Cidadeverde.com

Prefeitura Municipal promove reunião com entidades competentes para discutir segurança pública

Na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Prefeitura Municipal, foi realizada uma audiência entre entidades competentes para avaliar, discutir e propor melhorias na Segurança Pública Municipal. Estiverem presentes, além do prefeito Joel Rodrigues, do vice-prefeito Antônio Reis e secretários municipais, o secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, o comandante do Policiamento dos Cerrados, coronel Edson Pereira, e o comandante do 3º BPM, Major Inaldo Barros. Da mesma forma, se fizeram integrantes do debate, representantes do Poder Judiciário e Legislativo, OAB, Ministério Público, delegados da Polícia Civil, Associação Comercial, Sicomflor e Rotary. 

Com o objetivo de elaborar um Protocolo de Intenções, baseado em sugestão de ações e melhorias para avançar o trabalho da segurança pública, o momento foi necessário para que cada instituição representada pudesse sugerir medidas práticas para que a integração de forças surta efeitos positivos. No final da reunião o documento foi formalizado destacando a responsabilidade de cada órgão em encaminhar e efetuar o que lhe cabe competência, incluindo a Prefeitura de Floriano, visando a melhoria da segurança municipal. 

Entre as propostas apresentadas pelo secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-PI), Coronel Rubens Pereira, foram apontadas: a aquisição de viaturas, aumento de policiais efetivos, o projeto de instalção de uma Unidade de Perícia e uma Casa de Custódia para menores infratores, ressaltando o desejo de implantar um Centro Integrado de Polícia em Floriano. Aproveitou também para reiterar que todos esses projetos são prioridades na SSP-PI.

O Prefeito Joel enfatizou medidas que já estão sendo tomadas para contribuir com a segurança, como a garantia dos recursos para proprocionar mais acessibilidade através da implantação de malha asfáltica e poliédrica, assim como a intensificação da atenção à iluminação pública, ação essa que já vem sendo executada. “Precisamos avançar com nossas estratégias de cobrança e realizar uma integração de poderes para, assim, conseguirmos alcançar grandes melhorias no que diz respeito à segurança pública”, finalizou o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Suspeita de encomendar execução admite vingança no Facebook

  • facebook1.jpg Reprodução / Facebook
  • facebook2.jpg Reprodução / Facebook
  • facebook3.jpg Reprodução / Facebook

A mulher identificada como Francinéia Guedes Rodrigues, de 25 anos, publicou em seu Facebook vários textos onde confessa sua participação no assassinato de um pai e um filho em Floriano, município a 244 km de Teresina. Nas postagens ela admite que encomendou o crime por vingança, pois uma das vítimas teria matado o seu pai. "O filho dele só morreu pq queria mim matar la na hora se meteu onde não cobi"[sic], diz a postagem.

 De acordo com o delegado do 1º Distrito, Bruno Oliveira, os textos foram anexados ao inquérito para auxiliar a materialidade do caso. Nas postagens, que começaram no último domingo (13), Dia das Mães, Francineia com o usuário "Mell Conha", comenta: "Obgd senhor obgd a vcs que mim emtende  ???????? lili vai contar meu pcr???????????? Deus vai te livra pq vc não tem culpa eu sim saudades Denis" [sic]. A gíria “Lili vai cantar”se refere a soltura de presos.

No post, ela se refere ao outro suspeito identificado como Denis que seria seu comparsa. Denis foi baleado pela Polícia logo após o crime e foi levado ao hospital onde permanece custodiado. De acordo com Bruno Oliveira, ele atirou contra os dois homens.

A Polícia Civil esclarece ainda que já foi solicitado um mandado de prisão contra Francineia. "Possivelmente ele seja expedido hoje a tarde. A localização que ela usou na postagem nós não podemos levar em consideração pois ela pode ter usado para despistar", acrescenta o delegado.

O crime

O crime ocorreu na última sexta-feira (11) quando os dois foram baleados próximo a cidade cenográfica de Floriano, a 247 km de Teresina. As vítimas estavam em um bar quando foram executadas.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

 

Prefeitura entrega mais uma UBS reformada em Floriano

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são importantes para garantir aos pacientes um primeiro atendimento, orientação, encaminhamentos à outras unidades de tratamento, conscientização sobre a importância de cuidados essenciais com a saúde, dentre outros serviços. Preocupada em atender a comunidade com eficiência, a Prefeitura de Floriano através da Secretária Municipal de Saúde, entregou por meio de uma solenidade, na manhã desta segunda-feira (14), mais uma UBS reformada, desta vez na Avenida Dirceu Arcoverde, na unidade que recebe o mesmo nome. A tribuna de honra foi presidida pelo prefeito Joel Rodrigues, ladeado pelo deputado federal Mainha, Thais Braglia, secretária de Saúde, além dos vereadores Maurício Bezerra, que preside à Câmara de Vereadores, Salomão Holanda, Miguel Vieira, Dessim, Maria Daguia, Manoel Simplício, lideranças da saúde pública municipal e de organizações relevantes à sociedade.

O evento foi marcado ainda pela entrega de cadeiras de rodas e de banho à pacientes cadastrados para o recebimento, que possuem necessidades especiais. Ao todo nove cadeiras foram entregues, sendo cinco de rodas e cinco de banho. Outro momento significativo na solenidade, foi a entrega de um veículo para o transporte dos pacientes do Centro de Assistência Psicossocial – CAPS. A van atende os requisitos necessários para garantir conforto aos pacientes que farão utilização deste transporte. Idalina de França Barros, coordenadora do CAPS Floriano, ressaltou a importância deste transporte para a qualidade do atendimento fornecido aos pacientes, uma vez que a demanda é significativa.

Esta é a quarta unidade reformada a ser entregue, no entanto todas as unidades básicas de saúde devem ser reformadas com recursos conseguidos junto ao governo federal. As UBS’s do bairro Alto da Cruz, Tiberão (Paulo Kalume), e na zona rural, Rio Branco, foram reformadas e as primeiras unidades a serem entregues à comunidade florianense.  A UBS do Bosque Santa Teresinha também foi reformada e já está em funcionamento. Até o aniversário da cidade cinco UBS devem ser reformadas e entregues: Nossa Senhora da Guia, no Bairro Guia, Alfredo de Carvalho, no Campo Velho, Teodoro Sobral, no Bairro Caixa D’água e a UBS da comunidade Amolar. O prefeito Joel Rodrigues ressaltou na oportunidade, a importância de desempenhar um trabalho voltado para o bem estar da comunidade florianense, vindo de encontro às suas necessidades, e falou da importância de estabelecer parcerias junto ao governo federal, para o desenvolvimento de ações essenciais, pedindo que a comunidade acompanhe aqueles que escolheram para a gestão em suas mais diversas esferas.

Fonte: Ascom

Saúde promove dia D de vacinação contra Influenza em Floriano

O dia D da campanha de vacinação iniciou com solenidade no Conjunto Pedro Simplício. O evento, realizado na manhã deste sábado (12),  sensibilizou a comunidade para a importância da vacina, cuja meta, em Floriano, é de 90% do público alvo, ao que corresponde a uma média de 17 mil pessoas. A secretária de Saúde, Thaís Braglia, informou que no Brasil é crescente os casos gripe, sendo confirmados no Piauí, 32 casos de influenza. 

O prefeito Joel Rodrigues, que esteve presente na solenidade, ao lado do vice-prefeito Antônio Reis, secretários, diretores municipais, vereadores, lideranças da saúde e da sociedade, reafirmou a importância desta campanha, que vem sendo realizada há vários dias, e que possui o dia 12 de maio como o dia de maior mobilização nacional, sendo muito importante que os grupos prioritários, alvos da campanha, compareçam ao posto de saúde mais próximo: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, idosos, puérperas,  professores da rede pública e privada, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas.

Em todo o Brasil, 1005 casos de Influenza já foram registrados. Esta vacina é trivalente, protegendo contra os três subtipos do vírus, a saber, H1N1, H3N2, Influenza B.C. Para receber a dose basta se dirigir a um dos postos de vacinação mais próximo. Vale lembrar da importância do cartão de vacinação para acompanhamento, se possível. Em Floriano, ao todo neste dia, 24 postos de vacinação estão em funcionamento, destes 17 são Unidades Básicas de Saúde e os demais estão espalhados em pontos estratégicos, como  escolas por exemplo, ambos funcionando durante todo o dia. Thais ressaltou ainda que aos grupos não pertencentes ao público alvo devem manter os cuidados preventivos, como lavar as mãos e usar álcool gel com frequência, uma vez que a principal via de contato é a direta.

Fonte: Ascom

Mulher é suspeita de ter encomendado mortes para vingar pai assassinado


Foto: Divulgação/ Whatsapp

Uma mulher, identificada apenas como Francineia, 25 anos, é suspeita de ser a mandante do duplo homicídio de pai e filho ocrrido em Floriano. O comparsa de Francineia é suspeito de ter assassinado os dois familiares. 

O delegado do 1º Distrito, Bruno Oliveira, que investiga o caso, confirmou neste domingo (13) que foi um crime de vingança. Os assassinatos do pai, Fabrício da Costa Reis, e do filho, Douglas da Silva, de 18 anos, aconteceram nessa sexta-feira (13) no bairro Santa Rita, próximo a cidade cenográfica do município de Floriano, a 244 km de Teresina.

O delegado afirmou que Francineia teria encomendado a morte de Fabrício (o pai morto) porque ele teria matado o pai da suspeita. Até o momento, Francineia encontra-se foragida.

O outro suspeito foi identificado pelo delegado apenas como Denys e seria o comparsa de Francineia. Denis, de acordo com Bruno Oliveira, atirou contra os dois homens mortos em Floriano, se evadiu do local do crime, mas foi encontrado baleado pela polícia próximo ao local, após uma troca de tiros com as vítimas.   

O delegado informou ainda que Denys está preso, mas continua internado no hospital de Floriano, porque passou por uma cirurgia em decorrência do tiro que levou. 

 

Lyza Freitas
[email protected]

Pai e filhos são assassinados em Floriano e polícia suspeita de vingança

Dois homens, ainda não identificados, foram baleados e vieram a óbito no final da manhã desta sexta-feira (11), próximo a cidade cenográfica no município de Floriano, a 247 km de Teresina. A polícia informou que as vítimas eram pai e filho.

Da cordo com a polícia de Floriano, houve uma troca de tiros próximo a um bar que fica do lado da cidade cenográfica, onde os homicídios aconteceram.

O comandante do BPM de Floriano, major Inaldo Guerra, informou que logo após os homicídios, a guarnição foi acionada e fez um cerco ao local, onde encontrou dois suspeitos em uma moto. 

“Um deles estava baleado, então nós levamos os dois para o hospital para que o baleado fosse atendido e eles ainda se encontram no hospital de Floriano. Eles não foram detidos nem interrogados ainda porque estão no hospital”, contou o comandante.

O major disse ainda que a polícia trabalha com a suspeita de crime de vingança. “O pai parece que já tinha feito um homicídio, e pode ter sido o motivo do crime de hoje, mas tudo ainda está sendo investigado”, disse.

Ainda de acordo com a polícia, o SAMU foi acionado, mas quando chegou ao local, constatou que os dois homens já estavam mortos. 

Lyza Freitas
[email protected]

Joel reúne secretários para solucionar questões referentes aos direitos trabalhistas dos vigiais

O prefeito Joel Rodrigues reuniu, na tarde desta quinta-feira (10), os secretários de Governo, James Rodrigues; de Finanças, Josélia Rodrigues; de Administração e Planejamento, Júlio César, de Comunicação; Nilson Ferreira; o Controlador, Arnaldo Messias, além do secretário de Educação, Joab Curvina e do diretor Administrativo e Financeiro da Educação, Mickael Costa, para uma reunião com tema específico sobre a questão do pagamento de horas extras e abono férias para os vigias.

A principal causa dessa reunião foi a detecção de problemas técnicos na elaboração da folha de pagamento por conta do novo sistema de gestão de pessoal, o SAGRES Folha, do Tribunal de Contas do Estado – TCE. 

Preocupado com os nossos vigias, o prefeito Joel se antecipou ao problema para, junto com sua equipe, eliminar a inconsistência do sistema, antes de enviar as remessas bancárias, afim de que se evite transtornos ao servidor.

Ficou acertado, após a reunião, que as Secretarias de Educação e de Administração se reunirão, posteriormente, com a comissão de vigias do município para expor a situação gerada e as decisões tomadas para a solução do pagamento de horas extras, abono-férias e também para a fixação do cronograma de férias desses servidores.

“Temos o compromisso sobre o pagamento em dia de todos os nossos servidores municipais, como temos feito nesses 14 meses de governo, e também com a transparência e a solução de questões, mesmo aquelas que tenham sido geradas por mudanças em sistema de dados”, disse Joel Rodrigues.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Floriano disponibiliza aporte financeiro para a Associação Atlética Corisabbá

Na manhã desta quarta-feira (09), na sede da Prefeitura de Floriano, foi realizada uma audiência com a diretoria da Associação Atlética Corisabbá para tratar do aporte financeiro que o time solicitou à Prefeitura Municipal de Floriano para participação do Campeonato Piauiense. Estiveram presentes os secretários de Governo, James Rodrigues; de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, além do vice-presidente do time, Hugo Coêlho, e dos diretores Carlos Magno, Manoel Neto e Luciano Teles. 

A diretoria do Corisabbá solicitou da Prefeitura Municipal o aporte financeiro no valor, aproximadamente, de R$ 150 mil para cobrir custos da sua participação na 2ª divisão do Campeonato Piauiense. Diante disso, a gestão municipal analisou todos os aspectos financeiros e orçamentários, e pode, diante da atual situação, disponibilizar o montante de R$ 30 mil para custear tais despesas. 

Na ocasião, o secretário de Governo, James Rodrigues, justificou que nesse momento a Prefeitura está realizando investimentos na cidade de Floriano, sobretudo na revitalização do centro comercial, sendo essas obras custeadas com receita própria, além de outras ações que estão sendo mantidas em dia, razão pela qual não há disponibilidade financeira que dê à Prefeitura condições de ofertar um valor maior que o apresentado ao time do Corisabbá.

“No entanto, reafirmamos nosso compromisso com a diretoria do time, e a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, aguarda que este consiga ajuda de outros parceiros para que seja possível sua participação no Campeonato”, finalizou o secretário de Governo, James Rodrigues.

Fonte: Ascom

Floriano:apresentado relatório a vereadores que discutem direitos de servidores

Integrantes do governo municipal de Floriano apresentaram, na manhã desta sexta-feira (04), no gabinete do prefeito, dados relacionados a situação financeira do município de Floriano, com destaque para as despesas com pessoal. A proposta foi repassar o máximo de informações possível aos vereadores de Floriano, que vivem uma fase de discussão do Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais e, ao mesmo tempo, reivindicações das categorias, como é o caso da educação, que propõe índices de reajuste salarial, licença prêmio e reduções de carga horária.

O prefeito Joel Rodrigues, que não pode comparecer ao encontro, foi representado pelo vice-prefeito, Antônio Reis Neto. Na reunião também estavam secretários municipais e os vereadores de oposição e situação: Dessim Almeida, presidente da Comissão de Educação da Câmara, Manoel Simplício, Salomão Holanda, David Oka, Miguel Vieira, Celso Soares e Fábio Braga. Os secretários, de Governo, James Rodrigues e de Finanças, Josélia Rodrigues, apresentaram dados que mostram o momento financeiro difícil pelo qual passa o município de Floriano, que recebe valores de repasses federais muito aquém do que precisa para manter a folha de pagamento.

Em uma das comparações, Josélia mostrou que a receita do FUNDEB de abril de 2018, foi de R$ 1.419.730,00 , quando só a folha de efetivos dos professores, de abril, custou  R$ 1.747.788,49, ou seja, mesmo sem reajustes o município tem aportado muitos recursos próprios para conseguir cumprir com suas obrigações de pessoal.

O vice-prefeito, Antônio Reis, falou da importância do debate, do diálogo exaustivo e do planejamento, antes de qualquer decisão que consolide aumento de gastos, e que o município tem feito isso com todos os entes, legislativo, Ministério Público e sindicatos. O secretário de Governo, James Rodrigues lembrou que os direitos assegurados do servidor devem sempre estar sempre em harmonia com as possibilidades financeiras do município.

Fonte: Ascom

Secretaria realiza Seminário de Cultura e Tradição Oral de Floriano

Na próxima sexta-feira (04), no Complexo Econômico e Cultural do Cruzeiro, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com parceria da Universidade Federal do Piauí, entre outras instituições, realiza o I Seminário de Cultura Popular e Tradição Oral de Floriano, um evento que objetiva resgatar e discutir as raízes culturais dos florianenses. O evento tem início a partir das 8h30 e será aberto a toda população. 

O Seminário contará com a presença de mestres da tradição de Floriano e da zona rural, como as manifestações do Divino, Pastorinhas, Reisado, Bumba-meu-boi, grupos juninos e das demais representações folclóricas desenvolvidas na cidade. Além disso, também acontecerá workshops, rodas de vivência e conversa, assim como apresentação e discussão sobre documentações históricas de Floriano.

Fonte: Ascom

Posts anteriores