Cidadeverde.com

Projeto recolhe mais de 50 kg de tampinhas recicláveis na cidade

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN), realizou nos dias 26 e 27 de outubro, a coleta mensal das tampinhas do Projeto Ecotampas, desenvolvido em parceria com bares e restaurantes localizados no Cais da Beira-Rio.

Em setembro de 2021, a Secretaria de Meio Ambiente instalou pontos de entrega/coleta de tampinhas de garrafas, tendo como público-alvo os empreendedores de venda de bebidas no Cais, buscando o acondicionamento dos materiais, incentivando as doações para a reciclagem e assim, evitando que esses materiais sejam descartados no meio ambiente.

Neste mês de outubro, segundo a secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, foram recolhidos cerca de 30 kg de tampinhas, divididos entre os seguintes estabelecimentos: Restaurante Velho Monge (4kg), Restaurante Zé do Flutuante (5kg), Restaurante Flutuante (6kg), Restaurante O Carinhoso (1kg), Pizzaria e Hamburgueria 354 (4kg), Café Del Rio (4kg) e Pub Pride 07 (3kg).

Todo o material recolhido pelas empresas parcerias do projeto foi coletado pela equipe de Educação Ambiental e imediatamente encaminhado para a reciclagem. De acordo com a secretária Haila, cada tipo de material possui um determinado período para se decompor, e as tampinhas levam, em média, de 100 a 500 anos. “Nosso objetivo é reduzir a poluição às margens do Rio Parnaíba e até mesmo, o descarte nas águas, bem como criar o hábito da reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, finalizou Haila.

Da Redação

Prefeito e secretários visita obra de recuperação de 60 km de estrada em Floriano

Foto: Divulgação / Secom - Floriano

Estão a todo vapor as obras de recuperação de um trecho da estrada que dá acesso ao Distrito Amolar e comunidades rurais vizinhas. Foi o que constatou o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, na quinta-feira (27), durante uma visita ao local, na companhia do presidente da Câmara Municipal, Joab Curvina, do também vereador, Dessim Almeida, e dos secretários: de Infraestrutura, Júlio César; de Governo, Marcony Alisson; e, do Ouvidor, Joilson Rodrigues. 

A obra contemplará 60 km de estrada com serviços de terraplenagem e drenagem superficial, feitos com recursos próprios da Prefeitura de Floriano, melhorando a qualidade da via que é imprescindível para o escoamento da produção de várias localidades, e também, rota para o transporte de alunos e de  passageiros, diariamente. 

A estrada é uma rodovia estadual, a PI 371, de responsabilidade do Governo do Estado, mas que, pela reivindicação dos produtores rurais à gestão municipal, está sendo melhorada pela prefeitura.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Júlio César, a recuperação do trecho, que vai da Vereda Grande ao Distrito Amolar, está sendo executado de maneira direta, utilizando as máquinas e servidores da própria estrutura da prefeitura. “Essa é uma determinação do nosso prefeito, que essa obra seja executada da melhor forma para trazer mais comodidade e segurança ao nosso produtor rural”, concluiu.

 

Da Redação
[email protected] 

Prefeitura de Floriano antecipa pagamento dos servidores para esta sexta-feira (28)

Foto: Semcom/ Prefeitura de Floriano 

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Finanças, antecipou, mais uma vez, o pagamento dos salários de todo o funcionalismo municipal para esta sexta-feira (28), como forma de homenagear os seus trabalhadores, no dia em que é comemorado o Dia do Servidor Público.

O salário dos servidores municipais de Floriano estava previsto para ser pago na terça-feira da semana que vem, em 01/11, conforme o calendário divulgado pela gestão municipal no início do ano, mas foi antecipado, mais uma vez, como vem ocorrendo praticamente todos os meses. 

O Município de Floriano está injetando na economia R$ 4.365.784,37, referente a este mês, com o pagamento da folha de pessoal aos seus 2.139 servidores e 113 estagiários. 

A antecipação do salário ocorre paralelamente ao Decreto Nº 132, de 26 de outubro de 2022, da Prefeitura de Floriano, que estabeleceu ponto facultativo nas repartições da Administração Pública Municipal, nesta sexta (28), beneficiando o seu servidor com um dia de feriado, com exceção daqueles que trabalham em sistema de plantão, serviço de urgência, ou de necessidade indispensável de funcionamento.

 

Da Redação
[email protected] 

Floriano inicia o minicurso de Libras promovido pela Semdas e o Comude

Fotos: Secom 

Foi aberto nesta quarta-feira (26), pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Semdas) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), o minicurso de Libras - Língua Brasileira de Sinais, voltado às pessoas que ainda não sabem se comunicar por meio de sinais.

Um público diversificado de mais de cem pessoas, composto por professores, dentistas, cuidadores, conselheiros, mães, universitários, entre outros, lotaram o auditório da Semdas para receber as primeiras orientações do curso que tem como objetivo facilitar a comunicação do público em geral com as pessoas surdas. Participaram da abertura, a secretária de Assistência Social, Rafaela Barros, que também representou o prefeito Antônio Reis Neto; a presidente do Comude, Eliene Pereira Guimarães; o vereador e membro do Comude, Carlos Eduardo, além dos ministrantes e de intérpretes de Libras. 

O curso está sendo ministrado por acadêmicos surdos dos cursos de Psicologia e Biologia do campus da UFPI de Floriano: Joyciane Rocha, Juliana Salles e Fábio da Paz, cujas falas em sinais são traduzidas por Eliene Guimarães, a presidente do Comude e pelas professoras e intérpretes de Libras: Lucimar Silva e Luzânia Leite. “Esse é o diferencial do curso. São as próprias pessoas com surdez que ministram as aulas, e nós, intérpretes, damos voz a elas, traduzimos o que elas falam”, explicou Eliene.

No curso de Libras, serão ministrados conteúdos sobre Legislação, voltada à pessoa surda, alfabeto manual, saudações, cumprimentos e conversação básica. A ideia, segundo os organizadores, é que os participantes aprendam pelo menos o básico da língua de sinais, de forma que facilite a conversação, habilitando-os a se comunicarem de forma básica e imediata com os surdos para atender às necessidades deles em variados tipos de atendimento, como em hospitais, bancos, no comércio, em supermercados, entre outros.

O minicurso de Libras tem carga horária de 80 horas, com aulas ministradas nas datas 26 e 27 de outubro; e 03 e 04 de novembro, no auditório da Semdas. “Este curso é um momento histórico para Floriano, porque pessoas de vários setores estão interessadas em aprender a conversar em Libras para melhorar a comunicação com a pessoa surda, e nós, gestores públicos, estamos tendo a felicidade de proporcionar isso, de ampliar esse processo de inclusão para tantas pessoas que precisam desse acesso básico que é a comunicação, que precisam ser entendidas e atendidas em suas necessidades”, disse a secretária Rafaela Barros.

Um levantamento feito pela professora doutoranda Roberta, da Universidade Federal do Piauí, apontou que 4.131 pessoas da região de Floriano e Barão de Grajaú têm algum tipo de deficiência auditiva, sendo o maior público em Floriano, com 3.309 pessoas, e Barão com 822 pessoas. “Esse curso nasceu dessa necessidade de comunicação em Libras pelo menos com o básico” concluiu Eliene.

 

Da Redação
[email protected] 

 

Homem invade sede do Coren em Floriano e rouba TV

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem ainda não identificado arromba a sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) em Floriano (distante 246 km de Teresina) e rouba um aparelho de TV. O fato aconteceu por volta das 6h30 deste domingo (23/10).

Ao Cidadeverde.com, o enfermeiro e conselheiro do Coren de Floriano, Antonio Santos, lamentou o ocorrido e disse que o Conselho já registrou um boletim de ocorrências sobre o assunto e aguarda reaver o bem subtraído.  

“Ele adentrou o prédio através das portas laterais, teve acesso a parte interna e subtraiu uma TV de 32 polegadas que estava no painel. Saiu a pé do prédio pelo mesmo lugar que entrou e desceu em direção sentido Beira Rio”, afirmou o enfermeiro Antonio Santos. 

Até o momento, segundo o conselheiro do Coren em Floriano, o homem não foi identificado e nem a Polícia tem informações sobre o paradeiro do homem. 

“Não temos notícias sobre o paradeiro nem da TV e nem do homem. Sorte que ele levou a TV e não os computadores, porque isso iria comprometer o serviço do Coren. Mas, como não mexeu nos aparelhos, o serviço está correndo normalmente”, completou o enfermeiro. 

O prédio do Coren em Floriano tem alarme, mas no momento da ocorrência havia tido uma queda de energia no bairro e, por conta disso, não houve um alerta sobre o furto. No entanto, as câmeras de segurança, devido a bateria, ficaram ligadas e conseguiram registrar o fato. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Secretaria realiza ação de identificação de materiais recicláveis em escolas municipais

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMAN,  realizou, de 18 a 20 de outubro, uma ação nas escolas municipais Antônio Nivaldo e  Dorinha de Carvalho, atividades demonstrativas de materiais recicláveis, identificando suas utilidades, buscando reforçar o projeto da coleta seletiva e de separação dos resíduos úteis às empresas de reciclagem.

Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre os materiais recicláveis estão papéis, plásticos, metais e vidros.

Prefeitura de Floriano realiza aulão de revisão para alunos da rede municipal

Foto: Divulgação / Prefeitura de Floriano

No sábado (22), a prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o segundo aulão de revisão do projeto Pré-Flo, cujo objetivo é reforçar o aprendizado de alunos dos anos iniciais e final (2º, 5º e 9º anos), do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, com aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática.

O segundo aulão do Pré-Flo foi realizado no auditório do Garoto Park Hotel e durou a manhã inteira. A ação é parte do Pacto pela Aprendizagem, lançado em julho passado por ocasião do aniversário da cidade.  

