Cidadeverde.com

Oeiras recebe Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante do TCE-PI

Teve início nesta segunda-feira, 06, em Oeiras, o XXXVI Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o  evento é destinado à qualificação de gestores e capacitação de cidadãos para o controle social da gestão pública.

A abertura do seminário aconteceu no Cine Teatro e reuniu dezenas de autoridades, entre elas, o presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo; o prefeito de Oeiras, José Raimundo; o vice Martinho Menezes; o presidente da Câmara Municipal, José Alberto Pinheiro de Araújo e gestores públicos de diversas cidades vizinhas.

Duas palestras foram ministradas na abertura do evento – “Organização e Competência do TCE-PI”, do procurador do Ministério Público de Contas (MPC), José Araújo Pinheiro Júnior, e “Controladoria Municipal – Instrumento de Gestão de Recursos Escassos”, do auditor governamental Márcio Souza, gerente de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI).

“O seminário traz para os municípios desta região uma contribuição muito forte na área de capacitação de servidores para lidar com as questões públicas, que são complexas, que têm normas específicas e que, muitas vezes, o servidor não está habituado a lidar com elas e são julgados pelo que fazem. O Tribunal de Contas, como órgão que analisa e faz julgamento da gestão na aplicação destas normas, acertadamente traz para os município a sua visão de como devem ser feitos os trabalhos, como as tarefas devem ser executadas, para cumprimento das formalidades e uso eficiente dos recursos públicos”, defende o auditor governamental, Márcio Souza.

Segundo o presidente da TCE-PI, Olavo Rebelo, o seminário estimula a participação cidadã na fiscalização da administração pública e capacita os gestores municipais para a realização de gestões corretas e eficientes. “Existem gestores com mais experiência e outros com menos experiência e a todos esse encontro deixa benefícios. E também para nós, porque a educação é de mão dupla. Na medida que nossos técnicos ensinam, eles também aprendem”, afirma o presidente do Tribunal de Contas.

O prefeito José Raimundo diz que a crise econômica por que passa o país impõe sérios desafios à gestão dos municípios. “Em todos os momentos nos deparamos com variáveis administrativas que despendem recursos.  Então, temos sempre que estar buscando mecanismos para suprirem essas necessidades. É um desafio enorme para nós, gestores, fazermos isso acontecer e dar resolutividade a esses problemas. É desafiador encontrar mecanismos para suprir as necessidades que a todo momento surgem na gestão municipal”, pontua o prefeito.

O evento acontece até quarta-feira, dia 08, no Campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), oferecendo 18 minicursos sobre temas relacionados à administração pública, como licitações e contratos, normas para a prestação de contas, aplicação de recursos e realização de obras e serviços públicos. Realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), o Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante está sendo realizado nas cidades-polo do Estado como forma de promover a boa gestão e a correta aplicação dos recursos públicos.

O foco é a orientação aos gestores e incentivo à participação popular no controle e fiscalização da gestão. Participam ainda do evento conselheiros municipais e representantes de entidades sindicais e comunitárias, e profissionais liberais, como advogados e contadores. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Oeiras e órgãos e entidades como Sebrae-PI (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa no Piauí), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), Associação Piauiense de Municípios (APPM), União das Câmaras Municipais do Piauí, dentre outros.

Fonte: Ascom

Mulher é morta com pedrada após resistir suposto abuso sexual

Uma mulher identificada como Maria Elzenir de Sousa foi assassinada na noite desse domingo (05) na cidade de Oeiras, distante 313 quilômetros de Teresina. O principal suspeito do crime é um amigo do filho da vítima, André Lucas de Sousa Nascimento, que foi preso em flagrante. 

Maria Elzenir foi morta com uma pedrada, que destruiu parte do seu crânio. O delegado da Polícia Civil, Francisco Rodrigues, informou ao Cidadeverde.com que a mulher foi assassinada após resistir a um suposto abuso sexual. 

“A impressão é de que ele tentou forçar um ato sexual com ela. A mulher resistiu e ele a matou com uma pedrada”, conta o delegado, que analisa o caso como feminicídio. O crime aconteceu dentro da casa da vítima, que no momento estava confraternizando com o filho e o namorado. 

A polícia constatou marcas de mordidas no pescoço da vítima. O corpo foi encaminhado para perícia na cidade Picos, que vai confirmar se houve ou não abuso sexual. 

Pedra usada no crime. Foto: Mural da Vila


Izabella Pimentel
[email protected] 

Prefeitura de Oeiras convoca 09 aprovados em concurso público

O prefeito José Raimundo autorizou nesta quarta-feira, 1º, a convocação de nove aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Oeiras em 2014. Os convocados deverão ocupar funções de técnico agrícola, auxiliar administrativo, agente administrativo e um turismólogo.

Os aprovados devem comparecer à sede da Prefeitura Municipal, situada na Praça das Vitórias, 37, no centro de Oeiras, no período de 20 a 24 de novembro de 2017, munidos da documentação citada no edital.

A solenidade de nomeação dos candidatos habilitados, que comparecerem no período estipulado, será marcada após a entrega da documentação.

Confira os convocados:
CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA – Secretaria Municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente
Francisco das Chagas dos Santos Carvalho – Inscrição 3.360
CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social
Maria Luzilene Silva da Costa – Inscrição 3.036
Francisco Ramos de Aquino – Inscrição 1.474
CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social
Vanessa Ferreira da Silva – Inscrição 1.980
Jonas Gonçalves de Moura – Inscrição 1.198
Luiz Henrique Barbosa Nunes – Inscrição 1.172
Herlandio Andrade Silva – Inscrição 3.714
Francildo Miranda Vieira – Inscrição 3.550
CARGO: TURISMÓLOGO – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Luziane Barroso de Moura Sousa – Inscrição 580

Fonte: Ascom

Prefeito Zé Raimundo anuncia novidades no Mercado Municipal de Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, anunciou nesta terça-feira, 31, uma série de novidades para o Mercado Municipal Dona Lili. Entre as medidas estão: a permissão da venda de bebida alcoólica nos pontos de restaurantes e lanchonetes; a diversificação dos produtos comercializados e a isenção do pagamento de taxas nos meses de novembro e dezembro, desde que permissionários estejam adimplentes até 10 de novembro.

Segundo o gestor, as medidas atentem uma pauta de reivindicações feitas pelos permissionários. “Nosso intuito é fazer com que o mercado continue um local de referência na comercialização para a toda a população de Oeiras. E para que os permissionários, cada vez mais, sintam o ambiente favorável a isso, o poder público municipal na sua sensibilidade e responsabilidade buscou fazer um entendimento com todos aqueles que lá trabalham”, afirma o prefeito.

A venda de bebida alcoólica fica restrita à comercialização de cerveja e será fiscalizada pela direção do mercado. “Acreditamos que todos aumentarão seus rendimentos dentro de uma responsabilidade, logicamente, atendendo à direção do mercado na disposição da bebida alcoólica, dentro do horário de funcionamento. Acreditamos também que isso dará um impulso significativo para as pessoas que trabalham com a atividade de restaurante e lanchonete”, pondera Zé Raimundo.

O prefeito informa que, os permissionários em dia com o pagamento das taxas do mercado, só voltarão a pagar os tributos no final de janeiro. “Com relação ao recolhimento de tributos, fizemos um entendimento e, durante os meses de novembro e dezembro, iremos abonar o pagamento, para aqueles que estejam adimplentes até o dia 10 de novembro. Quem estiver em atraso, procure a direção do mercado para regularizar sua situação”, pontua.

Também está admitida a diversificação dos produtos comercializados, ou seja, os permissionários poderão, a partir de agora, oferecer artigos variados em seus pontos. “Aqueles pontos que trabalham com cereais, que queiram vender verduras; ou os que trabalham com verduras que queriam vender um condimento...Isso foi acordado e será permitida essa diversificação de comercialização desses produtos”, explica o prefeito.

“Entendemos que essas medidas são para melhor funcionamento do mercado e para dar fôlego às pessoas que lá trabalham. Queremos que a atividade no mercado seja cada vez mais atraente”, finaliza Zé Raimundo.

Novo serviço
Outra novidade é que, a partir da segunda semana de novembro, o Mercado Municipal ganhará um box para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), que vai atender a demanda de todo o Território Vale do Canindé. O serviço vai ficar a cargo do engenheiro agrônomo Manoel Martins de Sousa e vai facilitar o acesso ao documento, sem que haja a necessidade de deslocamento do produtor rural para Teresina. O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.

Nova direção
Nos próximos dias, o Mercado Municipal Dona Lili ganha também um novo diretor. Assume o posto, o administrador, Rafael Rêgo, que ocupava o quadro profissional da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic). “É uma grande oportunidade e um grande desafio. Vamos trabalhar para realizar uma boa gestão à frente do Mercado Municipal Dona Lili”, comenta Rafael Rêgo.

O atual diretor, Giovane Oliveira, que dirige o mercado desde sua abertura, em março deste ano, agora vai trabalhar na iniciativa privada. “Sou grato pela oportunidade. No entanto, recebi uma proposta irrecusável para meu crescimento pessoal e profissional. Desejo sucesso ao novo administrador”, pontua Giovane Oliveira.

Fonte: Ascom
 

Homenageando Cineas Santos, Feira Literária de Oeiras (FLOR) acontece de 15 a 18 de novembro

Homenageando o professor e escritor piauiense, Cineas Santos, a 5ª edição da Feira Literária de Oeiras (FLOR) acontecerá entre 15 e 18 de novembro. A obra dele é objeto de análises e estudos em projetos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino desde o início do ano letivo de 2017.

“Escolhemos homenagear o professor Cineas pelo compromisso que tem com o Piauí e com a cultura sertaneja. Então, nessa ocasião em que Oeiras completa 300 anos, decidimos homenagear um autor que tem tudo a ver com a nossa cultura”, argumenta a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, informando que, até o começo de novembro, o escritor terá visitado todas as escolas do município.

No último final de semana, Cineas Santos esteve novamente em Oeiras, visitando escolas municipais. “É animador ver crianças de escolas públicas lendo, escrevendo, contando. Estou lambuzado de carinho. Imaginem como será durante a realização da FLOR. Espero estar vivo para vivenciar e contar”, celebra o escritor.

Novidades
Por conta da homenagem, Cineas Santos escreveu um novo livro, dedicado a Oeiras. Intitulada ‘O Parceiro do Vento’, a publicação é destinada ao público infanto-juvenil e será lançada dentro da Feira Literária.

Outra novidade da FLOR 2017 é que o evento será exibido no programa “Feito Em Casa”, apresentado por Cineas Santos na TV Cidade Verde, nas manhãs de sábado.

Em quatro edições, a Flor já homenageou nomes renomados da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016). 

O homenageado
Cineas das Chagas Santos, 68 anos, nasceu na localidade Campo Formoso, município de Caracol, no sertão do Piauí. Poeta, cronista, professor, agente cultural, advogado e editor, é autor de diversos livros, muitos deles de temática infanto-juvenil – ‘Miudezas em Geral’, ‘Tinha que acontecer’, ‘ABC da ecologia’, ‘Aldeia grande’, ‘O menino que descobriu as palavras’, ‘Nada além’, ‘Ciranda Desafinada’, ‘Trem da Vida’, ‘Donas Purcina: a matriarca dos loucos’. É também autor da letra do Hino de Teresina, em parceria com o músico Erisvaldo Borges.

Fonte: Ascom

I Semana da Juventude de Oeiras começa com palestras sobre prevenção ao uso de drogas

Foi aberta na noite desta segunda-feira, 23, a I Semana da Juventude de Oeiras, evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Juventude, com o propósito de contribuir para o debate sobre políticas públicas para a juventude na cidade.

A solenidade de abertura aconteceu no anfiteatro da Praça da Juventude e contou com a participação dos secretários municipais e diversas apresentações culturais. “Nosso objetivo é trabalhar políticas públicas para a juventude, enfatizando o protagonismo juvenil para que os jovens sejam multiplicadores dos seus direitos e deveres, pautados no Estatuto da Juventude, que tem uma grande importância para que o jovem sinta-se amparado e também para que ele aja decisivamente na sociedade”, argumenta Heloísa Helena, secretária municipal de Juventude.

Nesta terça-feira, 24, a mobilização da Semana da Juventude aconteceu nas escolas da rede estadual Farmacêutico João Carvalho e CETI Rocha Neto, onde está concentrado um número bastante expressivo de jovens. Nestas escolas, os jovens participaram de palestras sobre prevenção ao uso de drogas, ministradas pela equipe de psicólogos da Fundação Milton Campos.

Até o próximo sábado, 28, a Semana da Juventude de Oeiras oferece uma programação ampla e variada, envolvendo os jovens em encontros para refletir também sobre questões como consumo de álcool e empreendedorismo.

Fonte: Ascom

Outubro Rosa: Saúde oferece exames de mamografia em Oeiras

A partir desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai oferecer exames gratuitos de mamografia para a população. Para ter acesso aos exames, as mulheres serão avaliadas pelos médicos e enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família do município.

“As mulheres terão acesso a este serviço após avaliações criteriosas realizadas pelos médicos e enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família de cada área do município, tanto da zona urbana como da zona rural. De cada área, serão selecionadas 15 mulheres que apresentarem os casos mais urgentes, oportunizando assim um combate mais eficiente e rápido ao câncer de mama”, explica a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Semusa, Alexsandra Fontes, informando que a ação faz parte da campanha Outubro Rosa.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que este serviço é cadastrado e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, através de convênio com uma clínica privada. Entretanto, desde novembro de 2016, o serviço está indisponível, por conta de problemas técnicos no equipamento de mamografia.  “O problema já é de conhecimento da área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Estamos aguardando um parecer em relação a esta situação do serviço, a contemplar não apenas o município de Oeiras, mas o Território Vale do Canindé, que até então encontra-se com o serviço prejudicado”, argumenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

Sensível a necessidade da realização do exame pela população, a Administração Municipal decidiu oferecer o serviço, em caráter especial, por conta da campanha Outubro Rosa. Além disso, durante todo o mês de outubro estão sendo realizadas diversas atividades pelas equipes da Saúde da Família, entre elas: coleta para prevenção do câncer de útero, rodas de conversas, avaliação clínica das mamas e a distribuição de sais de ervas com efeito antioxidante, que auxiliam na prevenção do câncer de mama.

“A melhor forma de prevenção para qualquer tipo de câncer – seja de mama, útero e outros – é adotar hábitos de vida saudáveis. O município, através da Secretaria Municipal de Saúde, mantém diversos grupos focados na melhora da qualidade vida. Toda a população é convidada a conhecer e integrar um dos nossos grupos, tanto na zona urbana quanto na rural”, finaliza a coordenadora.

Fonte: Ascom

Fórum debate gestão em rede e prevenção da gravidez na adolescência em Oeiras

Aconteceu nesta quarta-feira, 18, o I Fórum Municipal de Ações Integradas de Oeiras. O evento, realizado no Centro Diocesano ‘Dom Expedito Lopes’, discutiu a importância da gestão em rede e o fortalecimento das ações de prevenção da gravidez na adolescência no município.

O Fórum foi promovido pela Prefeitura de Oeiras e contou com a participação de secretários municipais, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, dentistas, coordenadores pedagógicos e outros agentes públicos municipais envolvidos em ações para adolescentes.

O evento foi aberto com a apresentação musical da banda Geração Jovem, composta por estudantes da Escola Municipal Juarez Tapety e do grupo de flautistas da escola Cebolinha. A programação do fórum foi iniciada nesta terça-feira, 17, no auditório da Semed, com oficinas para agentes comunitários de saúde, que atuam nas zonas urbana e rural de Oeiras.

Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, diz que o fórum possibilita o planejamento e a integração de ações entre as pastas que compõem a Administração Municipal, favorecendo o uso racional de recursos e melhorando a qualidade da prestação de serviços públicos. “Muitos de nós, que compomos a gestão, não conhecemos o trabalho do outro e deixamos de otimizar tempo e recursos fazendo trabalhos e desenvolvendo ações que poderiam ser pactuadas e integradas com outros setores, deixando a gestão mais eficiente”, argumenta a secretária municipal.

“Decidimos fazer esse fórum para que as secretarias pudessem se integrar e que, dentro desse processo de integração, possamos desenvolver um calendário de ação, onde vamos consorciar nossas ações e aplicá-las de maneira mais efetiva no município, no intuito de adquirir um desenvolvimento mais eficiente em relação a todas as ações que o Poder Municipal presta para a comunidade”, destaca Tiana Tapety.

‘Gestão em Rede para servir melhor’
Ministrante da palestra sobre Gestão Pública em Rede, a pedagoga Osana Moraes considera que o fórum colabora para oferecimento de serviços públicos com mais qualidade no município. “Tivemos a oportunidade de conversar com os agentes públicos de Oeiras sobre gestão em rede e de que forma as secretarias, irmanadas nessa ideia de trabalho articulado e integrado, podem conferir a prestação de um serviço público cada vez mais qualitativo para a comunidade de Oeiras”, pontua a ministrante.
“Percebemos o quanto cada secretário e sua coletividade de colaboradores tem pensado e refletido seriamente sobre isso. Então, discutir gestão em rede ganha importância, porque o povo precisa ser olhado com esse olhar integrado. As condições que carecem de ser estabelecidas em termo de gerenciamento para que suas necessidades sejam alcançadas e supridas precisam ser olhadas nessa perspectiva de rede”, prossegue Osana Moraes.

“A ideia é alargarmos o gerenciamento em rede, que já existe em Oeiras, articulando mais conhecimentos, trazendo novas proposições, construindo novos sonhos, na perspectiva de sempre conferirmos ao povo, o melhor, e a gestão em rede faz parte disso. Sem ela, é impossível se pensar na construção de um serviço integral, que atenda às necessidades do povo em tudo que ele precisa”, finaliza a pedagoga.

Índices apontam crescimento de casos de gravidez na adolescência em Oeiras
Dados disponibilizados pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde, apontam que é crescente o número de casos de jovens grávidas em Oeiras, na faixa dos 10 aos 19 anos. Os índices foram apresentados durante o fórum pela pedagoga Ruthneia Costa, que acredita que um trabalho de gestão em rede irá minimizá-los.

“Os indicadores de gravidez na adolescência estão elevados em Oeiras. Têm crescido muito de 2015 para cá. Muitas ações foram feitas, mas não conseguimos diminuir. E esse momento aqui foi um momento de reflexão, de colocarmos os pés no chão e percebermos tudo que caminhamos até agora, porque não conseguirmos diminuir, onde está o nó? Então, estamos reconstruindo um novo caminho para que possamos daqui a alguns meses já ver esse resultado”, defende Ruthneia Costa.

Ruthneia Costa comenta que a prevenção dos casos de gravidez na adolescência deve ser feita ao longo de todo o ano de 2018. “Está sendo feito um planejamento de ações integradas para o ano de 2018, porque temos que nos antecipar ao problema, vendo que ele está crescente. Tomamos duas medidas: a intervenção imediata onde está acontecendo o problema das adolescentes grávidas e, do outro lado, uma ação educativa e preventiva dentro das escolas. Então, essas ações integradas vão otimizar resultados, melhorar indicadores e a assistência oferecida pelo município”, conclui a pedagoga.

Fonte: Ascom

Oeiras capacita gestores de Simplício Mendes sobre licenciamento e fiscalização ambiental

A Prefeitura de Oeiras promoveu desta terça-feira, 17, uma capacitação sobre emissão de licenças e fiscalização ambiental para gestores do município de Simplício Mendes. A capacitação foi mediada pelos profissionais que atuam na Gerência Municipal de Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA). 

“Acolhemos a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Simplício Mendes, repassamos conhecimentos sobre fiscalização e licenciamento ambiental. Demonstramos os procedimentos desde o início até a emissão da licença ambiental. É interessante essa parceria com os municípios circunvizinhos”, avalia Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente, lembrando que, em agosto, o município realizou uma capacitação na mesma área, para gestores da cidade de Novo Oriente.

Fátima Moura Fé, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Simplício Mendes, diz que o intercâmbio com Oeiras é importante para o desenvolvimento das atividades da pasta em seu município. “Viemos conhecer um pouco mais do trabalho que é feito aqui, porque estamos iniciando lá a parte de licenciamento e fiscalização ambiental. É importante que tenhamos esse conhecimento e esse diálogo com um município que já está mais avançado nesse processo”, explica a gestora.

“Estamos muito felizes com a iniciativa e com acolhida que recebemos aqui no município de Oeiras. Realmente, a impressão que tivemos no início se concretizou. O município está bem organizado, muito além do que nossa expectativa estava aguardando e está sendo de muita valia essa troca de conhecimentos e experiências aqui”, completa Fátima Moura Fé.

Agora, segundo a gestora, uma equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Simplício Mendes fará um estágio na Gerência de Meio Ambiente de Oeiras. “Próximo passo é a nossa equipe de fiscalização e licenciamento vir passar alguns dias aqui, num estágio, acompanhando o trabalho em campo, para aproveitarmos mais a experiência do município de Oeiras”, conclui Fátima Moura Fé.

Fonte: Ascom

Emater realiza em Oeiras encontro de avaliação das ações no Semiárido piauiense

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater) realizou, no período de 04 a 06 de outubro, em Oeiras, o encontro de avaliação das ações promovidas pelo instituto no âmbito do Projeto Viva o Semiárido. No sentido de otimizar os resultados, o encontro foi dividido em duas etapas, reunindo coordenadores dos escritórios no primeiro dia, e o corpo técnico na segunda parte do evento.

Na primeira etapa do encontro, participaram os coordenadores regionais dos municípios de Picos, Valença e São Joao do Piauí; o diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius; o diretor técnico Clébio Coutinho; a diretora administrativa Eliane Carvalho; o diretor de Educação Kalil Luz e a equipe do Projeto Viva o Semiárido/Emater. Para esse momento, a equipe dialogou sobre as principais dificuldades e soluções para superá-las.

Para tanto, Marcos Vinicius destacou a importância da diretoria do instituto ir aos escritórios locais para acompanhar de perto os trabalhos executados pelos técnicos no interior do estado, os problemas existentes e os avanços conquistados ao longo do ano.  “Parabenizo aos técnicos pelos trabalhos. É importante comentar que cada coordenador regional é um representante legal da diretoria. Nesse sentido, queremos alinhar as informações, para que possamos atender mais ainda os agricultores do nosso Piauí. Onde temos um coordenador regional atuante, as coisas ocorrem com naturalidade. O dia de hoje, com a presença dos gestores, é para dialogar. Refletindo as ações dentro dos regionais para promover a melhoria da Assistência Técnica e Extensão pública”, disse o gestor.

A segunda etapa do encontro foi destinada à apresentação dos projetos acompanhados pelo Emater que, além de órgão coexecutor do PVSA, é também responsável pela elaboração de um terço dos planos de negócios. Participaram desse momento 50 técnicos dos municípios atendidos pelo projeto, que fizeram, ao longo do dia, a explanação dos planos de negócios, o número de famílias beneficiadas e o aporte de recursos.

Viva o Semiárido 

O Programa Viva o Semiárido pretende contribuir com a redução da pobreza rural do Semiárido, buscando o fortalecimento de associações de pequenos agricultores em 89 municípios dos territórios do Vale do Sambito, Vale do Rio Guariba, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Vale do Rio Itaim.

O coordenador do Viva o Semiárido, André Rocha, explica que, com esse evento, o instituto cumpre o cronograma de ações, e que a ideia principal é promover uma sintonia entre os técnicos sobre todos os planos de negócios do PVSA. “Atualmente, temos 42 planos de negócios elaborados, 18 com recursos em conta e já em execução. Tivemos a oportunidade de acompanhar as dificuldades de cada técnico, buscando juntas formas de contorna-los”, finalizou Rocha.

Projetos em execução pelo Emater com recursos liberados

Regional de Oeiras
A equipe técnica do Emater está executando nos municípios de Oeiras, Santo Inácio do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Bela Vista do Piauí, oito projetos nas cadeias produtivas de ovinocaprinocultura, avicultura caipira de corte, apicultura e casa de farinha. Ao todo, serão injetados, por meio do Projeto Viva o Semiárido, mais de um milhão e meio de reais para mais de 200 famílias.  

Regional de São João do Piauí
 São mais de 100 famílias beneficiadas nos municípios de São João do Piauí, Bela Vista do Piauí e São Francisco de Assis, somando mais de R$700 mil nas cadeias produtivas da mandiocultura, ovinocaprincultura e apicultura.

Regional de Picos
Nesta regional, atualmente existem dois projetos em execução com recursos liberados. Serão beneficiadas 36 famílias nas cadeias produtivas da caprinocultura e piscicultura nos municípios de Vera Mendes e Itainópolis, com recursos estimados em mais de R$ 300 mil. 

Regional de Paulistana
Estão sendo executados  quatro planos de negócios nos municípios  de Queimada Nova e Paulistana, beneficiando a  mais de 100 famílias com um aporte de recursos de quase R$ 600 mil.

 

[email protected]

Posts anteriores