Cidadeverde.com

IBGE mostra avanço da web e dos celulares entre os brasileiros

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (11/12/2009) uma análise baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, sobre acesso a internet e posse de celular no Brasil. O levantamento mostrou que entre 2005 e 2008 o percentual de internautas subiu de 21% para 35% da nossa populaçao. No Distrito Federal, esse índice foi de 56%, em SP de 44% e no Rio 41%. Entre os mais jovens, mais escolarizados e de maior renda o acesso a web foi maior. Por outro lado, no Norte e Nordeste as proporçoes foram menores que a média nacional. 

Depois da residência, o lugar de onde os brasileiros mais navegam na internet é a lan house - 35% dos acessos sao em uma dessas lojas. No Norte e Nordeste, porém, as lan houses passam para o 1o lugar. Dos que acessam de casa, nada menos que 80% utilizam banda larga. Agora, sabe o que os brasileiros mais fazem na web? Se comunicam com os outros, se divertem e só depois estudam ou aprendem algo. Há 3 anos, educaçao e aprendizado era o motivo numero 1 de acesso a rede.

 Apesar do avanço na quantidade de internautas no pais, ainda existem quase 105 milhoes de brasileiros sem internet. Mais ou menos um terço nao acessa por falta de interesse, um terço porque nao sabe navegar na rede e um terço por falta de computador. Com a alta da renda, mais pessoas comprarão computadores. Com um pouco mais de informaçao, outros se sentirão atraídos. Ou seja, o número de internautas brasileiros deve crescer bastante na próxima PNAD.

 O crescimento da penetração dos celulares também impressiona. A proporçao dos que tinham telefone celular para uso pessoal passou de 37% para 54% em 3 anos, contando apenas pessoas com 10 anos ou mais de idade. Para 45% desses brasileiros o celular é o único telefone pessoal. Para você ter uma idéia da velocidade de adoçao desses aparelhos basta dizer que enquanto a populaçao com 10 anos ou mais crescia 5% de 2005 a 2008, o exército dos donos de celular aumentou 55%.

Fonte: bluebus

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais