Cidadeverde.com

Arquivo Público comemora 105 anos com exposição sobre eleições

Imprimir

O Arquivo Público do Piauí - Casa Anísio Brito comemorou seus 105 anos de existência em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (16). Na ocasião, foi aberta a exposição "História Eleitoral do Estado", que mostra um pouco da memória documental do Piauí.

O secretário de Governo, Freitas Neto, prestigiou o evento e falou da importância da exposição realizada no prédio. “É muito pertinente uma exposição que conta um pouco da história eleitoral do Piauí. Sem dúvida, ela nos serve para observarmos o quanto o sistema de votação foi se modernizando ao longo dos anos”, destaca.

A Coordenadora do Arquivo Público, Socorro Miura, ressaltou que a instituição sempre realiza exposições de seus materiais no sentido de promover um maior acesso da população aos documentos sob sua guarda. “Nós sempre procuramos expor algo que esteja relacionado com alguma data significativa ou algum acontecimento. Como estamos vivendo o período eleitoral, resolvemos expor todo nosso arquivo relacionado ao tema”, explica.

Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta ao público até o final do mês de setembro, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Além do secretário de Governo, a diretora da Agência de Tecnologia e Informação (ATI), Christiane Alencar, esteve presente e reforçou o apoio da agência no trabalho realizado pelo Arquivo Público. “A nossa parte é fornecer o suporte tecnológico necessário e, para isso, estamos cedendo três estações digitais para apoiar a instituição”, conta.

A solenidade ainda contou com a presença de uma equipe do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que entregou para a coordenação do Arquivo Público material digitalizado, entre jornais e documentos que não possuem mais capacidade de manuseio. 

Coordenado pela professora da UFPI, Ana Regina Rêgo, o trabalho de digitalização é um esforço coletivo dos profissionais e estudantes de Comunicação Social e História para garantir a preservação dos documentos. “Nós entregamos 120 títulos digitalizados, mais de 3.500 exemplares entre revistas, jornais e documentos. Agora, esse material vai auxiliar nas pesquisas estudantis não só da academia, mas também da sociedade em geral”, pontua.

 

Da Redação

[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais