Cidadeverde.com

Mototaxista é morto a facadas em José de Freitas

O corpo de um mototaxista identificado como Manoel Pereira do Nascimento Filho, 41 anos, foi encontrado na madrugada desta sexta-feira (30) na cidade de José de Freitas. A vítima estava localizada próximo a uma estrada de piçarra que fica entre os bairros Ipiranga e Cidade Nova. 

Foto: JF Agora

Segundo informações do capitão Augusto Oliveira, o mototaxista estava com 11 perfurações no abdome, pescoço e cabeça. “São sinais de que ele teria tentado se defender”, declarou o militar. Ele acrescenta que a carteira da vítima foi encontrada a cerca de 50 metros do corpo.

O escrivão do 17º DP, João Batista Tavares, no local do crime foi encontrada a moto da vítima e um relógio. “A perícia está no local e é possível que o assassino seja algum desafeto”, descreveu. 




Carlos Lustosa Filho

Após imagens eróticas, escola estadual proíbe uso do celular

Há uma semana, a rotina de estudantes nas salas de aula da Unidade Escolar Antônio Freitas, no município de José de Freitas, retomou à normalidade, alterada pelo uso irregular do celular. Em assembleia geral, o uso de aparelhos telefônicos nas dependências da escola foi proibido. Segundo o diretor, Areolino Cunha, em uma única aula, mais de 90 alunos foram flagrados simultaneamente trocando conteúdo pelo celular.


A Unidade Escolar Antônio Freitas funciona durante os três turnos, com cerca de 1.100 alunos, entre os níveis Fundamental, Médio e EJA. De acordo Areolino Cunha, a queda no rendimento dos alunos, além da divulgação de conteúdos impróprios levaram a adoção da medida. 

"A iniciativa partiu dos professores que, praticamente, não conseguiam ministrar aulas, pois os alunos só prestavam atenção no celular. Também tivemos relatos de estudantes que trocavam conteúdos pornográficos dentro da escola, alguns, em que eles mesmos estavam no vídeo. A situação estava incontrolável", explica o diretor. 

A medida foi aprovada em assembleia com cerca de 250 pessoas, entre representantes do Conselho Escolar e Conselho Tutelar, pais e professores, que também relataram o distanciamento humano dos estudantes, dentro da própria família. 

"Os alunos praticamente não conversam entre si, apenas pela internet. Isso é um problema também para família, que relatam que os filhos não conversam mais, nem interagem em casa", reitera Areolino Cunha. 

O diretor acrescenta ainda que até mesmo o sinal de wi fi foi bloqueado na escola, e que desde que a medida foi adotada, apenas 14 ocorrências foram registradas.

"Os alunos estão colaborando bastante. Em aula, já flagramos em um único teste, 94 alunos ao celular trocando mensagens pela internet. Após a medida, em uma semana só foram registradas 14 ocorrências", complementa.


Para não caracterizar invasão de privacidade, Areolino Cunha explica que os estudantes não estão sendo vistoriados e têm o aparelho celular apreendido, somente, em caso de flagrante. 

"Na escola e em todos os horários, principalmente dentro da sala de aula, o uso do celular é proibido. Durante o recreio, os alunos devem priorizar o contato humano. Se algum aluno for flagrado, ele tem o aparelho apreendido, que só é devolvido para o pai ou responsável. No caso do estudante ser maior de idade, só devolvemos depois de 48h. Em todos os casos, anotamos todas as características do aparelho", explica.

Além da Unidade Escolar Antônio Freitas, outras escolas tanto particulares como municipais, em José de Freitas, analisam adotar também tal medida. 

Sobre a divulgação de imagens envolvendo cenas de sexo, Francisco Menezes Sobrinho, explica que nenhuma família teria solicitado, até o momento,  acompanhamento do Conselho Tutelar. 

"Tivemos acesso a algumas imagens, porém, em nenhum dos casos as imagens eram nítidas. De toda forma, conversamos com os pais, e a medida adotada dentro da escola tem ajudado muito", finaliza Menezes Sobrinho, do Conselho Tutelar. 

Graciane Sousa 

Delegado crê que professor encontrado morto não foi vítima de homofobia

O delegado de José de Freitas, Luciano Alcântara, informou que não acredita que o professor José Wellington Gomes da Rocha, tenha sido vítima de crime de homofobia. O docente foi encontrado morto na cidade de José de Freitas, no último dia 20, com marcas de violência. 

Professor José Wellington Gomes desapareceu no último sábado (17)

“Não acredito na hipótese de homofobia porque o professor era muito querido na cidade e não há informações de que ele fosse homossexual. Ele realmente foi visto com o menor bebendo, mas ainda há intervalos de tempo que precisamos detalhar para que possamos descobrir o que realmente aconteceu”, declarou o delegado. 

Local onde o corpo foi encontrado

Alcântara acrescenta que os laudos devem estar disponibilizados à polícia até o fim da semana. A polícia continua realizando diligências e tentando encontrar testemunhas para fornecer mais informações à polícia. O delegado não quis adiantar a hipótese trabalhada para não atrapalhar as investigações. Até o momento, apenas um adolescente foi apreendido suspeito do homicídio. 

“Estamos aguardando o laudo médico do exame cadavérico para sabermos se ele foi morto por paulada ou pedrada. Quando o corpo foi encontrado estava em estado de decomposição, com muita terra, então precisou ser examinado mais detalhadamente”, afirmou o delegado.

Carlos Lustosa Filho

Populares resgatam lavrador afogado na Barragem do Bezerro

O corpo do lavrador Antônio Ferreira de Andrade, 42 anos, foi encontrado na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, na tarde deste domingo (25). Peritos do Instituto Médico Legal (IML) removeram a vítima por volta das 14h e, aparentemente, no corpo não haviam marcas de violência.

                          Foto: Jfagora

Segundo o cabo Oliveira, da 3ª Companhia da PM, o lavrador é natural do município de União, a 59 km de Teresina, e teria ido ao município visitar um amigo. 

"Ele e um filho de cinco anos tinham ido passar o dia na casa de um amigo. Por volta das 11h, o lavrador foi limpar alguns peixes e depois disse que ia tomar um banho na barragem e sumiu. O local onde ele foi achado era raso, com água no máximo na altura da cintura", disse o cabo Oliveira. 

Antônio Ferreira foi encontrado por populares que levaram o corpo para as margens da barragem até a chegada do IML. 


Graciane Sousa

População cobra reforço policial após morte de professor e roubos

Os sucessivos roubos e o assassinato, ainda misterioso, de um professor da rede municipal de ensino de José de Freitas, levou o comandante de policiamento da capital, coronel Alberto Menezes, ao município, na manhã de hoje (23).

Capitão Augusto Oliveira

Segundo o comandante da 3ª Companhia da PM, capitão Augusto Oliveira, foram anunciados reforço policial e uma viatura de grande porte.

"O coronel Alberto Meneses representou o comandante geral da Polícia Militar no Piauí, Coronel Lídio Filho, e anunciou melhorias estruturais para José de Freitas. A população cobrou mais segurança e está inconformada com a morte do professor", disse capitão Augusto. A onda de "arrastões" na cidade também tem preocupado a população. No último final de semana, cinco moradores foram alvo de criminosos na porta de casa e nenhum dos bandidos até agora foi identificado. 



Graciane Sousa

Estudantes vão às ruas pedir Justiça em caso de professor achado morto

Uma multidão saiu às ruas de José de Freitas, na tarde desta quarta feira (21), para participar de uma caminhada pela paz. Professores e alunos vestidos de branco pediam Justiça e punição aos acusados de assassinar brutalmente o professor José Welington Gomes da Rocha, morto misteriosamente e achado no último dia (20).

                     Fotos: Realidadeemfoco

Corpo de professor da Rede Municipal de Ensino foi encontrado próximo a um lixão

A caminhada saiu da praça da Matriz e seguiu pelas principais ruas do centro da cidade, reunindo estudantes, representantes de instituições públicas e privadas, representantes do legislativo municipal, além de familiares de jovens vítimas da violência.


O movimento terminou com um "abraçaço" pelos manifestantes que cercaram a praça Governador Pedro Freitas, em José de Freitas.  com abraço da PAZ, para finalizar o evento, foi rezado um pai nosso e aconteceu o pedido de proteção a DEUS para todos que residem no município de José de Freitas.





Matérias relacionadas




Graciane Sousa
Com informações Realidadeemfoco

Homenagens e pedidos de Justiça marcam velório de professor assassinado

Homenagens, lágrimas e pedidos de Justiça marcaram o velório do professor, José Welington Gomes da Rocha, encontrado próximo a um lixão em José de Freitas. Em virtude da morte prematura do educador, o prefeito Josiel Batista decretou ponto facultativo na rede municipal de ensino e não haverá aula nos 21 e 22.

                          Fotos: Realidadeemfoco

Professores, vereadores, sindicalistas e populares prestaram solidariedade à família, durante o velório que ocorreu no Sindicato dos Servidores Municipais de Jose de Freitas (Sismujof).

                          Fotos: Realidadeemfoco

O professor foi sepultado ainda durante à noite no cemitério da localidade Cruizinha, zona rural de José de Freitas. José Welington desapareceu ao sair de casa durante o final de semana e o corpo só foi encontrado na manhã de ontem (20), em avançado estado de decomposição.

                          Fotos: Realidadeemfoco

As causas e os autores do homicídio ainda não foram revelados, mas existem três suspeitos de participação da morte do educador. Um deles estava com o celular José Welington e prestou depoimento na 17ª Delegacia de Polícia Civil. 


Matérias relacionadas




Graciane Sousa
Com informações Realidadeemfoco

Família reconhece corpo de professor e mãe pede justiça

A família identificou o corpo do professor José Wellington Gomes encontrado na manhã desta terça-feira (20) em José de Freitas. O professor estava desaparecido desde o último sábado (17) e foi encontrado próximo a um lixão em avançado estado de decomposição na comunidade Maracujá.

  Fotos: Jfagora
Professor José Wellington Gomes desapareceu no último sábado (17)

Ainda no local do crime, familiares reconheceram alguns pertences, mas o corpo teve que ser trazido para o Instituto Médico Legal de Teresina, para procedimentos legais e deve ser liberado nas próximas horas.

Por telefone, a mãe de Wellington, Zulmira Gomes, diz estar angustiada com o acontecimento e pede por justiça para o crime. "Estamos todos angustiados e queremos que seja feita justiça para a morte do meu filho", pediu a mãe.

  Foto: Jfagora
Local onde o corpo foi encontrado

Zulmira acrescenta ainda que o filho não tinha inimizades declaradas e que era de costume sair nos fins de semana. "Ele não tinha inimizades, era um rapaz legal e as pessoas que fizeram isso mereciam um fim muito pior. Ele saiu no sábado e agora aparece assim. Estamos todos muito tristes", completou a mãe.

Após a liberação, o corpo do professor será velado em um clube no Centro de José de Freitas, o enterro deve acontecer no início da manhã no cemitério da comunidade Cruzinhas, zona Rural do município.

Rayldo Pereira

Corpo de homem é encontrado devorado por urubus em lixão

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado por volta das 11h, desta terça-feira (20), próximo a um lixão, na localidade Maracujá, em José de Freitas. Segundo o capitão Augusto Oliveira, comandante da 3ª Companhia da PM de José de Freitas, as características bem como alguns pertences pessoais encontrados ao lado da vítima foram reconhecidos por familiares do professor José Wellington Gomes, que desapareceu ao sair de casa, neste final de semana. 

                           Foto: Jfagora

"A família reconheceu o relógio e outros pertences como sendo do professor, mas a camisa não seria a mesma que ele saiu no último sábado (17). As características levam a crer que seja o professor, mas estamos aguardando o resultado da perícia", conta o capitão Augusto. 

Professor José Wellington Gomes desapareceu no último sábado (17)

O corpo foi encontrado após 24h de buscas pela região. Populares observaram urubus cercando um matagal em um lixão e avisaram a PM, que constatou que se tratava de um corpo. 

                          Foto: Realidadeemfoco

As causas da morte ainda não foram identificadas. A suspeita é que três pessoas tenham envolvimento na morte do professor. O celular do educador foi encontrado com um adolescente que prestou depoimento e foi liberado.


Graciane Sousa

Professor está desaparecido há três dias e celular é encontrado com menor

Equipes da Polícia Militar realizam buscas pelo professor José Wellington Gomes, que desapareceu no último sábado (17) ao sair de casa, no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Na linha de investigação, a hipótese de assassinato, mas até o momento não há pistas sobre o corpo. O celular do educador foi encontrado com um adolescente que prestou depoimento e foi liberado. 

                             Fotos: Jfagora

Segundo informações da família, José Wellington saiu de casa conduzindo uma motocicleta modelo Honda Fan, cor preta, que foi encontrada intacta e com o guidão travado em um matagal no bairro Principio.



"Ele disse que ia passear pela cidade e que retornaria em seguida, mas sumiu", relatam familiares do professor da Rede Municipal de Ensino de José de Freitas.


Diligências estão sendo realizados por toda cidade e o caso foi registrado na 17ª Delegacia de Polícia Civil. Em buscas de pistas sobre a localização do professor, uma multidão se aglomerou na noite de ontem (19) na porta do distrito policial.


Graciane Sousa

Posts anteriores