Cidadeverde.com

Cinco toneladas de sementes serão distribuídas em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, realiza nos próximos dias 21 e 22 de dezembro, a distribuição de cinco toneladas de sementes de milho a agricultores do município.

A distribuição será feita no Mercado Municipal Dona Lili, das 9h às 12h. Para receber as sementes, os agricultores devem apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, Título Eleitoral, Talão de Energia (zona rural) e Extrato atualizado da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF).

Juvenal Souza, secretário municipal da Agricultura, comenta que serão distribuídos 5kg por família, beneficiando um total de mil agricultores familiares. “Nossa meta é atender agricultores eminentemente rurais e, com isso, promover uma área de, aproximadamente, 230 hectares plantados”, destaca o secretário.

Fonte: Ascom

Personalidades recebem homenagens em solenidades dos 300 anos de Oeiras

  • Oeiras_10.JPG Ascom
  • Oeiras_9.JPG Ascom
  • Oeiras_11.JPG Ascom
  • Oeiras_1.JPG Ascom
  • Oeiras_2.JPG Ascom
  • Oeiras_3.JPG Ascom
  • Oeiras_4.JPG Ascom
  • Oeiras_5.JPG Ascom
  • Oeiras_6.JPG Ascom
  • Oeiras_7.JPG Ascom
  • Oeiras_8.JPG Ascom
  • Oeiras_13.JPG Ascom

Iniciando a agenda festiva dos 300 anos de Oeiras, os dias 15 e 16 de dezembro foram marcados por uma vasta programação alusiva ao tricentenário da cidade. Os eventos contaram com a presença do governador Wellington Dias; do prefeito de Oeiras, José Raimundo; de secretários de Estado e municipais e de outras autoridades políticas.

Na chegada à cidade, na tarde de sexta-feira, o governador e sua comitiva participaram de um culto, celebrado na Primeira Igreja Batista. Em seguida, Wellington Dias participou das entregas das comendas do Mérito Legislativo Vila da Mocha, concedida pela Câmara Municipal de Oeiras, e da Medalha Mérito Legislativo 300 anos de Oeiras, criada Assembleia Legislativa do Piauí especialmente para marcar a data.

Na manhã deste sábado, 16, o Governo do Estado realizou a entrega da Comenda da Ordem Estadual Oeiras 300 anos a personalidades e instituições que se destacam em prol do bem comum. A honraria tem concessão única e demonstra o justo apreço que os piauienses têm por suas origens, registrando assim para as futuras gerações.

Oeirense, o governador Wellington Dias falou sobre a relevância de sua cidade natal para a história do Brasil. “Essa comemoração cabe à nossa geração, estamos ajudando a construir a história. Daqui a cem anos as pessoas vão ver essa foto e saber o que foi feito e como nós celebramos. Provavelmente vamos estimular que se comemorem os 350 e os 400 anos. Essa data não é importante apenas para Oeiras e para o Piauí, mas para o Brasil, pois foi a décima cidade brasileira e a décima sétima a ser reconhecida como município, sendo também parte importante para a independência do Brasil”, destaca Wellington Dias.

Telas de artista plástico ficarão expostas no Paço Municipal

Dentro da programação alusiva ao tricentenário, também ocorreu, na noite de sexta, a inauguração da Sala dos Governadores do Império, no Centro Cultural Sobrado Major Selemérico, com pinturas da artista plástica Dora Parentes. Logo depois, foi aberta a exposição artística “Enigmas de Oeiras” e realizado o lançamento do livro “Crônicas dos Enigmas de Oeiras”, com produções do arquiteto e aquarelista, Sóter Carreiro, e do cronista Rogério Newton.

A exposição acontece no Museu de Artes Sacra (MAS). As 22 telas produzidas pelo artista plástico retratando o patrimônio cultural e cenas da cidade foram adquiridas pela Prefeitura de Oeiras e, em breve, ficarão expostas no Paço Municipal. “Tivemos a felicidade de conhecer o trabalho do artista plástico e, num olhar sensível, entendemos que é importante termos este acervo no Paço Municipal. Então, fizemos o entendimento para adquirir todas as telas e colocá-las em exposição, em breve, para visitação do público em geral”, anuncia o prefeito José Raimundo.

Celebrando a cultura local, as solenidades tiveram apresentações dos Bandolins de Oeiras, Congos e Bandolins Mirins, além de um grande show musical, na Praça de Eventos, com participação dos artistas oeirenses, Vavá Ribeiro e Kariny Santos, e estrelado pela cantora, Elba Ramalho.

Rua Oeiras de Portugal

Em retribuição ao Governo Português, que nomeou uma de suas ruas como Oeiras do Piauí, devido às ligações na época do Brasil Império, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal descerraram na manhã deste sábado, a placa de nomeação da Rua Oeiras de Portugal, situada ao lado do Paço Municipal.

Além disso, foi assinado o decreto que cria o grupo de trabalho para as comemorações do Aniversário de 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Homenageados pela Câmara Municipal – Mérito Legislativo Vila da Mocha

Antônio Fonseca dos Santos Neto, Antônio Reinaldo Soares Filho, Instituto Histórico de Oeiras, Padre João de Carvalho Leal, Luciano Nunes Santos, Moisés Ângelo de Moura Reis, Osmar Ribeiro de Almeida Júnior, Antônio Portela Barbosa Sobrinho, Benedito de Carvalho Sá, José Nataniel Lopes Reis, Juarez Piahuyense de Freitas Tapety, Lukano Araújo Costa dos Reis Sá, Pedro Waldemar de Reis Freitas, Bessah Araújo Costa Reis Sá, Luciano Nunes Santos Filho, Mauro Expedito Reis de Freitas Tapety, Francisco de Assis Carvalho Leal, José Raimundo de Sá Lopes, José Wellington Barroso de Araújo Dias.

Homenageados pela Assembleia Legislativa – Medalha Mérito Legislativo 300 anos de Oeiras

Governador Wellington Dias, ex-governador Wilson Martins, ex-deputado federal B. Sá, ex-deputado estadual Luciano Nunes, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputados estaduais Juarez Tapety, Moisés Reis e José Isaias da Silva (in memoriam), Paulo de Tarso Ribeiro Gonçalves (in memoriam), Edilberto Dinkelborg, Flávio Antônio Mendes da Silva, Inácio Francisco de Araújo Costa, Petronília do Rego Amorim e Anchieta Ramos Santos (descendente de Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba).

Ordem Estadual Oeiras 300 Anos – Governo do Estado do Piauí

Ademar Seabra da Cruz Júnior, Antônio de Almendra Freitas Neto, Antônio Fonseca dos Santos Neto, Antônio José de Moraes Souza Filho, Dom Augusto Alves da Rocha, Bandolins de Oeiras, Benedito de Carvalho Sá, Bessah Araújo Costa Reis Sá, Celina Vieira Martins, Congos de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, Fundação Dom Edilberto Dinkerborg, Guilherme Cavalcante de Melo, Hélio Isaias da Silva, Instituto do Patrimônio, istórico e Artístico Nacional – IPHAN, Instituto Histórico de Oeiras, José Alberto Pinheiro de Araújo, José Nogueira Tapety Júnior, José Raimundo de Sá Lopes, Juarez Piauhyense de Freitas Tapety, Dom Juarez Sousa da Silva, Lili Doces, Luciano Nunes Santos, Luciano Nunes Santos Filho, Mauro Expedito Reis de Freitas Tapety, Moisés Ângelo de Moura Reis, O. G. Rêgo de  Carvalho – “Post Mortem”, Possidônio Nunes de Queiroz – “Post Mortem”, Primeira Igreja Batista de Oeiras, Themístocles de Sampaio Pereira Filho e Wilson Nunes Martins.

Fonte: Ascom

Assembleia entrega Mérito Legislativo 300 Anos em solenidade em Oeiras

  • oeiras_(1).jpg
  • oeiras_(3).jpg
  • oeiras_(4).jpg
  • oeiras_(5).jpg
  • oeiras_(6).jpg

As comemorações pelos 300 anos de emancipação política de Oeiras tiveram um momento marcante nesta sexta-feira(15) com a solenidade de outorga da Medalha do “Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí”. Na oportunidade, a Assembleia foi instalada na primeira capital. 

O deputado Themístocles Filho (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, presidiu a solenidade que homenageou personalidades destacadas do passado e do presente, que prestaram relevantes serviços à cidade e ao estado do Piauí.

 “A medalha dos 300 anos de Oeiras, instituída pela resolução 486/2017, é outorgada aos agraciados, em momento único, nesta data, e por isso mesmo se reveste da mais significativa importância para o parlamento piauiense, para a cidade de Oeiras e para o Piauí”, disse o presidente da Alepi.

O decreto legislativo, aprovado por unanimidade do plenário, escolheu 13 personalidades para serem agraciadas com a medalha. 

Durante seu discurso em solenidade, o presidente da Alepi, relatou fatos históricos para a cidade de Oeiras e para o Piauí, como: o surgimento motivado pela criação de gado bovino, em meados do século 17, mais precisamente no ano de 1670. 

“Oeiras se destaca nacionalmente pela sua religiosidade e durante a Semana Santa são várias a manifestações religiosas, e acorrem para esta cidade, pessoas dos mais distantes localidades do Piauí e do Brasil. Falar da importância da cidade de Oeiras é falar da importância do próprio estado do Piauí, pois aqui nesta cidade estão consignados os registros mais importantes da história do nosso estado”, enfatizou.

Lembrando ainda outros fatos que marcaram a importância histórica da cidade, como: instalação da luz elétrica em 1937, instalação do colégio Costa Alvarenga em prédio próprio em 1938, instalação do cine teatro de Oeiras em 1940, criação da diocese em 1944, instalação do ginásio Oeirense em 1952, e na década de 70, no governo Alberto Silva, a grande revolução desenvolvimentista, com a chegada do sinal de TV e a modernização das estradas.

Na oportunidade, Themístocles Filho informou que está tentando junto ao Ministério da Educação e à presidência da república instalação em Oeiras e em Esperantina de um campus da Universidade Federal do Piauí.

“É uma enorme satisfação fazer parte do parlamento piauiense e conduzir tão significativa solenidade. Aproveito a oportunidade para reafirmar o meu compromisso pessoal e da Assembleia Legislativa do estado do Piauí, em trabalhar incansavelmente para o desenvolvimento do nosso Estado e lutar por novas conquistas que representem melhorias na qualidade de vida dos piauienses”, finalizou o presidente.

ATRAVÉS DO DECRETO LEGISLATIVO Nº 485, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2017, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FORMALIZOU A OUTORGA DA MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO DOS 300 ANOS DA CIDADE DE OEIRAS, AOS SENHORES:

• ANCHIETA CLEMENTINO RAMOS SANTOS – DESCENDENTE DE MANOEL DE SOUSA MARTINS (VISCONDE DA PARNAÍBA);

• PAULO DE TARSO RIBEIRO GONÇALVES (IN MEMORIAN);

• PETRONÍLIA DO REGO AMORIM – DNA. PETINHA;

• JOSÉ WELLINGTON BARROSO DE ARAÚJO DIAS;

• WILSON NUNES MARTINS;

• BENEDITO DE CARVALHO SÁ;

• JUAREZ PIAUYENSE DE FREITAS TAPETY;

• LUCIANO NUNES SANTOS;

• EDILBERTO DINKELBORG;

• FLÁVIO ANTONIO MENDES DA SILVA – CONGOS DE OEIRAS;

• DOM INÁCIO FRANCISCO DE ARAÚJO COSTA (IN MEMORIAN);

• JOSÉ ISAIAS DA SILVA(IN MEMORIAN);

• MOISÉS ÂNGELO DE MOURA REIS, QUE FOI DEPUTADO ESTADUAL E SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA DO PIAUÍ.

 

Da redação
[email protected]

Veja programação do aniversário de Oeiras nesta sexta

Nesta sexta (15) o governador Wellington Dias desembarca em Oeiras onde participa das solenidades alusivas aos 300 anos da antiga capital. Repleta de atrações culturais, a programação de aniversário da cidade conta ainda com a entrega de obras.

No dia 15, o governador vai participar de solenidades religiosas e de entrega de medalhas. Na viagem, Dias ainda entrega obras, como a Sala dos Governadores do Piauí no Brasil Império e a praça do Conjunto Parque Leste. O governador ainda visita exposições artísticas em destaque na programação, como a exposição “Enigmas de Oeiras” e também participa de lançamento de livros de escritores locais.

No sábado (16), o governador descerra no Paço Municipal a placa de nomeação da Rua de Oeiras de Portugal,  retribuindo a homenagem feita à cidade na província portuguesa, onde há uma rua chamada de Oeiras Piauí-Brasil. Em seguida, o governador assina decreto de criação do Conselho de Organização “Piauí 200 Anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil”.

“Com seus três séculos de emancipação, Oeiras se projeta entre as 10 cidades mais antigas do país. O Brasil tem mais de quatro mil municípios e Oeiras foi a 10ª cidade a ser registrada. Um momento importante para o próprio Brasil onde vamos estar ampliando a recuperação do patrimônio histórico”, destacou o governador Wellington Dias.

Dia 15 de dezembro de 2017 (sexta-feira)

Tarde

14h30 – Chegada a Oeiras

Recepção ao Governador e comitiva 

15h – Culto em Ação de Graças

Local: Primeira Igreja Batista de Oeiras
Endereço: Rua Professor Rafael Farias, 697 

17h – Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras

Local: Câmara Municipal de Oeiras
Endereço: Praça da Bandeira, 231 – Centro 

19h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo dos 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes
Endereço: Rua Cônego Cardoso, 262 – Centro 

21h – Abertura da Sala dos Governadores (Brasil Império)

Apresentação dos Congos de Oeiras
Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores 

21h30 – Abertura da Exposição “Enigmas de Oeiras” e Lançamento do Livro “Crônica dos Enigmas de Oeiras”, do Arquiteto e Aquarelista Sóter Carrero

Local: Museu de Arte Sacra
Local: Hotel Sesc Oeiras
Endereço: Av. Transamazônica, 1600

Show de Fado 

22h30 – Show Palco 300 Anos
Show com a cantora Elba Ramalho
Local: Praça de Eventos 

Dia 16 de dezembro de 2017 (sábado)

Manhã

OEIRAS
08h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal
Local: Paço Municipal 

09h – Solenidade de Outorga da Ordem Estadual Oeiras 300 Anos pelo Governo do Estado
Local: Cine Teatro Oeiras

Apresentação Bandolins de Oeiras

Assinatura do Decreto de Criação do Conselho de Organização “Piauí 200 Anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil” 

Lista Homenageados Oeiras 300 Anos

  1. Ademar Seabra da Cruz Júnior
  2. Antônio de Almendra Freitas Neto
  3. Antônio Fonseca dos Santos Neto
  4. Antônio José de Moraes Souza Filho
  5. Dom Augusto Alves da Rocha
  6. Bandolins de Oeiras
  7. Benedito de Carvalho Sá
  8. Bessah Araújo Costa Reis Sá
  9. Celina Vieira Martins
  10. Congos de Oeiras 
  11. Dom Edilson Soares Nobre
  12. Francisco de Assis Carvalho Gonçalves
  13. Fundação Dom Edilberto Dinkerborg
  14. Guilherme Cavalcante de Melo
  15. Hélio Isaias da Silva
  16. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN 
  17. Instituto Histórico de Oeiras 
  18. José Alberto Pinheiro de Araújo
  19. José Nogueira Tapety Júnior
  20. José Raimundo de Sá Lopes
  21. Juarez Piauhyense de Freitas Tapety
  22. Dom Juarez Sousa da Silva
  23. Lili Doces 
  24. Luciano Nunes Santos
  25. Luciano Nunes Santos Filho
  26. Mauro Expedito Reis de Freitas Tapety
  27. Moisés  ngelo de Moura Reis
  28. O. G. Rêgo de Carvalho – “Post Mortem”
  29. Possidônio Nunes de Queiroz – “Post Mortem”
  30. Primeira Igreja Batista de Oeiras 
  31. Themístocles de Sampaio Pereira Filho
  32. Wilson Nunes Martins

 Da Redação
[email protected]

Show com Elba Ramalho marca início das celebrações dos 300 anos de Oeiras

Oeiras recebe nesta sexta-feira, 15, o show da cantora Elba Ramalho, apresentação que integra a programação comemorativa do tricentenário da cidade. A festa acontece na Praça de Eventos, e também terá shows dos cantores oeirenses, Vavá Ribeiro e Kariny Santos e banda.

Um dos maiores ícones da música popular brasileira, Elba Ramalho traz para Oeiras um repertório marcado por grandes sucessos de sua carreira. A cantora começou a cantar em 1979 e já possui 35 álbuns gravados. Entre os trabalhos reconhecidos pelo público está “O Grande Encontro”, junto com Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Alceu Valença.

Os álbuns viraram o DVD “O Grande Encontro” – 20 anos, lançado em 2016. Seu último CD “Em cordas, Gonzaga e Afins” foi lançado em 2015. Por onde passa, Elba Ramalho arrasta uma legião de fãs, de várias gerações.

O palco dos shows também vai receber o cantor Vavá Ribeiro, filho de Oeiras. Dono de uma voz inconfundível, ele agrada por onde passa e mostra, com competência, a força da boa MPB. Em 1996 e 1997 representou o Piauí no "Festival Canta Nordeste" da rede Globo, onde foi um dos finalistas.

O cantor e compositor lançou em 2001 o seu primeiro CD intitulado "Pelos Bares da Vida", onde gravou quatro músicas suas e de compositores como: Beto Guedes, Toquinho, Rita Lee, Belchior, Flavio Venturine, Moraes Moreira, Zé Ketti, Milton nascimento, dentre outros. Em 2003 lançou o seu segundo CD "Calmaria", onde mostra 12 músicas de sua autoria. Em setembro de 2005, lançou um CD ao vivo, gravado no Theatro 4 de Setembro. Em 2007 lançou o álbum "Do seu lado" e atualmente divulga o seu trabalho no CD "Rota de Reis", com a participação de Vander Lee em uma de suas canções.

Prata da casa, a cantora Kariny Santos também vai participar da festa, levando para o público um repertório marcado por sucessos da MPB, com influências de artistas consagrados, como Djavan. Os shows em comemoração aos 300 anos de Oeiras são uma realização da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.

Fonte: Ascom

Oeiras realiza encontro intersetorial do Selo UNICEF

Oeiras está pleiteando o Selo Unicef (2017-2020), reconhecimento internacional, concedido aos municípios do semiárido brasileiro, que alcançarem melhorias importantes na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Na manhã desta segunda-feira, 11, agentes públicos participaram de um encontro, na Sala de Reuniões da Prefeitura, para discutir a articulação da conquista do Selo e iniciar a avaliação dos projetos existentes no município, desenvolvidos em diversas áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e Juventude.

Na reunião, a articuladora municipal do Selo Unicef, professora Francisca Inês Martins, tratou sobre a metodologia e a formação da Comissão Intersetorial (2017-2020). “Esta Comissão é formada por representantes de cada secretaria vinculada ao Selo, que em conjunto comigo enquanto articuladora, a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o mobilizador, vamos acompanhar o desenvolvimento de todas as ações do município. É um trabalho de extrema atenção, pois vamos sistematizar as ações que o município já desenvolve no seu dia a dia e informá-las na plataforma do Selo”, explica a articuladora municipal.

Na próxima terça-feira, 19, a articuladora participará, em Teresina, do primeiro ciclo de capacitações do Selo UNICEF. “Importante lembrar que o selo não é do articulador, não é do prefeito, o selo é do município. São todas as ações que o município desenvolve que vão levar à conquista do Selo”, frisa Inês Martins.

O prefeito José Raimundo destacou que todo o trabalho está focado na melhoria das condições de vida da população do município e nas ações que garantam avanços em resultados e indicadores. “Não é difícil conseguir o Selo, se trabalharmos com responsabilidade e comprometimento”, afirma o prefeito.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

Fonte: Ascom

Recém-nascido recebe título de 'bebê prefeito' em Oeiras

O pequeno Pedro Artur é o mais novo prefeito de Oeiras. Nascido no último sábado, 09, no Hospital Regional Deolindo Couto, ele recebeu das mãos do prefeito José Raimundo a chave da cidade. O gesto simbólico marca o encerramento da Semana do Bebê – mobilização social incentivada pelo UNICEF e realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o objetivo chamar a atenção da sociedade e do poder público para as questões da primeira infância e garantir a promoção de políticas públicas voltadas para mães e bebês.

O recém-nascido escolhido para receber a chave da cidade e o cargo simbólico de bebê-prefeito foi a primeira criança oeirense a nascer durante a campanha, observando alguns critérios como, por exemplo, a frequência de consultas de pré-natal realizadas pela mãe durante a gestação, vacinação completa e nascimento de parto normal.

A mamãe do bebê é Aldenice Maria de Sousa Barbosa, de 28 anos, moradora do Lajeiro do Samba, no Bairro Rosário. Segundo informa a Semusa, ela realizou 10 consultas de pré-natal, participou de todas as atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência na sua comunidade – UBS Hailton Alves –, fez a vacinação completa e o bebê nasceu de parto normal.

“Aproveitamos o ensejo para parabenizá-la, como também a ESF/NASF/ESB, pelo excelente trabalho que desenvolvem no acompanhamento de mães, gestantes e crianças. Ainda nesta semana, será feita visita domiciliar na residência do bebê pela Equipe de Saúde da Família, Nasf e os padrinhos do bebê, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, e o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira”, pontua a nutricionista Márcia Estevão, que coordenou as atividades da Semana do Bebê.

O bebê terá todo o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde para que possa garantir o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Ele permanecerá durante o ano com o título, que será repassado para outro recém-nascido em dezembro de 2018. “Agradecemos também a colaboração dos gestores do Hospital Regional Deolindo Couto, pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo o empenho de nos informar o nascimento do bebê prefeito”, finaliza Márcia Estevão.

Organizada através de uma ação intersetorial das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social, a Semana do Bebê desenvolveu uma série de atividades de proteção da primeira infância, entre elas: rodas de conversa com equipes multiprofissionais sobre aleitamento materno, oficinas sobre alimentação adequada, segura e saudável para crianças; orientações sobre higiene bucal do bebê; shantala (massagem para bebês) e informes sobre a importância do teste do pezinho, nas zonas urbana e rural.

Fonte: Ascom

Natal Iluminado: Celebrando 300 anos, Oeiras inaugura decoração natalina

Oeiras está vestida com as luzes do Natal. Com a presença de um grande público, foi inaugurada na noite deste sábado, 09, na Praça de Eventos, o ‘Natal Iluminado’ – decoração natalina que festeja os 300 anos da cidade.

Monumentos decorados, árvores, personagens icônicos, show pirotécnico e um espetáculo de luzes foram os atrativos exibidos no evento, que contou também com apresentações musicais e cênicas de grupos e serviços mantidos pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“As comemorações natalinas deste ano são alusivas ao aniversário de 300 anos de Oeiras e nada mais justo do que fazer uma festa tão grande quanto a importância da nossa cidade. Em nome da Secretaria de Assistência Social e de todos os colaboradores, agradeço a confiança depositada pelo prefeito municipal. Assumimos o compromisso de iluminar ainda mais a nossa querida Oeiras e, nesta noite, o resultado do nosso trabalho fala por si”, comemora Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

Além do Centro Histórico, outros espaços da cidade – avenidas, praças e pontos turísticos – receberam a decoração natalina. 

Fonte: Ascom

300 anos de Oeiras terá oito atrações musicais, show pirotécnico e sorteio de prêmios

Um grande show musical vai marcar o aniversário de 300 anos de Oeiras. Oito atrações – Luan Estilizado, Chicabana, Kariny Santos, Vanúsia Marques, Swing Raiação, Nayará Sá, Forró de Cabrobó e David Ostentação – vão fazer a festa na Praça de Eventos, a partir das 19h, no dia 25 de dezembro.

À meia noite, já no dia 26, data do Tricentenário, haverá um show pirotécnico. No intervalo dos shows, acontecerá o sorteio de uma moto zero km, fogão, geladeira, TV 32’’ e aparelhos smartphones, prêmios do IPTU Premiado. Para participar, os contribuintes devem apresentar seus impostos quitados no setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras até o dia 22, preencher um cupom e depositá-lo numa urna. É indispensável, ainda, que o contribuinte apresente o CPF no ato do preenchimento do cupom.

Além do show de aniversário, outros eventos festivos compõem a programação especial dos 300 anos de Oeiras. Nos dias 15, 16 e 26, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado promovem a Oeiras Cultural 300 anos, uma intensa agenda que envolve inaugurações e eventos culturais.

As celebrações têm início no dia 15, com a outorga da Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras, Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí e o show da cantora Elba Ramalho.

Exposições artísticas também ocupam a programação de aniversário. Uma delas, intitulada “Enigmas de Oeiras” retrata a arquitetura da cidade por meio de obras em aquarelas. Além das já tradicionais apresentações dos Bandolins de Oeiras, uma rua do Centro da Cidade será batizada de Rua Oeiras de Portugal, retribuindo a homenagem feita à cidade na província Portuguesa, onde há uma rua chamada de Oeiras Piauí-Brasil.

Além da parte cultural, a Prefeitura realizará a entrega de obras de infraestrutura urbana, como a praça do Conjunto Parque Leste e reforma e ampliação do prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Oeiras 300 anos – Programação

15 de dezembro 2017 (sexta-feira)

15h – Culto em Ação de Graças

Local: Primeira Igreja Batista de Oeiras

Endereço: Rua Professor Rafael Farias, 697

17h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo Vila da Mocha pela Câmara Municipal de Oeiras

Local: Câmara Municipal de Oeiras Local: Praça da Bandeira, 231 – Centro

19h – Outorga da Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos pela Assembleia Legislativa do Piauí

Local: Centro Diocesano Dom Expedito Lopes Endereço: Rua Cônego Cardoso, 262 – Centro

21h – Abertura da Sala dos Governadores (Brasil Império)

Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores • Apresentação dos Congos de Oeiras

21h30 – Abertura da Exposição “Enigmas de Oeiras” e Lançamento do Livro “Crônica dos Enigmas de Oeiras”, do arquiteto e aquarelista Sóter Carrero. Local: Museu de Arte Sacra

22h – Show Palco 300 anos Local: Praça de Eventos

 16 de dezembro 2017 (sábado)

8h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal Local: Paço Municipal

9h – Solenidade de Outorga da Ordem Estadual Oeiras 300 Anos pelo Governo do Estado

Local: Cine Teatro Oeiras • Apresentação Bandolins de Oeiras

17h – Encontro da Confraria Eça Dagobertiana com apresentação dos Conguinhos de Oeiras

Local: Sobrado Major Selemérico – Palácio dos Governadores

 20h – Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e do Instituto Histórico de Oeiras

Local: Cine Teatro Oeiras

 21h – Abertura da Exposição “Vilarejo Imperial: Uma Oeiras em Tons de Saudade”, da artista plástica Zuleica Tapety

Local: Solar das 12 Janelas – Sede do Instituto Histórico de Oeiras

 25 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (segunda-feira)

20h – Festa de Aniversário de Oeiras

Local: Palco 300 anos – Praça de Eventos

 26 de dezembro 2017 – 300 Anos de Oeiras (terça-feira)

6h – Concerto de Sinos das Igrejas – Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Sagrada Família

 15h – Entrega da Reforma e Ampliação da Sede da Secretaria Municipal de Saúde

 15h30 – Inauguração da Praça do Conjunto Parque Leste

 16h – Entrega da Nova Museografia do Museu de Arte Sacra de Oeiras

Local: MAS de Oeiras

 16h30 – Descerramento da Placa de Nomeação da Rua de Oeiras de Portugal

Local: Paço Municipal 17h – Missa em Ação de Graças Local: Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória

 20h – Lançamento do Livro de “De Oeiras a Oeiras, pelo Recife”, de autoria de Dagoberto Carvalho Jr.

Local: Cine Teatro Oeiras

Fonte: Ascom

Semana do Bebê mobiliza Oeiras pelos direitos da primeira infância

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante de 04 a 07 de dezembro a Semana do Bebê, estratégia de Mobilização social incentivada pelo UNICEF que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 06 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A programação será aberta às 14h desta segunda-feira, 04, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I), com orientações sobre Alimentação Saudável na Primeira Infância, oficina com espetinho de frutas e sorvetes, atividade educativa em saúde bucal com distribuição de kits e atividades recreativas. O público-alvo são crianças menores de 6 anos atendidas pelos CRAS I e II.

Entre as atividades da Semana do Bebê também está a entrega do título de bebê prefeito.

A importância da atenção à primeira infância 

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SEMANA DO BEBÊ

04/12/2017 – 14:00 H: ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

LOCAL: CRAS I

PROGRAMAÇÃO:  Alimentação Saudável na Primeira Infância (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Atividade educativa em saúde bucal (distribuição de kits)

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos atendidas pelos CRAS I e II

Responsáveis:  Equipe NASF, PSB(Dentista), Equipes CRAS I e II e Coordenadores da AB, Teste do Pezinho, Imunização, PSE, Saúde Bucal e Vigilância Alimentar e Nutricional, Saúde da Mulher, TB e Hanseníase e Sistema de Informação.

05/12/2017 – 14:00 HORAS

LOCAL: UBS HAILTON ALVES

PROGRAMAÇÃO: 

Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos

Higiene bucal do bebê

Shantala (massagem para bebês)

Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Atividades recreativas

Público: mães e crianças menores de 2 anos

Responsáveis: ESF Hailton Alves, PSB(Dentista), NASF, Coordenadores: AB, Teste do Pezinho, Imunização, PSE, Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Vigilância Alimentar e Nutricional, Sistema de Informação e TB e Hanseníase

06/12/2017 – 14:00 horas

LOCAL: Escola Municipal Mãe Tança

PROGRAMAÇÃO:  Alimentação Saudável na Primeira Infância (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Saúde Vocal para as Crianças e a Importância da Mastigação

Desenvolvimento Psicossocial na Primeira Infância

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos e professores

Responsáveis: Equipe NASF, Coord. Vigilância Alimentar e Nutricional, SEMED e Secretaria Municipal de Cultura

07/12/2017 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS BRIONA

PROGRAMAÇÃO:  Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento Materno

 Higiene bucal do bebê

Shantala (massagem para bebês)

 Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Alimentação saudável na primeira (oficina com espetinho de frutas e sorvetes)

Saúde bucal na primeira infância e atividades recreativas

Público: mães, gestantes e crianças menores de 6 anos

 Responsáveis: ESF Briona, PSB(Dentista), equipe NASF, Coordenadores AB, Imunização, PSE 

 Fonte: Ascom

Posts anteriores