Cidadeverde.com

PM desarticula quadrilha e impede assalto a lotérica em José de Freitas

A Polícia Militar de José de Freitas (48 km de Teresina) desarticulou uma quadrilha que planejava assaltar uma casa lotérica do município. A ação aconteceu nesta sexta-feira (13) e resultou na prisão de um dos suspeitos. 


Segundo o comandante da 3ª Companhia, capitão Carlos Augusto, um grupo de quatro homens chegou recentemente à cidade e apresentaram atitude suspeita, o que levou a polícia a iniciar uma investigação minuciosa. 

"Não podemos contar detalhes porque ainda não finalizamos as apurações, mas descobrimos um plano para assaltar a casa lotérica do município e conseguimos impedir que isso acontecesse", contou Carlos Augusto. 

A quadrilha seria responsáveis por outros assaltos no Piauí. O suspeito que foi preso nega as acusações, mas a polícia acredita que a partir dele chegará ao paradeiro dos outros componentes. 

Jordana Cury

Concurso da prefeitura pode ser realizado dia 20 de julho

A Comissão Organizadora do Concurso Público da Prefeitura Municipal de José de Freitas e a Fundação Delta do Parnaíba divulgou nesta terça-feira (10), que sugeriu ao juiz Lirton Nogueira Santos, nova data das provas objetivas do concurso da prefeitura, que deveria ter sido realizado no domingo (8). A proposta da organização é que o novo exame seja aplicado no dia 20 de julho. 


O motivo do cancelamento do certame, determinado pelo magistrado, foi a falta de vagas reservadas a candidatos com portadores de necessidades especiais. Outra justificativa seria a falta da divulgação do concurso no Diário Oficial dos Municípios. 

A organização afirma que tão logo o Juiz titular da Comarca local delibere sobre a proposta apresentada, será publicado edital na página oficial da Fundação, bem como na Imprensa Oficial e nos demais meios de comunicação.

O juiz ainda não recebeu oficialmente a proposta e vai deliberar assim que isso ocorra. 


Carlos Lustosa Filho

Moradores causam tumulto em frente de delegacia após soltura de acusados

Populares  se aglomeraram em frente a sede do 17º Distrito Policial de José de Freitas, após uma suposta tentativa de roubo no Bairro Cidade Nova, na noite de ontem (08). Os moradores estariam revoltados com a soltura dos acusados, capturados pela suposta vítima.  

                             Fotos: Jfagora

Segundo relatos da vítima, conhecida como "Cabeção", a ação teria ocorrido próximo à sua residência, quando os suspeitos interceptaram o veículo e anunciaram o roubo. O comerciante reagiu e capturou a dupla com auxílio de populares. A Polícia Militar foi acionada e os dois foram levados à delegacia e liberados em seguida.

Vítima reagiu e capturou os suspeitos com auxílio de populares

Acusados foram levados ao 17º Distrito Policial, em José de Freitas

"Estamos cumprindo apenas uma determinação da secretaria de Segurança. Os casos de flagrantes na região metropolitana,  aos finais de semana e na ausência do delegado local, terão que ser levados para a Central de Flagrantes, em Teresina. Eles não poderiam ser presos, pois seria uma prisão ilegal", explica o delegado Luciano Alcântara.

Ainda segundo o delegado, o caso não se trataria de uma tentativa de roubo, apenas um caso de agressão, o que levaria os suspeitos a responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência. "Soubemos também que a vítima não queria ir à Teresina para os procedimentos legais e neste caso, não podíamos realizar a prisão dos rapazes", finaliza Alcântara. 


Graciane Sousa

Mulher é presa acusada de chefiar "boca de fumo" em casa

Uma mulher identificada apenas como Denise foi presa acusada de chefiar um ponto de comercialização de drogas no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Segundo o coordenador de Polícia Civil, Gilson Ferreira, a quantidade de entorpecentes encontradas com a suspeita teria sido pequena, porém, Denise teria sido surpreendida em flagrante, ao vender o produto ilícito. 

                             Fotos: Jfagora

A prisão ocorreu após vários dias de monitoramento a residência da suspeita, no bairro Cidade Nova. No local foram encontrados trouxinhas de maconha e pedras de crack, além de uma pequena quantia em dinheiro. 


"A quantidade de drogas apreendida foi pouca mas o que chamou atenção foi o flagrante. A abordagem ocorreu enquanto ela vendia o produto ilícito. A policia ainda abordou alguns viciados próximo ao local e isso ajudou a configurar o tráfico de drogas", explica Ferreira.

O delegado do 17º DP, Luciano Alcântara, reitera ainda que foram encontrados subsídios suficientes para caracterizar o flagrante como tráfico de drogas. 


Graciane Sousa
Com informações Jfagora

Justiça suspende concurso e mais de 6 mil não farão prova neste domingo (08)

O concurso público da Prefeitura de José de Freitas foi suspenso em cumprimento a liminar do juiz da comarca local, Lirton Nogueira Santos. Com a medida, mais de seis mil candidatos não farão provas neste domingo (08). De acordo com a Fundação Delta do Parnaíba (Fundelta), responsável pelo certame, um novo cronograma deverá ser divulgado na próxima segunda-feira (09). 


De acordo com o magistrado, no edital não foram obedecidos o número de vagas para os candidatos Portadores de Necessidades Especiais-PNE´s, bem como não houve ampla divulgação no Diário Oficial dos Municípios, na data que determina a lei.

Juiz Lirton Nogueira Santos

Representantes da prefeitura e da Fundelta anunciaram que não irão se recorre da decisão judicial, como meio de garantir aos candidatos, futuramente aprovados, plena segurança jurídica.

Na próxima segunda-feira (09), um novo cronograma deverá ser publicado no site da Fundelta, inclusive, com a reabertura do período de inscrição e definição de uma nova data para a realização das provas objetivas e das demais etapas do certame. 


Graciane Sousa

Lavrador tem perna decepada e morre em acidente na PI-113

O lavrador Antônio Santana  da Cunha, 61 anos, morreu atropelado às margens da PI-113, na zona rural de José de Freitas. A vítima foi atingida violentamente por uma camionete e com o impacto da colisão teve uma das pernas decepada. 

                           Fotos: Realidadeemfoco

Segundo testemunhas, o lavrador conduzia uma motocicleta e chegava em sua residência, quando tentou realizar uma manobra e foi surpreendido pelo veículo.

"O condutor do carro já foi identificado e contou sua versão para o caso. Ele disse que os dois estavam no mesmo sentido e o lavrador tinha a intenção de entrar em uma estrada vicinal, fez a manobra e acabou sendo colhido pela camionete", explica o delegado do 17º DP de José de Freitas, Luciano Alcântara. 

                              Fotos: Realidadeemfoco

                             Fotos: Realidadeemfoco

Antônio Santana teve morte imediata e equipes da Polícia Militar isolaram o local. O corpo foi removido pelo IML, ainda na noite de ontem (04). Segundo o delegado, não houve prisão em flagrante e o condutor da camionete permaneceu no local.

"Ele e mais duas testemunhas já prestaram depoimento e o laudo da perícia apontará a dinâmica do acidente", finaliza Luciano Alcântara.



Graciane Sousa

Laudo aponta que professor morreu após golpe na cabeça

Exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML), em Teresina, apontaram que o professor Wellington Gomes da Rocha, sofreu traumatismo crânio encefálico e morreu com uma profundo golpe na cabeça. O assassinato do educador ainda é um mistério, mas o delegado do 17º DP, Luciano Alcântara, conta que o resultado do laudo cadavérico descarta algumas possibilidades. 

                            Fotos: Jfagora


"Agora sabemos que ele não tinha marcas de tiro ou perfurações e que a morte foi provocada, provavelmente, por um único golpe com pedaço de madeira ou pedra", explica o delegado titular de José Freitas. 


A necropsia, segundo o delegado, mostra que o professor foi morto traiçoeiramente, com um golpe pelas costas, sem chances de defesa. "Este é o ponto mais importante e o que contribui na elucidação do caso. O laudo nos leva a crer que apenas uma pessoa tenha participado do homicídio", reitera. 


Wellington Gomes da Rocha foi encontrado em avançado estado de decomposição no dia 20 de maio, três dias após o desaparecimento. Um adolescente de 16 anos, que inclusive já fez o uso de drogas, foi encontrado com dinheiro e o celular da vítima. Luciano Alcântara reforça a tese de que o crime não tenha motivação homofóbica, e não descarta a hipótese de latrocínio. 


"Descartamos algumas possibilidades, no entanto, vamos continuar as investigações que deverão ser finalizadas em 30 dias", finaliza Alcântara. Ontem (03), centenas de pessoas saíram às ruas, pedindo Justiça pela morte do educador. 


Matérias relacionadas




Graciane Sousa

Colisão com poste deixa moradores do centro sem energia

Um motorista identificado apenas como Falcão perdeu o controle do veículo e colidiu frontalmente com um poste, no centro de José de Freitas, na noite de ontem (01). O acidente aconteceu por volta das 23h, próximo ao cemitério Santo Estevam.

                             Fotos: Realidadeemfoco

Segundo populares, o condutor seria um eletricista que presta serviços na área de iluminação pública, para a prefeitura de José de Freitas. Com o impacto da colisão, o poste foi parcialmente destruído e parte da rua Edgar Gaioso teve o fornecimento de energia elétrica  interrompido. 


As causas do acidente não foram reveladas e o motorista teve apenas escoriações leves. 



Com informações Realidadeemfoco

Amigos de mototaxista morto tentam invadir delegacia e linchar suspeitos

Mototaxistas e populares tentaram invadir a Delegacia de José de Freitas para linchar a dupla acusada de matar o mototaxista Manoel Pereira do Nascimento Filho, 41 anos, no último dia 30. Os acusados foram presos no mesmo dia do crime e teriam matado a vítima com pelo menos 11 facadas, em um crime de latrocínio-roubo seguido de morte. 

                          Fotos: Realidadeemfoco



Para conter a invasão, o delegado Luciano Alcântara, titular do 17º DP, solicitou reforços do 5º Batalhão de Polícia Militar, em Teresina, e equipes da Força Tática que escoltaram os suspeitos da delegacia à viatura. 



Diante da possibilidade de linchamento, os dois foram transferidos para Teresina e aguardarão julgamento na Casa de Custodia José de Ribamar Leite.


Com informações Realidademefoco

Acusados de matar mototaxista são presos ainda em flagrante

Os dois acusados de assassinar o mototaxista Manoel Pereira do Nascimento Filho, 41 anos, foram presos ainda ontem(30) por policiais militares da 3ª Companhia do 5º BPM, no mesmo bairro que aconteceu o crime durante a madrugada. Francisco Alves Portela, 24 anos e outro identificado como Avelar foram presos no bairro Cidade Nova. 

Fotos: Realidade em Foco/Jorge Luis

De acordo com o capitão Carlos Augusto Oliveira, comandante da Companhia da PM, um dos acusados confessou o crime ao ser encontrado com a faca e a roupa suja de sangue e ainda entregou o outro. 

“Eles continuaram no mesmo bairro para despistar o trabalho da polícia, mas encontramos a arma utilizada e a roupa do crime e um confessou delatando o comparsa”, explicou o oficial. 


A polícia informou ainda que ambos têm pelo menos seis passagens pela polícia e seriam usuários de drogas. “Provavelmente foi latrocínio, porque roubaram a carteira do mototaxista abandonando-a depois”, destacou capitão Augusto. 

A dupla foi encaminhada para o 17º Distrito Policial da cidade. Na tarde de ontem, o delegado Luciano Alcântara colheu o depoimento de várias pessoas e acredita que baseado nos relatos e em provas materiais que a policia dispõem o caso está desvendado.


O mototaxista foi encontrado no início da manhã de ontem(30) com 11 perfurações no abdome, pescoço e cabeça, em uma a uma estrada de piçarra que fica entre os bairros Ipiranga e Cidade Nova.

Matéria relacionada:

Caroline Oliveira

Posts anteriores