Cidadeverde.com

Luís Correia abrigará Festival das Emoções lançado em Teresina

O município de Luís Correia, localizado a 365 km da capital, será um dos três municípios do Piauí que sediarão o Festival das Emoções entre os dias 18 e 20 de outubro. Nesta terça-feira (10), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizou o lançamento do evento para convidados e imprensa especializada.

O governador Wilson Martins, a conselheira Lilian Martins, o vice governador Zé Filho e a sua esposa a deputada estadual Juliana Moraes Souza prestigiaram o evento.

A Prefeitura Municipal de Luís Correia é parceira do evento e abrigará provas esportivas e shows musicais. Segundo a prefeita Adriane Prado, o evento vai divulgar o turismo do município. “O gestor tem que eleger prioridades e o turismo de Luís Correia é prioridade na nossa gestão. Com esse evento nos vamos receber muitos turistas, que vão engrandecer o nosso evento e divulgar a riquezas do nosso município. Vamos também gerar renda, movimentando a economia da região”, afirmou.

Segundo o superintendente do Sebrae no Piauí, Mario Lacerda, o evento está sendo pensado para ampliar a divulgação da Rota das Emoções. “Com o Festival das Emoções implementaremos a vinda de turistas, agregando os esportes de aventura e o ecoturismo. O objetivo do evento é aumentar o fluxo de turistas e também divulgar a Rota das Emoções, que é um roteiro premiado e reconhecido pelo Ministério do Turismo, que temos que explorar de forma sustentável”, alerta.

A programação do evento envolve atividades ecoturísticas e esportes de aventuras, com premiações que somam R$ 60 mil. O Enduro das Dunas, terá percurso de 12 quilômetros no Complexo Barramares. Da Arena Kitesurf partirão as competições de kite, que ocorrerá entre as praias de Barra Grande, em Cajueiro da Praia; e Coqueiro, em Luís Correia, serão Free Style, Big Air e Downwind.

Confira toda a programação e inscrições para provas esportivas no site oficial do evento: www.festivaldasemocoes.com.br


Embarcação vira e pedreiro morre afogado em Luís Correia

O pedreiro Eduardo José Rodrigues de Souza, de 25 anos, conhecido como "Dudu", morreu afogado após a embarcação em que estava virar na última quarta-feira (04), em Luís Correia. O corpo do pedreiro, foi encontrado no início da tarde desta sexta-feira (06) a uma distância de 1 km da usina eólica na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba. O corpo já estava em avançado estado de decomposição.


Dudu, morava no Centro de Luís Correia e saiu na quarta-feira para buscar areia lavada com mais três pessoas. No retorno, o mar estava muito agitado e na embarcação haviam oito sacos com areia, que fizeram o barco virar.

Outra embarcação que estava próxima foi até o local e resgatou ainda três pessoas, mas Eduardo morreu e passou três dias desaparecido. O pedreiro deixa três filhos. O IML e o corpo de bombeiros tiveram dificuldade pra chegar ao local onde estava o corpo. Em seguida o IML realizou o traslado até o posto avançado no bairro frei Higino em Parnaíba.

Com informações de Proparnaiba

Festival das Emoções vai movimentar turismo no litoral piauiense

Com a proposta de valorizar um dos destinos turísticos que mais crescem no Brasil, a Rota das Emoções, o Governo do Estado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI) e as prefeituras de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, realizam o Festival das Emoções, evento que reunirá turismo, cultura, música, ecoturismo e esportes no litoral do Piauí, no período de 18 a 20 de outubro de 2013.


O principal foco desta primeira edição do Festival das Emoções é atrair turistas no período de baixa estação para fomentar o crescimento da economia, no sentido de fortalecer o setor na região, divulgando e agregando valores das muitas potencialidades do roteiro integrado. Também tem como foco atrair adeptos da prática do ecoturismo e dos esportes de aventura.

Um dos objetivos do Festival das Emoções é fomentar o turismo da região, que faz parte da Rota das Emoções, assim como os litorais do Ceará e do Maranhão, que, juntos, formam esse magnífico roteiro integrado e reconhecido pelo Ministério do Turismo. O Festival terá várias atrações, como o Salão de Turismo da Rota das Emoções, uma feira voltada para apresentar as potencialidades dos 14 municípios dos três estados que compõem a Rota das Emoções, o qual contará com workshop, seminários, exposições de artes plásticas, de fotografia, artesanato e espaço para operadoras e agências de viagem.

Durante os três dias de evento, o público poderá conferir shows de bandas regionais e também de artista nacional e tendas eletrônicas. A proposta do evento é movimentar o litoral piauiense tanto durante o dia como à noite, atraindo os públicos para todos os gostos.

Explorando as belezas naturais que a rota oferece, o evento traz várias opções de atividades ecoturísticas e esporte de aventura, com premiação de R$ 60 mil.

Entre as atividades promovidas estão: o Enduro das Dunas, uma prova para motos e quadriciclos, na categoria velocidade, em um circuito onde o público poderá conferir de perto as manobras radicais dos pilotos que prometem radicalizar; o  GP de Ciclismo, no estilo speed, com 150 km de percurso, no qual os atletas poderão montar suas equipes e gerar grandes disputas; a Corrida Cross Country “Trail Runner” será voltada para os corredores que curtem uma boa aventura, na qual o percurso de 21 km promete reunir atletas amadores e profissionais pelas ruas de Parnaíba até a Lagoa do Portinho; além de competições de kit surf, realizadas nas praias de Barra Grande, que fica no município de Cajueiro da Praia, até a Praia do Coqueiro, em Luís Correia, nas categorias Free Style, Big Air e Downwind (regata).

Nos dias 17 e 18 de outubro serão reservados para últimas inscrições, entregas de kits e abertura oficial do evento. As inscrições poderão ser feitas a partir desta sexta-feira (6). Você também já pode acompanhar a página do evento pelo Facebook (https://www.facebook.com/events/1414407715438017/?fref=ts). A organização é da Radical Produções, com supervisão das Federações de Motociclismo, Atletismo e Ciclismo do Piauí. 

Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Luís Correia anula concurso de 2010 em decreto

Após auditoria, a prefeitura de Luís Correia decretou nesta terça-feira (03) a anulação do concurso público de 2010. A decisão ocorreu tendo em vista irregularidades comprovadas na auditoria realizada pela administração da prefeita Adriane Prado.

A prefeita do município, Adriane Prado, assegura no decreto a permanência de todos os 220 nomeados em seus respectivos cargos e funções. 

Foram constatadas irregularidades no processo licitatório, na ausência de documentos que comprovem reuniões ou a prática de qualquer outro ato pela Comissão Organizadora do Concurso Público, ausência de lei específica que regulamente o que não há vigência nas leis municipais que criaram os cargos disputados na seleção, à époda de sua realização.

Todos os servidores nomeados tem direito a ampla defesa. Leia o decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira.

Rayldo Pereira

Luís Correia é pioneiro no Piauí no projeto Caps Itinerante

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico e permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidade.


Para atender as necessidades da zona rural que abrange mais de 70 povoados o Caps criou o Caps Itinerante, um projeto de Luís Correia, pioneiro no estado do Piauí, que tem como objetivo atender usuários do serviço na zona rural devido à dificuldade de acesso. A ação é integrada à estratégia Saúde da Família (ESF).

Nas visitas realizadas o Caps leva ações desenvolvidas pela equipe multiprofissional como consultas, orientações sobre o tratamento medicamentoso e socioeducativas e pesagens corporais. Para a secretaria de saúde o resultado obtido tem alcançado os objetivos traçados.


Segundo Helio José de Sousa, coordenador do Caps em Luís Correia, o resultado é excelente porque pessoas que não tinham atendimento agora têm e já é possível ver melhora na qualidade de vida. “O fruto desse resultado é excelente porque descobrir pessoas que não tinham atendimento, outras que viviam em cárcere privado e dar oportunidade de atendimento a elas é gratificante. Nosso objetivo é chegar ao fim do ano alcançando todos os povoados de Luís Correia.”

O Caps Itinerante já chegou aos povoados de Camurupim, Carapebas e Campestre. Neste mês de setembro o projeto vai ao povoado de Curral Velho.

Da Editoria de Cidades

Polícia de Luís Correia encontra corpo em estado de decomposição

Policiais de Luís Correia encontraram na manhã desta sexta-feira (23), o corpo de um homem em avançado estado de decomposição na localidade de Boa Esperança, zona Rural do município. A Companhia Independente de Policiamento Turístico, identificou o homem como Dário Costa dos Santos, de 40 anos, que morava no povoado Jabuti, zona Rural do município.

Fotos: Portal do Catita

De acordo com o soldado Ricardo, da Ciptur, Dário estava desaparecido há mais de uma semana. A vítima tinha o braço estirado e o crânio partido. O local é de difícil acesso. O corpo foi removido e a Polícia Civil agora cuida das investigações.




Rayldo Pereira
Com informações de Portal do Catita

Polícia divulga vídeo de apreensão de maconha embrulhada para presente

A Polícia Civil do Piauí divulgou um vídeo da apreensão de drogas feita na Operação Maresia, deflagrada nesta quarta-feira (21) em Luís Correia, litoral do Estado. Nas imagens, é possível constatar que a maconha encontrada estava embrulhada em papel para presente.

Maconha estava embrulhada para presente

Foram apreendidos um quilo de crack e três de maconha, que estava embrulhada para presente. A apreensão ocorreu na abordagem a um ônibus que vinha de São Luís (MA) para Luís Correia. Foram presos em flagrante os acusados de tráfico identificados pelos apelidos "Senegal" e "Patrícia Pilar". Os dois também tinham dinheiro.

Durante a operação, também foi achada uma pistola .40, arma de uso restrito da Polícia Militar do Piauí, e 25 munições, além de pólvora e balança de precisão.

A operação deu cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela justiça local. Policiais civis e militares participaram da ação com a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) e o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Os delegados Danniel Pires, da Depre, e Rodrigo Moreira, da Regional de Parnaíba, coordenaram as diligências.



Fábio Lima

Operação Maresia: Polícia prende casal e dona de boca de fumo com 4kg de droga

As polícias Civil e Militar, em operação conjunta denominada Maresia, prenderam às 5h desta quarta-feira (21), em Luís Correia, o casal identificado como Francisco Carlos, o Senegal, e Raimunda Patrícia, vulga Patrícia Pilar, em um ônibus que vinha de São Luís (MA) com destino à cidade piauiense. Também foi presa uma mulher, cujo nome ainda não foi divulgado, em sua residência no bairro Beira Rio, para quem a dupla entregaria 1 kg de crack. No imóvel também foram encontrados 3 kg de maconha. 


Segundo Danniel Pires, delegado da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DPRE), a investigação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança e do reservado da Polícia Militar. A operação cumpriu ainda com o mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz local em decorrência da grande quantidade de furtos e roubos, nos quais os objetos eram trocados por drogas. 


“As investigações estão acontecendo há cerca de quinze dias. Conseguimos chegar aos criminosos após denúncias de populares e vamos continuar com o trabalho na região”, afirmou Pires. Ele acrescenta que durante as investigações conseguiu-se demonstrar a relação entre os crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas em Luís Correia, onde viciados invadem casas de veraneio furtam e roubam objetos para trocarem por crack em bocas de fumo da localidade.


A polícia também encontrou com Senegal e Patrícia Pilar uma grande quantidade de dinheiro. Durante o cumprimento dos mandados foram encontradas 25 munições calibre .40, uma pistola .40 de uso restrito da PM PI de nº SCP 47615, várias pedras de crack, maconha, cocaína para consumo, balança de precisão e considerável quantidade de pólvora embalada em vários recipientes.

Delegado Danniel Pires

O cumprimento dos mandados teve coordenação dos delegados Danniel Pires da DEPRE e Rodrigo Moreira, da Delegacia Regional de Parnaíba. 

Maconha estava embrulhada para presente


Carlos Lustosa Filho

Prefeitura de Luís Correia inicia campanha de vacinação antirrábica

Teve início dia 17 de agosto a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, voltada para combater a transmissão da raiva em cães e gatos do município. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com Marianne Corrêa, Diretora da Vigilância em Saúde “É importante vacinar, pois a raiva é uma zoonose de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença, sendo assim uma obrigação que todos os donos de cães e gatos devem seguir a risco, para assegurar a saúde daqueles que já fazem parte da família”.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 14 pontos de vacinação na zona urbana dos municípios, sendo estes:

1.    U.E. Cristiano Neto

2.    U.E. Deputado Pinheiro Machado

3.    Creche Mário Lúcio

4.    U.E. Helena Veras

5.    PSF Cearazinho

6.    U.E. Eliana Soares

7.    U.E. Manoel Vieira

8.    Posto de Saúde Centro (CIS)

9.    Rodoviária

10.  U.E. José Maria de Lima

11.  Residencial Brisa Mar (Peito de Moça)

12.  Praça do Coqueiro

13.  Em frente ao Depósito João Ribeiro (Atalaia)

14.  Agespisa


Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Luís Correia inicia pagamento de atrasados de 2012

Após negociação com os sindicatos dos servidores públicos a Prefeitura de Luís Correia iniciou pagamento do salário referente ao mês de dezembro e o 13º salário, ambos de 2012. Ficou definido, em acordo, que os valores serão pagos em 6 parcelas e teve início no fim do mês de julho. O acordo foi realizado para os servidores efetivos do município.


De acordo com a Prefeita Adriane Prado honrar os salários do servidor é fundamental para sua gestão. “O servidor tira seu sustento do salário. Ele se organiza esperando receber todos os meses e ficar sem seus proventos desorganiza, prejudica a vida pessoal.  Os débitos de 2012, da gestão passada, já estão sendo pagos e todos os servidores receberão. Nós honramos o pagamento todos os meses e vamos honrar os atrasados deixados pelo passado” afirmou Adriane Prado.


Os servidores ligados as secretarias de administração e saúde receberão as 6 parcelas por ordem alfabética e de valor. Já os servidores administrativos (merendeira, serviços gerais e vigias) da secretaria de educação receberam os atrasados em 1 parcela, no mês de julho, e os professores em 5 parcelas a partir do mês de agosto.

A tabela de pagamento por ordem alfabética e de valor está disponível no setor de Relações Humanas da Prefeitura de Luís Correia.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores