Cidadeverde.com

Documentação sobre licitação da subconcessão da Agespisa foi repassada ao TCE-PI

Imprimir

O secretário de Administração, Franzé Silva, disse que o Governo do Estado se antecipou quando soube que havia uma denúncia no Tribunal de Contas e colocou-se a disposição do TCE-PI para prestar esclarecimento sobre o processo de licitação envolvendo a Agespisa. 

O TCE-PI determinou em despacho, na quarta (30), que o Governo se abstivesse de homologar a licitação para a subconcessão dos serviços de abastecimento d’água e esgotamento sanitário em Teresina, até que órgão emita decisão final sobre a contestação do processo apresentado por uma das empresas concorrentes do certame, e que perdeu. 

“Esse é um processo de muita documentação e colocamos um espaço físico dentro da Superintendência para que uma equipe técnica do Tribunal pudesse estar avaliando os papeis. Ontem fomos notificados e já estamos encaminhando de maneira digitalizado todas as informações para o Tribunal. Nós queremos esse processo o mais transparente possível”, comentou o secretário em entrevista, nesta quinta-feira (01), ao Notícia da Manhã.  

“Agora nossa preocupação é a celeridade do processo porque nós estamos falando é de abastecimento de água, já que hoje estamos com problema muito difícil em Teresina”, acrescentou. 

Franzé destacou as perdas no abastecimento de água e que uma das empresas apresentou dados referente a um mês, mas o edital pedia com relação a um ano, pois é importante para a viabilidade de uma tarifa, do preço a ser cobrado para a população. A perda está relacionada na água tratada que é perdida no momento da distribuição para as residências. 

“A empresa que está questionando (o processo) apresentou uma perda que estava acima do previsto no edital; outra agravante é que ela colocou a perda de um mês, e nós queremos a perda global, de um ano, para que a gente possa proteger o consumidor.  Não temos nenhum problema de aprofundar essa questões, o que nós pedimos é que haja o entendimento para resolver de forma rápida já que o processo se arrasta por muito tempo”, disse  o secretário.  

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais