandas e como outras unidades de saúde serão planificadas”, disse.

Em 2019, o município de Floriano foi selecionado para ser o polo de implantação desse projeto, que atende à rede primária e secundária de saúde. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e execução do Hospital Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS tem como objetivo a organização e a integração em rede da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária. 

Com a implantação, a unidade de saúde Viana de Carvalho foi escolhida para ser a unidade referência, tendo, na pandemia, permanecido aberta realizando o monitoramento de usuários do sistema que precisaram dos serviços de saúde, como gestantes que não podiam deixar de fazer o pré-natal, além de hipertensos, diabéticos, atualização da caderneta vacinal e o atendimento em "bloco de horas", ou seja, o usuário que tem sua consulta ou procedimento agendado é atendido com hora marcada.

Da Redação

Prefeitura de Floriano cadastra taxistas para concessão de benefício emergencial

Foto: Reprodução/Secom

O prefeito Antônio Reis Neto se reuniu com os taxistas de Floriano, Sindicato dos Taxistas e Superintendência de Trânsito e Transportes (SUTRAN), nessa quarta-feira (22), para um diálogo aberto com a classe. O encontro ocorreu na sede da SUTRAN com a participação do superintendente, Carlos Antônio, secretário de Governo, Marcony Alisson, e do vereador Dessim Almeida.

O momento teve como objetivo ouvir a categoria e definir os detalhes para o cadastramento dos taxistas para a concessão do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis. Trata-se de um auxílio do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Previdência.

A concessão do benefício é em cumprimento a Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, que reconhece o estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos advindos.

As prefeituras municipais são responsáveis pela coleta dos dados cadastrais dos taxistas e a previsão é de que cerca de 70 taxistas sejam beneficiados. Cada taxista receberá o valor de R$ 6.000,00, dividido em 6 parcelas. Para isso, é necessário estar com o alvará e a carteira de habilitação regulares.

De acordo com o superintendente, Carlos Antônio, cerca de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) serão liberados para a classe e impulsionará a economia local. "É um benefício que vem para auxiliar a categoria na continuação dos seus trabalhos, oferecendo um apoio em meio a alta dos combustíveis", disse.

A previsão é que o pagamento comece a ser efetuado em 16 de agosto. A Prefeitura de Floriano terá até o dia 31 de julho para informar ao Governo Federal os dados cadastrais com a quantidade de beneficiários.

 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores