Cidadeverde.com

PRF resgata 48 aves silvestres transportadas em ônibus na BR-230

Foto: PRF 

Equipes da Polícia Rodoviária Federal resgataram 48 pássaros silvestres transportados irregularmente em um ônibus. O flagrante aconteceu na noite desta sexta-feira (07), na BR-230, em Floriano. 

Os policiais abordaram um ônibus que faz a rota de Brasília (DF) para Patos (PB). Durante a vistoria no veículo, embaixo da poltrona de um dos passageiros, foram encontradas caixas de papelão e pequenas gaiolas contendo diversas aves em condições degradantes de transporte.

Ao todo foram apreendidos: oito papagaios, que estavam em caixas de papelão; e 40 canários, que estavam em gaiolas. Todos os animais eram transportados em a devida permissão, licença ou autorização de autoridade competente. 

Foto: PRF 

Os policiais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o homem de 36 anos que transportava os animais. Ele vai responder por tráfico de animais silvestres e maus-tratos a animais. 

As aves resgatadas devem ser encaminhadas para órgãos competentes para serem devolvidas à natureza. 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Saúde confirma participação em Corredor Cultural dedicado à mulher florianense

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou participação no projeto "Corredor Cultural da Mulher" que será promovido até o final do mês de outubro pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. As gestoras, Elineuza Ramos e Caroline Reis se reuniram para acertar os detalhes do evento que será marcado por ações e serviços voltados para a mulher florianense.

“Para nós da Saúde é uma honra participar desse evento da Cultura. Vamos montar uma tenda no local com informações sobre os serviços e programas voltados à mulher existentes no município”, explica Caroline Reis, secretária de Saúde. 

A primeira edição do Corredor Cultural, realizado na Rua São Pedro, foi realizado em setembro passado com diversas manifestações culturais e fez parte da programação da Semana da Pátria, que também comemorou o Bicentenário da Independência.

O "Corredor Cultural" contou com diversas apresentações artísticas e culturais: apresentação da banda de música do município "Maestro Eugênio", música ao vivo com artistas da terra, além de apresentações de dança com grupo formado por moradores da zona rural, desfile com rainha e musa da vaquejada da região do Amolar; o evento ainda reuniu poesia, folclore como o Bumba meu Boi, exposição de artesanato e de artes plásticas assinadas por diversos artistas.

Da Redação

Prefeito de Floriano entrega projeto da LOA 2023 ao Poder Legislativo

O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, entregou nesta quinta-feira (29), ao presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Joab Curvina, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) com a previsão detalhada de todas as receitas e despesas prioritárias da gestão municipal para o exercício financeiro de 2023. O ato de protocolo foi acompanhado pelos secretários municipais de Governo Marcony Alisson, de Administração e Planejamento, Lauro Cronemberger, e pelos vereadores Dessim Almeida, David Oka, Erisvaldo Borges e Ancelmo Jorge.  

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi protocolado um dia antes do fim do prazo determinado em lei, que é 30 de setembro. O documento traz o planejamento detalhado da gestão municipal para 2023, indicando a previsão de arrecadação de recursos e o valor que a ser investido durante todo o ano que vem, nas mais variadas áreas: saúde; educação; infraestrutura; transporte; meio ambiente; entre outros. “ O projeto da LOA é resultante de muitas reuniões com cada secretário, avaliando a estrutura financeira para gerir cada secretaria, sempre obedecendo ao regramento da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou o secretário de Administração e Planejamento, Lauro Cronemberger, que também preside o Comitê Gestor de Resultados.

“ O projeto da LOA 2023 entregue para tramitação na Câmara Municipal, mensura os projetos e atividades próprias do programa de governo. Ela foi elaborada com fundamento no projeto da LDO e conta com artigos e capítulos que estimam a receita e fixam os gastos do município para o exercício do ano seguinte, disse o secretário Marcony Alysson, que também é vereador.

Da Redação

Sutran faz campanha educativa para alunos e motoristas

Durante toda esta semana, quando se comemora a Semana Nacional do Trânsito, a Superintendência de Transporte e Trânsito de Floriano (Sutran), vem fazendo intervenções junto à população em campanhas educativas de conscientização sobre o respeito e obediência às leis de trânsito, visando construir uma cultura de paz e tranquilidade ao volante e nas vias públicas.

Foi neste contexto que a Prefeitura de Floriano, através da Sutran, amanheceu esta quinta-feira (29), realizando uma ação de conscientização na faixa elevada situada na Avenida Santos Dumont, bairro Manguinha, próximo ao CEEP (antigo PREMEM), onde há um grande fluxo de veículos e de alunos a caminho da escola. 

Participaram da intervenção o prefeito Antônio Reis Neto, o superintendente de Trânsito, Carlos Antonio, e a equipe da Sutran, fazendo a distribuição de panfletos com orientações sobre o respeito às faixas de pedestres, sinalização e semáforos, e lembrando aos motoristas e pedestres a importância de se andar com atenção no trânsito.
Este ano, o tema da Semana Nacional do Trânsito em Floriano é “Um olho na faixa e o outro no mundo”, com foco principal na educação dos motoristas, motociclistas e população em geral para o uso das faixas de pedestres. “Para o trânsito fluir bem e com segurança é preciso que todos façam a sua parte: motoristas e motociclistas reduzam a velocidade, parem para que o pedestre passe na faixa, obedeça à sinalização; o pedestre também deve sinalizar ao motorista a intenção de atravessar e só cruzar a rua quando carros e motos pararem”, explicou Carlos Antônio.

A campanha educativa e de conscientização também foi levada pela Sutran e prefeito Antônio Reis até as escolas municipais, entre elas, a Escola Municipal Maria do Carmo Guida de Miranda e Raimundinha Carvalho, além das escolas da rede particular Madre Teresa, Potencial e Creche Eduardo de Carvalho, onde foram realizadas oficinas sobre educação e cidadania no trânsito. “A educação é o caminho pra tudo, é transformadora. Trazendo esses ensinamentos a nossos alunos municipais estamos garantindo pedestres informados de como agir no trânsito e futuros motoristas conscientes do respeito que devem ter pelas leis de trânsito, por si próprio e pelas outras pessoas”, enfatizou o prefeito.

Da Redação

Município comemora Dia Nacional do Surdo

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS), promoveu um evento em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro, com o intuito de promover uma discussão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi instituída pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008.

O evento realizado no auditório da Semdas, nesta segunda-feira (26), foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE), em parceria com órgãos como OAB, Ministério Público, Câmara Municipal, APAE, AMA e Coordenação de Educação Especial da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rafaela Barros, o encontro debateu políticas públicas de inclusão e acessibilidade a todos os deficientes, nos mais diversos ambientes da sociedade florianense, acolhendo e buscando alternativas para inserção do deficiente auditivo nos espaços educacionais e no mercado de trabalho.

As políticas públicas para a educação de pessoas surdas, tendo como base educação especial, em uma perspectiva inclusiva, permitiram a alfabetização de surdos e deficientes auditivos. Hoje, por exemplo, a rede municipal de educação de Floriano promove o ensino de Libras nas escolas públicas e atende a 14 alunos com surdez.

O reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão é uma obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, com vistas a inserção do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva. Uma das conquistas alcançadas foi a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos e nas salas de aula, representando um dos avanços na conquista de direitos às pessoas com surdez.

Pensando nisso, a Prefeitura de Floriano, através de iniciativa conjunta entre o COMUDE e a SEMDAS, promoverá uma capacitação profissional, com o objetivo de ampliar a comunicação por meio dos sinais básicos da Libras. Foi anunciada a abertura das inscrições para o minicurso de Libras que será realizado nos dias 21 e 22, 26 e 27 de outubro de 2022, através da oferta de 150 vagas à população. O período de inscrições será de 30 de setembro a 18 de outubro, na própria Semdas, e serão realizadas gratuitamente. O curso terá carga horária de 80h.

Da Redação

Conselho de Saúde de Floriano completa 31 anos de atividades

O Conselho Municipal de Saúde de Floriano comemorou na última terça-feira (20), 31 anos de atuação no município. A data foi festejada pelos conselheiros no auditório da Secretaria Municipal de Saúde em mais um encontro de trabalho em defesa dos usuários do SUS. 

A secretária de Saúde, Caroline Reis, participou do momento e agradeceu a parceria e fiscalização do conselho na melhoria dos serviços ofertados pelo SUS. “Para nós da gestão é uma honra ter pessoas tão engajadas na defesa do SUS. Vamos continuar fortes nessa parceria por uma gestão cada vez mais transparente”, disse.

O que é?

Órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de governo. Faz parte da estrutura das secretarias de saúde dos Municípios, dos Estados e do Governo Federal. Deve funcionar mensalmente, ter ata que registre suas reuniões e infraestrutura que dê suporte ao seu funcionamento. 

Quem faz parte desse colegiado? 

Representantes do governo, dos usuários, dos profissionais de saúde e dos prestadores de serviços.

Da Redação

Floriano: Infraestrutura trabalha na ampliação da iluminação pública

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, tem investido na melhoria da iluminação pública em alguns pontos estratégicos da cidade. 

Um exemplo, é o trecho da rodovia PI 140, que compreende as imediações da Cidade Cenográfica até o Conjunto Antônio Guilherme, onde foi implantada a rede de baixa tensão e onze luminárias com lâmpadas de sódio 400 Watts. Segundo o secretário da pasta, Júlio César, a melhoria da iluminação naquele trecho foi garantida por meio de recursos próprios do município, orçado em cerca de R$ 13 mil, repondo a iluminação e melhorando a luminosidade na área e levando segurança à população. 

Outros trechos da cidade também receberam reposição da iluminação pública, como é o caso da Avenida Fauzer Bucar, que, através da intermediação da Prefeitura de Floriano junto a Codevasf e a empresa Hidros, foi executada a implantação de setenta luminárias de led de 150 Watts, com alimentação de energia elétrica da empresa Equatorial.

 Nesta última semana, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, também deram início aos projetos de expansão da iluminação pública em trechos da Avenida Petrônio Portela, nas proximidades do CRAS, no bairro Taboca, com a implantação de sete postes, rede elétrica e sete luminárias. A rua São José também está sendo beneficada, no trecho que compreende a entrada do Colégio Industrial até a Avenida Frei Antônio Cúrcio, com a implantação de quatro postes, rede elétrica e quatro luminárias.

 Além disso, outros pontos também estão recebendo investimentos, a exemplo da rua Francisca de Sousa Lima, na entrada do Residencial Alto da Cruz, com a implantação de três postes, rede elétrica e três luminárias; na rua João Lima Cunha, em frente a Caixa Dágua, com a implantação de três postes, rede elétrica e três luminárias; e na rua João Chico, com sete postes, rede elétrica e novas luminárias. De acordoncom Júlio, o investimento da Prefeitura de Floriano é de cerca de 125 mil reais na ampliação da rede elétrica de Floriano. "Estamos trabalhando para levar pontos de iluminação em trechos onde não existia a possibilidade de iluminação pública. 

É um trabalho que melhora as condições de trafegabilidade da cidade, ao tempo que contribui para uma maior segurança da população", afirmou Júlio César, secretário de Infraestrutura.

Da Redação

SEMED lançará revisão para alunos que farão o SAEPI, IFPI e CTF

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, vai reforçar o aprendizado de alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e, para isso, lançará no próximo dia 8 de outubro o projeto “Pré-Flo”, que visa promover ações e atividades de preparação para os alunos da rede municipal que farão a prova SAEPI e/ou o exame classificatório para ingresso no ensino de nível médio/técnico do IFPI e do CTF.

O “Pré-Flo” é um projeto de revisão dos conteúdos das disciplinas de português e matemática, com duração de 2 meses, voltado aos alunos do 2º, 5º e 9º anos, com aulas ministradas pelos próprios professores da rede municipal de educação, em ritmo de cursinho preparatório e com a realização de simulados. 

Para os alunos do 2º e 5º anos, as aulas de revisão serão ministradas na própria escola, nos dias 08 e 22 de outubro. Já para os 355 alunos do 9º ano serão realizados quatro aulões, no auditório do CEEP, assim definidos: dois ainda em outubro, nos dias 08 e 22, preparando-os para a prova SAEPI; e os outros dois, nas datas 26/11 e 10/12, cuja proposta é preparar os alunos e proporcionar a eles chances mais igualitárias de acesso às vagas ofertadas no classificatório do IFPI e do CTF.

O que é SAEPI

A sigla “SAEPI” significa Sistema de Avaliação de Ensino do Piauí. Trata-se de uma prova instituída recentemente pelo Governo do Estado como ferramenta para avaliar o nível de ensino aprendizagem dos alunos nos anos iniciais (2º e 5º anos) e ano final (9º ano). Em 2022 será o primeiro ano de realização da prova, prevista para ser aplicada em todos os municípios do Piauí em 28 de outubro.

Da Redação

Comitê de Enfrentamento a Violência LGBTQIA+ é apresentado à população

Durante uma ação realizada, pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS), na praça da Bandeira, foi apresentada à população o ‘Comitê de Enfrentamento a Violência LGBTQIA+’.

O Comitê é uma parceria entre os Governos do Estado e do Município, com o objetivo de prevenir, enfrentar e reduzir as diversas formas de violência praticadas contra a população LGBTQIA+. É formado por uma equipe multidisciplinar, com profissionais advogados, psicólogos e assistente social, para que funcione como um suporte no auxílio a este público.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafaela Barros, o Comitê deve propor medidas que visem a orientação e a adoção de providências funcionando como um apoio no acompanhamento dos casos de violência contra a população LGBT, além de incentivar a criação da disciplina de enfrentamento à violência contra esse grupo.

A iniciativa vem sendo difundida em todo o território nacional e busca estimular o diálogo e a negociação entre a sociedade civil e os órgãos públicos da União, dos estados e do Distrito Federal, em busca de soluções para a prevenção, a redução e o enfrentamento da violência contra a população LGBT.

Em Floriano, o Comitê vai acompanhar os casos de violência praticada contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, em articulação com os órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder Executivo, o Ministério Público e a Defensoria Pública. Também facilitará o acesso aos órgãos públicos por meio de informações, certidões, cópias de documentos ou volumes de autos relacionados com investigações em curso.

Durante a ação foram oferecidos serviços de saúde e de assistência social e realizado sorteio de brindes.

Da Redação

Floriano é Selo A do ICMS Ecológico pelo segundo ano consecutivo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) divulgou, nesta sexta-feira (16), a classificação referente à certificação no Selo Ambiental 2022 dos municípios piauienses para adesão ao ICMS Ecológico. 

Apenas 10 municípios piauienses atenderam aos critérios relacionados a atuação pelo meio ambiente para receberem o Selo Ambiental categoria A, o maior nível das classificações, entre eles Floriano, que cumpriu 6 critérios, que ainda serão informados pela SEMAR: Teresina, Floriano, Oeiras, Valença do Piauí, São Raimundo Nonato, Assunção do Piauí, Júlio Borges, Cocal de Telha, Barra D´Alcântara e Prata do Piauí.
Floriano foi a única cidade acima de 50 mil habitantes, do interior do estado, a conquistar o Selo A.

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores àquelas a que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.

"Floriano tem sido destaque em nível de Piauí, quando o assunto é a preocupação com as causas ambientais e suas práticas no munícipio e, por isto, pelo segundo ano seguido, conquistou o Selo A do ICMS Ecológico", disse Haila Oka, secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Floriano.

Da Redação

Posts anteriores