Cidadeverde.com

Paciente de hospital é preso suspeito de planejar morte de rival em show de Xand Avião e Nattan

A Polícia Civil do Piauí tem avançado na investigação do tiroteio durante show dos cantores Xand Avião e Nattanzinho, em Floriano, no interior do Piauí. Um dos principais suspeitos do atentado foi preso nesta terça-feira (15), em cumprimento a mandado de prisão temporária. Identificado apenas pelas iniciais, R.S.S teria planejado a morte de um rival durante a festa. Segundo o delegado Roni Silveira, ele é um dos nove feridos durante a troca de tiros e o mesmo que foi flagrado tentando fugir seminu do hospital.

Cantor Nattanzinho ao chão. O tiroteio ocorreu antes dele entrar no palco

O atentado deixou nove feridos e um morto no último sábado (12). Até o momento, a investigação indica que R.S.S foi ao show para matar o rival identificado como Eliton Lira,30 anos. A discussão teria iniciado próximo ao banheiro durante o evento. Na sequência, os dois trocaram tiros. Eliton Lira foi morto após ser baleado por um policial militar de folga que teria agido em legítima defesa própria e de terceiros para cessar os tiros. O delegado Roni Silveira avalia que a tragédia teria sido muito maior, com mais inocentes feridos ou mortos, se o PM não tivesse interferido. 

"Ele teria planejado a morte daquele que morreu em decorrência do disparo efetuado pelo PM para cessar o tiroteio. O que apuramos até aqui é que o R.S.S foi ao show com o plano de matar o rival [Eliton]. Só que na hora de botar em prática a empreitada, o rival revidou efetuando vários disparos contra o R.S.S e em sentidos diversos, o que provocou a reação do PM que, vendo aquilo, neutralizou o Eliton para que mais pessoas não fossem atingidas e acontecesse uma desgraça maior. O preso de hoje teria ido lá para matar o rival no show. Agora nós entendemos o porquê ele tentou fugir do hospital", explica o delegado.

A motivação do atentado ainda está sendo apurada. Roni Silveira diz que o crime tem características de premeditação e  pontua que a investigação é muito complexa e extensa.

Em depoimento, R.S.S negou o plano para matar o rival e se colocou na condição de vítima. "Ele diz que foi ao banheiro e foi surpreendido pelo Eliton e outro que foram lá para matá-lo. Ele troca de posição, se coloca na posição de vítima", reitera o delegado. 

As vítimas internadas ainda não foram ouvidas, bem como os organizadores do evento. A Polícia Civil diz que há indicíos de falha na organização da festa, uma vez que pessoas entraram armadas no show. 

"Estamos respeitando as vítimas, esse momento traumático. Como já identificamos um possível autor e o atirador foi neutralizado, nas próximas diligências vamos nos debruçar também para ouvir o depoimento das vítimas, dos baleados. Já avançamos bastante na investigação, descobrimos a existência desse plano de usar o evento para praticar o crime, mas ainda temos muito para descobrir", destaca o delegado que também é titular do 1º Distrito Policial, em Floriano.

Com o morto, os policiais apreenderam uma pistola ainda no coldre e um revólver calibre 32 já descarregado. No cenário do crime foi apreendido também um revólver calibre 38. 

Caso confirmado a autoria do crime, R.S.S pode responder por um homicídio e oito tentativas de homicídios. 

 

 


Graciane Araújo
[email protected]

"PM de folga evitou tragédia maior", diz delegado sobre tiroteio em show de Xand Avião e Nattan

Cantor Nattanzinho ao chão. O tiroteio ocorreu antes dele entrar no palco

A Polícia Civil de Floriano segue em diligências para elucidar o tiroteio durante show dos cantores Xand Avião e Nattanzinho, em Floriano, no interior do Piauí.  A troca de tiros ocorreu entre rivais e acabou atingindo também inocentes. Segundo o delegado Roni Silveira, que preside o inquérito policial, a tragédia que deixou nove feridos e um morto, só não foi maior devido a intervenção de um policial militar do Piauí que estava de folga no evento e teria agido em legítima defesa. 

"O policial militar agiu tecnicamente, agiu corretamente e evitou uma tragédia. Ele viu o indivíduo que saiu da direção do banheiro efetuando disparos em diversas direções, algumas pessoas já atingidas. Ele, na qualidade de PM, fez o que tinha que ser feito, empunhou a arma de fogo e conseguiu neutralizar o atirador antes que uma desgraça maior acontecesse. O PM conseguiu evitar tragédia maior. A gente continua em diligência. Há bastante coisa ainda a ser desvendada sobre esse episódio. Ele estava ali se divertindo como um cidadão comum, só que ele fez além do que um cidadão comum faria, ele neutralizou uma ameaça maior", disse o delegado ao Cidadeverde.com. 

A investigação aponta ainda que os suspeitos envolvidos no tiroteio seriam rivais. O morto  identificado como Wellington Lira, 30 anos, era suspeito de homicídio e tinha antecedentes por tráfico de drogas, de acordo com a PM. 

"Em princípio uma briga entre indivíduos que são rivais na cidade. São envolvidos com a criminalidade e têm uma rivalidade uns com os outros. Eles teriam se encontrado no evento e teriam iniciado a troca de tiros. Tudo isso está sendo investigado", reitera Roni Silveira. 

FALHA NA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

O delegado diz ainda que há indícios de falha na organização do evento e os responsáveis serão ouvidos. O show reuniu cerca de 3 mil pessoas. 

"Temos diligências que são prioritárias. Os organizadores do evento, a gente entende que o depoimento deles é necessário, porém não é prioritário. Nesse primeiro momento em que temos diligências muito rápidas a serem feitas, a gente compreende que ainda não é o momento. Eles vão ser ouvidos, porém, oportunamente. Essa falha em relação à fiscalização, entrada de arma, essa falha vai ser investigada.", adianta o delegado. 

VÍTIMAS

Dos nove baleados, oito pessoas permanecem internadas com ferimentos a bala nas costas, braço, tórax e pernas.

 

Graciane Araújo e Breno Moreno
[email protected]

Oito pessoas permanecem internadas em hospital após tiroteio em show de Xand e Nattan

Foto: Reprodução/Sesapi

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, informou na manhã desta segunda-feira (14) que oito pessoas permanecem internadas após serem feridas durante o show dos cantores de forró Xand Avião e Nattanzinho. No tiroteio, que aconteceu na madrugada de sábado (12), no Comércio Esporte Clube, uma pessoa morreu e nove ficaram feriadas. 

Segundo informações da assessoria do hospital, das 9 pessoas baleadas, apenas uma recebeu alta ainda no sábado. As demais seguem internadas com ferimentos a bala nas costas, braço, tórax e pernas.

Uma das vítimas está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É um homem de 36 anos da cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão, que foi atingido no tórax com um disparo de arma de fogo. Ele passou por cirurgia, e seu estado de saúde é considerado estável, ele está acordado e em boa evolução, segundo a assessoria do hospital.

Os demais pacientes seguem internados no Hospital Regional Tibério Nunes sem necessidade de cirurgia. Entre as vítimas estão pessoas entre 15 a 40 anos.

Ainda no sábado, um homem baleado no show tentou fugir quando estava recebendo atendimento na enfermaria, mas logo ele foi contido e retornou para o hospital onde segue recebendo atendimento médico.

A Polícia Civil ainda não ouviu as vítimas que foram baleadas, e aguarda a liberação delas para que possam prestar depoimento sobre o que aconteceu no show. A polícia já colheu alguns depoimentos e a investigação segue nessa semana para ouvir mais testemunhas.

Os nomes das vítimas não foram informadas ao portal devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

 

 

Organizador se manifesta

André Lobo, organizador do evento, divulgou uma nota lamentando o que aconteceu e disse que foram adotadas todas as medidas para que o evento acontecesse em segurança e destacou que está à disposição da polícia.

“Estamos aguardando a investigação da polícia civil, bem como estamos à disposição das autoridades para colaborar e buscar a mais rápida elucidação dos fatos e identificação dos responsáveis. Ao mesmo tempo, a organização informa que está em contato com as famílias das vítimas buscando dar total assistência e apoio nesse momento”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Homem baleado durante show em Floriano tenta fugir de hospital

Foto: Divulgação/Hospital Justino Luz

Uma das pessoas baleadas em um tiroteio durante um show na cidade de Floriano na madrugada deste sábado (12) tentou fugir do Hospital Regional Tibério Nunes, para onde as nove vítimas foram levadas após a ocorrência. 

A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pela assessoria de comunicação da unidade de saúde. A tentativa de fuga ocorreu quando o paciente estava recebendo atendimento de uma enfermeira.

“Ele estava na enfermaria colocando o curativo e quando a técnica virou as costas ele correu. Nosso segurança tentou barrá-lo mas não conseguiu. Ele acabou correndo para rua, mas um outro guarda conseguiu pegá-lo. Ele já foi levado para o leito”, disse a assessoria.

Em um vídeo gravado por populares é possível ver o homem seminu, ainda com um curativo na região do peito, sendo acompanhado por um policial militar e um segurança do hospital.

 

O paciente seria um homem que teria se envolvido em uma briga antes do tiroteio no Comércio Esporte Clube, no Centro de Floriano, logo após o show do cantor Xand Avião e momento antes de  Nattanzinho subir ao palco. 

Em registros que circulam na rede social mostram o desespero, correria do público no clube. Nas imagens, que viralizaram na internet, o cantor Nattanzinho e parte da banda são vistos  deitados no chão do camarim durante os disparos.

Uma pessoa morreu e outras nove vítimas, com idades entre 15 e 40 anos, ficaram feridas. Uma deles recebeu alta, outros sete seguem internados e uma pessoa aguarda avaliação ortopédica. 

Em nota, o hospital informou que todos os pacientes estão bem e não correm risco de morte. Outras diversas pessoas que também estavam no show deram entrada na unidade de saúde com crises de pânico e ansiedade. 

Confira a nota na íntegra:

Breno Moreno
[email protected]

Tiroteio em show de Xand Avião e Nattanzinho deixa uma pessoa morta e 9 feridos no Piauí

 

 

Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas durante um tiroteio na madrugada deste sábado (12), no Comércio Esporte Clube, no Centro de Floriano (a 244 km de Teresina), onde ocorriam os shows dos cantores de forró Xand Avião e Nattanzinho.

Vídeos que circulam na rede social mostram o desespero, correria do público no clube onde iria ocorrer apresentação de Nattanzinho. O tiroteio ocorreu após Xand Avião encerrar o show, quando o cantor Nattan iria entrar no palco. Em um vídeo, o cantor Nattanzinho e parte da banda são vistos  deitados no chão do camarim e se houve dois tiros.

Segundo informações do tenente-coronel Inaldo Barros, comandante da Polícia Militar de Floriano, a guarnição foi acionada por volta das 2h da madrugada e o chegar ao local encontrou a vítima fatal.

“Chegamos lá, isolamos a área e tentamos acalmar as pessoas, havia correria e pânico. Os tiros ocorreram no front próximo aos bares dentro do clube. Com o rapaz que morreu encontramos uma pistola e muitas notas de R$ 100”, disse o comandante.

O comandante acrescentou que ainda não se sabe quem teria iniciado os disparos e quem teria atirado contra o homem. Testemunhas relataram que os tiros teriam começado na parte do bar do evento. A Polícia Civil investiga o caso.

Com a vítima fatal, a PM informou também que foi encontrada uma arma. Já os feridos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional Tibério Nunes. 

Segundo a Polícia Militar, o rapaz que morreu foi identificado como Wellington Lira, 30 anos.

“O rapaz que morreu é suspeito de um homicídio e chegou a ser  preso também por tráfico de drogas”, informou o tenente-coronel Inaldo Barros.

A Polícia Civil informou que há indícios de acerto de contas de grupos rivais. 

No show estavam cerca de 3 mil pessoas. 

A delegada Anna Lívia, preside o inquérito que investiga a morte de Wellington Lira e a tentativa de homicídio contra as nove pessoas. 

Segundo apurou o Cidadeverde.com, durante o tiroteio as vítimas foram feridas no pescoço, fígado, braço, pernas e não correm risco de morte. 

Foto reprodução vídeo

O Hospital Tibério Nunes disse ao Cidadeverde.com que todas as vítimas são homens com idades entre 15 a 40 anos.

Das nove vítimas, uma já recebeu alta, outros sete seguem internados e uma pessoa aguarda avaliação ortopédica. O hospital acrescentou que todos estão bem e não correm risco de morte. Outras diversas pessoas que também estavam no show deram entrada na unidade de saúde com crises de pânico e ansiedade. 

Nas redes sociais, o cantor Nattanzinho informou que o tiroteio ocorreu antes dele entrar no palco e que conseguiu sair do local em segurança.

“Graças a Deus, já está tudo bem, já estou no hotel, conseguir sair de lá, foi um cara que sacou uma arma, não sei o que aconteceu. Ouvi muitos tiros, loucura, o Xand iria tocar e eu seria o próximo. Estou com meu coração apertado, não sei o que pode ter acontecido”, falou o cantor. 

Confira nota do Hospital Regional Tibério Nunes:

 

 

Rebeca Lima e Yala Sena
[email protected] 

Comitê apresenta Plano de Cargo dos servidores em audiência pública

Na manhã desta quinta-feira (10), o Comitê Municipal Gestor de Resultados da Prefeitura de Floriano fez uma apresentação detalhada do Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Servidores municipais, elaborado pelo Poder Executivo, em uma audiência pública na Câmara de Vereadores.

O Plano de Cargos e Salários e o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Floriano  integram o Projeto de Lei Complementar 002/2022, que foi protocolado junto ao Poder Legislativo na última segunda-feira (7).  Ele é resultado do compromisso que o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, assumiu desde a sua posse e de um intenso e elaborado trabalho do Comitê Municipal Gestor de Resultados, que demandou um longo tempo de estudo das leis vigentes para que houvesse segurança jurídica tanto para os servidores como para o município.

Participaram da audiência pública os integrantes do Comitê Gestor, secretários: de Governo, Marcony Alisson, representando o prefeito Antônio Reis; de Administração e Planejamento, Lauro Cronemberger; Procurador do Município, Phillippe Cronemberger; e, o secretário executivo Bento Viana, além de vereadores, servidores municipais e representantes de entidades de classes.

A apresentação do Plano de Cargos e Salários foi feita pelo secretário executivo Bento Viana, com intervenções dos demais integrantes do Comitê, para um plenário lotado. De acordo com Bento, o projeto de Lei Complementar foi estruturado a partir de grandes avanços para o funcionalismo público municipal, como reajuste para todos os servidores, recomposição das perdas salariais, instituição do vencimento mínimo municipal acima do salário mínimo nacional, além de mecanismos de atualização e progressão salarial anual, de forma que não houve redução de direitos e garantias por parte dos servidores. 

Na audiência pública, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Joab Curvina, houve a participação de todos os representantes de classes e vereadores sobre a proposta do Estatuto e do Plano Municipal de Cargos, Carreira e salários com os presentes, oportunidade em que o Comitê Gestor de Resultados, através do secretário executivo Bento Viana, colheu as principais demandas feitas pelos servidores, que serão analisadas e debatidas durante o processo de tramitação nas comissões da Câmara Municipal,  do projeto de lei complementar 002/2022.

Da Redação

Dia D 'Novembro Azul' será dia 17 com horário estendido nas UBS´s

Em reunião mensal com as enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família, a secretária municipal de Saúde, Caroline Reis, conduziu o encontro em que foram discutidas as ações e planejamento da pasta para os meses de novembro e dezembro. Uma das pautas discutidas diz respeito ao Novembro Azul, campanha que durante todo este mês, promove a conscientização e prevenção ao câncer de próstata e incentivo à saúde do homem. “Estamos organizando diversas ações, inclusive um Dia D em que as Unidades de Saúde estarão abertas para a marcação de exame PSA, em horário estendido. É uma maneira que encontramos de chegar ao homem florianense que no horário convencional estaria trabalhando”, explicou Caroline Reis. 

No dia 17 de novembro, será realizada uma capacitação sobre Hanseníase com foco nos profissionais de enfermagem e medicina da Atenção Primária. Outro ponto colocado para orientação foi o registro correto no sistema da Caderneta de Vacina. “Esse registro é muito importante. Garante que nossas crianças estão vacinadas na idade certa e o Ministério da Saúde nos cobra”, explicou a gestora. 

Caroline Reis chamou a atenção para o Programa Saúde na Escola, que é feito em parceria com a Secretaria de Educação do Município. “Temos que estar atentos ao calendário das escolas e em contato com a coordenação pedagógica. O PSE é uma ferramenta de educação em saúde que colabora diretamente com temas comuns no nosso cotidiano como o combate à dengue e outros”, concluiu.

Da Redação

Município abre matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu vagas nesta segunda-feira (7), para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) 2023. As matrículas ocorrerão até 11 de novembro, das 16h30 às 18h30.

O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) abrange alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) no turno da noite; e anos finais (6º ao 9º ano), do Ensino Fundamental, nos turnos tarde e noite.

Para realizar a matrícula é preciso ter, pelo menos, 15 anos de idade e portar os seguintes documentos no ato da matrícula (cópias e originais): certidão de nascimento ou certidão de casamento, comprovante de residência, histórico escolar, RG, CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar ainda o CPF da mãe, pai ou responsável legal.

A EJA é destinada a pessoas que não completaram, abandonaram ou não tiveram acesso a educação formal na idade apropriada. O programa é oferecido em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino de Floriano de segunda a sexta, com duração de 2 anos.

As matrículas estão sendo realizadas pelas equipes da EJA em seis escolas municipais. Os interessados devem escolher a escola de sua preferência e realizar a matrícula na própria sede.

ACOMPANHE AS ESCOLAS E DATAS DA PRÉ-MATRÍCULA:

ESCOLA MUNICIPAL PADRE PEDRO BARROSS - 7 DE NOVEMBRO
ESCOLA MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS - 8 DE NOVEMBRO
ESCOLA MUNICIPAL BARJONAS LOBÃO - 9 DE NOVEMBRO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO NEIVA - 10 DE NOVEMBRO
ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DUTRA - 10 DE NOVEMBRO
ESCOLA MUNICIPAL MARCOS SANTOS PARENTE - 11 DE NOVEMBRO

Da Redação

Educação realiza Torneio Estudantil prestigiando integração

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu neste sábado (5), um Torneio Estudantil na Escola Municipal Francisco Dutra, nas modalidades futsal e jogo de queimado, com equipes masculinas e femininas.

O projeto da Secretaria Municipal de Educação tem como foco o desenvolvimento das atividades desportivas, além da integração entre alunos, escola e família. A promoção ao esporte faz parte das atividades da disciplina de educação física, que busca desenvolver capacidades e habilidades motoras nos alunos.

De acordo com o secretário Nylfranyo Ferreira, a realização dos jogos avaliará o conhecimento dos alunos em relação às modalidades desportivas desenvolvidas, buscando identificar suas habilidades e incentivando novos talentos. “Além disso, as atividades esportivas despertam uma interação social saudável entre os alunos das escolas municipais, ao mesmo tempo que aproxima a família da escola”, disse.

Os torneios serão realizados durante todo o mês de novembro, em escolas diversas, reunindo os alunos do ensino fundamental das séries finais, com idades entre 11 e 16 anos; alunos da EJA, da rede municipal de ensino; professores de educação física do município; e, acadêmicos de educação física da UESPI.

Os torneios envolverão jogos seletivos nas modalidades futsal, handebol e jogo de queimado. As equipes finalistas serão premiadas com troféus e medalhas, incentivando o interesse dos alunos pelas atividades esportivas.

Da Redação

Forte chuva causa estragos e danifica ponte sobre riacho em Floriano

A cabeceira de uma ponte sobre um riacho na cidade de Floriano (246 km de Teresina) rompeu devido à forte chuva na cidade na madrugada desta sexta-feira(04). A moto de um mototaxista que estava no local caiu no buraco e foi levada pelas águas. 

Ao Cidadeverde.com, o coordenador de Defesa Civil de Floriano, Pablo Henrique, informou que até o momento foram registrados mais de 90 mm de chuva na cidade e a previsão é de mais chuva. 

“Não houve, até o momento, nenhum tipo de dano a prédios. Somente essa pequena ponte sobre o riacho que uma parte caiu e uma moto caiu dentro. Além disso, ruas ficaram alagadas e carros atolados”, destacou o coordenador. 

Vídeos que a reportagem teve acesso mostram o buraco que abriu na cabeceira da ponte que fica no Centro da cidade. 

Os bairros mais afetados, segundo o coordenador da Defesa Civil, são as áreas mais baixas de Floriano. De acordo com Pablo Henrique, as mesmas áreas que sempre são afetadas em períodos chuvosos. 

“São os bairros nas regiões ribeirinhas e bairros das áreas mais baixas, como Manguinha. Além do prejuízo material, nenhuma pessoa ficou ferida até o momento por conta da chuva”, completou o coordenador Pablo Henrique. 

Orientações e previsão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a cidade de Floriano. Segundo o comunicado, a previsão é de chuvas intensas com risco de descargas elétricas e alagamentos. 

Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda que não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Posts anteriores