Cidadeverde.com

Para líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara, sessão extraordinária sobre problemas na saúde "perdeu o objeto"

Imprimir

Por Adriana Magalhães (com informações da TV Cidade Verde)

A sessão extraordinária que deve acontecer nesta terça-feira (02) na Câmara Municipal de Teresina, para tratar sobre os problemas na gestão da saúde no município, perdeu o seu objeto. É o que diz o vereador Antonio José Lira, líder do prefeito Dr. Pessoa na Casa, em entrevista ao Notícia da Manhã.

A sessão foi convocada no dia 28 de dezembro pelo presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), após aparelhos de ultrassom, tomografia e raio-x terem sido recolhidos do Hospital de Urgência de Teresina. O presidente discorda, e diz que os parlamentares, e a população de Teresina, precisam de respostas sobre a gestão da saúde na Capital.

"Esse ano nós fizemos um aumento do orçamento da Fundação Municipal de Saúde, e fizemos uma suplementação, recentemente, e mesmo assim o problema da saúde não foi resolvido. Então nós queremos saber o que está acontecendo. O porquê que fornecedor estava sem receber pagamento e quando a câmara anunciou que iria fazer a sessão extraordinária, de imediato, foi pago", disse o vereador.

 

"A crise na saúde não é de hoje, ela é de muito tempo, de outras gestões. A crise aconteceu, mas o que levou a essa sessão extraordinária foi aquele fato pontual da retirada da máquina, de má-fé inclusive, o empresário não podia fazer aquilo, ele poderia ter causado mortes, já havia sido negociado, mas ele fez um verdadeiro teatro. Graças a Deus, a prefeitura tomou precauções, atitudes na rede privada, o fato é que não ocorreram danos maiores', disse o parlamentar.

Segundo Antonio José Lira, a prefeitura recebeu um aporte financeiro de R$ 65 milhões, oriundo de emendas parlamentar para resolver a situação da falta de insumo e pagamento de fornecedores da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Veja também:

Pacientes relatam falta de testes de Covid em hospitais de Teresina
Governador diz que impeachment não é “melhor remédio” e que está à disposição para ajudar FMS: “Não vamos politizar”
Prefeitura e empresa fecham acordo e aparelhos de radiografia e ultrassom voltam ao HUT
Conselho Municipal de Saúde pede intervenção na FMS após retirada de equipamentos do HUT
Aparelhos de ultrassom, tomografia e raio-x são recolhidos do HUT e mais 12 hospitais de Teresina

"Chegaram recursos federais, oriundos de emendas, só o senador Marcelo Castro enviou R$ 35 milhões para a saúde de Teresina. O dinheiro está em caixa. A prefeitura fez um super abastecimento nas UPAs do Promorar, Satélite e Renascença, no próprio HUT e na rede das UBS. Assim, a sessão extraordinária perdeu o objeto. A crise foi resolvida por um super abastecimento da rede de saúde do município de Teresina", garantiu.

Sobre a intervenção na saúde, o vereador acredita que o Governo do Estado não tem condições de gerir a saúde de Teresina.

"Se o governo quer ajudar o município de Teresina, ele deve pagar o que deve. Trazer a saúde de Teresina para o Governo do Estado é não querer resolver o problema", finalizou.

A sessão está programada para acontecer na tarde desta segunda-feira (02).

Presidente da Câmara

Em entrevista ao programa Acorda Piauí, o presidente da Câmara confirma que a sessão vai acontecer e buscará por soluções do problema e descarta a pauta sobre impeachment do prefeito.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais