Cidadeverde.com

Entenda mais sobre Fake News

As Fake news são, por definição, notícias falsas criadas de forma caluniosa para denegrir a imagem de alguém ou manipular a opinião pública - também definido como Hoax ou pós-verdades.

A Fake news sempre existiu mas com o advento da internet ela se potencializou. Efetivamente não é uma novidade. Joseph Goebbels, ministro das propagandas nazistas, era um especialista neste assunto. Ele manipulou a sociedade com vídeos falaciosos, de conspiração contra a Alemanha para ganhar a simpatia do povo. É dele a famosa frase “Uma verdade dita mil vezes torna-se verdade” - o termo é a essência do Fake News.  

Porque as Fake News existem? 

1 - Porque as pessoas são crédulas demais e acreditam em tudo o que lhe passam.

2 - Porque falta conhecimento e educação. As pessoas não conseguem julgar se a informação é pertinente.

3 - Para para a maioria das pessoas é mais fácil compartilhar uma notícia falsa quando a noticia vai ao encontro ao que ela acredita. Por exemplo, se uma pessoa de “Direita” recebe uma informação que denigre a imagem da “Esquerda”, dificilmente ela fará uma análise do conteúdo com responsabilidade e certamente passará para a frente, sem avaliar se é verdadeira ou não. 

4 - As redes sociais, principal alvo de veiculação, não amadureceram ou iniciaram tarde demais o controle da validade das informações. Este é um processo em desenvolvimento. Na Suécia, com uso de Big data, robôs verificam as notícias publicadas e comparam os termos e informações similares para validade se o fato é verdadeiro ou fake. 

5 - Não há punição específica e nem lei para desestimular a propagação da Fake News.

Detectando Fake News

Em geral, possuem títulos duvidosos bem elaborados para atrair clicks e gerar compartilhamento.

Na maioria das vezes colocam alguém ou alguma coisa em evidência na intenção de beneficiar ou denegrir.

Essas noticias são publicadas principalmente via internet e só ganham dimensão porque são amplamente compartilhadas entre as pessoas sem o menor critério ou filtro de bom senso, ética ou responsabilidade com a informação que se repassa. 

As pessoas que ajudam esse mal, na maioria acreditam nessas fakes ou agem de forma impulsiva, principalmente no WhatsApp. 

Pente fino na Fakenews

1 - Identificar a fonte da notícia. 

Confira se a informação tem uma fonte confiável. Se for duvidosa, desconfie, principalmente se não tem qualquer fonte citada. Procure a noticia em outros sites de grande acesso ou credibilidade, pois se a notícia for verdadeira e impactante, certamente estará por lá. 

Sites ligados a ideologias políticas, em tempos de eleição, são grandes propagadores de fake news. E geralmente são hospedados em servidores estrangeiros ou com dominos estranhos e de nomes longos ou similares a sites famosos.  Nestes sites, procure pelo expediente, quem são seus editores e repórteres. 

3 - As informações parecem surreais? leia o conteúdo completo. 

Verifique se há erros de português, títulos mal formatados, texto truncado ou informações que você considera destoante da realidade. 

4 - Faca uma busca na rede e compare publicações disponíveis na Internet. 

Pode haver um trecho manipulado, modificado com números falsos e ou até um parágrafo todo com informações mentirosas

5 - Ao compartilhar, pense nas consequências de uma informação mentirosa, pode causar danos às pessoas. Ética é fundamental.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais