Cidadeverde.com

Foragido por homicídio sofre acidente no Piauí e é preso

Foto:Divulgação/Polícia Civil 

Um acidente de moto acabou revelando o paradeiro de Eduardo Silva dos Santos,21 anos. Ele estava foragido da Justiça do Distrito Federal desde julho do ano passado, após ser suspeito de cometer um homicídio na cidade de Gama (DF). O jovem foi localizado no Piauí nesta segunda-feira (13). 

Eduardo Silva foi internado no hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, após sofrer um acidente de moto no último fim de semana. A Base de Inteligência do 2º Distrito Policial da cidade soube da internação, constatou que o paciente era foragido da justiça e cumpriu mandado de prisão preventiva contra ele. 

O suspeito estava morando em Corrente e, após sofrer o acidente na cidade, foi encaminhado ao hospital Tibério Nunes. Eduardo sofreu múltiplas fraturas nos braços e nas pernas. 

O crime 

O delegado Francisco De Assis informou ao Cidadeverde.com que Eduardo é suspeito de assassinar José Gonzaga de Souza Filho, 37 anos, com um tiro no rosto.

O crime, que aconteceu na cidade de Gama (DF), foi praticado após a vítima tentar separar uma briga entre Eduardo e uma mulher, que seria sua companheira. 

Na época do crime testemunhas contaram que a vítima viu o casal brigando na rua e saiu de casa para tentar intervir. Depois disso, Eduardo teria ido em casa e voltado com uma espingarda. Ele deu um único disparou no rosto da vítima, que morreu na hora.

Com o cumprimento do mandado de prisão, Eduardo deve ser recambiado ao sistema prisional do Distrito Federal. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Vídeo: assaltantes armados rendem clientes e funcionária de farmácia

Clientes e a funcionária de uma farmácia na cidade de Floriano, no interior do Piauí, viveram momentos de terror durante um assalto. O caso ocorreu na tarde da terça-feira (13), no bairro Manguinha, próximo ao hemocentro da cidade. 

A ação criminosa durou apenas 24 segundos e foi registrada por câmeras de segurança. 

No vídeo é possível perceber que o bandido de camisa vermelha e de capacete chega apontando uma arma para a funcionária do caixa e exige o dinheiro. O outro suspeito recolhe pertences dos clientes. Uma mulher resiste ao entregar a bolsa e é intimidada ao ter uma arma de fogo apontada para sei. 

No arrastão foram levados dinheiro, celulares e uma bolsa. 

Até o momento, a dupla de assaltantes não foi identificada. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Mutirões de cirurgias atenderam mais de 180 crianças no final de semana

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou neste final de semana, 10 e 11, a primeira etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas. Somente em dois dias, foram 182 crianças atendidas com consultas, sendo que 118 precisam de intervenção cirúrgica. Dessas, já foram realizadas 51 cirurgias, tanto no sábado (10) como domingo (11), em três hospitais da rede estadual.

A vice-governadora Margarete Coelho e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, acompanharam a realização do Mutirão no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Somente lá, foram 23 cirurgias realizadas. Para todo Estado, serão mais de mil procedimentos em dois meses. “A pediatria tem uma grande escassez de profissionais especialistas e isso faz termos uma fila grande de cirurgias pediátricas. Mas o Mutirão de Cirurgias vai oportunizar mil procedimentos para todo o Piauí. É um grande avanço que vai trazer desenvolvimento e qualidade de vida para nossas crianças”, afirmou Margarete.

Quem comemorava os resultados era o senhor Josivaldo Silva, de Floriano, que levou seus três filhos para ser operados no Mutirão: a Katya Milena e o Arthur Gabriel fez cirurgia de hérnia umbilical e o David Felipe, de fimose. No pós-operatório, eles estavam na mesma enfermaria, acompanhados dos pais, que elogiaram a iniciativa da Secretaria. “Graças a Deus, foram todos operados, bem recebidos. Atendimento foi 10. Peço que os pais tragam seus filhos, que não vão se arrepender. Uma iniciativa muito boa”, relatou o pai. As três crianças já receberam alta do Hospital de Floriano.

Foto: Sesapi

Já de alta do Hospital, as gêmeas Maria Vitória e Clara Vitória também foram atendidas no sábado, no Mutirão. Elas foram submetidas a uma cirurgia de hérnia umbilical. A mãe Rosangela Silva reconhece o quanto as filhas foram bem atendidas e ainda aconselhou aos demais pais procurarem o hospital. “Se seus filhos precisarem de uma cirurgia, podem vir também”, disse.

Em Oeiras, no Hospital Regional Deolindo Couto, foram 18 procedimentos cirúrgicos realizados neste domingo, 11, e mais de 30 consultas feitas ontem (10). O João Miguel, de um ano, foi uma das crianças consultadas, mas que não precisou de cirurgia. A mãe dele, Cleide Regina, contou que desde o nascimento dele tinha dúvidas se ele precisava ou não passar por uma cirurgia.

“Depois da consulta com o cirurgião pediátrico, fiquei tranquila em saber que ele não vai precisar da cirurgia. Fomos bem atendidos no hospital e o médico explicou tudo. Sem falar que foi bem mais perto de nossa casa (eles moram em Campinas do Piauí), nem precisamos ir para Teresina, que é muito dispendioso”.

No Hospital Regional Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, foram 10 cirurgias neste domingo e 18 já estão agendadas.

“É uma satisfação poder acompanhar de perto e ver o quanto avançamos em levar para mais perto das pessoas esse serviço de saúde. Para a família e as crianças, realizar um procedimento que precisam de forma rápida, com resolutividade e próximo de sua casa, significando mais qualidade de vida”, afirmou Florentino Neto.

 

[email protected]

PRF prende condenado por estuprar a própria avó em Floriano

Policiais rodoviários federais prenderam um homem com mandado de prisão em aberto por estuprar sua própria avó de 59 anos de idade. A prisão aconteceu após a PRF fazer consultas sobre a motocicleta que trafegava pela BR-230, na tarde desta quarta-feira (07).

O crime aconteceu em Floriano no ano de 2003, quando o homem, de iniciais I.S. (atualmente com 37 anos de idade), embriagado, estuprou sua própria avó e que já teria tentado praticar com a tia. 

Na época do crime, ele não foi preso em flagrante delito e o julgamento aconteceu sete anos depois (2010) à revelia do réu. Ele foi condenado a uma pena de reclusão de seis anos, mas nunca cumpriu, pois estava foragido.

Para sua prisão, a PRF iniciou diligências e conseguiu capturá-lo próximo ao cemitério público de Floriano. 

Aos policiais, I.S., relatou que não sabia de tal mandado de prisão contra sua pessoa. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Floriano para os procedimentos cabíveis.

 


Da redação
[email protected]

Campanha contra hanseníase atenderá mais de 2000 alunos da rede pública

A V Campanha Integrada nade Hanseníase e Verminose realizada em parceria com a Secretária Municipal de Saúde nas escolas da rede municipal e estadual de Floriano teve início nesta quinta-feira (01) com uma reunião com os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto à nível estadual, na oportunidade os municípios receberam as informações necessárias para o desenvolvimento das ações. 

O projeto é desenvolvido em todo o país e Floriano é uma das cidades que aderiram a esta iniciativa, o primeiro passo da campanha é a visita as escolas para apresentação do projeto, seguida de reunião com os pais para apresentar a proposta e garantir deles a autorização para administrar a medicação Albendazol, utilizada para o combate à verminose, avaliação individualizada para detectar possíveis casos de hanseníase e para realização do exame craniocaudal que avalia a integridade física da pele, saúde bucal, ocular e auditiva.

O público alvo desta ação são alunos da rede pública municipal e estadual de 5 a 14 anos com maior vulnerabilidade social. A campanha que teve início no Brasil em 2013 já registra diversos casos diagnosticados e tratados de hanseníase e verminoses, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é essencial para o desenvolvimento das ações, uma vez que esta oferece suporte necessário para o bom funcionamento do projeto, envolvendo profissionais de saúde, educação e comunidade em geral.

Todas as equipe das Unidades Básicas de Saúde são envolvidas neste processo. A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, a Universidade Federal do Piauí – UFPI e a Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF são parceiras nessa ação. Estima-se que mais de 2000 alunos sejam atendidos nesta campanha que encerra no dia 20 de junho e deve atender os alunos da zona urbana e rural. A Secretaria de Educação também faz parte deste processo mediando o diálogo entre os pais e os profissionais da saúde. Ações como essa visam combater problemas de saúde que comprometem a qualidade de vida da população.

 

[email protected]

Conselho de Saúde aprova 2 projetos da Prefeitura de Floriano

O Conselho Municipal de Saúde se reuniu nesta quinta-feira (01) para discutir e votar dois projetos do executivo, na área da saúde. A reunião foi presidida pela presidente do conselho Maria do Socorro, e estavam presentes, além dos demais membros, o secretário municipal de Governo, James Rodrigues, a secretária de Saúde de Floriano, Thais Braglia e o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Thales Rodrigues.

Um dos projetos prevê a disponibilização de consultas e exames na área de oftalmologia, com a expectativa de 300 consultas para pacientes com glaucoma, 500 consultas para idosos, incluindo os diabéticos e hipertensos e 500 consultas escolares, além de aproximadamente 750 exames complementares. O projeto foi submetido a votação e aprovado por unanimidade pelo conselho.

O outro projeto apresentado pelo município e apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde, foi da realização do Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes Aegypt, que também foi discutido e aprovado pelo Conselho.

Fonte: Ascom

Secretaria realiza fornecimento de medicamentos para Unidades Básicas de Saúde de Floriano

Na manhã dessa terça-feira (27) a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o trabalho de distribuição dos medicamentos nas sedes das Unidades Básicas de Saúde das zonas rural e urbana. Com a chegada de um montante que irá suprir, inicialmente, a necessidade por um trimestre, outras novidades de funcionamento e organização se incorporam ao sistema da Saúde Municipal.

Pensando no uso racional dos medicamentos, a partir dessa remessa, todos eles serão catalogados e inspecionados por meio de um sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O Horus é uma plataforma que irá garantir maior segurança ao fornecimento dos fármacos, assim como irá evitar o desperdício e facilitará o acesso ao estoque, podendo acompanhar as datas de validade virtualmente, por exemplo. O Farmacêutico da SMS, Jussinaldo Duarte, destacou que em Floriano esse trabalho era feito manualmente, descumprindo a regulação que obriga todo município a ter um sistema de controle de medicamento. 

Outra novidade que visa incrementar as farmácias das UBS é o estágio, através de uma parceria, dos acadêmicos do curso de Farmácia da FAESF para assessorar e garantir uma distribuição de fármacos com maior qualidade e segurança ao paciente. “A partir dessa iniciativa os 15 estagiários disponíveis irão orientar adequadamente o paciente, alertando quanto ao uso, cuidados e dando assistência aos demais profissionais das Unidades Básicas”, disse o farmacêutico Jussinaldo Duarte.

A secretária de Saúde, Thaís Braglia, em entrevista, frisou que os medicamentos já estão sendo distribuídos tanto para a zona urbana quanto para a zona rural, e que o paciente deve apresentar a receita médica para adquirir o medicamento. “Temos investido em favorecimentos para a Saúde de Floriano afim de atender a população com mais qualidade e segurança”, disse a secretária de Saúde.

Fonte: Ascom

Tio é preso pela segunda vez por estuprar sobrinha de 6 anos em Floriano


foto: autoria desconhecida/divulgação

Um homem identificado como A.S.C, de 37 anos, foi preso nesta terça-feira (27) em Floriano,  por policiais rodoviários federais. De acordo com a PRF, A.S.C tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro contra a sua sobrinha, no ano de 2000. Na época do crime, a criança tinha seis anos de idade. A PRF informou ainda que A.S.C já tinha cumprido parte da pena e, atualmente, encontrava-se foragido. 

Ele chegou a se mudar para o Rio Grande do Sul, mas acabou retornando para Floriano, local onde o crime ocorreu. A prisão ocorreu nas mediações da feira livre de Floriano. 

Ao ser preso, A.S.C chegou a afirmar aos policiais rodoviárias que desconhecia o atual mandado de prisão e que já teria cumprido parte da pena.

O rapaz foi encaminhado para a Delegacia Regional para os procedimentos cabíveis por parte da Polícia Civil do Piauí.

"Após informações de que tal indivíduo estava nas imediações da feira livre da cidade de Floriano, uma equipe da PRF realizou diligências no intuito de capturar o foragido e cumprir a ordem judicial. Consultando os sistemas, verificou-se tratar do indivíduo procurado pela justiça por ter cometido no ano de 2000 a violência sexual contra sua própria sobrinha que, há época, era uma criança de apenas 6 anos de idade", ressaltou a PRF. 

Carlienne Carpaso
Com informações da PRF
[email protected] 

Joel Rodrigues visita Unidades Básicas de Saúde em reforma

As reformas das Unidades Básicas de Saúde - UBS de Floriano começaram, ao mesmo tempo em cinco regiões diferentes: Bairro São Cristóvão (UBS Dirceu Arcoverde), Alto da Cruz (UBS Santa Cruz), Bosque Santa Terezinha (UBS João Elias Oka), Tiberão (UBS Paulo Kalume) e UBS da Comunidade Rural L3. Depois começará outra sequência de reformas, até que em cerca de 90, todas as 24 unidades de saúde das zonas urbana e rural estejam reformadas. 

Os recursos, na ordem de 1 milhão e 400 mil reais, foram destinados para Floriano, através de emenda do Senador Ciro Nogueira.

Nesta sexta-feira (23) o Prefeito Joel Rodrigues fez uma visita a duas unidades em reforma, e garantiu que os serviços estão acelerados.

Os trabalhos vão desde à pintura das portas aos cuidados com as paredes, instalações elétricas, forro e demais ajustes. "Estamos acompanhando porque nós queremos que o serviço seja feito com qualidade; precisamos ofertar um bom atendimento as pessoas, é por isso que estamos com nossa equipe, fazendo o acompanhamento", afirmou Joel. 

Estiveram presentes nesta visita de acompanhamento dos trabalhos nas UBS's, a engenheira responsável pelas reformas, Anne Cronemberger, o engenheiro Nonato Santos, os secretários, de Governo, James Rodrigues, de Comunicação, Nilson Ferreira, diretores da saúde e outros integrantes das secretarias municipais.

Fonte: Ascom

Capacitação discute a participação dos pequenos negócios nas licitações de Floriano

Através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Floriano e o Sebrae, foi realizada na manhã desta sexta-feira (23) uma consultoria destinada aos profissionais do setor de licitação. O momento de capacitação, que ocorreu na sede do Centro Administrativo Municipal, contou a presença do secretário de Administração Júlio César, da consultora do Sebrae Débora Oliveira e dos servidores responsáveis pelas licitações municipais.

Discutindo sobre a aplicabilidade da Lei nº 123/2006 e suas alterações, sendo a última a Lei Complementar n° 155/2016, o momento foi de capacitar os servidores do setor de licitação sobre a participação e o dever de priorizar os pequenos negócios nas compras governamentais, sendo estes a Microempresa (ME), o Microempreendedor Individual (MEI) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP). 

De acordo com a consultora do Sebrae da Unidade de Políticas Públicas Débora Oliveira, o momento é de apresentar e reforçar os benefícios legais que regem a ampliação da participação das micro e pequenas empresas nos trâmites licitatórios. “Abordamos os benefícios e facilidades tanto para o Governo Municipal quanto para os pequenos e microempreendedores, para, a partir disso, adequar os editais de compras dando mais oportunidades a esse público”, explicou a consultora.

A Lei Complementar nº 155/2016 propõe algumas alterações, como o novo limite anual de receita bruta, sendo para a Microempresa: R$ 360 mil; Empresa de Pequena Porte: R$ 4,8 milhões; Microempreendedor Individual: R$ 81 mil. Reforçando os benefícios legais aos pequenos negócios, como itens exclusivos até R$ 80 mil, cotas até 25%, subcontratação compulsória, regularidade fiscal tardia, direito de preferência, entre outros.

O secretário de Administração Júlio César pontuou a importância da capacitação do time responsável pelas licitações do município e destacou que o objetivo é engradecer a participação dos pequenos e micro negócios nas compras municipais. “Viabilizando a participação desses, contribuímos para o desenvolvimento econômico e social de Floriano e região”, disse o secretário de Administração Júlio César.

Fonte: Ascom

Posts anteriores