Cidadeverde.com

Criminoso entra em luta corporal com policial militar e rouba arma em Parnaíba

Por Roberto Araujo

Imagens de uma câmera de segurança mostram a ação de criminosos que abordam um policial e roubam a arma dele na manhã desta sexta-feira (26) no bairro de Fátima, em Parnaíba. O policial chegou a travar luta corporal com um dos suspeitos, que foi baleado.

As imagens mostram o momento em que uma motocicleta com duas pessoas se aproximam do policial, que parte para cima do assaltante que estava na garupa do veículo. O condutor da motocicleta sai do local, por cima da calçada, enquanto o outro trava luta corporal com o policial. Nesse momento, o policial efetua um disparo que atinge o criminoso. Ele tenta se sair da luta corporal, o suspeito de motocicleta retorna e ambos conseguem fugir.

A ação ocorreu por volta das 8h30 no cruzamento da rua Benedito dos Santos Lima com a avenida Nossa Senhora de Fátima. O policial militar que foi vítima dos criminosos é lotado no Batalhão da PM de Luís Correia. De acordo com a PM, as diligências ainda estão em andamento para tentar localizar os criminosos. Não há informações se os suspeitos tentaram intencionalmente levar a arma do policial ou se faziam um assalto aleatório.

Segundo a PM, a moto usada na ação havia sido roubada há dois dias. O veículo foi localizado no início da tarde entre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o conjunto Brotherville, já na saída de Parnaíba para Buriti dos Lopes. Na moto, havia manchas de sangue, possivelmente do assaltante baleado.

Interditados: operação recupera 30 celuares e prende três suspeitos no litoral do Piauí

Foto: Ascom/SPP-PI 

Cerca de 30 aparelhos celulares foram recuperados durante a ação de intimação em massa da 17ª fase da Operação Interditados, realizada nesta quinta-feira (25), na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com a polícia, as pessoas em posse de aparelhos roubados ou furtados foram convocadas a fazer a devolução.

“Já estamos trabalhando para a realização da terceira etapa do projeto, que será a ação de restituição dos aparelhos para seus legítimos proprietários”, pontuou o superintendente de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zanatta.

A operação, realizada em conjunto com a Delegacia Seccional de Luís Correia, Polícia Federal e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), também resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, onde três lojas foram alvo e três suspeitos presos.

“A iniciativa reforça o compromisso das autoridades em combater o crime e garantir a segurança da população. Além disso, alerta para a importância de evitar a compra de produtos de origem duvidosa, contribuindo assim para a redução da criminalidade na região”, descreveu a polícia em nota.

 

Da Redação 

Reitor da UFDPar toma posse em cerimônia em Brasília

Foto: UFDPar

O reitor da UFDPar, João Paulo Sales, tomou posse no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na noite desta quarta-feira (24). Ele assume como primeiro reitor efetivamente escolhido por meio de consulta à comunidade da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) para um mandato de quatro anos. Ele já era reitor pro-tempore da instituição desde janeiro de 2023. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, que empossou quinze reitores e reitoras de Universidades Federais e dez reitores e reitoras de Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia.

A nomeação do Professor João Paulo Macedo para o cargo de reitor da UFDPar foi oficializada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decreto emitido em 24 de janeiro de 2024 no Diário Oficial da União, para o quadriênio 2024-2028.

O processo de escolha do reitor e do vice-reitor teve início em 2023, seguindo os padrões estabelecidos para as Universidades Federais do Brasil. A consulta pública comunitária, abrangendo discentes, docentes e servidores técnico-administrativos (TAEs), ocorreu em outubro de 2023, resultando na eleição de João Paulo Macedo e do vice-reitor, Vicente Borges, com 40,90% dos votos.

Após a fase da Consulta Pública, o Conselho Universitário da UFDPar (CONSUNI) elegeu os nomes que integraram a lista tríplice enviada para o Ministério da Educação (MEC) e posteriormente ao Presidente da República. Na lista tríplice, o atual reitor recebeu 34 dos 46 votos válidos.

Confira as instituições federais que tiveram seus reitores empossados: 

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) 
Instituto Federal Goiano (IF Goiano) 
Instituto Federal do Paraná (IFPR) 
Instituto Federal Catarinense (IFC) 
Instituto Federal Fluminense (IFF) 
Instituto Federal da Bahia (IFBA) 
Instituo Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) 
Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) 
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) 
Instituto Federal do Amapá (IFAP) 
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape)  
Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT) 
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  
Universidade Federal do Rondonópolis (UFR)  
Universidade Federal de Jataí (UFJ)  
Universidade Federal do Pampa (Unipampa)  
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)  
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)  
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)  
Universidade Federal de Roraima (UFRR) 
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) 
Universidade Federal de Rondônia (Unir)  
Universidade Federal de Catalão (Ufcat)  
Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) 

Da Redação

3 pessoas presas e 3 lojas de celular alvos de operação no litoral do Piauí

  • 1.jpeg Ascom SSP-PI
  • 2.jpeg Ascom SSP-PI
  • 3.jpeg Ascom SSP-PI
  • 4.jpg Ascom SSP-PI

Por Marina Sérvio com informações da SSP-PI

Atualizada às 11h40

Na manhã desta quinta-feira (25), 3 pessoas presas e 3 lojas alvos de mandados durante a Operação Integrados, que visa suspeitos dos crimes de receptação qualificada de aparelhos celulares e associação criminosa. Dentre os presos, está um policial militar investigado por venda de informações para lojistas. O PM, que é membro da Força de Segurança, foi preso em Parnaíba (a 337 km de Teresina). 

"Esse policial tinha acesso ao nosso sistema, como qualquer servidor da Força de Segurança tem acesso ao nosso sistema para consulta de e-mail, no entanto ele cobrava os lojistas por essa consulta de e-mail, e por isso que ele foi preso preventivamente, foi enquadrado no crime de corrupção e prevaricação" descreve delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações integradas da SSP-PI. 

Dessa vez a ação aconteceu nos municípios de Buriti dos Lopes, Luís Correia, Parnaíba e Teresina. 

Leia também:

Ao todo foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão durante a 17ª fase da operação. Além de empresários, a polícia apura ainda, durante a ação, o envolvimento de uma pessoa por violação de sigilo funcional e corrupção passiva. 

“A polícia apura o envolvimento de  H.K.S.T. na venda de informações sigilosas para lojistas que trabalham com a venda de celulares na capital” descreve a Secretaria de Segurança Pública em nota divulgada hoje.

Mandados de busca e apreensão por cidade:
Buriti dos Lopes - 03 
Luís Correia - 01 
Parnaíba - 01 
Teresina - 02 

Pessoas presas por cidade:
Buriti dos Lopes – 02 
Parnaíba - 01

A 17ª fase da Operação Interditados foi uma ação da Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com a Delegacia Seccional de Luís Correia, Polícia Federal e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

Lagoa do Portinho transborda e água invade bares e restaurantes

A Lagoa do Portinho, no município de Parnaíba, litoral do Piauí, transbordou com as fortes chuvas que atingem a região e invadiu bares e restaurantes localizados às margens.

O proprietário de um desses estabelecimentos, Luís Carlos, contou que a situação não impediu os clientes de frequentarem o local.

“Eu coloquei umas tendas aqui para afastar as mesas da água, mas mesmo assim tem cliente que vem, que quer colocar a mesa na água para ver os peixes batendo nos pés”, disse.

Luís Carlos pontuou que esse já é o terceiro ano seguido que seu bar é invadido pelas águas, mas que fica feliz em ver a lagoa cheia após a seca que assolou o local nos anos anteriores.

 

Com informações de Darival Júnior 

Juíza determina prisão domiciliar para presas devido à falta vagas no semiaberto para mulheres

  • 1.jpeg Ascom/ Defensoria Pública
  • 2.jpg Ascom/ Defensoria Pública
  • 3.jpeg Ascom/ Defensoria Pública
  • 4.jpeg Ascom/ Defensoria Pública
  • 5.jpeg Ascom/ Defensoria Pública
  • 6.jpeg Ascom/ Defensoria Pública

Por Yala Sena

Em decisão pioneira no litoral do Piauí, a juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, está determinando a soltura de mulheres da Penitenciária Mista e ordenando o uso de tornozeleiras eletrônicas em prisões domiciliares.    

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça e aguarda o posicionamento do órgão. 

A decisão da magistrada se deve à falta de Colônia Agrícola voltada para as mulheres e a superlotação do presídio.  Segundo a Defensoria Pública do Estado, a lotação na penitenciária mista teve um aumento de mais de 400% nos últimos anos, abrigando 652 presos quando a capacidade é de 125 internos.

Na penitenciária mista de Parnaíba existe uma ala que abriga as mulheres. No entanto, com o inchaço populacional dentro do presídio, a magistrada determinou a prisão domiciliar para as mulheres.

Na penitenciária, 40 mulheres cumprem penas e a decisão da juíza irá beneficiar sete apenadas do semiaberto harmonizado.

O defensor público, Antônio Caetano de Oliveira Filho, da 8ª Defensoria de Parnaíba, ressaltou que o fundamento da decisão não é simplesmente a superlotação, mas o fato de não ter prisão para mulheres cumprirem pena em regime semiaberto no estado inteiro.

“Só tem presidio feminino em Teresina e Picos, mas mesmo assim, sem espaço adequado para as que cumprem pena em regime semiaberto. As apenadas ficam em presídios fechados e elas precisam de espaços diferenciados”, disse o defensor. 

Na decisão, as presas podem sair para trabalhar, mas a partir das 18h até às 6h devem permanecer na residência com fiscalização eletrônica.

As apenadas são proibidas também de frequentar bares, casas noturnas, rinhas ou qualquer outro estabelecimento destinado a comércio ou armazenamento de substâncias ilegais. 

A Secretaria Estadual de Justiça divulgou nota sobre a decisão judicial.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informa que, sobre a obtenção de semiaberto harmonizado para as internas da Penitenciária Mista de Parnaíba, dispõe de tecnologia e servidores do Núcleo do Monitoramento Eletrônico capazes de fiscalizar as internas do regime, conforme a decisão judicial. A Sejus ressalta e manifesta ainda que o monitoramento é eficiente e uma alternativa mais econômica para os cofres públicos, além de uma possibilidade de enfrentamento ao problema da superlotação do sistema prisional. Por fim, a Sejus segue com as obras da construção de uma nova unidade penal no Norte do Estado, em Buriti dos Lopes, abrindo mais vagas no sistema.

Mais de dez imóveis são sequestrados com casal suspeito de dominar tráfico no litoral do Piauí

  • WhatsApp_Image_2024-04-18_at_11_03_02.jpeg Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2024-04-18_at_11_03_02_(1).jpeg Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2024-04-18_at_11_03_02_(2).jpeg Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2024-04-18_at_11_03_03_(1).jpeg Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2024-04-18_at_11_03_03_(2).jpeg Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2024-04-18_at_11_03_03_(3).jpeg Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2024-04-18_at_11_03_03_(4).jpeg Polícia Civil do Piauí
  • WhatsApp_Image_2024-04-18_at_11_03_03_edit.jpg Polícia Civil do Piauí

Por Rebeca Lima e Darival Júnior 

Um casal suspeito de dominar o tráfico de drogas na região do Conjunto Dom Rufino, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, foi preso na manhã desta quinta-feira (18) durante a Operação Ponto Final. Com eles, a polícia sequestrou 14 imóveis oriundos do crime. 

Além deles, foram cumpridos outros dez mandados de prisão, sendo um deles no estado do Ceará, de pessoas consideradas “soldados” da dupla que eram cooptados para vender os entorpecentes. Cerca de R$ 20 mil em espécie também foram apreendidos.

O delegado Ayslan Magalhães, da 2ª Divisão de Tráfico de Parnaíba, pontuou que o casal teria vínculo com uma facção criminosa e movimentado a quantia de R$ 2 milhões nos últimos dois anos.

“Um casal dominava a região, são faccionados, e a gente constatou que nos últimos dois anos eles movimentaram aproximadamente R$ 2 milhões em movimentação bancária, uma renda totalmente incompatível porque nenhum dos dois é assalariado. Na região, eles tinham muitos imóveis. A gente conseguiu vinculá-los a, no mínimo, 14 imóveis, então esses imóveis também foram sequestrados”, disse.

As investigações iniciaram ainda em fevereiro de 2023 e ao longo dos meses foram realizadas mais de 30 buscas, apreensão de grande quantidade de droga, veículos, celulares, anotações e outros elementos.

A operação de hoje (18), que contou com 25 alvos, teve o objetivo de cumprir 21 buscas e 14 mandados de prisão.

A ação foi realizada pela 1ª e 2ª Divisão de Tráfico de Parnaíba, com apoio de várias unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar.

 

 

 

Bairros de Parnaíba ficam com o abastecimento de água suspenso até sexta (19)

Foto: Pixabay

A Agespisa informou que os bairros São José, Centro, Nossa Senhora do Carmo, parte do Nova Parnaíba e da Avenida Marquês de Paranaguá até o bairro São José ficarão com o abastecimento de água suspenso a partir das 20h desta quinta-feira (18) até às 6h da manhã de sexta-feira (19).

Segundo informações da empresa, a interrupção é devida aos serviços de interligações na rede de distribuição de água de Parnaíba que serão executados nas ruas Francisco Correia, Pires Ferreira e Coronel José Narciso, no Centro.

A Agespisa destacou ainda que a água deve retornar de forma gradual após a conclusão dos serviços.

 

Da Redação 

Morre a pequena Laila Vitória, que viveu por seis anos internada no HEDA

Foto: Reprodução HEDA

Morreu nesta segunda-feira (15) a pequena Laila Vitória, aos seis anos, que nasceu prematura e com anoxia (falta de oxigênio) e viveu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. 

Ela nasceu em janeiro de 2018, e, desde então, dependia de ventilação mecânica para respirar, sonda para se alimentar e dos cuidados diários de uma equipe multidisciplinar. Por conta disso, desde que nasceu, o Heda foi sua casa.

A família é natural de Cocal e precisou readequar a rotina de vida para acompanhar a Laila. De acordo com o hospital, a mãe de Laila Vitória, Lidiane Silva, ia três vezes por semana ao hospital para visitar a filha, superando a distância de 82 quilômetros entre Cocal e Parnaíba.

Em dezembro de 2023, a Laila saiu pela primeira vez do hospital. Sob os cuidados da equipe médica, ela foi com a família até a praça "Terra Santa", localizada em Parnaíba. Essa foi a primeira e única vez que a criança saiu da unidade hospitalar.

Laila conheceu a família em dezembro de 2023

A visita à "Terra Santa", no contexto do Natal, permitiu que ela conhecesse outros familiares, bem como visse o Papai Noel, e a decoração natalina do local.

Laila também cativou os corações da equipe multiprofissional que a acompanhou durante este período com os cuidados paliativos. Em nota, o HEDA disse que Laila "lutou com determinação". "Uma criança que lutou com determinação. Suas memórias continuarão sempre conosco. Nossos corações estão com a família e amigos neste momento de tristeza", diz trecho da nota.

Segundo o HEDA, Laila não teve nenhuma complicação, e a morte foi ocasionada por conta das consequências da condição de saúde que ela enfrentava. 

O velório e sepultamento serão em Cocal, cidade da família de Laila, nesta terça-feira (16).

Hospital de Parnaíba passa a usar detectores de metais na segurança

Dispositivo de segurança passa a ser usado por agentes de portaria em todas as entradas do HEDA, o Hospital Dirceu Arcoverde na zona sul de Parnaíba com apoio da Polícia Militar e oferecendo mais tranquilidade aos pacientes, visitantes e colaboradores do hospital

Como medida para reforçar a segurança dos pacientes, visitantes e colaboradores, detectores de metais são utilizados desde o dia 8 de abril no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba , sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania.

Os equipamentos são manuseados pelos agentes de portaria do hospital, que contam com a retaguarda da Polícia Militar e passaram por capacitação para operar o dispositivo de forma eficiente, garantindo que todos sejam submetidos à triagem de maneira rápida e eficaz.

Segundo Wal França, diretora-geral do HEDA, esta é uma medida de segurança importante e que está sendo implementada gradualmente para que cause o mínimo de inconvenientes possíveis para os pacientes e visitantes.

Com informações de cometadiario

Posts anteriores