Cidadeverde.com

Seis técnicas de como implementar qualquer fonte no seu site

Voltando a ativa no blog, vou dá uma dica de 6 formas diferentes de colocar qualquer fonte na sua página. 

Dica 1 - FIR - Fahner Image Replacement
A técnica que usa a imagem de fundo do CSS (background-image) para substituir o texto em páginas web. Ao esconder o texto real usando display: none e visibility: hidden, e sobrepondo uma imagem, você pode usar quaisquer fontes em seus títulos. A desvantagem desta técnica é que ela vai exigir um monte de CSS junto com imagens personalizadas para substituir e também não segue padrão de acessibilidade, mas isto é uma outra história.

HTML

Masavio Multimedia


CSS
h1#welcome
{
width: 400px;
height: 32px;
background: #fff url(masavio.gif) top left no repeat;
}

#welcome span
{
display: none;
}

Dica 2 - Facelift Image Replacement (FLIR)

O método usa PHP com a biblioteca GD para converter seu texto em imagens com fontes atualizadas. A imagem é então enviada de volta para seu navegador usando JavaScript. O CSS pode ser usado para promover o estilo de texto.
 Download - Para baixar os arquivo necessários, clique aqui

Dica 3 - Scalable Inman Flash Replacement (sIFR)
É semelhante à técnica FLIR, com o detalhe de que ela usa Flash em vez de PHP para processar texto HTML usando arquivos de fontes já armazenadas no servidor web. A sIFR requer algum conhecimento de Flash e JavaScript. 

Para saber como aplicar no seu site, clique aqui

Dica 4 - Cufon
Cufon é uma técnica de substituição de fonte que usa JavaScript e vetores gráficos. Para começar, é preciso usar um mecanismo de renderização para converter o arquivo fonte em uma forma vetorial. Uma vez convertido, você pode simplesmente chamar a função de renderização do JavaScript para substituir a sua tipografia no site. As vantagens do Cufon sobre outros métodos são a velocidade, facilidade de uso e compatibilidade com a maioria dos principais navegadores.

Para saber como implementar, clique aqui

Dica 5 - CSS3 @ font-face
A técnica consiste em especificar um link para uma fonte personalizada, que por sua vez, é baixada e instalada pelo navegador quando a página é processada. O problema, porém, é que os navegadores dão suporte a fontes de forma diferente, e isso implica em converter a fonte em vários formatos.

Veja links que tratam da implementação da técnica.

Dica 6 - Google WebFont API
O Google WebFont API usa CSS3's @ font-face para adicionar fontes para o seu site. Atualmente limitada a apenas 18 famílias diferentes de fonte, o Google WebFont API fornece a aplicação mais fácil para tipografia personalizada. Tudo que você precisa fazer é simplesmente fazer um link para seu estilo e, em seguida, chamar a fonte em um estilo CSS. A grande vantagem é que usando o estilo a partir do Google você economiza em banda e melhora a velocidade de carregamento da página.

ex:

Teste as fontes do google

Guia de uso

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais