Cidadeverde.com

Prefeitura de Floriano leva abastecimento de água para zona rural

Na tarde desta segunda-feira (01) a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou a inauguração do sistema de abastecimento de água da comunidade Lameiro, localizada na zona rural de Floriano. 

O sistema irá sanar o problema de falta d'água, que já passava por ações paleativas viabilizadas pelo carro- pipa, que diariamente abastecia os moradores da localidade. O sistema é composto por um poço de 152 metros de profundidade e uma caixa-d'água instalada em base de concreto. 

Durante a ocasião estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o presidente do Poder Legislativo Maurício Bezerra, os secretários de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, Infraestrutura, Marcony Allison, assim como demais secretários municipais e moradores da localidade, que foram representados por Heloísa Nascimento. 

Em discurso, o secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, ressaltou a importância desse sistema de abastecimento para a comunidade, que atravessou tempos difíceis de seca, e, que a partir de agora conta com água suficiente para uso pessoal e para aplicar nas hortas da comunidade.

Fonte: Ascom

Policial oficializa falta de condições de uso de viatura a comando

A falta de condições de uso das viaturas da Polícia Militar tem sido flagrada por internautas em diversas regiões de Teresina: são policiais empurrando os veículos por suposta falta de combustível ou por alguma falha mecânica. A situação no interior não é diferente e um policial resolveu oficializar aos superiores.  

No documento endereçado ao 3º Batalhão (região de Floriano), ele diz que o veículo não tem condições de ser usado no serviço operacional por faltar extintor e rádio comunicador, o freio de mão também não funciona e ainda exala um forte cheiro de combustível e pela alta temperatura interna. 

Ele destaca ainda que além dos transtornos na prestação do serviço teme pela saúde dos militares que podem adquirir problemas respiratórios por causa do odor do combustível e dermatite cutânea devido às altas temperaturas dentro do carro. 

A presidente da Associação dos Policiais Militares e pensionistas (Abempe), cabo Marcioneide Barbosa, disse que os transtornos relacionados às viaturas têm sido alvos de reclamações dos policiais junto à associação constantemente. 

“Recebemos reclamações tanto da capital quanto do interior, do descaso total por falta de combustíveis, por não ter ar-condicionado e falta de manutenção mesmo. Já vimos várias reportagens que passam policiais empurrando viaturas por falta de combustível. Os veículos novos ficam com os oficiais e comandantes de unidades”, afirma a presidente da Abempe.

Ela destaca que têm cobrado do comando da PM uma solução. “A gente leva o problema para o comando que justifica dizendo que o governo não está atendendo as necessidades e que por isso não pode fazer a manutenção. Mas, estamos sempre cobrando uma solução”, ressaltou.  

Cidadeverde.com entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar que informou que problemas pontuais acontecem e estão sendo resolvidos 


A Polícia Militar do Piauí informa que , vem realizando a manutenção das Viaturas, que problemas pontuais ocorrem e que estão sendo  resolvidos conforme a solicitação de cada Unidade.
Teresina, 24 de setembro de 2018.
Elza Rodrigues Ferreira - Diretora de Comunicação Social da PMPI.

 

Aguarde mais informações

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Começam etapas de organização do Concurso Público de Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, nomeou a comissão que vai organizar o concurso público da Prefeitura de Floriano, no Piauí, que ofertará várias vagas de nível fundamental, médio e superior. A comissão já iniciou o levantamento da carência de pessoal do quadro de servidores efetivos, e, apesar de ainda não ter definido data do lançamento do edital, confirmou que a etapa de inscrições ocorrerá ainda em 2018 e as provas aplicadas até o início do ano de 2019.

A empresa que realizará o concurso público ainda não foi contratada, entretanto, a Comissão que trabalha no processo já instaurou procedimento administrativo para realização de licitação pública, que escolherá a instituição que fará todo o processo de planejamento, aplicação das provas e divulgação dos resultados.

O Secretário de Administração, Júlio César Ferreira, e o Controlador Geral do Município, Arnaldo Messias, integrantes da Comissão Organizadora, estiveram em Teresina-PI, reunidos com as Chefes de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Jovita Maria Terto M. Nunes e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Ana Paula da Silva Veras Alves, com o objetivo de oficiar estas instituições sobre a abertura do processo de contratação de instituição para realização do certame público.

“Este momento inicial, com a UFPI e UESPI, é para orçarmos o valor global que o Município terá que dispor para a realização do concurso público", explicou Júlio César Ferreira. Ele relatou que a Comissão Organizadora tem o desejo de que o certame seja realizado por instituição pública, mas que o valor orçado pelas empresas, é o que poderá definir o processo, já que o município busca ao máximo, a economia aos cofres públicos, diante da situação financeira do Município, que é complexa neste momento de recessão econômica.

As instituições se comprometeram a encaminhar o orçamento até o dia 01 de outubro, momento em que a Comissão se reunirá com a Secretaria de Finanças para expor o balanço preliminar dos valores, que serão despendidos pelo Município para a realização do concurso. 

A gestão de Joel Rodrigues é conhecida por realizar grandes concursos, como o de 2006, com mais de mil convocações, o de 2011, com cerca de 130 novos servidores e, em 2017, o processo seletivo convocou mais de 460 pessoas para o serviço público efetivo.

Fonte: Ascom

SIMEPI constata "precarização" em fiscalização no hospital de Floriano

Foto: SIMEPI

A diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) fez uma vistoria no Hospital Regional Tibério Nunes, na cidade de Floriano, e constatou o que considerou como “precariedade da saúde pública no município”. Falta de macas e cadeiras de rodas para o atendimento realizado pelo SAMU e superlotação, com corredores ocupados por pacientes, são algumas denúncias do Sindicato.

O Simepi afirma também que existem repousos médicos masculinos e femininos sem adequações devidas, sala de tomografia com equipamento quebrado, mas com um novo comprado, porém não instalado. Além disso, diz que o hospital realiza tomografias em unidades privadas e há atrasos salariais e acordos não cumpridos.

"A população precisa de condições dignas de um bom atendimento aqui em Floriano, assim como todos os profissionais de saúde de estrutura para prestar o seu serviço. Essa paralisação é apenas para alertar os gestores sobre a realidade, muito diferente do que vem sendo divulgado", conclui Samuel Rêgo, presidente do SIMEPI.

Segundo o Sindicato, médicos servidores públicos do município realizaram uma paralisação de advertência nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21, no Hospital, fruto de uma deliberação de Assembleia Geral da categoria realizada no último dia 14. O SIMEPI afirma que foram mantidos os atendimentos de classificação Vermelha, Laranja e Amarela durante o movimento.

Contudo, ao Cidadeverde.com, a assessoria do Hospital informou que não houve paralisação, porque “os médicos negociaram com o governo e acataram a proposta de pagamento dos atrasados. Estão atrasados os meses de junho e julh o, mas já estão sendo pagos”. Segundo a assessoria, não houve paralisação com diferenciação de classificação de risco. “Todos os pacientes estão sendo atendidos e os plantões obedecidos normalmente”.

Sobre a superlotação, a assessoria informou que o Hospital atendia cerca de 8 a 9 mil pacientes de 150 municípios e de cidades do Maranhão por mês e que agora está atendendo de 12 a 13 mil, portanto está havendo uma superlotação, mas porque o Tibério Nunes tem uma alta resolutividade. “Há um projeto de ampliação do hospital para que tenha mais leitos, mas está dependendo de análise da Caixa Econômica para que os recursos de emenda do deputado federal Assis Carvalho (PT) possam ser liberados”, acrescentou a assessoria.

Os repousos dos profissionais, segundo a ascom, já está passando por reforma e adequações com colocação de novos colchões, camas e climatização.

 Fotos: SIMEPI

Lyza Freitas (Com informações SIMEPI)
[email protected]

Criança de 2 anos morre após tomar frasco de remédio anticonvulsionante

Uma criança de dois anos morreu vítima de intoxicação medicamentosa na última terça-feira(18), em Floriano. Ela teria tomado um frasco de remédio anticonvulsivante que pertencia ao irmão e chegou ao hospital regional Tibério Nunes com letargia.  O caso serve de alerta para o aumento do número de acidentes domésticos envolvendo crianças pequenas. 

“Ela deu entrada por volta das 10h30 com abertura ocular, batimentos cardíacos e oxigenação, mas sem responder aos estímulos e muito sonolenta. A mãe acreditava que ela estava com intoxicação alimentar. A colocamos na sala vermelhar e pedimos para que a mãe pudesse procurar outra hipótese, porque o diagnóstico não batia com que ela havia dito, foi então que ela retornou a casa e disse que encontrou um frasco de anticonvulsivante líquido vazio, o remédio pertencia ao irmão que é especial”, detalhou o diretor técnico do hospital, o médico Justino Moreira. 

No período da tarde a criança começou a ter insuficiência respiratória e febre de 40 graus. Ela precisou ser intubada e não respondia aos medicamentos, depois teve crise convulsiva e morreu após ter parada cardíaca por volta das 19h. 

“Foi uma evolução atípica, toda a equipe se sensibilizou com o óbito dela. Mas, infelizmente a gente observou um aumento de 15% no número de atendimentos a crianças vítimas de acidente domésticos”, relatou o médico Justino Moreira.

Em um ano foram contabilizados 106 casos entre sufocamentos, queimaduras, intoxicação por produtos de limpeza, choques elétricos e quedas. 

“Os pais precisam ter cuidado redobrado, já atendemos casos de crianças que ingeriram potássio e queimou completamente o esôfago que hoje não pode se alimentar direito, produtos de limpeza em frascos coloridos, água sanitária não podem ficar ao alcance porque chamam atenção. Também é importante evitar ficar perto de fogões que pode causar queimaduras, colocar protetor nas tomadas e reduzir o excesso de panos dentro do berço de crianças menores porque pode causar asfixia”, sugere o diretor técnico do hospital Tibério Nunes. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Criança de 2 anos morre após tomar frasco de remédio anticonvulsionante

Foto: Divulgação

Uma criança de dois anos morreu vítima de intoxicação medicamentosa na última terça-feira(18), em Floriano. Ela teria tomado um frasco de remédio anticonvulsivante que pertencia ao irmão e chegou ao hospital regional Tibério Nunes com letargia.  O caso serve de alerta para o aumento do número de acidentes domésticos envolvendo crianças pequenas. 

“Ela deu entrada por volta das 10h30 com abertura ocular, batimentos cardíacos e oxigenação, mas sem responder aos estímulos e muito sonolenta. A mãe acreditava que ela estava com intoxicação alimentar. A colocamos na sala vermelhar e pedimos para que a mãe pudesse procurar outra hipótese, porque o diagnóstico não batia com que ela havia dito, foi então que ela retornou a casa e disse que encontrou um frasco de anticonvulsivante líquido vazio, o remédio pertencia ao irmão que é especial”, detalhou o diretor técnico do hospital, o médico Justino Moreira. 

No período da tarde a criança começou a ter insuficiência respiratória e febre de 40 graus. Ela precisou ser intubada e não respondia aos medicamentos, depois teve crise convulsiva e morreu após ter parada cardíaca por volta das 19h. 

“Foi uma evolução atípica, toda a equipe se sensibilizou com o óbito dela. Mas, infelizmente a gente observou um aumento de 15% no número de atendimentos a crianças vítimas de acidente domésticos”, relatou o médico Justino Moreira.

Alerta para acidentes domésticos

Em um ano foram contabilizados 106 casos entre sufocamentos, queimaduras, intoxicação por produtos de limpeza, choques elétricos e quedas. 

“Os pais precisam ter cuidado redobrado, já atendemos casos de crianças que ingeriram potássio e queimou completamente o esôfago que hoje não pode se alimentar direito, produtos de limpeza em frascos coloridos, água sanitária não podem ficar ao alcance porque chamam atenção. Também é importante evitar ficar perto de fogões que pode causar queimaduras, colocar protetor nas tomadas e reduzir o excesso de panos dentro do berço de crianças menores porque pode causar asfixia”, sugere o diretor técnico do hospital Tibério Nunes. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Prefeito Joel visita ações de mobilidade urbana em Floriano

Na tarde desta terça-feira (11) o prefeito Joel Rodrigues, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Marcony Allison, visitou um dos pontos da cidade que está passando por melhorias no quesito mobilidade urbana. A avenida São Pio, que liga a região mais central da cidade aos bairros Curtume, Nossa Senhora da Guia e à zona rural, está passando por um tratamento intensivo de tapa-buracos com a utilização de asfalto. Essa mesma ação chegará a outros pontos da cidade, sendo a avenida Dirceu Arcoverde a próxima região a ser contemplada, proporcionando livre circulação para a população na região do bairro São Cristóvão. 

Além desse trabalho de tapa-buracos e alinhamento das vias, Floriano encontra-se, atualmente, com duas outras importantes frentes de serviços, sendo uma delas a obra de pavimentação poliédrica, que, iniciada há cerca de um mês, está atuando, simultaneamente, nos bairros Manguinha e Santa Rita. Após a conclusão desses bairros, os próximos serão: Cajueiro II, Tiberão e Princesa do Sul. Além disso, também está ocorrendo em Floriano a implantação de 15 quilômetros de malha asfáltica, que já beneficiam outros setores da cidade. 

Durante a visita o secretário de Infraestrutura, Marcony Allison pontuou a importância da articulação entre os Poderes para viabilizar melhorias para Floriano, principalmente no sentido da mobilidade urbana e do trânsito seguro. Também estiveram presentes na visitação o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira, e o diretor administrativo da Seinfra, Reneé Moreira.

Fonte: Ascom

Desfile Cívico encerra Semana da Pátria com grande público em Floriano

Na noite desta sexta-feira (07) foi realizado o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência Nacional, que em 2018 comemora 196 anos. Na ocasião se fizeram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito  Antônio Reis, o presidente do Poder Legislativo, Maurício Bezerra, secretários, vereadores e  autoridades civis e militares. O evento ocorreu na avenida Frei Antônio Curcio e recebeu um expressivo público. 

Com abertura da Banda de Música do Município, passaram pela avenida diversas instituições, entre elas as Polícias Militar e Rodoviária Federal, APAE, Corpo de Bombeiros, Lojas Maçônicas, Escoteiros, entre outras.  Organizado pela Secretaria de Educação, os alunos do sexto ao nono ano de 14 escolas da Rede Municipal de Ensino também levaram uma bonita apresentação ao Desfile Cívico.

O prefeito Joel Rodrigues expressou sua alegria em ver a avenida Frei Antônio Cúrcio tomada pela população que foi assistir aos desfiles, e aproveitou para parabenizar o trabalho realizado pela Secretaria de Educação e  por todos os que desfilaram.

Fonte: ascom

Hasteamento das bandeiras marca a abertura da Semana da Pátria

Na manhã deste sábado (01), foi iniciada às comemorações da Semana da Pátria com a ação cívica de hasteamento das bandeiras na praça Dr. Sebastião Martins. Estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis, secretário de Educação, Joab Curvina e demais secretários, tenente-coronel Inaldo Ribeiro, juiz da 1º vara Noé Pacheco, promotor Manoel de Barros, vereadores, lojas maçônicas, escolas municipais, polícia militar, pelotão mirim, Brigada de Incêndio, além de civis e servidores que prestigiaram a solenidade.

A abertura da Semana da Pátria acontece no primeiro dia do mês de setembro e segue até o dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro. A solenidade foi regida pela banda de música municipal e pela Polícia Militar e para conduzir o hasteamento das bandeiras, foram convidados o prefeito Joel Rodrigues; tenente-coronel Inaldo Ribeiro; vereador Miguel Vieira, representando a Câmara Municipal e, representado Conselho Regional de Educação Física, Socorro Cabral.

Em seu discurso, o prefeito Joel expressou a importância das comemorações a pátria brasileira, frisando a relevância do profissional de educação física, no qual a data comemorativa é nesse dia 1º de setembro. A Semana da Pátria será marcada com hasteamentos e arriamentos na Praça Dr. Sebastião Martins, às 8h e 18h, respectivamente. A Semana encerrará com o desfile cívico na avenida Frei Antônio Cúrcio, às 17h.

Fonte: Ascom

Município lidera mobilização para Campanha de Vacinação contra a Pólio e Sarampo

A secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer reuniu, nesta manhã de quarta-feira (29), várias entidades de Floriano para agregar forças de mobilização para a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo.

Campanha em ação desde o dia 6 de agosto para crianças de 1 a menores de cinco anos, no dia 31 de agosto será realizado um grande evento de mobilização, a partir das 16 horas, na Rua São Pedro, com contadores de história, que fazem parte do projeto Cultura e Cidadania, Teatro, entre outras atividades lúdicas para atrair as crianças que ainda não foram vacinadas.

Entidades como o Rotary, Sesc, Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Educação e Saúde e a Sutran estão envolvidas na organização. Assim como o Sesc que irá atuar na contação de histórias e oficinas.

“Estamos agregando forças e trabalhando a cultura para ajudar nesta campanha importante”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Floriano, Elineuza Ramos.

Segundo a coordenadora de imunização de Floriano, Polyanne Nascimento, até esta terça-feira (28), Floriano tinha aplicado 2.755 doses de uma população de 3.469 crianças, ou seja, 79,42% de cobertura vacinal. A meta é imunizar pelo menos 95% do público alvo.

Fonte: Ascom

Posts anteriores