Cidadeverde.com

Limpeza na Estação pode provocar falta d'água nas áreas mais altas

Imprimir
A Agespisa vai fazer nesta terça, dia 31, a limpeza e manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água de Teresina – ETA I - para garantir melhor qualidade aos clientes. Por conta do serviço, poderá faltar água nas áreas mais altas da capital.  

O controle da qualidade da água distribuída pela Agespisa é rigoroso. Para garantir que a água possa ser utilizada sem qualquer risco por seus usuários, a Agespisa mantém um laboratório de controle de qualidade que funciona 24 horas todos os dias da semana. 

A cada duas horas são feitas coletas para averiguar a qualidade da água captada no Rio Parnaíba e a da água que sai da Estação de Tratamento para os reservatórios. São feitas ainda, diariamente, análises físico-químicas e bacteriológicas para o monitoramento das unidades de tratamento e da água distribuída à população.

A companhia de abastecimento mantém um complexo de estações de tratamento de água, localizado às margens do Rio Parnaíba, no Distrito Industrial, zona Sul de Teresina. A área abriga três estações que produzem um volume médio mensal de seis bilhões de litros de água tratada.

Como é feito o tratamento

No tratamento da água, são empregados os de processos coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e ajuste de PH. Após a filtração, a água recebe a adição de flúor como medida de prevenção contra cárie dentária. Para realizar a sanitização da água e sua prevenção quanto à presença de bactérias nocivas à saúde, utiliza-se o cloro na forma de gás granulado.

A etapa final do processo é a adição de cal hidratada para corrigir o pH e evitar corrosão na tubulação da rede de distribuição. É feito o bombeamento da água tratada diretamente para o reservatório do Parque Piauí na zona Sul, que tem capacidade de armazenar 25,3 milhões litros de água. De lá, a água segue para os demais reservatórios distribuídos em toda cidade, bem como para as caixas d'água domiciliares.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais