Cidadeverde.com

Candidatos falam sobre municipalização dos hospitais do Piauí

Imprimir

A série "5 Temas", do Jornal do Piauí, tratou de mais um tema polêmico e na pauta de questões importantes para o Estado: a municipalização de hospitais do Estado. 

A TV Cidade Verde questionou candidatos a governador do Piauí sobre o problema, uma vez que prefeituras têm devolvido a gestão de hospitais do Estado por não darem conta dos cursos com a manutenção. 

Veja o que três dos sete candidatos a governador falaram sobre o assunto.

Wellington Dias (PT)
O candidato do PT afirma que a questão envolve a legislação da saúde e alguns municípios terão mesmo que administrar os hospitais de pequeno porte. "Nós vamos apoiar os municípios para ter as condições de ter o médico, de ter o atendimento da atenção básica", afirmou. No caso das cidades de médio porte, que recebem pacientes de outros municípios, o governo deve cuidar dos hospitais regionais. 

Zé Filho (PMDB)
"Nós estamos fazendo uma comissão de estudo para analisar isso. Foi mais um erro do governo do PT, que irresponsávelmente entregou todos os hospitais para as prefeituras, mas nao deu condições das prefeituras para gerenciar os hospitais", reclamou o governador, lembrando que alguns hospitais estão fechados ou funcionando de forma precária. Zé Filho criticou ainda o fechamento do pronto-socorro do Hospital Getúlio Vargas, na capital. 

Lourdes Melo (PCO)
A candidata do Partido da Causa Operária defendeu que o não pagamento da dívida pública aos banqueiros seja revertido para a saúde, a ser gerida em um sistema único estatizado, na capital e interior. "Defendemos uma saúde igual para todos. Essa é a luta do PCO. Não achamos que a saúde possa ser um meio para gerar lucro", disse a professora da rede pública. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais