Cidadeverde.com

Colisão entre dois caminhões deixa motorista gravemente ferido na BR-230 em Floriano

Fotos: Divulgação/PRF-PI 

Um acidente envolvendo dois caminhões deixou uma pessoa gravemente ferida na noite dessa terça-feira (29), na BR-230, no município de Floriano (244 a km de Teresina).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) um dos caminhões invadiu a pista contrária e colidiu na lateral do outro veículo que seguia no sentido contrário.

Com o impacto da batida, o condutor que colidiu no caminhão sofreu lesões graves. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Regional de Floriano.

A PRF acrescentou ainda que chovia no momento do acidente e em diligência no local, testemunhas relataram que o motorista que ficou gravemente ferido fazia uso do celular na hora da colisão.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Serviço de novo asfalto irá contemplar 63 ruas do município .

Foi iniciada na manhã desta terça-feira (29), pela Rua Delson Fonseca, bairro Catumbi, em Floriano, a obra de pavimentação asfáltica, através de convênio com a Codevasf, viabilizado pelo senador e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A ordem de serviço foi assinada em setembro passado, pelo prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, superintendente da Codevasf, Inaldo Pereira Guerra Neto e secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Ferreira.

O convênio prevê a implantação de 13 km de asfalto que contemplará 63 trechos de ruas da cidade, obras de mobilidade urbana que chegarão a 16 bairros do município e que totaliza um investimento da ordem de R$ 4.775.000,00.

A implantação do asfalto será feita em etapas. Nessa primeira, serão contempladas as ruas Delson Fonseca, Travessa Padre Acelino e Luís Meireles, todas no bairro Catumbi, e as ruas Fernando Silva e Nicolau Waquim, no bairro Sambaíba Velha. 

O prefeito Antônio Reis e os secretários, de infraestrutura, Júlio César e de Governo, Marcony Alisson, acompanharam o início da obra. Segundo Júlio César, a empresa responsável pela pavimentação informou que, caso não haja interrupção por causa das chuvas, o prazo previsto de execução é de 45 dias. “Com muito esforço estamos realizando grandes obras em nosso município para que se desenvolva ainda mais”, disse o prefeito.

Da Redação

PRF apreende 169 produtos eletrônicos importados ilegalmente

Foto: PRF

Policiais Rodoviários Federais realizaram, dia (28), a apreensão de uma carga de eletrônicos. A ação aconteceu na cidade de Floriano/PI na BR 230.

Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina quando abordaram um ônibus que vinha de São Paulo com destino ao Ceará. Durante vistoria no compartimento de bagagens, os policiais encontraram 137 smatphones, sendo 100 iphones, 35 redmi e dois poco x4, além de dois macbooks e 30 adaptadores de celular.

O motorista recebeu o carregamento em São Paulo e não soube informar quem seria o proprietário ou o destinatário da carga.

Os eletrônicos importados ilegalmente da China estão avaliados em R$ 390.200,00. A mercadoria ingressou no país sem passar pelos trâmites aduaneiros. Tal prática caracteriza o crime de descaminho: quando mercadoria comum entra no país sem ser declarada nos postos fiscais; sendo um tipo de sonegação de impostos.

A mercadoria será encaminhada para a Receita Federal.

Fonte: PRF

Educação realiza projeto de reforço de português e matemática

Na manhã do sábado (26), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o penúltimo aulão do Pré-Flo 2022, no auditório do CEEP. O projeto tem por objetivo reforçar o aprendizado de alunos dos anos iniciais e final, do Ensino Fundamental, com aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática. Neste sábado, o público-alvo foram os alunos do 9º ano.

A ação faz parte do Programa Pacto pela Aprendizagem, lançado no mês de julho, quando ocorreu a aula inaugural do projeto Pré-Flo. O projeto tem preparado alunos para provas importantes, a exemplo da prova SAEPI, que foi aplicada no último dia 28 de outubro, onde os alunos de 2º, 5º e 9º anos participaram de aulões.

A abertura do aulão desde sábado, foi prestigiada pelo secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, pelas diretoras de ensino Hortência Vaz e Solange Barros e equipe de professores. Durante toda a manhã, os alunos tiveram aulas de revisão de português e matemática, com a resolução de exercícios práticos.

A previsão é que o último aulão seja realizado no próximo dia 10 de dezembro. De acordo com o secretário Nylfranyo Ferreira, os alunos do 9º ano estão sendo preparados para os testes seletivos do IFPI e do CTF. “Estamos reforçando o aprendizado dos nossos alunos para que eles tenham chances de concorrer igualmente as vagas ofertaras pelos institutos”, disse Nylfranyo.

Da Redação

Criminosos encapuzados invadem residência e matam cigano; dois ficam feridos em Floriano

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O cigano André Feitosa da Silva, mais conhecido como “Leque Cigano”, de 38 anos, foi assassinado a tiros na tarde de domingo (27) após ter a residência invadida por cerca de oito homens encapuzados e armados no bairro Bom Lugar, no município de Floriano, a 246 km de Teresina. A irmã e o primo dele também foram baleados.

A Polícia Civil informou que cerca de oito homens armados e encapuzados foram até a residência de André Feitosa em um carro e duas motocicletas.

Eles invadiram a residência e houve uma troca de tiros. Segundo a Polícia Civil foram encontradas cerca de 40 cápsulas de arma de fogo no local. André Feitosa foi atingido com tiros nas costas, ombros e queixo.

A irmã dele que estava no local foi atingida na perna, foi socorrida e encaminhada para o hospital, onde passou por uma cirurgia e passa bem.

Na residência ainda estava um primo de André, que foi baleado e fugiu após os disparos, mas até o momento não foi localizado e ainda não compareceu na delegacia.

Segundo a Polícia, André Feitosa era conhecido no município por trabalhar com agiotagem, emprestando dinheiro. Ele tinha um mandado de prisão em aberto por uma tentativa de homicídio ocorrida em 2021 no Maranhão.

“As investigações iniciais apontam ter sido um acerto de conta, porém a equipe está trabalhando para elucidar o fato e identificar os autores”, informou a delegada Emylle Kaynar.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Floriano vacina nesta terça-feira crianças de 03 e 04 anos com comorbidades

Chegou a hora de vacinar crianças com comorbidades de 04 e 03 anos contra Covid-19. Será nesta terça-feira, 29 de novembro, na UBS Floriano "Funasa". A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Saúde alerta para o horário, que vai daa 8h às 13h. 

Confira abaixo as comorbidades contempladas:

Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão Arterial Resistente
(HAR);
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágios 1 e 2
com lesão em órgão-alvo;

Doenças cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale e Hipertensão
pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndromes coronarianas;
Valvopatias;
Miocardiopatias e Pericardiopatias;
Doenças da Aorta, dos Grandes vasos e Fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênita;
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

Doenças neurológicas crônicas;
Doença renal crônica;
Imunocomprometido;
Hemoglobinopatias graves;
Obesidade mórbida;
Síndrome de Down;
Cirrose hepática;

Vacinar é garantir mais saúde e reforço na imunidade para as crianças. E não esqueça de levar a caderneta de vacina.

Da Redação

Academias públicas serão assistidas por educadores físicos

Nesta segunda-feira (21), a secretária Caroline Reis, participou de uma reunião com o diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, Daniel Gutembergue, quando foram apresentados os novos profissionais de Educação Física que atuaram em programas e ações da pasta. o lançamento do Programa de Incentivo à Atividade Física tem a previsão de ser lançado oficialmente dia 01 de dezembro, na academia de saúde do bairro Bom Lugar, com programação a ser divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Daniel, esses profissionais serão distribuídos pelas regiões dos bairros: Campo Velho, Alto da Cruz, Sambaíba, Bom Lugar e Centro. “O Programa de Incentivo à Atividade Física do Ministério da Saúde entrou em uma nova fase. Agora, as cincos academias de saúde instaladas na zona urbana do município receberão profissionais de Educação Física”, explica Daniel Gutembergue. 

A secretária de saúde de Floriano, Caroline Reis, avalia que a atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida. “Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na sua vida, maiores os benefícios para sua saúde”, disse. 

Os exercícios físicos também são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem atividades planejadas, estruturadas e repetitivas com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado, além de serem prescritos por profissionais de educação física. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico!

Entre alguns benefícios dos exercícios físicos estão: o controle do peso; a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres; a diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes (alto nível de açúcar no sangue), pressão alta e doenças do coração; a melhora da disposição; e, a promoção da interação social.

Da Redação

SEMAN realiza ação de combate à poluição visual em Floriano

A poluição visual resulta das informações visuais em excesso e do estresse estético causado em ambientes, principalmente em áreas urbanas, prejudicando áreas comerciais com o excesso de propaganda. Essas publicidades modificam as paisagens, podendo causar acidentes e desgastar as paisagens naturais e o patrimônio público da cidade.

Pensando nisso, e seguindo o Código de Postura do Município, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMAN, promoveu uma ação de combate à poluição visual em Floriano, nesta terça-feira (22). A equipe visitou locais estratégicos e identificou diversas formas de poluição visual, entre elas outdoors, pichações, cartazes e elementos de comunicação expostos de maneira irregular, que causam desvalorização do valor histórico do município, a exemplo do que acontece na Praça Dr. Sebastião Martins.

O levantamento e monitoramento da publicidade visual no perímetro urbano de Floriano foi realizado com o objetivo de identificar os pontos irregulares e causadores da poluição visual. De acordo com a SEMAN, os responsáveis pelos equipamentos irregulares serão notificados de acordo com a Lei Complementar 012/09, que dispõe sobre o Código de Postura Municipal, para que façam as adequações necessárias de modo a evitar a poluição visual.

O Código de Postura Municipal, no art. 172, veda a colocação de quaisquer meios de publicidade em marquises, quando prejudicarem, por exemplo, as fachadas de edificações, os aspectos da paisagem urbana, praças, calçadas e muros públicos, em arborização, meios-fios, quando prejudicarem a passagem de pedestres e a visibilidade dos veículos, bem como vedados anúncios, por exemplo, afixados nas faixas que atravessam a via pública, sem licença da Prefeitura Municipal.

A Campanha de Prevenção e Combate à Poluição Visual 2022 iniciou nesta segunda-feira (21), com uma palestra de capacitação que abordou pontos da legislação ambiental voltada aos servidores municipais, com o objetivo de conscientizar e informar quanto a legislação. “Estamos trabalhando durante toda a semana para promover o bem-estar paisagístico e ambiental e proteger o patrimônio”, finalizou Haila Oka, secretária de Meio Ambiente.

Da Redação

Meio Ambiente abre Semana de Prevenção à Poluição Visual

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Seman), iniciou nesta segunda-feira (21), a primeira Campanha de Combate e Prevenção à Poluição Visual em Floriano. A campanha é essencialmente educativa, mas, também repressiva, com uma programação que durará toda a semana levando conscientização às pessoas e um dia dedicado a fiscalizações.

A abertura da programação foi marcada por uma palestra de capacitação que abordou a legislação municipal relacionada à Poluição Visual. Participaram servidores das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Finanças. 

O objetivo da Semana e da Campanha é realizar ações de educação e fiscalizações ambientais, no intuito de sensibilizar as pessoas sobre o desconforto que a poluição visual provoca não só aos olhos de quem vê, mas também à estética da cidade que fica tomada por cartazes, propagandas, outdoors, entre outros, alguns deles, inclusive, colocados de maneira irregular.

Na programação também serão realizadas ações relacionadas às autorizações de elementos visuais dentro do município, que caracterizam uma das principais causas de poluição visual. Para dar um panorama da poluição visual no Município, a Seman, em parceria com a Secretaria de Comunicação, encerrará a Semana com uma mostra fotográfica sobre poluição visual na praça Dr. Sebastião Martins, quando também haverá distribuição de mudas de árvores.

Da Redação

Uso de máscaras volta a ser obrigatório para gestantes em Floriano

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto , assinou na manhã desta quarta-feira (16) um novo decreto que atualiza as medidas municipais contra a Covid. A partir de agora, gestantes e pessoas com comorbidades devem utilizar máscaras obrigatoriamente. Essas categorias se juntam a idosos e imunossuprimidos. 

O documento considera a atual situação epidemiológica do Estado do Piauí e a necessidade de uma análise permanente de reavaliação do cenário epidemiológico no Município de Floriano, bem como a manutenção das medidas preventivas e protocolos sanitários contra a Covid-19. 

CONFIRA A ÍNTEGRA DO DECRETO

Outro ponto inserido no novo decreto diz respeito às medidas preventivas como disposição de água, sabão, álcool em gel e uma pia com água corrente nos seguintes estabelecimentos: 

  • Em unidades/consultórios/estabelecimento assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes);
  • Em transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, em reunião com empresários na última segunda-feira (14), destacou que mesmo o município estando em queda nos casos positivos, Floriano é cidade polo onde centenas de pessoas transitam. “Temos uma cobertura vacinal muito boa. Mas não vamos ser pegos de surpresa. Por isso o novo decreto resolveu incluir alguns grupos que estavam faltando”, disse. 

Nos últimos meses, segundo o departamento de Epidemiologia, Floriano tem apresentado queda em novos casos da Covid-19. Em julho, foram contaminadas 435 pessoas. No mês seguinte, agosto, 23 florianenses. Setembro caiu para 05, outubro apenas duas pessoas. E, agora em novembro, apenas uma pessoa testou positivo para a doença.

 


Da Redação
[email protected] 

Posts anteriores