A revisão começou exatamente como o primeiro encontro, com dinâmica de aquecimento e alongamento para alunos e professores, como estratégia para deixar todos atentos ao turbilhão de conhecimentos que estava por vir durante toda a manhã de revisão.

O Pré-Flo é realizado de forma integrada, ou seja, ao mesmo tempo nas escolas, para os alunos das séries iniciais (2º e 5º anos) com aplicação de simulados de revisão, paralelamente às aulas de revisão para os alunos da série final (9º ano), com aulões preparatórios para a prova SAEPI, que será realizado pela primeira vez em todo o Piauí, a partir dessa segunda feira (24), até a próxima quinta (27), para avaliar o nível de aprendizado nos municípios.

Para os alunos do 9º ano, o projeto de revisão será acrescido de mais dois aulões, nas datas: 26/11 e 10/12,como preparação dos alunos para os classificatórios do IFPI e do CTF. 

“Passada a prova do SAEPI, vamos nos concentrar em proporcionar aos alunos chances mais igualitárias de acesso às vagas ofertadas nas duas instituições de ensino mais procuradas pelo alunado na região, que são o IFPI e CTF”, disse Nylfranyo Ferreira, secretário municipal de Educação. 

O que é o SAEPI?

O Sistema de Avaliação de Ensino do Piauí – SAEPI, é uma prova instituída neste ano de 2022, pelo Governo do Estado, para avaliar o nível de ensino e aprendizagem dos alunos do 2º, 5º e 9º anos, do Ensino Fundamental. Este será o primeiro ano da prova com aplicação de 24 a 27 de outubro, em todos os municípios do Piauí. Segundo a diretora de Ensino da zona urbana, Hortência  Vaz, na segunda e terça-feiras (24 e 25/10),  a prova SAEPI será aplicada para os alunos do 2º ano; na quarta (26), a prova será aplicada para as turmas do 5º ano; e, na quinta,(27) será a vez dos alunos do 9º ano passarem pela avaliação. A prova SAEPI será aplicada em todas as turmas dos anos iniciais e final (2º, 5º e 9 anos) do ensino fundamental, de todo o Piauí.

 

Da Redação
[email protected] 

Alunos do curso de Enfermagem realizam ação na unidade básica Luís Tavares

Foto: Secom

Alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, do 8º período, realizaram, em parceria com a equipe de Estratégia de Saúde da Família, uma ação com idosos atendidos na unidade de saúde Luís Tavares, bairro Taboca, nesta segunda-feira, 17 de outubro. 

Os estudantes realizaram aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações sobre exercícios de relaxamento e alongamento, além de ministrar palestra sobre os benefícios de ervas medicinais e chás. 

Outra ação desenvolvida teve como objetivo orientar os participantes a consumir alimentos mais saudáveis e a praticar exercícios físicos regularmente para melhorar o desempenho e independência durantes práticas do dia a dia.

 

Da Redação
[email protected] 

 

Prefeitura intensifica serviços de manutenção no sistema de iluminação pública de Floriano

Foto: Secom

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está intensificando os trabalhos de manutenção no sistema de iluminação pública do Município, com reparos e recuperação da iluminação pública pelos bairros, beneficiado ruas e avenidas de Floriano. 

Na última semana, o prefeito Antônio Reis, ladeado do secretário de Infraestrutura, Júlio César Ferreira, de Governo, Marcony Alisson e equipe, percorreram trechos que receberam esses trabalhos, como a PI-140, que recebeu novas lâmpadas de sódio, tornando a via de importante acesso iluminada. A visita seguiu pela via de entrada do Residencial Alto da Cruz, e ruas São José e João Chico, que receberam novos postes, rede elétrica e luminárias de led. 

Além dos serviços de iluminação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, tem realizado trabalhos de recuperação de vias, através da operação tapa-buracos, em seis frentes de trabalho, cobrindo mais locais que necessitam de serviços de recuperação, como a entrada do bairro Bom Lugar, na avenida Bucar Neto, bairro São Borja e ruas na parte central do município. 

"Ações nesse sentido são fundamentais para a segurança das pessoas nas ruas, para que possam trafegar em qualquer horário do dia, e em ruas com boa pavimentação" disse, Antônio Reis Neto, prefeito de Floriano.

 

Da Redação
[email protected] 

 

PRF apreende 25 smartphones sem nota fiscal em ônibus

Foto: divulgação PRF-PI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) apreendeu 25 smartphones sem nota fiscal durante fiscalização em um ônibus na BR-230, na cidade de Floriano, no interior do Piauí. Os celulares são importados e eram transportados no compartimento de carga.

"O motorista informou que todos os aparelhos foram despachados na cidade de São Paulo-SP e que seriam entregues a um terceiro na cidade de Poranga-CE. , Ficou constatada a ocorrência de descaminho, crime relacionado ao não pagamento do imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria", informou a PRF-PI. 

Os celulares foram apreendidos e serão encaminhados à Receita Federal do Piauí.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Posts anteriores