Cidadeverde.com

Major César: 12 agentes são afastados por medida cautelar

Imprimir

12 agentes penitenciários da Colônia Agrícola Major César, que estavam de plantão no dia em que o garoto foi encontrado na cela e um que divulgou as imagens, foram afastados do exercício das suas funções pela Secretaria de Justiça. O afastamento de pelo menos 30 dias, foi decidido após investigação preliminar de uma sindicância que apura o caso. 

A decisão foi proferida como medida cautelar após concluírem que os “servidores foram omissos em suas obrigações legais de quanto ao controle de entrada e saída de pessoas da unidade penal”, afirma a Sejus. 

“Entre as atribuições, regulamentadas pelo Estatuto da Carreira Pessoal Penitenciários (Lei 5.377/2004), estão fazer rondas periódicas, fiscalizar o trabalho e comportamento da população carcerária, informar às autoridades competentes sobre as ocorrências surgidas no seu período de trabalho e fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos dos estabelecimentos penais, incluindo execução de serviços de revistas corporais. De acordo com a Secretaria de Justiça, o plantão descumpriu todas essas determinações, que estão dispostas no artigo 7º do Estatuto dos Agentes Penitenciários”, destaca a nota da Sejus.

Para o afastamento do agente que divulgou as imagens, a Sejus argumenta que o direito do garoto foi violado e mais uma vez o Estatuto dos Agentes Penitenciários descumprindo, no artigo que discorre que “ao servidor penitenciário é proibido divulgar, através da imprensa escrita, falada ou televisionada, fatos ocorridos na repartição, propiciar-lhe divulgação”.

 Os agentes penitenciários ficarão afastados por, no mínimo, 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por igual período. O afastamento tem como objetivo resguardar a investigação da Secretaria de Justiça, instaurada por meio da Portaria 062/2017.

Sinpoljuspi

O diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, informou nesta sexta-feira(06) que o local onde o adolescente foi encontrado, era uma casa destinada ao diretor da unidade e que os internos que estão lá, não ficam sob a responsabilidade dos agentes. Vilobaldo pede que tudo seja esclarecido.  

“Esse lugar, que hoje serve para acomodar internos, não está sob o controle dos agentes. Fica em lugar adverso de nossas atividades de segurança, sem nenhum controle, mas a realidade é que moram muitos internos com a autorização da direção da CAMCO (Colônia Agrícola Major César Oliveira), o que não deveria existir. Isso tem que ser esclarecido para todos. Governador falou agora como se fosse falha dos agentes em deixar uma visita nas dependências fora do horário estabelecido, nada disso foi o que aconteceu. É bom que seja esclarecido!”, afirma. 

Matérias relacionadas:

Pai do garoto achado na Major César e o preso podem ir para a mesma penitenciária
Governador reconhece que garoto em cela é grave, mas mantém Daniel na Sejus
Comissão de promotores vai à Major César e constata falhas na fiscalização
Delegado investiga se irmãos do garoto deixado em cela foram abusados
Juíza decreta prisão do pai do garoto encontrado em cela da Major César
Garoto encontrado em cela ganhava chinelo e biscoito do estuprador
Presídios terão novas regras após garoto ser encontrado em cela na Major César
"Não há fiscalização alguma após às 17h", diz promotor sobre Major César
Deputados na Alepi pedem afastamento de Daniel Oliveira da Sejus

 

Caso Major César: juíza afasta adolescente dos pais e o manda para abrigo

Estuprador ajuda família de menino deixado com ele em cela na Major César

Promotora defende afastamento de agentes da Major César; Sinpoljuspi reage

Delegado investiga se garoto deixado em presídio pode ter sido abusado

Polícia Civil abre inquérito para investigar caso de criança encontrada em presídio

Garoto de 13 anos é encontrado dentro de cela na penitenciária Major César

 

Caroline Oliveira 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais