Cidadeverde.com

Centro da cidade de Floriano terá revitalização

Na noite da última quarta-feira (11) o prefeito Joel Rodrigues realizou uma visita ao centro de Floriano, mais precisamente na praça Coronel Borges e rua São Pedro, setores que serão revitalizados com obras previstas ainda para este mês. Estiveram presentes o vice-prefeito, Antônio Reis, os secretários de Governo, James Rodrigues; de Finanças, Josélia Rodrigues; de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Jaqueline Monteiro; de Comunicação, Nilson Ferreira, além de outros integrantes do governo municipal.

A visita foi para discutir e adequar o projeto arquitetônico às necessidades do espaço e da população, aproveitando para debater mudanças e permanências no projeto. Esta é uma iniciativa que já está licitada e com contrato assinado, aguardando apenas a organização e destinação dos comerciantes do setor para dar inicio às obras. O momento também foi para organizar a realocação dos vendedores ambulantes da praça Coronel Borges, assim como os vendedores que trabalham com trailers de serviços alimentícios, esses terão, garantido via projeto de obra, pontos fixos para instalar seus negócios, como é o caso da tradicional lanchonete Sertã, localizada na praça Dr. Sebastião Martins, revitalizada na gestão Joel.

“Antes que a obra aconteça estamos desenvolvendo o diálogo com quem vai ser diretamente alcançado por essa ação, não estamos encontrando resistência, o bom diálogo está sendo uma peça fundamental para efetuarmos essa obra que dará um novo aspecto para o centro da cidade”, explicou Joel Rodrigues.

A iniciativa de reorganizar o centro de Floriano já perpassa alguns projetos, como a revitalização do Mercado do Cruzeiro, obra que foi iniciada ainda durante a governo do prefeito Joel. Além desse projeto que já está em andamento, um outro está sendo concluído: a revitalização do Cais da Beira-rio. “Além disso, temos um recurso garantido, através do Governo do Estado, para a reforma do Mercado Central, com o objetivo de modernizar e readequar o centro de Floriano”, disse Joel.

Fonte: Ascom

Secretaria promove blitz educativa sobre poluição sonora em Floriano

A Secretaria de Meio Ambiente, na parceria da Polícia Militar e da Sutran, realizou no último domingo (08) uma blitz de conscientização sobre poluição sonora, que é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos. A entrega de panfletos informativos aconteceu no Cais da Beira-rio na presença de fiscais da Seman, do superintendente da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, e do diretor Isaías Rodrigues, além de policiais militares que auxiliaram a blitz educativa. 

A iniciativa da Secretaria de Meio ambiente é em decorrência, principalmente, da quantidade de denúncias que recebeu no primeiro trimestre deste ano em relação ao som abusivo em diversos pontos da cidade. Diante disso, a secretária de Meio Ambiente, Manuela Simplício, enfatiza que o excesso de ruídos, como é caracterizada a poluição sonora, afeta a saúde física e mental, além de perturbar o sossego dos demais, por isso a meta da Seman é reduzir essas ocorrências. 

“Informar e educar a população são os primeiros passos para evitar medidas mais incisivas, no entanto o som abusivo, no intervalo que consta no Código de Postura do Município, das 22h às 7h, será devidamente punido através do auto de infrações”, explicou a secretária Manuela Simplício.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel visita obras de reforma de chafarizes em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues e o secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, visitaram na manhã desta quinta-feira (5) o chafariz Edilberto Rodrigues de Oliveira, reformado para atender aos moradores da região que se utilizam deste importante serviço. Na oportunidade, o chafariz e lavanderia pública do bairro Campo Velho também foi visitado, este passa por reformas e deve ser entregue no prazo de um mês. 

O chafariz da comunidade Rio Branco também já recebeu melhorias e a previsão é de que outros chafarizes sejam reformados na zona urbana em pouco tempo. A preocupação da secretaria está em fornecer condições de utilização regulares dos chafarizes para quem precisa fazer uso dos mesmos. O secretário afirmou que "estes espaços são importantes até mesmo para complemento da renda para as lavadeiras e também para o fornecimento de água potável, especialmente quando por motivo de força maior, acontece alguma temporária suspensão da mesma", disse Assis Carvalho.

Fonte: Ascom

Sutran promove curso para mototaxistas do município de Floriano

A profissão de mototaxista é de grande relevância e faz parte do cotidiano dos florianenses. Diariamente a população usufrui deste serviço para se locomover à atividades diversas desde o trabalho ao lazer, diante disso, a Superintendência de Transportes e Trânsito - SUTRAN preocupada com o bem estar destes profissionais bem como dos usuários do serviço, iniciou nesta quarta-feira (4) o curso de formação para o serviço de mototaxista em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SEST/SENAT. O curso terá duração de três dias e carga horária de 30 horas. O público-alvo desta turma são os novos mototaxistas e aqueles que ainda não estão regularizados.

Segundo a lei municipal 527/2010, este certificado é essencial para retirada do alvará de licença para exercício da profissão. É necessário também possuir carteira de habilitação há pelo menos dois anos. Já o curso de atualização para os mototaxistas regularizados deve acontecer em breve, uma vez que o certificado deste primeiro curso tem validade de cinco anos e é necessário apresenta-lo na revalidação anual do alvará. O  segundo curso a ser realizado já soma 60 profissionais inscritos.

Carlos Kalume, superintendente da SUTRAN de Floriano, ressaltou ainda a importância da regulamentação da profissão, evitando a ocorrência de transportes clandestinos, sem nenhum tipo de cadastro, que não obedecem as normas básicas de segurança do passageiro. Kalume garantiu ainda que este curso é uma oportunidade de reconhecer o profissional que trabalha na zona da legalidade, e a partir daí poder trabalhar também em benefício desse.

Charlton Alencar, instrutor do SEST/SENAT garantiu que o curso segue as normas federais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito -  CONTRAN, o mesmo que os instituiu como profissionais através de resoluções como a  356/2010, da lei nº 12.009, o conteúdo programático inclui atualização de normas de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e saúde ocupacional.

Fonte: Ascom

Hospital de Floriano realizou cerca de 2.500 atendimentos durante a Semana Santa

Sempre em períodos de grande mobilização, como feriados prologados, a Secretaria de Estado da Saúde reforça os cuidados para garantir os atendimentos na rede hospitalar. E nesta Semana Santa não foi diferente. Somente no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, foi cerca de 1.200 pacientes atendidos, sendo registrados 2.432 procedimentos, entre eles, 70 cirurgias realizadas.

Dos procedimentos cirúrgicos, um foi em neurocirurgia, dois de bucomaxilofacial, quatro curetagens, cinco pequenas cirurgias, sete cirurgias pediátricas, 15 cesarianas, 16 cirurgias ortopédicas e as demais do tipo gerais. 

Também foram 1.189 atendimentos na classificação de risco, 121 procedimentos na sala de curativos, 26 pareceres neurológicos. 

De todos os atendimentos realizados no Tibério Nunes durante o feriado, apenas nove pacientes foram transferidos para Teresina, o que equivale a menos de 1% de transferências, comprovando mais uma vez a resolutividade do Hospital Regional em toda a região sul do estado. 

Para isso, todas as equipes da escala de plantões estavam completas, contando com mais de 10 médicos, entre eles urgentistas, cirurgiões, ortopedistas, obstetras, anestesistas e pediatras, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem em cada turno. Um médico de sobreaviso também foi escalado para qualquer eventualidade. O estoque de medicamentos e materiais médico-cirúrgicos também foi reforçado para que não faltasse nada durante o período.

Segundo a gerente de Enfermagem do Hospital Tibério Nunes, Tays Mendes, “apesar do feriado prolongado, tudo transcorreu normalmente, dentro das expectativas traçadas no plano de contingência elaborado entre direção, gerências e coordenações”.

Fonte: Ccom

Joel Rodrigues confirma retomada de obras de conjunto habitacional

Em reunião em Teresina, na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Joel Rodrigues assinou contrato com a construtora que irá executar a retomada das obras das 499 casas do conjunto habitacional Alto da Cruz, na região do Riacho Fundo, com investimentos de quase 27 milhões de reais. "Estamos felizes com mais essa grande conquista para nossa Floriano. É emprego e renda que serão gerados na cidade. São centenas de famílias que terão acesso ao sonho da casa própria", disse o gestor.

Na sede da Caixa Econômica Federal, participaram do momento, o senador Ciro Nogueira, grande força para esta conquista, o superintendente da CEF no Piaui Elizomar Guimarães, 
Edilberto Miranda, gerente regional de Governo e Judiciário da CEF, Raul Gomes, gerente regional da Construção Civil da CEF, Marcelo Lima Almeida, da Construtora e Empreendimentos Imobiliários União Ltda, além do deputado Júlio Arcoverde e o secretário municipal de Comunicação, Nilson Ferreira. 

Fonte: Ascom

Reunião avalia ação cadastral dos feirantes de Floriano

A ação realizada no último sábado (24), que buscou a conscientização dos feirantes através de informações sobre o descarte correto do lixo em visita as imediações do Mercado Público Central, foi avaliada na manhã desta terça-feira (27), pelos secretários de Governo, James Rodrigues, de Saúde, Thais Braglia, coordenador da Vigilância Sanitária, Chico Alves, e demais profissionais que cooperaram com a coleta de dados. A avaliação levou em consideração a necessidade de contribuir para um espaço limpo e agradável para os feirantes e clientes que circulam naquela região, realizando suas compras diariamente. Infelizmente, no dia seguinte a ação, ainda foi possível detectar o descarte de modo irregular do lixo produzido no local.

A operação realizada em dois dias cadastrou 212 feirantes, destes 188 residem em Floriano, pertencendo a zona rural e urbana e 24 deles de outras cidades para realizar a venda de seus produtos. O cadastro é importante, pois é um modo de conhecer o perfil dos feirantes, que desempenham esta trabalho significativo para a população. Alves ressaltou a importância da cooperação de todos para um bom resultado na busca por um espaço limpo e organizado, sugerindo que o descarte do lixo produzido seja feito nos toneis distribuídos ou devido à grande demanda, em sacolas, e colocadas para recolhimento da equipe de limpeza da prefeitura, uma vez que o lixo é recolhido duas vezes por dia. 

Para que todos possam usufruir de um espaço agradável é necessário a integração de todas as partes: poder público, feirantes e demais pessoas que circulam neste espaço tão importante para a comunidade florianense. O simples ato de recolher o lixo em sacos plásticos e dispor de modo ordenado para recolhimento, contribui para a eficácia dos trabalhos contínuos realizados no local.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel visita trechos do rio Parnaíba para verificar nível das águas

Na manhã desta segunda-feira (26) o prefeito Joel Rodrigues realizou visitas a trechos do rio Parnaíba, na zona central de Floriano, com o objetivo de averiguar, in loco, o nível do rio que vem subindo devido às últimas chuvas que caíram no Estado do Piauí. Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Rural, Assis Caravalho; de Comunicação, Nilson Ferreira; da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, e o coordenador da Defesa Civil em Floriano, João Raimundo. 

A Defesa Civil, através do Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta geral em razão do aumento da quantidade de chuva que tem atingido a região em que Floriano está localizada. Através de uma medição oficial, realizada às 6 horas da manhã desta segunda (26), o rio Parnaíba estava com 6,28 metros de profundidade, quase o dobro da sua medida em estado de normalidade, isso porque até às 9 horas desta manhã foram registrados 184 milímetros de água precipitada apenas no mês de março de 2018.

Este configura, de acordo com com o coordenador da Defesa Civil local, João Raimundo, um inverno com expressivos índices de chuva, apontando de outubro de 2017 a março de 2018 mais de 1 033,6 milímetros. "A média nos últimos anos não ultrapassava os 900 milímetros, o maior registro que temos na história de Floriano foi dos 1 200 mm precipitados nos anos 80. Este ano vem se destacando, um exemplo foram os 395,4 milímetros apurados no último fevereiro", explicou João Raimundo.

O prefeito Joel Rodrigues demonstrou sua preocupação, uma vez que as comportas da Barragem de Boa Esperança já estão liberando água, o que vai resultar no aumento do nível da água no rio Parnaíba. "A previsão é de chuva, mas com a ausência de uma população ribeirinha significativa, resultado da saída dessas famílias para residir nos conjuntos habitacionais, estamos fora de qualquer risco maior. Nosso desejo é que a chuva não cause nenhum transtorno", disse o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Dupla é flagrado roubando o depósito de bebidas no Centro de Floriano

 

Uma dupla foi flagrada roubando um depósito de bebidas no Centro de Floriano (a 240 km de Teresina). O assalto aconteceu neste final de semana. O proprietário do local é agredido pelos suspeitos. 

Os assaltantes estavam armados e obrigaram o dono do estabelecimento a entregar todo o dinheiro do caixa, além de objetos pessoais.

No vídeo é possível observar que dois assaltantes estavam com boné e um de capacete. Eles agridem o proprietário mesmo ele não tendo esboçado qualquer tipo de reação. 


Com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Mutirão “Floriano Limpa – Todos contra o mosquito” tem início dia 02

Convocada pelo prefeito Joel Rodrigues, na manhã desta sexta-feira (23), ocorreu uma reunião entre Secretarias Municipais para organizar e definir a programação do próximo mutirão “Floriano Limpa – Todos contra o mosquito”, que tem como objetivo principal deixar Floriano livre de focos da dengue. Com data determinada, o lançamento do mutirão acontece no próximo dia 02 de abril (segunda-feira), às 7h30, no bairro Campo Velho em frente à Igreja de Senhora Santana, sendo este o primeiro bairro a ser contemplado com as ações das equipes de limpeza e dos agentes endêmicos da Secretaria de Saúde.

Com um cronograma que atenderá 16 bairros na primeira etapa e deve durar 3 meses para atender toda a cidade, no dia 03 de abril (terça-feira) os trabalhos têm início no bairro Alto da Cruz, onde também será realizada a inauguração da reforma e ampliação da UBS Santa Cruz. Conforme o calendário de ações, durante os 90 dias de mutirão, as equipes estarão sempre atendendo dois bairros simultaneamente.

São 200 homens munidos do maquinário e equipamentos necessários para o trabalho intensivo de atenção à limpeza do município, conforme a disponibilidade financeira e orçamentária da Prefeitura de Floriano e com a intenção de realizar um trabalho organizado e acelerado. Além disso, a população, à medida que a equipe chegar ao seu bairro, poderá, ao realizar a limpeza de seus terrenos, contar com o recolhimento desses entulhos pela Prefeitura.

De acordo com as definições propostas pela reunião, essa é uma ação que dá continuidade ao trabalho de limpeza que já vem sendo realizado em diversos bairros da cidade, no entanto, com uma atenção maior ao mosquito Aedes aegypti, fator transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Fonte: Ascom

Posts anteriores