Cidadeverde.com

São decorridos 30 anos de importante conquista piauiense

Imprimir
Em 1981 a CBD realizou o III Campeonato Brasileiro de Futebol, na categoria juniores. Todas as seleções eram formadas por jogadores das categorias de base. A Federação Piauiense, na época sob a presidência do Cel. Jofre do Rêgo Castelo Branco, confiou o trabalho de formação do nosso escrete a João Luiz Soares, como supervisor, Mozar Bastos, Diretor de Futebol da entidade e a Cesarino Oliveira(foto), este como técnico.


A equipe de trabalho ficou assim:

Diretor da Federação - Mozar Bastos

Supervisor - João Luiz Soares

Médico - Grimário Nobre de Oliveira

Técnico - Cesarino Oliveira

Preparador físico - Francisco das Chagas Leal de Sousa

Massagista - Luiz Ramalho


Foram selecionados os jogadores - Nelsinho, Osmary, Carlinhos I, Carlinhos II, Miolinho, Paulinho, Joãozinho, Zezé, Wálter Piauí, Celso,  Durval, Joniel, Reginaldo, Gilberto, Olivan, Pedrinho e Vieirinha.

Na fase inicial do Campeonato Brasileiro, foi formado um grupo em Fortaleza e os piauienses venceram os dois jogos:

. Piauí 2 x 1 Rio Grande do norte

. Piauí 1 x 0 Ceará

Na sequência foram realizados os seguintes jogos:

Em Macapá - Piauí 1 x 0 Amapá
Em Teresina  - Piauí 6 x 0 Amapá
Em Arapiraca - Piauí 1 x 2 Alagoas
Em Teresina  - Piauí 1 x 0 Alagoas

E a Seleção Piauiene estava classificada para decidir o título com o Rio Grande do Sul, de Paulo Moroni, Branco e Dunga. 

No primeiro jogo, disputado no Estádio Olímpico de Porto Alegre, os gaúchos venceram por 3 x 1. O ponteiro Paulinho marcou o gol piauiense e a Rádio Pioneira transmitiu o jogo, com narração de Gilson Farias.O jogo foi realizado dia 10 de janeiro de 1982.

Na noite de 14 de janeiro de 1982 o Estádio Albertão estava em jornada de festa. Um dos maiores públicos da temporada estava presente para a grande decisão do título. O placar de 2 x 0 daria a taça aos piauienses.

Logo aos 6 minutos Reginaldo marcou e colocou o Piauí na frente. Aos 40 minutos Osmary cobrou pênalti e fez 2 x 0, mas aos 44 minutos Pedro Paulo diminuiu para 2 x 1, tudo no primeiro tempo.


Na fase final os piauienses forçaram por todos os lados, mas nada de gol. Os gaúchos, comandados por Dunga(foto) seguraram o placar de derrota por 2 x 1 e ganharam o título pelo saldo de gols.

A Seleção Piauiense jogou a final com Nelsinho; Carlinhos II, Celso, Zezé e Wálter Piauí; Osmary, Joãozinho e Miolinho; Paulinho, Reginaldo(Vieirinha) e Joniel.

O elenco da Seleção Piauiense era tão bom que os seus jogadores logo estavam como titulares dos clubes de Teresina, como Auto Esporte, Tiradentes, Piauí, River e Flamengo. No ano seguinte ao Campeonato Brasileiro, o mesmo técnico Cesarino Oliveira, atualmente Presidente da Federação de Futebol do Piauí, comandou o Auto Esporte na conquista do Campeonato Piauiense, o único da história do clube alviverde, e no grupo estavam seis jogadores da Seleção.

Há tempos estamos afirmando que o Estado do Piauí sempre revelou ótimos jogadores. Lembramos que o Cosmos, comandado pelo médico Francisco Cavalcante, disputou a Copa Arizona, famosa em todo o Brasil, e também ficou com o vicampeonato, perdendo a final em São Paulo.Lamentavelmente nos últimos anos nossos dirigentes abandonaram a "prata de casa" e muítos jovens de grande valor estão saindo para outros estados sem que tenham jogado em nossos clubes.

Ainda há tempo para recuperação do tempo perdido.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais