Cidadeverde.com

Agespisa faz manutenção e mantém 50% da produção em Parnaíba e Luís Correia

A Agespisa está conseguindo executar o trabalho de manutenção preventiva nos sistemas de Parnaíba e Luís Correia, nesta quarta-feira, 27, sem paralisar totalmente a produção de água. Das quatro estações de tratamento que compõem o complexo de produção da região de Parnaíba, apenas a ETA IV está sem funcionar.
 
“Estamos continuando a manutenção preventiva que foi iniciada no final do ano durante a ‘operação férias’”, explica o engenheiro Moacyr Gayoso, superintendente operacional da Agespisa. O trabalho consiste na substituição de bombas elevatórias na ETA IV, que estavam em operação há cerca de 20 anos. Além de mais modernos, os novos equipamentos tem maior potência. Para se ter uma ideia, uma das bombas novas tem capacidade para impulsionar 720 litros por hora.
 
“Essa é mais uma das medidas que estão sendo tomadas para reforçar o abastecimento das duas cidades, principalmente para o carnaval”, completa Moacyr Gayoso.
 
Ele informou ainda que apenas a ETA IV foi paralisada hoje por conta do serviço de substituição das bombas, comprometendo 50% da produção diária de Parnaíba. A produção total é de 43,2 milhões de litros/dia.
 
Os casos de emergência deverão ser comunicados pelo telefone 0800 086 8888. O serviço funciona 24 horas, inclusive nos feriados. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Reunião define segurança durante Carnaval no litoral do Piauí

O período carnavalesco se aproxima e muitos se direcionam para curtir a folia de momo no Litoral Piauiense. Com isso, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Piauí (SETUR), realiza nesta segunda-feira (25), uma reunião para tratar sobre a preparação do esquema de segurança durante as festividades.

Para a reunião, foram convocados os representantes das polícias Civil e Militar, Delegacia do silêncio, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saúde onde serão traçadas as estratégias para garantir o bem estar dos turistas.

De acordo com o Secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, o plano de ação inclui realizar a segurança como um todo, que vai desde de educação no trânsito aos banhistas nas praias. “Vamos nos reunir e debater o nosso principal objetivo que é a segurança dos turistas. 

Queremos um carnaval tranqüilo. Para isso acontecem as reuniões prévias, para que tudo seja pensado, executado e concluído com sucesso. Os turistas devem ser instruídos de como brincar de forma segura. Assim como as fiscalizações nas BR’S e nas praias” destaca Nogueira Júnior.
O secretário reforça ainda a importância e a necessidade do trabalho em conjunto. “Queremos estar preparados. Carnaval é festa, é diversão, é alegria. Por isso, todos os órgãos de segurança estão unidos para manter a ordem pública e a segurança”, pontua.

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) está com o seu plano de policiamento para o carnaval. Segundo o comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, mais de cem policiais serão deslocados para o Litoral. “O trabalho será feito em todas as vias de acesso as praias e principalmente barreiras onde devem acontecer os eventos. Desde já, aproveitamos para alertar aquelas pessoas que circulam com carros pelas praias. Vamos coibir fortemente esse tipo de ação", garantiu.

No período de reveillon, o Litoral recebeu grande fluxo de turistas. Estimativas da Policia Militar apontam que mais de 100 mil pessoas circularam no litoral piauiense. No período de carnaval que ocorrerá nos dias 05 ao dia 09 de Fevereiro o fluxo deve ser igual ou maior.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

No menor litoral do país, Barra Grande atrai com bons ventos e mar quente

O Jornal Folha de São Paulo fez uma matéria especial destacando as belezas e potenciais de Barra Grande, no litoral do Piauí. Menor litoral do Brasil, o local virou paraíso dos kitesurfistas pelo mundo inteiro e foi recém-descoberto pelos amantes da natureza.

Assim que as portas do avião se abrem, um bafo de ar quente invade o interior da aeronave, num choque térmico de arrepiar. Chegamos a Teresina, sob o calor escaldante que ultrapassa os 40°C, normal para os habitantes da capital do Piauí, a única da região Nordeste que fica longe da brisa litorânea.

De lá, serão cinco horas de carro até as proximidades da divisa com o Estado do Ceará, onde fica Barra Grande, praia recém­descoberta pelos amantes do verão, da natureza e do kitesurfe.

A Folha fala sobre o movimento em direção ao areal para a hora do pôr do sol e versa ainda sobre o vaivém das pipas coloridas no céu.

De agosto a dezembro, o vento nordeste passa por toda a costa da região com muita intensidade, o que é ideal para impulsionar as pipas do kitesurfe. Com elas, o esportista "voa" ao mesmo tempo em que desliza sobre a água com uma prancha presa aos pés.

Durante esse período do ano, a orla de Barra Grande fica apinhada de kitesurfistas, que vêm sobretudo da Europa (de países como Alemanha, França e Itália) para passar longos dias na água até que o sol se ponha. Já apelidada de "meca do kitesurfe", a vila tem seu nome definitivamente cravado no mapa­múndi do esporte. Além disso, está inserida na Rota das Emoções, traçado turístico que liga Fortaleza (CE) a São Luís (MA), passando pelo litoral oeste cearense, onde fica a praia de Jericoacoara, seguindo ainda pelo delta do Parnaíba e pelos Lençóis Maranhenses, roteiro, digamos, obrigatório para os adeptos do ecoturismo.

Ventos do Kite

Nos últimos dez anos, Barra Grande vem assistindo a uma importante transformação, impulsionada especialmente pelos kitesurfistas.

Hoje, a vila de 1.800 moradores, situada a cerca de 400 quilômetros de Teresina, permanece pacata, protegida principalmente em razão da dificuldade de acesso ao local. Ao mesmo tempo, respira uma brisa cosmopolita, trazida por gente oriunda de diferentes partes do planeta.

Como acontece em tantos paraísos à beira­mar, muitos forasteiros chegam para relaxar, esquecer a vida, mas se apaixonam e acabam ficando.

Há quem goste de comparar Barra Grande à Jericoacoara de 20 anos atrás. Nas ruas de areia do povoado restaurantes de estilo "rústico­chique", cujas portas se abrem somente após o pôr do sol.

Quase todas desertas e extensas, as praias convidam o visitante a trafegar descontraído, livre de pudores, sobre a areia fofa, deixando­se levar pelos encantos da paisagem.

Na maré baixa, é possível caminhar por cerca de 3 quilômetros mar adentro e relaxar em piscinas naturais de águas mornas e cristalinas sentindo o vento na pele.

O Piauí tem o menor trecho do litoral brasileiro, com apenas 66 quilômetros de extensão –a Bahia é dona do maior pedaço, uma faixa de cerca de 1.000 quilômetros. É pequenino, sim, mas, como dizem orgulhosos os piauienses, de "uma beleza sem fim".

Rayldo Pereira
Com informações da Folha de São Paulo
[email protected]

Homem é preso após ser amarrado por moradores em Luís Correia

O homem identificado como Francisco das Chagas Rocha Sousa, conhecido como Manequim, foi amarrado por moradores após ameaçar com uma faca o dono de uma lanchonete no bairro Coqueiro em Luís Correia, litoral do Piauí.

Uma patrulha da Companhia Intependente de Políciamento Turístico esteve no local por volta das 22h para prender o suspeito e evitar um linchamento.

Manequim foi amarrado pelas mãos e pelos pés com corda e jogado no chão. O suspeito foi levado para a delegacia onde foi autuado.

Rayldo Pereira
Com informações de PortaldoCatita
[email protected]

Carro fica atolado na praia de Atalaia

Uma SW4 ficou atolada na praia de Atalaia, em Luís Correia (PI). O fato inusitado foi filmado por pessoas que passavam as festas de fim de ano no litoral piauiense. 

De acordo com a Polícia Militar, o carro seria de propriedade de um advogado de Teresina. O incidente aconteceu na última quarta-feira (30). 

Ainda segundo os policiais ouvidos pelo Cidadeverde.com, o advogado teria estacionado o veículo na praia e se afastou do local, sem perceber, mais tarde, que a maré subiu e a água cercou seu carro. 

Da Redação
[email protected]

Turista leva tiro de raspão durante assalto em Luís Correia

Um turista foi baleado durante assalto a casa de veraneio onde estava na praia do Peito de Moça em Luís Correia, litoral do Estado. De acordo com o major Antônio Pacífico, comandante da Companhia de Policiamento Turístico, um homem armado invadiu a casa que estava aberta e o turista percebeu a movimentação.

"O cara entrou e mexeu nas coisas aí na hora que ele estava saindo parece que ele gritou com o rapaz e acabou levando o tiro", explicou o major.

O homem foi levado para o Hospital de Parnaíba onde passou por atendimento. O tiro foi de raspão e o homem foi liberado após o atendimento.

Rayldo Pereira
[email protected]

Segurança em Luís Correia recebe reforço para período de réveillon

Chega nesta quarta-feira(30) a Luis Correia, um efetivo de 110 policiais militares divididos entre BPRE, RONE, CIPTRAN e GTAP, para somar aos 50 homens da Companhia Independente de Policiamento Turistico, Ciptur, totalizando 160 policiais militares para segurança do réveillon no litoral do Piauí.

O comandante da Ciptur, major Antonio Pacífico, informou que as operações terão inicio nesta quarta-feira(30), prosseguindo até o domingo, dia 03 de Janeiro.

Blitzes serão realizadas constantemente com testes de alcoolemias nos motoristas, no sentido de evitar acidentes com vítimas fatais.

Com informações de PortaldoCatita
[email protected]

Dupla faz arrastão e rende mais de 25 pessoas com arma de brinquedo

Cerca de 25 pessoas foram mantidas reféns durante assalto a uma residência na praia Peito de Moça, em Luís Correia, litoral piauiense. Os suspeitos foram presos e identificados como Alan Pereira Gomes e Lázaro Ferreira Amorim. A dupla utilizou um revólver de brinquedo para render e amarrar com fita todas as vítimas. 

Da residência foram levadas joias, perfumes, celulares, bolsas e um relógio avaliado em R$ 30 mil. No momento da prisão, Alan Pereira foi flagrado com uma carteira de identidade falsa com o nome de Renam Gomes, além do revólver de brinquedo e uma faca utilizados na ação criminosa. Parte dos objetos foi encontrada com a dupla. O restante dos produtos do furto foi apreendida com Deuzuíte Ferreira Amorim, que seria casada como Lázaro Ferreira e mãe de Alan Pereira. 

As vítimas registraram Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes de Parnaíba.  Uma das vítimas- que preferiu não se identificar- contou como foi a ação dos suspeitos. Ele disse à TV Cidade Verde que duas das vítimas foram usadas como 'escudo' humano. O caso ocorreu na noite do último domingo (27).

"Nossa casa é em frente a praia e chegaram dois elementos, sendo um com uma arma de fogo e o outro com a faca. Quando eles chegaram na casa, já haviam pego duas pessoas que estavam na praia e foram usadas como escudos, pois os suspeitos pensavam que na residência havia um policial. Além dos dois, tinha um terceiro do lado de fora. Eles já entraram com uma fita e amarraram todos. A gente fica à mercê de qualquer coisa, sem saber o que vai acontecer", desabafou uma da vítimas. 

O delegado regional de Parnaíba, Eduardo Ferreira, ouviu todas as vítimas e disse que vai intensificar o policiamento na região. 

"Espero que esse tenha sido um caso pontual, por que em Luís Correia tem muita polícia, mas isso acontece. Infelizmente, eles escolheram essa casa, foram para dentro e levaram tudo, no que diz respeito a dinheiro e joias, mas a polícia trabalhou e prendeu todos. O caso será encaminhado à Justiça e os objetos devolvidos às vítimas", explica o delegado. 

O comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), major Antônio Pacífico, orienta que turistas redobrem os cuidados durante a estadia no litoral e certifiquem-se que, ao sair de casa, as portas estejam bem fechadas.

"As pessoas também devem verificar se o local é bem iluminado e se notarem qualquer pessoa em atitude suspeita, devem ligar para o 190", disse Pacífico. 

Nesta quarta-feira (30), mais de 100 policiais militares do Gtap, Rone, BPRE, Ciptran e policiamento ostensivo serão deslocados para o litoral no intuito de reforçar a segurança na região durante o Réveillon.

 


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Darival Júnior (Correspondente da TV Cidade Verde em Parnaíba)

Eletrobras diz que salito na rede provocou faltas de energia no litoral

Acúmulo de salito é a causa das constantes faltas de energia no litoral do Piauí. O gerente do departamento de operações da Eletrobras, José Ângelo afirmou em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (28), que foi preciso fazer um trabalho de lavagem para poder limpar a subestação de Camurupim, que abastece Barra Grande, e segundo ele, o problema que já é repetido anualmente, só foi resolvido com a passagem da chuva que atingiu a região.

"Infelizmente houve um problema em uma área de transformação de Barra Grande e foi necessário buscar um transformador em Parnaíba que acabou demorando além do que prevíamos. Acabou nem havendo a substituição do transformador e conseguiram religar o sistema, Sabemos que esse problema é constante por causa do salito que atinge a região", explicou o gerente.

José também admite que o problema de faltas de energia na região Norte já é conhecido pela Eletrobras, que segundo ele, enviou reforço extra para Luís Correia aumentando as equipes de atendimento.

Monsenhor Gil

Moradores da zona Urbana de Monsenhor Gil e da comunidade Boa Esperança na zona Rural estão sem energia desde as 19 horas deste domingo (27). Até o momento a energia não foi reestabelecida, mas segundo o gerente até 14h o problema será resolvido.

"Em Monsenhor Gil houve um abarroamento e parte do Centro e Boa Esperança estão sem energia, mas até as 14 horas resolveremos o problema", esclareceu.

Capital

O gerente falou ainda sobre as quedas que atingiram a zona Leste de Teresina, segundo ele, um equipamento novo foi energizado e acabou provocando problemas na zona norte e lá. "Tivemos as cargas interrompidas na estação Poti e precisamos trabalhar em dois pontos dessa linha de transmissão o que durou em torno de três horas", esclareceu.

Na zona Sul, o gerente disse que um problema na subestação Macaúba gerou a falta de energia, mas segundo ele, existe a possibilidade do uso da subestação móvel para garantir o abastecimento.

Rayldo Pereira
[email protected]

Governo realizará PPP para requalificação e expansão de Colônia de Férias

A Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SeadPrev) propôs e o Conselho Gestor aprovou o desenvolvimento de estudos para a transformação da Colônia de Férias do antigo Iapep, em Luís Correia, em um Complexo Turístico de lazer com infraestrutura mais moderna e atrativa. A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), responsável pelo trabalho técnico, prevê o lançamento do edital de chamamento público para que empresas interessadas no projeto se habilitem na complementação dos estudos no inicio do mês de janeiro.

O projeto de parceria com a iniciativa privada tem como objeto requalificar e expandir a atual Colônia de Férias do Servidor Público do Estado do Piauí, a fim de transformá-la em um Complexo Turístico do Estado do Piauí, moderno e mais atrativo, com gestão eficiente e novas opções de lazer e atividades diversificadas de recreação, com custo acessível.

Um dos aspectos considerado para escolha do projeto foi sua localização privilegiada, uma vez que está próximo às praias e a outros atrativos naturais da região, como o Delta do Parnaíba, Lagoa do Portinho, Barra Grande e Praia do Coqueiro, e possiblidade de geração de receita e promoção do desenvolvimento regional já que o turismo será fomentado, fazendo crescer o fluxo de visitantes e potencializando o consumo nas diversas áreas, gerando trabalho e renda no município.

De acordo com a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, a modernização da Colônia de Férias terá como resultado a melhoria na infraestrutura física e operacionalização e manutenção do novo Complexo Turístico. “Os usuários (servidores e visitantes) serão beneficiados por uma prestação de serviços com qualidade, eficiência e conforto, a preços compatíveis ao de mercado e dentro das possibilidades financeiras do servidor público, o seu principal usuário”, afirmou.

Pelos estudos preliminares, o prazo de vigência da concessão será de 30 anos e o valor estimado do investimento de responsabilidade da futura concessionária será de R$ 9.068.199,70. As empresas interessadas em complementar os estudos preliminares realizados pela Suparc podem apresentar seus pedidos de autorização após a publicação do edital. Maiores informações estarão no site www.ppp.pi.gov.br na primeira semana de janeiro de 2016.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores