Cidadeverde.com

Jogos Estudantis mobilizam alunos de 41 escolas em Oeiras

Foram abertos na última sexta-feira, 11, os Jogos Estudantis de Oeiras, competição organizada pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer, Educação e Juventude. A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio Santaninha e contou com a participação do prefeito José Raimundo, de secretários municipais, do deputado Bessah, vereadores, e de representantes da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) e do Instituto Federal de Educação (IFPI).

Cerca de oito mil alunos de 41 escolas da rede pública – municipal, estadual e federal –, e da rede privada estão mobilizados nas competições de futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia, futebol, capoeira e provas de atletismo.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Portela, acredita que as competições promovem o respeito e a união entre os estudantes. “Educação e esporte sempre levam a um bom lugar”, frisa Portela.

O prefeito José Raimundo diz que os Jogos Estudantis de Oeiras são um estímulo ao espírito esportivo e à difusão dos valores do esporte entre os jovens. “É um momento de confraternização entre as escolas municipais urbanas e rurais, escolas estaduais, particulares e federais. Mostramos com os Jogos Estudantis que se faz educação de qualidade promovendo o esporte”, destaca o prefeito.

Partidas de futsal e um amistoso de voleibol, disputado entre a Seleção Oeirense e o Combinado do Bairro Jureminha, marcaram o início dos jogos, que acontecem até o próximo dia 26 de agosto.

Os Jogos Estudantis de Oeiras têm apoio do SAMU, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Polícia Militar.

Fonte: Ascom

‘Cidades Digitais’: Oeiras terá internet gratuita em espaços públicos

Oeiras está entre os 36 municípios do Piauí contemplados pelo programa do governo federal "Cidades Digitais", que tem o objetivo de ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros, através do acesso a uma internet rápida e gratuita.

Nesta quarta-feira, dia 09, o senador Ciro Nogueira solicitou ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a liberação da primeira parcela do convênio do programa para a cidade de Oeiras.

O Cidades Digitais começou a ser implantado em Oeiras, em 2015, na gestão do ex-prefeito Lukano Sá. Através dele, a cidade receberá um total de 10 Km de fibra óptica, destinado a espaços públicos como o Mercado Municipal “Dona Lili”; o Centro Histórico, com atenção voltada para a Praça das Vitórias, e o Largo do Rosário.

Por meio da conexão, outras partes da cidade também serão beneficiadas, como a Praça Zé de Helena, no Bairro Jureminha; secretarias municipais e a região do Uberaba, que tem se tornado uma referência na edificação de centros educacionais, após o estabelecimento do campus do IFPI.

De acordo com o prefeito José Raimundo, a implantação do Cidades Digitais é um marco para o município, pois fomenta o desenvolvimento econômico e social, favorecendo a inclusão digital e contribui para a redução das desigualdades sociais, promovendo a autonomia tecnológica dos oeirenses.

Fonte: Ascom

Mercado Municipal de Oeiras Nova será inaugurado segunda (14)

O prefeito José Raimundo inaugura na próxima segunda-feira, 14, às 18h, a obra de reforma e ampliação do Mercado Municipal do Bairro Oeiras Nova. O local receberá o nome do mestre de obras Inácio Vieira da Silva – o “Inácio Trinta”.
 
Completamente restruturado, o mercado dispõe de 28 pontos de comercialização – 10 para frutas e verduras, 10 para peixaria e açougue e 08 para secos e molhados.
 
Na obra, que contou com investimento de R$ 282 mil, também foram realizadas melhorias como revitalização da área externa, construção de rampas e banheiros com acessibilidade, escritório e almoxarifado.

Fonte: Ascom

Zé Raimundo assina de ordem serviço para recuperação de estradas vicinais em Oeiras

O prefeito José Raimundo assinou nesta terça-feira, 08, em Teresina, a ordem de serviço para início das obras de recuperação de trechos de estradas vicinais que dão acesso aos povoados Riachuelo e Riachão, na zona rural de Oeiras.

Na obra serão investidos R$ 894 mil, advindos de emenda do senador Ciro Nogueira. O objetivo melhorar o tráfego da população que transita pelos esses trechos diariamente.

Serão recuperados 11 km no trecho que liga o Riachão à BR-230 e cerca de 16 km no trecho que liga o povoado Riachuelo à BR-230.

Desde o início do ano, a Prefeitura tem investido na recuperação de estradas vicinais. Outras comunidades da zona rural do município também tiveram vias de acesso melhoradas.

Fonte: Ascom

Oeiras realiza 3ª Conferência Municipal de Educação

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na noite desta sexta-feira, 04, a 3ª Conferência Municipal de Educação de Oeiras, encontro que teve como propósito avaliar e monitorar o Plano Municipal de Educação e debater sobre a organização do Sistema Municipal de Educação (SME) e criação do Conselho Municipal de Educação (CME). A Conferência Municipal aconteceu no auditório do Centro Diocesano e reuniu centenas de servidores.

Ex-reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e membro do Conselho Estadual de Educação, o professor doutor Carlos Alberto Pereira foi o conferencista do evento. “Este momento é um marco. Primeiro, pelo município fazer uma importante tomada de decisão, que é regularizar o sistema. No momento que isso acontece, automaticamente é criado um conselho, que vai normatizar, deliberar e fazer a consultoria com relação à formalidade educacional. Isso dá mais qualidade à educação do município, porque temos uma vigilância mais pontual no ‘chão da escola’, em cada uma das escolas, especificamente acompanhando cada um dos projetos políticos pedagógicos desenvolvidos”, argumenta Carlos Alberto.

“Com isso, a educação tem uma qualidade muito bem determinada, todo mundo pode fazer o seu papel bem feito e bem especificado. Nesse perspectiva, o profissional de educação é ainda mais valorizado, as rotinas são sistematizadas e a educação localizada pode se desenvolver melhor, dando eficiência à aplicação dos recursos públicos. Então, o município de Oeiras está de parabéns por esta tomada de decisão, pois o desenvolvimento educacional é de suma importância. Temos um organismo que está sendo criado, que é Conselho Municipal de Educação, que vai tomar todas as providências necessárias para o bem da comunidade escolar e para o povo de Oeiras”, amplia o conferencista.

Realizada a Conferência, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, diz que o próximo passo é o envio à Câmara Municipal do projeto de lei que propõe a criação do Conselho Municipal de Educação. “Nosso objetivo é fazer a mobilização e prestar esclarecimentos, sobretudo, para a classe docente sobre as perspectivas que temos com a função do conselho, para que possamos organizar nosso sistema de ensino. Nosso sistema precisa ser organizado, precisamos ter uma autonomia para que possamos fluir e desenvolver todas as nossas ações. Então, o propósito desta conferência é fazermos os devidos esclarecimentos e informes para realizarmos os encaminhamentos para a Câmara, para que dentro de dois ou três meses tenhamos o conselho criado”, pontua Tiana Tapety.

Fonte: Ascom
 

Mercado Municipal de Oeiras recebe novos permissionários este mês

O Mercado Municipal “Dona Lili” está recebendo novos permissionários. Na manhã desta quinta-feira, 03, o prefeito de Oeiras, José Raimundo, assinou contratos de concessão de novas unidades comerciais, que devem entrar em atividade ainda este mês. Os permissionários passaram por um processo licitatório, realizado em junho.

Ao todo, 33 novos negócios serão abertos no Mercado Municipal, nos próximos dias. “São 04 pontos de alimentação, 15 de secos e molhados, 02 peixarias, 05 pontos de confecções e bijuterias e 07 oficinas mecânicas”, informa o diretor do mercado, Giovane Oliveira.

A empresária Mercês Sousa, conhecida como “Mercês Calçados”, abre na próxima quinta-feira, um restaurante para venda de pratos comerciais, o tradicional PF. “No Piauí são poucos que foram agraciados com um mercado tão bonito como  aquele. Então, estou entrando com muita fé, porque tudo que eu faço é assim: com muita coragem, muita garra, naquela razão de dar certo mesmo”, celebra a empresária, que também comercializa calçados, em outro ponto do mercado.  

Mercês comenta que já contratou três funcionários para trabalhar em seu novo empreendimento. “Já está havendo mais trabalho para a cidade de Oeiras, muita gente me procurando para trabalhar. Ontem eu não dormi, já estou ansiosa, porque dia 10 de agosto vamos abrir”, diz a empresária, lembrando que na inauguração do restaurante o café da manhã será grátis para todos os clientes.
“Estamos levando qualidade a todos do mercado, comida com um sabor caseiro. É mais um empreendimento que estamos abrindo para a cidade de Oeiras, que é uma cidade linda e está precisando de pessoa com garra”, avalia Mercês Sousa.

A empresária Socorro Bastos também vai empreender no Mercado “Dona Lili”. “Vou abrir uma serigrafia, onde faremos estampa de camisetas, copos, chinelos, almofadas, capinhas de celular”, detalha a empresária.

Além do serviço de serigrafia, Socorro conta que usará o espaço como centro de distribuição de biscoitos de trigo que ela produz. “Amanhã recebemos as chaves, vamos fazer algumas adequações e no final do mês inauguramos”, avisa Socorro Bastos.
 
Fonte: Ascom

IFPI de Oeiras desenvolve projeto de irrigação utilizando energia solar

A irrigação é uma importante forma de ampliação da produção agrícola. Neste sentido, o Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI) está desenvolvendo um projeto de irrigação com uso de energia solar.

O projeto é de iniciativa do professor de Física Francisco Petrônio com cooperação interdisciplinar do professor Carlos Pedro. De acordo com Francisco Petrônio, os atuais sistemas de irrigação são potenciais ameaças ao meio ambiente, devido o excessivo gasto de água e de energia elétrica.

“Não é mais aceitável que os sistemas agrícolas irrigados prejudiquem o meio ambiente descontroladamente. É importante que a alta produtividade seja alinhada à sustentabilidade”, diz o professor.

Francisco Petrônio ressalta que é importante o desenvolvimento de mais projetos de incentivo à sustentabilidade para a construção de uma educação cada vez mais interdisciplinar.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura e IFPI planejam construção de planetário em Oeiras

A Prefeitura Municipal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI) planejam a construção de um Planetário e Observatório Astronômico em Oeiras. Idealizado pelo físico e professor do IFPI, Francisco Petrônio, o projeto foi apresentado nesta sexta-feira, 21, ao prefeito José Raimundo.

De acordo com o professor, o projeto do Planetário de Oeiras possui fins acadêmicos, educativos e culturais. O local escolhido para receber a estrutura é o Morro da Cruz, mirante natural e conhecido atrativo turístico da cidade. “Nossa ideia é construir e disponibilizar para a população um espaço interdisciplinar de Ciência e Astronomia, que agrega valor turístico ao Morro da Cruz”, fundamenta o Francisco Petrônio, mestre em Ensino de Astronomia.

O equipamento será destinado a reproduzir, artificialmente, elementos espaciais e da natureza, além de permitir uma observação simulada do céu. A projeção de imagens do cosmos vai possibilitar aos visitantes conhecer e contemplar as galáxias, os planetas e debater sobre eles.

O Planetário funcionará como um projeto de extensão universitária para os acadêmicos de Licenciatura em Física, do UFPI/Oeiras. “O Planetário vai contribuir para a melhoria do ensino de ciências em escolas municipais, estaduais, privadas e federais em toda a região de Oeiras”, afirma Petrônio.

Zé Raimundo elogiou a iniciativa do professor do IFPI e disse que a Prefeitura buscará recursos para a implantação do projeto. “Buscaremos recursos para a implantação do projeto, que contribuirá significativamente para o desenvolvimento da Educação e do Turismo em nossa cidade. Queremos viabilizar este projeto através de parcerias”, comenta o prefeito.


Fonte: Ascom

Empresário sofre infarto durante audiência em delegacia do Piauí

O empresário José de Oliveira Filho sofreu um infarto fulminante durante uma audiência na Delegacia Regional de Oeiras, município a 313 km de Teresina. Conhecido como "Jessi", o empresário foi convocado pelo delegado Antônio Nilton para uma conciliação sobre uma denúncia de abuso no uso de som pelo vizinho.

"O vizinho tinha um bar ao lado da casa dele e estava abusando do som alto e reuni eles para conversarmos se ele conseguiria controlar um pouco o som. No meio da audiência ele passou mal e acabou sendo levado para o hospital", explicou o delegado.

Po volta das 9h30 da manhã desta sexta-feira (21) Jessi foi socorrido e levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras. Ele chegou a passar por procedimentos no local chamado 'Sala Vermelha', porém seu quadro já era de óbito.

Em contato com o Cidadeverde.com a UPA informou que o empresário sofreu um infarto agudo do miocárdio.

Jessi era proprietário de uma das mais antigas lojas de confecções em Oeiras. O empresário será velado em sua residência na avenida Santos Dumont, no bairro Oeiras Nova.

Rayldo Pereira
[email protected]

Oeiras estuda convênio com agência reguladora de Teresina para implantação do SAAE

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, esteve reunido nesta quinta-feira, 20, na capital, com o presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), coronel Edvaldo Marques. Na pauta, a implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em Oeiras.

Segundo Zé Raimundo, a Prefeitura Municipal e a Arsete devem firmar um convênio para que a agência reguladora acompanhe o processo de implantação e funcionamento da autarquia que vai gerenciar o serviço de água e esgoto no município de Oeiras.

“Futuramente, com a implantação do SAAE, faremos um convênio com a Agência Reguladora de Teresina para nos subsidiar e municiar de informações para que toquemos o projeto de implantação do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos com mais propriedade, realizando uma boa condução deste serviço em Oeiras. Isso vai contribuir bastante para a instalação do SAAE em nossa cidade”, afirma o prefeito.

Uma vez assinado o convênio, a agência reguladora ficará responsável pela execução dos trabalhos de ouvidoria e fiscalização dos serviços de fornecimento e tratamento de água em Oeiras.
Requisito para a implantação do SAAE, o convênio com a agência reguladora faz parte da estratégia da autarquia para atender melhor os consumidores. A previsão é que o SAAE comece a operar em outubro. 

Fonte: Ascom

Posts anteriores