Cidadeverde.com

Aluno de Medicina da UFPI é o 1º a ganhar bolsa de estudos na Alemanha

Imprimir
A Universidade Federal do Piauí tem o seu primeiro aluno de graduação contemplado com bolsa do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) pelo Edital do CNPq. Trata-se do acadêmico do 10° período de medicina Tiago Avelar. Com apenas 21 anos, o futuro médico terá a oportunidade de vivenciar a graduação sanduíche no exterior. A Universidade Eberhard Karls, localizada na tradicional cidade universitária de Tübingen na Alemanha, foi a escolhida pelo discente.

Tiago Avelar é o primeiro da foto, da esquerda para a direita.

Entusiasmado com a viagem, Tiago vê o programa como uma oportunidade única para expandir seus conhecimentos no campo da pesquisa e realizar treinamento clínico. "O Programa oferece opções de universidades que são referências na área da pesquisa. Tenho muito interesse em neurocirurgia. Por isso, escolhi a Universidade de Tübingen, que é um reconhecido centro de excelência nesta área", explicou o acadêmico.

Para concessão das bolsas, a UFPI realizou pré-seleção dos candidatos. A seleção final é realizada pelo Comitê Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, que analisa o cumprimento dos requisitos de inscrição, observando o desempenho acadêmico do candidato e a qualidade da instituição de destino em sua área de estudo.

Segundo a mãe do bolsista selecionado, Dona Maria do Amparo, Tiago é muito determinado em tudo que se propõe a fazer. "Estamos dando apoio emocional a ele, embora, já sintamos saudades. Mas a felicidade dos filhos é a felicidade dos pais", disse. 


Além de bom aluno, o acadêmico de medicina domina o idioma inglês e é um estudante autodidata da língua alemã. Vislumbrando oportunidades futuras, Tiago Avelar investe em conhecimento. Já participou de curso específico de inglês médico e realizou intercâmbio de um mês na Áustria pela IFMSA (International Federation of Medical Students), organização mundial de estudantes de medicina. Por tudo isso, Tiago Avelar é exemplo de que sorte é o encontro da oportunidade com a preparação.

Com viagem prevista para final de janeiro de 2012, Tiago revela que suas expectativas são as melhores possíveis. "Pretendo me dedicar ao máximo. Terei recursos disponíveis para engrandecimento do meu conhecimento. Viver longe de casa, ter contato com outra cultura e vivenciar a rotina médica em outro país agregarão grande experiência para minha vida pessoal e profissional", afirma o estudante.

O Ciência sem Fronteiras é um Programa concebido para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. No total, são 18 áreas prioritárias do programa CsF, entre elas, Saúde.


Entre os benefícios que o bolsista tem direito estão: passagens aéreas de ida e volta, auxílio instalação, seguro saúde e subsídio financeiro no valor de U$ 870,00 dólares pagos trimestralmente.

O Programa Ciência Sem Fronteiras é resultado do esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) através de suas instituições de fomento à pesquisa CAPES e CNPq, respectivamente.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais