Cidadeverde.com

Viaduto: pedestres dividem pista com carros e temem acúmulo de água

Imprimir
O Cidadeverde.com flagrou na manhã desta segunda-feira (19), uma situação alarmante no recém-inaugurado viaduto da avenida Higino Cunha, zona Sul de Teresina. Por falta de espaço na calçada, os pedestres tem que dividir com os carros, a alça que dá acesso à Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

João Pádua, superintendente de Desenvolvimento Urbano da região, Centro-Norte, responsável pelas obras próximas ao viaduto, afirmou que o problema está sendo provocado por conta de uma calçada alta, que ocupa a maior parte do passeio para pedestres. Segundo ele a SDU está negociando com o proprietário para que ela seja demolida.


“Estamos em negociação com o proprietário da empresa que funciona lá e aquela calçada alta vai ser retirada, dando mais espaço para os pedestres”, afirmou o superintendente.

Chuvas

Uma dúvida frequente dos motoristas que passam pelo viaduto é sobre a possibilidade de que o local acumule água em caso de chuvas em Teresina. O gerente de obras da SDU Centro/Norte,  Ângelo Cavalcante, enfatizou que não há necessidade de obras de escoamento já que, segundo ele, não há possibilidade nenhuma de haver acúmulo de água no local.


“É uma ilusão de ótica que causa uma falsa impressão nas pessoas, de que ali não tem um desnível. A água vai escorrer toda por gravidade. Foi feita uma topografia na região e não há possibilidade de acumular água no viaduto”, garantiu o gerente.

Congestionamentos

A nova rótula construída no acesso ao viaduto, tem sido alvo de muitos congestionamentos todos os dias nos horários de picos. Segundo o superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, não haverá nenhuma mudança de sentido na região, já que o ideal é que as pessoas se acostumem com a nova rota.

"Não vai haver mudança de sentido. A rótula vai continuar. Como não há alças para o viaduto, é o jeito de se garantir o fluxo  com segurança. As precisam se acostumar, que o percurso é mais longo um pouco", explicou o superintendente.


A nova sinalização na rótula ainda deve ser concluída nos próximos dias. Pang, explicou também sobre novas faixas exclusivas que devem surgir. "A faixa de quem vem pela Marechal e vira a direita no Cefapi, será exclusiva e os que querem entrar na rotatória vão ter outra. Isso deve ordenar muito melhor", garantiu o gestor.

Fiscalização Eletrônica

O novo viaduto, receberá em sua parte mais baixa uma fiscalização eletrônica nos dois sentidos para limitar a velocidade de quem trafega no local. Segundo o superintendente, os limites não tem sido respeitados.


Rayldo Pereira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais