Cidadeverde.com

PM bate recorde em apreensão de armas; quase 600 só em Teresina

Imprimir

O Notícia da Manhã desta quarta(12) entrevistou ao vivo, o sub coordenador de operações especiais da Polícia Militar do Piauí, o tenente coronel Márcio Oliveira, que falou sobre a estratégia de retirar o armamento das ruas, com recorde de apreensões de armas este ano..

De acordo com dados da PM, em 2014 foram apreendidas quase 600 armas só em Teresina e recuperados mais de mil veículos. Segundo o tenente coronel, a polícia está focalizada nisso, tirar o armamento das ruas, pois entende que "a estatistica de homicidio, que é a mais perversa e que indica os índices de criminalidade, é alimentada por três crimes fatores: a droga, consumo e tráfico; o roubo de veiculos, aqueles que são utilizados na prática do homicídio e tráfico do entorpecente e que são tomados à mão armada, e o principal vetor que é a arma de fogo".

O tenente coronel informou que a PM também tem como estratégia, quebrar as bocas de fumo, que estão em todos os bairros da capital, e realizar um maior número de blitz, em parceria com a polícia civil,  rodoviária e polícia federal, para retirar veículos irregulares e fiscalizar quem está conduzindo esses veículos.

Quanto à ostentação de armas de fogo em redes sociais, o que fica parecendo que as pessoas estão tendo acesso fácil ao armamento, o tenente coronel foi enfático em dizer que a legislação tem que ser endurecida e que é bastante difícil um controle efetivo num país continental como o Brasil, onde a maioria das armas são de fabricação nacional.

Para ele "momentos de crises exigem um tratamento de crise" e é preciso um investimento maior nos órgãos de segurança. "O trabalho da policia está sendo feito, mas é preciso uma legislação mais dura para que a gente possa ter melhores instrumentos para trabalhar", disse.

Marcelo Lopes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais