Cidadeverde.com

CIPTUR alerta para cuidados com veículos nas praias do Piauí

Feriadão no Piauí e os cuidados com a segurança são reforçados especialmente no litoral do Estado para receber os turistas e moradores que lotam as praias durante os dias de folga. Desta vez a Polícia Militar ressalta para os cuidados com os quadriciclos e veículos motorizados que circulam dividindo a areia perigosamente com os banhistas.

“As pessoas não estão tendo a menor responsabilidade. Andando com isopores de bebidas alcoólicas e em situações bem complicadas. As pessoas acabam atrapalhando outras pessoas na praia. Temos que ter uma sinalização para as pessoas trafegarem e a solução seria basicamente essa”, pontuou o major pacífico, comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico.

Segundo o Major é preciso redobrar a atenção e a prudência ao pilotar e ao caminhar pela praia. “A Polícia Militar não tem como isolar o litoral inteiro com cones. Mas colocamos junto a prefeitura isolamentos físicos, infelizmente alguns foram retirados e esperamos que as pessoas tenham esse cuidado para que possamos evitar os acidentes aqui”, declarou o policial.

Rayldo Pereira
[email protected]

Empresário morre em acidente a caminho de praia em Luís Correia

O empresário  Washington Sousa Rocha, de 39 anos, conhecido como "Washington do Cornélio" morreu após um grave acidente de carro no início da noite desta segunda (12) em Luís Correia, a 338 km de Teresina. De acordo com o comandante da Companhia Independende Policiamento Turístico, major Pacífico, o empresário seguia de moto quando colidiu com um veículo na estrada que dá acesso a Praia do Macapá.

Fotos: Proparnaiba

"Não sabemos detalhes sobre o acidente, mas ele veio a óbito ainda no local, foi uma grande tragédia", lamentou o policial.

O corpo do empresário foi removido pelo Instituto Médico Legal de Parnaíba. Washington era bastante conhecido na região por sua empresa no ramo de carangueijos em Parnaíba. O condutor do veículo fugiu do local e um casal que estava no carro foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

Rayldo Pereira
[email protected]

Idoso é agredido pelo próprio filho com garrafada na cabeça

Um idoso identificado como Manoel Soares Galeno, de 70 anos foi atingido com uma garrafada na cabeça pelo seu próprio filho, identificado pela Polícia como Daniel Ferreira Galeno, de 33 anos, conhecido como "Pirico". A agressão ocorreu por volta das 20h deste domingo (11) na casa da vítima no bairro Santa Luzia em Luís Correia, a 338 km de Teresina.

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Turístico, comandada pelo sargento Egídio, conseguiu prender o acusado que foi encaminhado à Central de Flagrantes.

A garrafa utilizada no crime foi apreendida e levada para a Central de Flagrantes.

 

Rayldo Pereira
Com informações do Portal do Catita
[email protected]

Praia de Atalaia registra duas mortes por afogamento no feriadão

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) registrou duas mortes na praia de Atalaia em Luís Correia, durante o feriadão. O último caso aconteceu neste domingo (11). Um homem identificado como Antônio Milton Lopes das Chagas, 38 anos, de Teresina, morreu após ser puxado por uma onda. Populares que estavam próximo fizeram o resgate da vítima.

Foto: Marcos Araújo/Proparnaíba

“Uma onda puxou ele pra dentro, quando conseguiram puxar de volta tentaram reanima-lo. Quando nós chegamos fizemos alguns procedimentos e botamos na viatura. A esposa nos acompanhou. No caminho cruzamos com uma ambulância do SAMU e transferimos o rapaz. Mas antes de chegar ao hospital tivemos a informação que ele tinha morrido”, disse o comandante da CIPTUR, major Pacífico.

De acordo com a polícia, o rapaz morava no residencial Leonel Brizola, em Teresina, e estava no litoral para passar o feriado prolongado. 

Outro caso

A outra morte por afogamento aconteceu no sábado. Um homem identificado como Saul Junior, de aproximadamente 44 anos, foi encontrado morto na praia de Atalaia por volta das 10h30. Ele era natural de Campo Maior. Hipertenso, ele teria sofrido uma parada cardíaca, o que culminou com o afogamento.

Banhistas devem ficar atentos a buracos nas praias do Piauí

Nesta época do ano é comum no litoral do Piauí a formação de buracos nas praias. Os fortes ventos e a maré violenta estão diretamente relacionados a isso.  Dependendo da profundidade pode resultar em afogamento, justamente o que aconteceu neste domingo (11) com o turista de Teresina, Antônio Milton Lopes das Chagas, 38 anos. Ele morreu após ser tragado por uma onda na Praia de Atalaia. Por conta da grande movimentação de turistas, o Corpo de Bombeiros alerta para os perigos dos buracos.

“Estamos em período de maré violenta e vento muito forte. A chamada marola cresce de tamanho e velocidade. Temos uma corrente marítima que passa nas proximidades da nossa orla. Quando a maré seca, ela puxa e aparecem os buracos. Eles são causados devido à forte pancada de vento e, consequentemente, o aumento da força da maré. É o que está acontecendo agora em Luís Correia", explica o sargento Edvan Conrado, que trabalha no Corpo de Bombeiros há 25 anos.

Foto: Hérlon Moraes

Mergulhador há 10 anos, ele ressalta que as praias do Piauí são as mais tranquilas do litoral brasileiro, mas requer cuidados antes de o turista entrar na água. “Temos as praias mais tranquilas do Brasil, mas o turista deve ficar atento antes de entrar. Deve inspecionar e pedir informações aos donos das barracas. Eles têm noção dos locais que formam buracos. Quando a maré está enchendo e uma pessoa cai no buraco entra em pânico e se afoga”, alerta o sargento.

Outra orientação é evitar tomar banho de estômago cheio e após consumir bebidas alcoólicas. “Nesses casos, a pessoa entra em exaustão mais rápido. Qualquer pânico que ela tiver, começa a beber água”, afirma.

Já em relação às crianças, os cuidados devem ser redobrados. Nunca deixar adentrar o mar sozinho. “É como dizem: criança cega à gente. Todo cuidado é pouco. Os responsáveis devem estar sempre do lado”, orienta o sargento.

Hérlon Moraes
[email protected]

Turista de Campo Maior é encontrado morto na praia de Atalalia

Um homem identificado como Saul Junior, de aproximadamente 44 anos, foi encontrado morto na praia de Atalaia por volta das 10h30 deste sábado (10). Ele era natural de Campo Maior e estava no litoral para passar o feriadão.

Foto: Proparnaíba

Segundo informações da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), a principio o turista morreu afogado. "Só o IML poderá dizer realmente do que ele morreu. Não sabemos se foi um mal súbito ou se ele se afogou. O fato é que ele estava boiando e o mar empurrou o corpo para a parte mais rasa", disse o comandante da CIPTUR, major Pacífico.

Ainda de acordo com o Major, a esposa do turista teria dito aos bombeiros que atenderam a ocorrência que o marido sofria de hipertensão. "A esposa dele nos relatou esse problema de hipertensão, mas não podemos afirmar ainda o que houve. O certo é que ele morreu dentro da água", disse,

Apesar da ocorrência, a Ciptur relatou ao Cidadeverde.com que o movimento nas praias de Luis Correia é considerado tranquilo. O major acredita que permanecerá assim, já que são dois feriados prolongados muito próximos.

"Tem muita gente chegando, mas como são dois feriados vai dividir o pessoal. Não será como o de 7 de Setembro que concentrou todo mundo. Superlotou como eu nunca vi Luis Correia", finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Incêndio atinge terreno e assusta moradores em Luís Correia

Um incêndio de grandes proporções atinge neste momento um terreno na BR 343  a 1 km do município de Luís Correia, litoral do Estado. As chamas já atingem uma área que ultrapassa os 50 metros e fica próxima a casas de alto padrão.

Em 2014 um grande incêndio também atingiu o mesmo terreno provocando queimaduras a pessoas no mesmo terreno. No incêndio de hoje, animais como iguanas e camaleões acabaram morrendo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado até o local e segundo informações já foram realizados cerca de 140 combates a focos de incêndio.

Uma criança chegou a relatar á equipe de reportagem da TV Cidade Verde que esteve no local, que viu uma pessoa ateando fogo no mato na região horas antes do incêndio. A população está preocupada pois o fogo já se aproxima das casas e a fumaça já atinge uma região muito grande.

Rayldo Pereira
[email protected]

CIPTUR intensifica policiamento para o feriadão das crianças em Luís Correia

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), anunciou uma programação especial de policiamento para o feriadão do Dia das crianças no litoral do Estado. Por conta do grande número de turistas que se desloca para a região litorânea, o cuidado será redobrado por parte das autoridades locais.

"Estamos preparados para receber os turistas neste fim de semana. Escalamos o nosso contingente máximo e vamos intensificar nossas rondas durante o dia e a noite também porque as casas não tem muita segurança porque são casas de veraneio e as casas não possuem muitos equipamentos. A gente pede então que as pessoas tenham um pouco de cuidado ao sair e sempre que necessário acionar o 190", explicou o comandante da CIPTUR, major Pacífico.

Outro ponto que será reforçado na fiscalização serão as blitzen para evitar acidentes. "A movimentação já começa a ficar diferente por aqui  e com certeza vamos intensificar a fiscalização. Pedimos as pessoas para virem tranquilos para cá pois estaremos trabalhando para garantir a segurança de todos", garantiu o comandante.

Rayldo Pereira
[email protected]

Mar invade barracas e pista na Praia de Macapá; Prefeitura promete providências

O Jornal do Piauí exibiu na tarde desta quarta-feira (30) um vídeo que mostrava a água do mar invadindo barracas e o asfalto na Praia de Macapá, em Luís Correia, a 340 quilômetros de Teresina.

A subida da maré é resultado do eclipse lunar ocorrido no último domingo (27), mas as imagens exibidas no Jornal do Piauí foram registradas na terça-feira (29). Por causa do fenômeno, a água avançou quase quatro metros.

Procurada pelo CidadeVerde.com, a prefeita de Luís Correia, Adriane Prado (PP), informou que deve ser reunir na quinta-feira (1º) com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Superintendência do Patrimônio da União no Piauí (SPU-PI) para tomar providências e reduzir problemas no local.

"Todos os procedimentos precisam ser autorizados por SEMAR, SPU e IBAMA. Amanhã mesmo vou me reunir com todos eles para decidir que procedimentos tomar", afirmou Adriane Prado.

Flávio Meireles
[email protected]

Policiais da CIPTUR sofrem acidente a caminho do trabalho em Luís Correia

Dois Policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), sofreram um acidente por volta das 08h30 na PI-116, na zona rural de Luís Correia, entre os povoados Carapebas e Camurupim.

Os policiais seguiam em uma motocicleta Lander, da própria Polícia Militar, quando o pneu traseiro estourou. O cabo Rodrigues Neto, condutor da moto quebrou o pé; já o passageiro o cabo Castro sofreu uma fratura exposta na tíbia da perna esquerda. Tanto a Polícia Militar em Parnaíba como em Luís Correia foram comunicados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro as vítimas, que posteriormente foram levadas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Outros policiais militares estiveram no local dando apoio a resolução do ocorrido. Antes do acidente, os policiais estavam indo para o município de Cajueiro da Praia para cumprir plantão ao qual estavam escalados, o que configura acidente de trabalho.

Com informações de Proparnaiba
[email protected]

Operação conjunta apreende sete veículos em Luís Correia

Uma operação conjunta entre Polícia Civil e PM resultou na apreensão de sete veículos em Luís Correia, município 338 km de Teresina. De acordo com o major Adriano Lucena, comandante da Polícia Militar de Parnaíba, a operação resultou de investigação iniciada pelo serviço reservado do 2º batalhão e visa diminuir o furto e roubo de motocicletas na região, além da circulação de veículos roubados.

"Com base nas informações levantadas o departamento gerou uma investigação que permitiu que a Polícia solicitasse mandados de busca e apreensão de veículos que executamos ontem", explicou o major.

A Polícia ainda não concluiu a operação e novas apreensões devem acontecer. Segundo o major, ainda não se sabe se as pessoas flagradas com os veículos serão indiciadas por recptação ou liberadas como vítimas da venda dos carros em situação irregular.

A investigação continua sob o comando da delegacia regional de Parnaíba.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores